Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Multi Strain - Thai X Mex

Diário de cultivo completo.
INVERNO: 21/06/2006 ---- 23/09/2006

Amanhece: 7h 07 // Escurece: 17h 50

LUA NOVA: 25/06 a 03/07

27/06: Pouco nublado 9º/23º.
28/06: Pouco nublado 8º/22º.
29/06: Garoa no início da madrugada e tarde ensolarada.

30/06: -- Confeccionada seringa ( Mex ) e renovado estoque ( Lysol, Água destilada e mineral, papel film e alumínio. Guardada para Re-hidrate.

02/07: Aquarela de cores no céu. 16º/26º Digno de relato

03/07: Lua Crescente até 11/07

04/07: Preparado Substrato para esterilização. Substrato utilizado: Milho.
Esterilizado três copos de milho + cremogema sendo um copo de milho + arroz integral + cremogema. Esse que teve arroz não foi pra frente sendo descartado posteriormente.

05/07: Inoculação dentro dos padrões citados por Mauricio.
17:00: 2 placas pétri de Cremoagar ( Mex. Dutch ) esterilizadas no microondas. 12º/24º Ensolarado.

Copos para Incubadora com Thermoaquecedor a 29º.


*** Quando confecciono a seringa gosto de guardá-la pelo menos 5 dias na geladeira dentro de um recipiente ( isopor ) para só depois utilizá-la. Guardo-a deitada.

Resolvi iniciar o cultivo primeiramente por causa da beleza dos cogumelos. Digo isso pois nunca gostei de "baratos que fazem a cabeça" e se faço, faço apenas por que tem algum sentido, pode ser que seja do coração ou até mesmo da mente. Até então, nunca tinha tido sequer contato com cogu.

Origem do Print:

Mex. Dutch King : FSRE

Thai Koh Samui : Amigo Cultivador

Porquê Multi Strain?

Preparei uma seringa generosa de Thai. Inoculei os substratos, aproximadamente 6 copos. Ainda tinha cerca de 5 cc na seringa toda tingida de esporos. Reservei.

Na incubadora desenvolvia os copos de mexicanos. O problema dos mexicanos é o tempo de colonização e a fácil contaminação.

Como o Thai é bem resistente a contaminação e tinha sobrado uma quantidade legal de esporos resolvi inocular em um ambiente estéril os bolos parcialmente colonizados de Mex. Dutch King para ver no que daria.


Na foto da esquerda detalhe dos dois copos Multi Strain 95% colonizados no canto direito e placas pétris.
potes_gde.jpgpotes_gde_2.jpg

Detalhe da placa pétri recém colonizada. E.... garantindo novos cultivos :pos:
placa_petri.jpg

Sem dúvida alguma esse aquecedor é o melhor que já utilizei. Sua temperatura inical é de 16º e sua máxima é de 36º e a variação é de 1,5º. Como utilizo uma caixa dentro da outra esse aquecedor mostrou grande eficacia tanto como incubadora quanto terrário. Aprovado :pos:
thermoaquecedor_detalhe.jpg

Interessante o contraste do multi strain. Vejam as diferenças "dos" micélios. :cool:
rizomorfismo milho.jpg
 
Última edição por um moderador:
fala viridis

como o nome ja diz "diario de cultivo" to aki todos os dias torcendo pra todos os cultivadores

muito saudaveis seus bolos parabens,

em relacao aos pins eles certamente aparecerao pra alegria do forum hehehe

nao esquece de postar eles bebezinhos ainda

good vibes :pos:
 
Pins por todos os lados!!!!!! Essa primeira foto mostra um pin bem definido na base e outro em cima do bolo. Uso vermiculita em cima e em baixo dos bolos para controlar a umidade de uma melhor forma. Esse acontecimento é interessante pois mostra o quanto as rizomorfas tornaram-se grandes o suficiente para atingir o topo dos bolos e mostra um bom cultivo.

Segunda foto: Densos pins nos bolos multi-strain. Bonito de se ver e bem suculentos. Cheiro Excelente e visão prodigiosa. Sempre sinto renovado quando chego perto do meu cultivo.
pinnig bolo 3 solitario18-08-06.jpg.JPGpins gordão17-08-06.jpg.JPG
 
Fala Viridis

Parabéns por alcançar com sucesso a fase de frutificação.

Mantenha os bolos sempre úmidos.

Atente para retirar o carimbo no momento certo.

