Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Muita umidade

DanielCosta

Primórdia
Cadastrado
05/07/2012
13
30
36
Bom dia pessoal,
nossa fiquei até feliz de ter conseguido entrar com facilidade no site, antes estavam bloqueando meu provedor ^^

é meu primeiro cultivo e no início dele eu até passei por uma contaminação que tive de jogar 2 dos 4 bolos fora =\ e agora os sobreviventes estão precisando de um help.

o substrato foi feito com arroz integral + humos + vermiculita e foi inoculado com esporos de corumbá à 1mês e uns dias.

bom, meu problema é o seguinte, meu terrário pelo visto está com muita umidade, vou descrever como ele está.

estou usando um aquário do tamanho de um micro-ondas
4 dedos do fundo preenchidos com argila expandida
3 dedos com água
o terrário está com a parte superior vedada com plastico filme
tem um termostato no meio da argila debaixo da agua
e tem um mini compressor de ar do lado de fora do aquário
este mini compressor está dentro de uma caixa de sorvete que usei deixando uma entrada de ar nela com filtro
há uma mangueirinha que jogar o ar deste mini compressor para dentro do aquário
a mangueirinha está com vários pequenos furos(todos submersos) e está indo para o fundo do aquário proxima ao termostatos (ambos estão horizontalmente) submersos
(não coloquei uma mangueirinha sobre a água, isso ajudaria em relação a úmidade?)
tem uma saída para o ar que está em um dos cantos da face superior do aquário que coloquei um filtro nela.

estou achando que está com excesso de umidade pois há muitas gotas grandes de agua nas laterais do aquário assim como no plastico filme em cima(do lado de dentro claro =) hehe) e hoje eu reparei que começou a surgir aquela bendita teia(cobweb) sobre um dos bolos.

outras informações:
temperatura variando de 26~29ºC (a temperatura aqui na cidade está variando muito da noite pro dia, 29 só nos dias de sol)
o bolo está a 4 dias no terrário, sobre uma folha de alumínio com um pouco de vermiculita seca em volta e sobre para tentar evitar muita umidade direta nele.
estou deixando uma lâmpada fluorescente ligada sobre ele 12/24h (ligada durante o dia)
o mini compressor eu estou ligando 4 vezes ao dia, por meia hora cada uma das vezes.

vocês que tem mais experiência, o que seria melhor fazer?
tirar o termostatos da agua e deixar no seco evitando maior evaporação?
colocar um divisor na mangueirinha do ar deixando uma parte fora da agua mas proxima dela?
fazer mais uma saída para ar ajudando a mandar a umidade pra fora?
deixar o mini compressor ligado direto?


Acho que estão todas informações aí...
Espero que possam me dar uma dica =)

Até mais pessoal, fim de semana vem aí... paz à todos!
 
To no primeiro cultivo tbm! Esse "cobweb" se formando pode ser só o micélio crescendo no bolo o meu tbm ficou assim, e essas gotas grandes se formando indicam que a umidade está boa, só não deixe elas caírem nos bolos! Coloca uma foto que a galera te ajuda melhor :)!
 
Upvote 0
o substrato foi feito com arroz integral + humos + vermiculita e foi inoculado com esporos de corumbá à 1mês e uns dias.
estou achando que está com excesso de umidade pois há muitas gotas grandes de agua nas laterais do aquário assim como no plastico filme em cima(do lado de dentro claro =) hehe) e hoje eu reparei que começou a surgir aquela bendita teia(cobweb) sobre um dos bolos.

inoculou esporos direto no húmus? é isso?
é bem provável que o cobweb já tenha se desenvolvido na fase de incubação então. Ai se colocou pra frutificar e nem percebeu.
Quanto ao excesso de umidade dentro do terrário não precisa se preocupar.
Mas tem muita água ai dentro e muita argila.

-0-0-0-0-0-0-0 (<-- faz só assim, uma linha de argila expandida e só um tracinho de água que bata no máximo na metade das pedrinhas. É o suficiente.

Termostato pode manter dentro de uma garrafa PET com água. Mas no teu caso, nem precisa usar pra frutificar.

tem fotos?
 
Upvote 0
DanielCosta, acho mto improvável ser excesso de umidade, uma vez que as condições ideais de frutificação a umidade tem ke estar acima de 90%, eu já falei uma vez em outro tópico e vou repetir o erro do teu cultivo foi colocar humus na confecção do substrato, não precisa de 4 dedos de argila 2 são o suficiente, para "filtrar" o ar que entra no terrário coloque um pouco de sal na água.
 
