Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Muita umidade

DanielCosta

Primórdia
Cadastrado
05/07/2012
13
30
36
Bom dia pessoal,
nossa fiquei até feliz de ter conseguido entrar com facilidade no site, antes estavam bloqueando meu provedor ^^

é meu primeiro cultivo e no início dele eu até passei por uma contaminação que tive de jogar 2 dos 4 bolos fora =\ e agora os sobreviventes estão precisando de um help.

o substrato foi feito com arroz integral + humos + vermiculita e foi inoculado com esporos de corumbá à 1mês e uns dias.

bom, meu problema é o seguinte, meu terrário pelo visto está com muita umidade, vou descrever como ele está.

estou usando um aquário do tamanho de um micro-ondas
4 dedos do fundo preenchidos com argila expandida
3 dedos com água
o terrário está com a parte superior vedada com plastico filme
tem um termostato no meio da argila debaixo da agua
e tem um mini compressor de ar do lado de fora do aquário
este mini compressor está dentro de uma caixa de sorvete que usei deixando uma entrada de ar nela com filtro
há uma mangueirinha que jogar o ar deste mini compressor para dentro do aquário
a mangueirinha está com vários pequenos furos(todos submersos) e está indo para o fundo do aquário proxima ao termostatos (ambos estão horizontalmente) submersos
(não coloquei uma mangueirinha sobre a água, isso ajudaria em relação a úmidade?)
tem uma saída para o ar que está em um dos cantos da face superior do aquário que coloquei um filtro nela.

estou achando que está com excesso de umidade pois há muitas gotas grandes de agua nas laterais do aquário assim como no plastico filme em cima(do lado de dentro claro =) hehe) e hoje eu reparei que começou a surgir aquela bendita teia(cobweb) sobre um dos bolos.

outras informações:
temperatura variando de 26~29ºC (a temperatura aqui na cidade está variando muito da noite pro dia, 29 só nos dias de sol)
o bolo está a 4 dias no terrário, sobre uma folha de alumínio com um pouco de vermiculita seca em volta e sobre para tentar evitar muita umidade direta nele.
estou deixando uma lâmpada fluorescente ligada sobre ele 12/24h (ligada durante o dia)
o mini compressor eu estou ligando 4 vezes ao dia, por meia hora cada uma das vezes.

vocês que tem mais experiência, o que seria melhor fazer?
tirar o termostatos da agua e deixar no seco evitando maior evaporação?
colocar um divisor na mangueirinha do ar deixando uma parte fora da agua mas proxima dela?
fazer mais uma saída para ar ajudando a mandar a umidade pra fora?
deixar o mini compressor ligado direto?


Acho que estão todas informações aí...
Espero que possam me dar uma dica =)

Até mais pessoal, fim de semana vem aí... paz à todos!
 
Voltando ao assunto título do tópico. Procurei bastante sobre as taxas ideais de umidade, e não encontrei, alguém poderia me informar?

Na fase de colonização do bulk, na de pinagem e na fase de frutificação...

\\poderia por no glosário também.

Grato
Aquí no CM e Por experiência própria através de cultivadores experientes: prá ter um bom êxito nesse requisito: Deixa-se o substrato apenas úmido! Você aperta com as mãos e ele continua esfarelado (pouca água mesmo)
 
Upvote 0
Olá Barcellonn, eu me refiro após essa fase, quando os grãos colonizados já estão colonizando o bulk ou casing em um lugar escuro e sem muita circulação de ar, qual a umidade ideal? Imagino que não seja muito, menos que 90% com certeza. E após isso, na fase de pinagem e de frutificação, sei que são umidades altas mas diferentes, gostaria de saber exatamente qual o valor, visto que comprei um higrômetro, posso ter mais certeza.

Minha grande dúvida é se umidade de mais é prejudicial, e em qual dessas etapas?

Não encontrei essas informações, poderiam ser adicionadas no glosario.
 
Upvote 0
Olá Barcellonn, eu me refiro após essa fase, quando os grãos colonizados já estão colonizando o bulk em um lugar escuro e sem muita circulação de ar, qual a umidade ideal? Imagino que não seja muito, menos que 90% com certeza. E após isso, na fase de pinagem e de frutificação, sei que são umidades altas mas diferentes, gostaria de saber exatamente qual o valor, visto que comprei um higrômetro, posso ter mais certeza.

Minha grande dúvida é se umidade de mais é prejudicial, e em qual dessas etapas?

Não encontrei essas informações, poderiam ser adicionadas no glosario.
Eles gostam de muita umidade! sou pouco experiente ( nos cultivos) Mas você pode pegar isso no glossário ou perguntar prá Tupy ou Ecuador Eu penso por minhas pesquisas que são 90 por cento.
 
Upvote 0
Pois é, estou esperando alguém que saiba mesmo. Eu já procurei em tudo e não encontrei, que precisa de umidade alta acho que todo mundo por aqui ta cansado de saber, gostaria de saber qual a umidade relativa ideal que geraria melhores resultados, ou se muito alta atrapalharia, um abraço!
 
Upvote 0
Pois é, estou esperando alguém que saiba mesmo. Eu já procurei em tudo e não encontrei, que precisa de umidade alta acho que todo mundo por aqui ta cansado de saber, gostaria de saber qual a umidade relativa ideal que geraria melhores resultados, ou se muito alta atrapalharia, um abraço!
Vou te dá uma idéia! Uma garrafa petti com água congelada em uma caixa média de isopor é o ideal!
 
Upvote 0
Vou te dá uma idéia! Uma garrafa petti com água congelada em uma caixa média de isopor é o ideal!
Isso vai depender muito da temperatura, se ela já for baixa, colocar uma garrafa com água congelada irá prejudicar o desenvolvimento do cultivo, além de que, o gelo faz a umidade condensar, ou seja, vai diminuir mais ainda taxa relativa. Mas obrigado.
 
Upvote 0
Isso vai depender muito da temperatura, se ela já for baixa, colocar uma garrafa com água congelada irá prejudicar o desenvolvimento do cultivo, além de que, o gelo faz a umidade condensar, ou seja, vai diminuir mais ainda taxa relativa. Mas obrigado.
Tá certo InducedComa; Só quero dizer que nas minhas culturas dá certo, porque moro no Nordeste e a temperatura fica em torno de 26 à 29 gráus. Daí Fica bem viável as garrafas congeladas.
Você conseguiu alguma informação? Se eu tiver alguma: Eu passo prá você.
 
Upvote 0
Upvote 0
Back
Top