Se cair esporos sobre o bolo, os pins não surgem mais na área atingida.

São THAI ou MEX ?
 
Primeira foto: Detalhe dos pins já maiorzinho. Ainda Bebês :cool:
Segunda foto: Pins gordinhos.
detalhe pins maiorzinho17-08-06.jpg.JPGpins gordinhos18-08-06.jpg.JPG

Essa é minha foto preferida. Vejam só o porque :D
thai gordão18-08-06.jpg.JPG

Mauricio disse:
Fala Viridis

Parabéns por alcançar com sucesso a fase de frutificação.

Mantenha os bolos sempre úmidos.

Atente para retirar o carimbo no momento certo.

Se cair esporos sobre o bolo, os pins não surgem mais na área atingida.

São THAI ou MEX ?

Opa Mauricio! Obrigado!!!!

Gostei bastante de ter conseguido chegar a fase de frutificação e olha um resultado totalmente favorável. A qualidade e a quantidade de pins são absurdas. Estou espantado.

Estou penando para manter a umidade dentro do terrário. Tenho que abrir a tampa pelo menos duas vezes por dia para borrifar água nas paredes. Tive de religar o aquecedor para manter os 25º.

Não vejo a hora de retirar os carimbos. Essa é a parte fundamental do cultivo. Retirar carimbos para futuros cultivos. Guardar carimbos em silica para minha descendente ;)

Ainda não sei quais são mas nessa foto dos dois pins bem gordo acredito que seja um THAI e outro MEX. Veja só e tente um palpite.

Não sei o que é essa mancha na volva. Uma mancha meio marrom. Contaminação não é e nem ferimento pois se fosse ficaria tingido de azul.
 
Última edição por um moderador:
Fala Viridis

Não é possivel afirmar com certeza, mas arrisco a dizer que esses são THAI.

As manchas no chapéu, como escamas, me lembram os THAI.

Alguns surgem já bem grossos e crescem bastante.

O carimbo é bem escuro e denso.

Observe as características do MEX e compare-as.
 
Mauricio disse:
Fala Viridis

Parabéns por alcançar com sucesso a fase de frutificação.

Mantenha os bolos sempre úmidos.

Atente para retirar o carimbo no momento certo.

Se cair esporos sobre o bolo, os pins não surgem mais na área atingida.

São THAI ou MEX ?


Desculpem a ignorância! Eu não sabia disso, quer dizer que quando os esporos caem no bolo não surgem mais pins no local? Então qual seráo momento ideal (para não correr riscos) de fazer os carimbos? Eu li que o momento certo seria no momento em que o "chapéu começa a virar para cima", será que nesse ponto já houve queda de esporos? Estou em meus primeiros cultivos e acho importantissississíssimo fazer bons carimbos para distribuir e retribuir. Portanto se alguém puder me ajudar agradeço:!:
 
TapyKala disse:
Desculpem a ignorância! Eu não sabia disso, quer dizer que quando os esporos caem no bolo não surgem mais pins no local? Então qual seráo momento ideal (para não correr riscos) de fazer os carimbos? Eu li que o momento certo seria no momento em que o "chapéu começa a virar para cima", será que nesse ponto já houve queda de esporos? Estou em meus primeiros cultivos e acho importantissississíssimo fazer bons carimbos para distribuir e retribuir. Portanto se alguém puder me ajudar agradeço:!:


O Momento exato para fazer-se impressões de esporo é quando o véu universal se solta do píleo deixando livre para crescer. Quando há esse descolamento os esporos já estão sendo liberados. O ponto ideal é esperar o véu se soltar e esperar o píleo crescer um pouco mais ( 24 horas ) para que a impressão fique maior, mais visível. Esse momento que o píleo ascende ( pra cima ) NÃO é o momento exato. Quando isso ocorre, os esporos já cairam sob os bolos.

Mortandelo abriu um Thread sobre esporos que caem nos bolos, de uma olhada: https://teonanacatl.org/threads/esporulaçao-em-cima-dos-casings.651/

Psilo postou exatamente como se fazer bons carimbos: https://teonanacatl.org/threads/fotos-ilustrando-a-confecçao-de-um-carimbo.435/

Contribuir e retribuir.... Essa é a questão! 3 de meus carimbos vão para o FSRC e 3 para FSRE.

Mauricio disse:
Fala Viridis

Não é possivel afirmar com certeza, mas arrisco a dizer que esses são THAI.

