Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

mushbags nova tecnica de cultivo!!!

A esterlizaçao decorreu hoje tal como prevista, no entanto tive de ter em atençao se a caiza estava bem fechada pois caso nao estivesse a agua inundaria todo o saco e substracto. Preparei tambem uma seringa de esporos, vou deixa la hoje a hidratar e amanha inoculo os sacos, se tudo correr como bem ate a proxima sexta ja devo ter sinal de micelio :D

E espero que nao surjam contaminaçoes ou afins no decorrer da experiencia :!:

Seguem algumas fotos do processo de esterlizaçao do prototipo do mushbag nr.2, da especie e da caixa usada durante a esterlizaçao :rolleyes:
2 prototipo com zip e hermeticamente fechado.jpgzip lock ao pormenor.jpgmushbag dentro da caixa para esterlizar.jpgespecie do cultivo.jpg
 
A esterlizaçao decorreu hoje tal como prevista, no entanto tive de ter em atençao se a caiza estava bem fechada pois caso nao estivesse a agua inundaria todo o saco e substracto. Preparei tambem uma seringa de esporos, vou deixa la hoje a hidratar e amanha inoculo os sacos, se tudo correr como bem ate a proxima sexta ja devo ter sinal de micelio :D

E espero que nao surjam contaminaçoes ou afins no decorrer da experiencia :!:

Seguem algumas fotos do processo de esterlizaçao do prototipo do mushbag nr.2, da especie e da caixa usada durante a esterlizaçao :rolleyes:

andei dando uma pesquisada, conheces o MYCOTOPIA.NET ???
vi varios projetos de bags la que podem vir a te ajudar.
 
Sim ja fui ao mycotopia mas nao encontrei a secçao destinada aos mushbags.
Envia me um link para a secçao dos bags do mycotopia, para aqui ou para o meu perfil"

Valeu a ajuda :D peace
 
o saco foi inoculado hoje 08/05 com uma seringa de cambodian, e colocado na incubadora a uma temperatura de aproximadamente 27/28graus.

Assim que o micelio der sinal de vida volto a postar com novas fotos :D
 
Psycomind,

Os sacos dão certo sim. Aqui no Brasil esses sacos são facilmente encontrados em supermercados como "sacos para assar em forno" e resistem facilmente à panela de pressão.

Existem no exterior há alguns anos uns sacos que já vêm com filtros acoplados, mas por aqui não encontrei, então vale fazer como boa parte dos cultivadores de comestíveis fazem:

- Encha o saco até no máximo a metade
- Faça um tampo com bastante algodão
- Com a mão junte a boca do saco até deixar um buraco de cerca de 3cm de diâmetro
- Feche a abertura do saco o tampo e prenda com o lacre* e esteriliza (vale colocar um tampo de papel alumínio sobre o de algodão da esterilização até a inoculação, mas sem prendê-lo, deixando-o bem folgado.

*Esses sacos de assar em forno vêm com uma espécie de lacre para cada saco.

A inoculação pode ser feita diretamente pelo tampo de algodão e daí é só sacudir o saco e pronto.
O tampo de algodão permite troca de ar.

Na experiência que tive o substrato colonizado foi transferido para um balde e misturado a outro substrato antes da frutificação, mas nada impediria que frutificasse no próprio saco.
 
Pois aqui em portugal a varias lojas que vendem mushbags esterlizados, é so preciso inocular mas sao muito caros e supscetiveis a erro isto é nao sao muito resistentes e tambem sempre ouvi dizer que se uma cultivador quer uma coisa bem feita tem de ser ele mesmo a faze.la ;)

Eu nao fiz um tampo de algodao, pensei que as trocas gasosas eram mais necessarias durante a frutificaçao isso podera afectar o cultivo??
 
é um manual interessante com boas informaçoes e dicas :pos:

Recomendo a todos que sejam adeptos do cultivo em bags

Sem duvida alguma futuramente tentarei um novo cultivo em bags inspirado nesse manual, a diferença entre o que eles fizeram é que eles depois moveram a cultura para o aquario, eu nao o quero fazer pretendo deixa los no saco mas isso tambem depende das preferencias de cada cultivador ;)

O que me preocupa agora é a questao do filtro, o meu bag nao tem :( tenho medo que isso ponha em causa a colonizaçao. Nao dei grande importancia a isso porque tambem pensei, quem faz o bolo em copos de whisky nao utiliza filtros alias o copo é todo lacrado por isso o oxigenio nao deve ser tao importante assim durante essa fase. Agora fiquei na duvida :confused:
 
A troca gasosa só é importante na fase final da colonização, psyco.

Se você perceber que a colonização estagnou dá para fazer um ou mais furos e cobrir com micropore para permitir troca gasosa.
 
Isso aí, não vai dar errado.

Eu já prefiro deixar rolando troca gasosa o tempo todo, sobretudo quando há substrato nitrogenado.

Olá Neuro, bom dia !!

Substrato nitrogenado poderia ser apenas esterco pasteurizado ?

abraços.
 
Back
Top