Upvote 0
hummm Tupi, obrigado pela dica, eu estava achando que a argila estava mesmo ocupando mt espaço ^^

estou sem uma câmera aqui, vou ver se consigo uma para postar fotos.

quanto esta questão de evitar que as gotas condensadas pinguem no bolo, eu poderia fazer a cobertura levemente inclinada como um telhado para as gotas escorrerem pra lateral.

então... melhor eu preparar um ambiente, abrir o terrário, retirar um pouco da argila e agua, e na hora de fechar deixar um pouco inclinado o plastico filtro ?

e quanto ao pedacinho que está com este cobweb? pq o eu andei vendo muitas fotos e o micélio é mais robusto, esta teia é mais fina e tem umas ramificações pra cima, eu acho que não contaminou o bolo todo porque só de um lado que apareceu, no restante o micélio está como quando estava no copo de wisky ainda, bem juntinho sem estas ramificações finas subindo.

eu aproveito pra com uma faca esterilizada cortar a parte do bolo q está assim ou é melhor deixar? eu não sei se vou conseguir a câmera ainda hoje pra mostrar fotos =\ e o chato que estarei viajando hoje a noite pra um acampamento e voltarei só domingo a tarde (espero que eu encontre alguns cogu no pasto ^^)

DanielCosta, acho mto improvável ser excesso de umidade, uma vez que as condições ideais de frutificação a umidade tem ke estar acima de 90%, eu já falei uma vez em outro tópico e vou repetir o erro do teu cultivo foi colocar humus na confecção do substrato, não precisa de 4 dedos de argila 2 são o suficiente, para "filtrar" o ar que entra no terrário coloque um pouco de sal na água.

Opaaa, eu esqueci de falar este detalhe, eu coloquei sal na água, 2 colheres de chá, espero que seja o suficiente =)

humus favorece cobweb? =\ ohh shit

BrOkEnToY... realmente eu não deveria ter utilizado aquele humos, mas como eu já havia feito, resolvi dar continuidade já que não havia apresentado nenhum contaminação até então.

mas em quanto isso estou com 4 copos na incubadora com as dicas do Tupi de Arroz Integral + vermiculita e nada mais, a unica diferença é 2 copos eu dei uma cozida a mais no arroz, sem nenhum humos desta vez ^^ (não quero levar "puxão de orelha" do broken =P hehehe)
 
Upvote 0
o substrato foi feito com arroz integral + humos + vermiculita e foi inoculado com esporos de corumbá à 1mês e uns dias.

Substrato é fonte de carbohidrato, isto é: milho, arroz, centeio, trigo, etc.
Esses devem ser esterilizados, inoculados e 100% colonizados.
Húmus, esterco, pó de coco, sphagnum, etc é material para construir bulk e deve ser pasteurizado, se for esterilizado eles contaminam facilmente.
Por isso seus bolos com húmus estão sendo atacados por cobweb.
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
BrOkEnToY
mas em quanto isso estou com 4 copos na incubadora com as dicas do Tupi de Arroz Integral + vermiculita e nada mais, a unica diferença é 2 copos eu dei uma cozida a mais no arroz

Agora que vi que vc usou humus na mistura o_O! Não fuja da receita, tritura esse arroz um pouco no liquidificador sem cozinhar, o substrato parece que fica seco msm!!! É errando q se aprende rs :)!
 
Upvote 0
Aconselho que tire o bolo contaminado do terrário, DanielCosta. Faça um out com ele, mas lave bem as mãos antes de voltar a mexer no terrário.

E pelo que me consta colocar sal na água não adianta NADA como defesa contra contaminantes.
 
Upvote 0
Hakuna Matata... boa noite pessoal...

wow, levei um susto hj, abri a encubadora depois de 2 semanas de inoculação e a colonização está muito mais rápida que a primeira @.@

porém, um dos 5 copos apresenta uma mancha rosa, mas um rosa meio forte, parece até tinta desbotada de embalagem, eu nao sei de onde veio aquilo oO segue duas fotos com e sem flash para caso alguém puder identificar isso pra mim...

Substrato de arroz integral (com uma leve cozida antes da pasteurização) + vermiculita.