As manchas no chapéu, como escamas, me lembram os THAI.

Alguns surgem já bem grossos e crescem bastante.

O carimbo é bem escuro e denso.

Observe as características do MEX e compare-as.

Obrigado pelas opiniões :pos:

Também acho que são THAI pelo mesmo motivos. Tamanhos avantajados, cor do píleo, beleza e as escamas iniciais que nada mais é que resto do véu universal.

Em um outro bolo tenho "quase" certeza da variação do cultivo em que mostra aparente as duas linhagens de cogumelos onde um mostra o píleo bem avermelhado ( THAI ) e outro alaranjado bem pálido ( MEX ). Postarei fotos futuramente.

Algumas conclusões:

O micélio do THAI é agressivo. THAI em si é agressivo. Três cogumelos fizeram minhas pernas crescerem três metros :eek:
Acredito que o THAI tenha sufocado o MEX em grande parte. O único que talvez se igualaria ( micelio ) a um tailandense é a strain PLANTASIA.

A potência do thai é inacreditável. Alto vislumbre :cool:
 
Última edição por um moderador:
Muito bom saber!
meu proximo cultivo vai ser de THais!
espero obter otimos resuldaos iguais aos que vc está tendo.
tudo muit lindo! só falta a prova de que eh thai ou mex mesmo :) achometro nao adianta! vamos ver as "chapuletas" deles pra decidir :)
 
O micélio do THAI é agressivo. THAI em si é agressivo. Três cogumelos fizeram minhas pernas crescerem três metros

Estou tendo experiencia com o thai e estou achando o crescimento dele muito lerdo. Será que são só os meus??

Outros colegas que já o cultivaram também podiam dar uma luz: Thai - Soneca ou Ligeirinho?
 
O meu Thai koh samui também está crescendo bem timidamente, tanto em trigo quanto em cremoPF :(
 
psilocibec disse:
Estou tendo experiencia com o thai e estou achando o crescimento dele muito lerdo. Será que são só os meus??

Outros colegas que já o cultivaram também podiam dar uma luz: Thai - Soneca ou Ligeirinho?


shroower disse:
O meu Thai koh samui também está crescendo bem timidamente, tanto em trigo quanto em cremoPF

A colonização completa dos copos de whiskie foram de 25 dias mais 5 dias para colonizar internamente. Sim, é um pouco lento comparado à Z STRAIN e outras de colonização rápida.

O micélio do THAI é bem agressivo não dando espaço para contaminações. Acredito que essa strain seja a mais indicada para quem quiser iniciar seu primeiro cultivo.

Segue a foto mostrando os principais ingredientes do meu cultivo. Na foto só falta o arroz integral com casca que no caso havia acabado e claro, vermiculita e água.
SUBSTR5AT5O.jpg

Primeiro Flush a caminho =P

Primeira foto: Momento exato da colheita. O cogumelo ainda encontra-se com o véu universal e apresenta peso considerável. Esse foi degustado com suco de laranja. :)

Foto dois: Frutificação do segundo bolo. Notem a quantidade de cogumelo que "nasce" do bolo.

Foto três: Detalhe da frutificação inicial. Rizomorfas iniciam na base e segue até o topo.

Foto quatro e 5: Parece até um azurescens. E agora com vocês a comprovação: Um Mex. Dutch King junto de sua colônia ;)
Na quinta foto apenas o cogu da esquerda que é um mexicano os demais são thai.
thai perfect.jpgbolo dois great.jpgbolo tr5es.jpgcogu base.jpgesq mex direi5t5a thai.jpg
 
Última edição por um moderador:
Para uma comparação, seria necessário padronizar.

Utilizar os mesmos ingredientes para compor o substrato.

Colocar a mesma quantidade de cada ingrediente (peso para sólidos, volume para líquido) na mistura.

Utilizar copos iguais.

Preparar seringas semelhantes.

Inocular quantidades iguais.

Durante o tempo de colonização, manter os copos sobre os mesmos parâmetros.

Cultivei as strains PESA e THAI em condições idênticas.

O PESA coloniza 100% em média em 15 dias.

O THAI coloniza 100% em média em 25 dias.
 
BOM DIA À TODOS:cool:

Peço licença para postar algumas fotos que eu particularmente acho loka e o melhor fui eu que pude fazê-las e presenciar os fungos de poder. Por isso estou compartilhando com todos os membros do forum :pos:

Novamente quero deixar claro a responsabilidade e dificuldade que foi chegar até esse ponto e fazer essas fotos legais, bem feitas. O passar de cada dia é algo impressionante, de encher os olhos, experiência única! Eu adoro esses seres de devo-lhes respeito de certa forma. HOJE é um dia especial e com certeza retribui à micologia ;)

FOTO 1: Bolo recheado de pins. Bonita visão de um bolo de sementes de passáros exibindo seus muitos pins. Exuberância de como nasce um cogumelo. Volvas supervisíveis. É isso que eu digo: -É de encher os olhos!

FOTO 2: Visão panorâmica interna do terrário em uso.
Observem o respeito que os Thai impõe. A strain é tão boa que pode ser notado até no talo :D

FOTO 3: Viscosidade! Avante herreros. Um brinde :pos:


Deixo esse diário de cultivo recheado de fotos e detalhes pois quero no fim de todo material imprimi-lo com todas as fotos em alta resolução em uma gráfica de "responsa", CLARO só e apenas para MIM para que se torne um arquivo pessoal pois essas datas ficarão eternizadas. Por isso seria legal a participação e opiniões de todos. Tks =p
bolo recheado de pins.JPGvisao tres bolos thai 22-08.jpg.JPGthai 22-08.JPG

Personal dosage

FOTO 1: Impressionante o "sentimento" que essa foto me passa. Visão completamente enteogena e mágica. Faz lembrar objeto de poder.
Esporos densos e escuros. Na haste acima do anel maior concetração(visível) de psilocybin. Exposto para reproduzir-se. Perfect :cool:

FOTO 2: Vejam a expessura e consistencia do véu universal. Rizomorfas aparente junto a vermiculita. Aparência enteógena. Borda do píleo roxa. Ponto ideal para a degustação.

FOTO 3: Parece até uma varinha mágica. Bonito a força que o píleo faz para soltar-se do véu. Restos de micélio sob o chápeu.

FOTO 4: Fora de foco "como de uso". :pos: :pos: :pos:
perfect thai 22-08.jpg.JPGthai fantastic 22-08.jpg.JPGthai 22-08.jpg.JPGpileo thai 22-08.jpg.JPG

Personal dosage

FOTO 1 e 2: Sacred Plate.

FOTO 3: Holy eat. Teonánacatl
sacred plate.JPGsacred plate 22-08-06.jpg.JPGholy eat2 22-08.jpg.JPG
 
Última edição por um moderador:
LINDAS, LINDAS FOTOS VIRIDIS, ÓTIMO primeiro flush. fique atento o segunddo vai ABALAR sua vida. eheheh
aqui o segundo flush de PESA veio MUITO mais regado que o primeiro.
o primeiro rendeu 60g de cogumelos. o segundo jah tem um cogumelo GIGANTE de aproxx 15 g :)
os thai sai SIM uma strain MUITO adaptada. lindos bolos+terrario eficiente = frutificaçao LINDA e psiconauta feliz.

AH o THAI é legal, mas o pesa - IRRACIONAL. seu THAI cresce para o nagual - o meu cresce para o SEM IGUAL
. :) (só fiz essa quadrinha pq flaram bem das minahs rimas :) )


razao do edit: mais uma vez vou atentar pra cuidados com o MANUSEIO dos cogumelos.
se vao ser ingeridos na hora, lave a mao com PROTEX para mannipulá-los. agora se for para CONSERVAR(secagem) NAO TOQUE NELES com a sua mao. o lugar aonde vc tocar , ficará salgado depois devido ao suor de sua mao.
 
Mauricio disse:
Fala Viridis

Como está a colonização do bolo MEX ?


Então Mauricio, todos os bolos foram inoculados da mesma forma:

*2 furos de inoculação de THAI e depois que o micélio já apresentava-se visivel ( 10 dias ) foi feito mais dois furos opostos. Depois de mais 10 dias já era visivel as diferenças dos dois micélios. Thai mais ramificado e septado já o Mex é mais algodoado e distante, sabe, se espalha mais. Depois de passado todos os dias para colonização completa ( 30 no total ) aniversariei os bolos. Por incrivel que pareça deu apenas 1 MEX e ainda foi um semi aborto. Não abriu o chápeu.


Algumas conclusões:

:!: Thai sufocou o micélio do mexicano.

:!: Não vi vantagem inocular duas vezes o mesmo bolo. O risco de contaminação duplica além disso o micélio mais forte predomina, no meu caso ao ponto de dar apenas um aborto da strain menos forte.