New_DSC02807.jpgNew_DSC02817.jpg


Não achei onde coloco num post as fotos para serem ampliada só clicando? seria a opção de miniatura? ou a miniatura não pode ser ampliada? na dúvida eu preferia deixar grande =x

enquanto isso aquele bolo infectado segue num out num balde, aparentemente o cobweb deu uma estagnada e escureceu as beiradas(o meio continua branco) vou ver oqq este "bixo" vai virar apesar de q me deu vontade de jogar tudo fora =x

bom, por hoje é só, depois de uma viagem... chegar preocupado e ver o micélio assim @.@ é mt felicidade =D
 
Upvote 0
Upvote 0
mas que belo registro do lipstick mold

lipstick mold CM.jpg
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Caraca um bolo menstruado.
 
Upvote 0
pasteurizou ?
Sim sim, claro =) tudo pasteurizado

Caraca um bolo menstruado.
Hhueasiehasiueah broken seu louco =p ri muito, me fez lembrar uma amiga que almoçando comigo um dia, falei que a beterraba dela havia menstruado no prato dela e ela deixou de comer o prato inteiro =x hehehehehe

Olá pessoal,

bom, atualizando aqui =)

houve +1 copo contaminado (algo escuro marrom acinzentado) que foi abortado

2 bolos estão num terrário de aquário (com alguns pins @.@) lindos, finalmente =D depois de quebrar a cara com anteriores eu aprendi hehehehe desculpem, mas eu sempre fui meio teimosinho pra seguir "receitas" =x

e tem +1 bolo num balde fechado com plastico filme e no fundo com argila expandida + humos e vermiculita (este bolo está mais bonito que os 2 q estão no aquário, está com um efeito algodoado melhor, mas ainda não apareceu pins) oq achei curioso é que o bolo q coloquei neste balde está criando "raizes" pra baixo(não coloquei folha de aluminio entre o bolo e o humos + vermiculita não, só coloquei a folha de alumínio nos bolos do aquario para nao encostarem na argila expandida).

Seguem algumas fotos do aquário(teve um cogo q cresceu na parte de traz do bolo q nem vi, o prematuro já até abriu chapéu =x parece que o efeito de 12/24 horas pegando luz de uma fluorescente não fez bem para os bolos, eles ficavam com um efeito mais seco, menos algodoado, uma luz bem indireta os bolos ficavam mais bonitos, então eu parei de acender a lampada.

Obs.: Já o do balde, por causa das gotinhas condensadas no plastico filme, não deu pra tirar foto descente, então mais pra frente eu posto fotos, não quero abrir ele agora =x

Agora é eu me atentar para fazer os carimbos =)

Mais uma vez obrigado, esta biblioteca feita por vocês é tão perfeita quanto os primeiros pequenos pins que apareceram neste bolo =]

DSC02820.jpg DSC02989.jpg DSC02991.jpg
 
Upvote 0
ADOREI a ideia de colocar as pedras dentro da PET.
foi um otimo aperfeiçoamento a minha maquina de chuva by mortan que eu mesmo utilizarei em futuros cultivos!
S.A.C
 
Upvote 0
Quando se passa do tempo de esterelização à ponto de cozinhar o arroz e ele ficar mole: Esse ainda se presta para a o trabalho de inoculação?
 
Upvote 0
Quando se passa do tempo de esterelização à ponto de cozinhar o arroz e ele ficar mole: Esse ainda se presta para a o trabalho de inoculação?

nao presta, está empapado, grandes chances de contaminar.
 
Upvote 0
nao presta, está empapado, grandes chances de contaminar.
Obrigado! Tupy.
Eu tirei dos copos, botei no forno com um pouco mais de vermiculita, Depois mexí com uma colher de pau na panela de pressão no fogo de novo. A massa ficou seca e solta. Então botei de novo prá esterelizar como de costume no PF-TEK, Mas ainda não inoculei nada neles.
Espero que me digas mais alguma coisa à respeito do que fiz. Qualquer sugestão de sua parte: será sempre bem vinda.
Não posso desperdiçar os esporos que estão em solução líquida. Pois estou à tempo sem carimbos. Tá difícil prá mim.
Obrigado!:)
 
Upvote 0
Voltando ao assunto título do tópico. Procurei bastante sobre as taxas ideais de umidade, e não encontrei, alguém poderia me informar?

Na fase de colonização do bulk, na de pinagem e na fase de frutificação...

\\poderia por no glosário também.

Grato
 
Upvote 0
Back
Top