:!: Foi um teste e portanto fiquei muito feliz em poder fazê-lo.

:!: Foi meu primeiro cultivo de CUBENSIS até então havia apenas e somente cultivado pan.

:!: Não é legal fazer o case e colocá-lo direto no terrário. O meu contaminou e as minhas contaminações são curadas fora de casa no OUTDOOR.

:!: Tudo que contamina vai para o outdoor. As evoluções podem ser observadas no cultivo Outdoor -- Huautla https://teonanacatl.org/threads/outdoor-huautla.764/

:!: Gostei e tornou se uma paixão cultivar cogumelos :)
 
mortandelo disse:
AH o THAI é legal, mas o pesa - IRRACIONAL. seu THAI cresce para o nagual - o meu cresce para o SEM IGUAL[/I]. :) (só fiz essa quadrinha pq flaram bem das minahs rimas :) )

Ótima suas quadrinhas :D Já ouvi falar bastante do pesa. O melhor que é "nosso" e potente. Tenho copos em constante colonização e PESa é um deles junto de PBuff.

se vao ser ingeridos na hora, lave a mao com PROTEX para mannipulá-los. agora se for para CONSERVAR(secagem) NAO TOQUE NELES com a sua mao. o lugar aonde vc tocar , ficará salgado depois devido ao suor de sua mao.

Intrigante essa citação sua. E é verdade.... até então não sabia eu o pq eles ficavam salgados. Tá explicado :)
 
viridis disse:
Então Mauricio, todos os bolos foram inoculados da mesma forma:

*2 furos de inoculação de THAI e depois que o micélio já apresentava-se visivel ( 10 dias ) foi feito mais dois furos opostos. Depois de mais 10 dias já era visivel as diferenças dos dois micélios. Thai mais ramificado e septado já o Mex é mais algodoado e distante, sabe, se espalha mais. Depois de passado todos os dias para colonização completa ( 30 no total ) aniversariei os bolos. Por incrivel que pareça deu apenas 1 MEX e ainda foi um semi aborto. Não abriu o chápeu.

só por curiosidade... de onde vc tirou essa tecnica? eh que pra um primeiro cultivo, mesmo sendo TESTE vc arriscou muito usando ela. como vc mesmo disse com o DOBRO de chance de contaminaçoes. bom GRAÇAS 'as nossas GOOD OHHHMMMS vc teve suceso e aposto que jah tem seus prints.
:eek::D
 
mortandelo disse:
só por curiosidade... de onde vc tirou essa tecnica? eh que pra um primeiro cultivo, mesmo sendo TESTE vc arriscou muito usando ela. como vc mesmo disse com o DOBRO de chance de contaminaçoes. bom GRAÇAS 'as nossas GOOD OHHHMMMS vc teve suceso e aposto que jah tem seus prints.
:eek::D


Essa técnica é algo que eu queria testar. Em uma expedição vi uma amostra grande de fungos, vários exemplares. Fiquei curioso e perguntei-me onde comprava mudas. Descobri então que não havia mudas a venda. Vovó não possuia em sua casa como guaco e poejo para me fornecer. Estudei um pouco e finalmente encontrei vocês. Veio ao meu pensamento essa antiga lembrança: Vários cogumelos de diferentes strain todos juntos frutificando. Fiquei maravilhado e consequentemente optei por fazer o mesmo. 2 inoculações para o mesmo bolo. Na teoria parecia ÓTIMO mas não apresentou resultados que comprovem a técnica. Tive apenas um mexicano e foi aborto.
A técnica veio do nada. Tinha um restante de uma seringa de mex. Fiquei curioso e piquei os thai com ela. O micélio cresceu, desenvolveu-se e misturou-se com o thai. No fim deu nisso.

Gostei de ter tentado essa técnica. Da próxima vez farei por clone em substratos dividios. :pos:
 
legal legal mesmo. só achei arriscado :)
legal q chegou a frutificar!
conseguiu prints pra continuar seu cultivo?

eu viajo sempre numa bandeja com um tipo de palha em baixo, de onde vao brotando vários tipos de cogus.. amanitas cubensis coprinnus, chapgnons.. e TODOS os outrostipos.. ehehe bem legal sua ideia! e se vc tivesse feito um casing depois, misturando ainda mais as strains?? q q daria: a tal bandeja :)
 
Back
Top