Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mto tempo..

deviant

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/05/2006
90
69
37
Os meus bolos em vermiculita e farinha de arroz demoram sempre mais de 1 mes a colonizar completamente :S sempre foi assim...mas no fim acabam sempre por dar cogus bonitos :) mas eu n tou a ver qual é o problema.....tenho a temperatura a 30ºC constantes na minha incubadora.....não tenho contaminantes...supostamente sao 15 dias....já vai em um mês e ainda n tá completamente...mas tá quase...mas demora mto :S alguma coisa que deva fazer ?

sinceramente acho q os bolos não estão a secar porque eu vejo umas gotinhas de agua dentro deles :) que outro problema pode ser? oxigénio ?
 
Não meu caro, nossa conexão tá difícil hehe.

Eu quis dizer desde o início o seguinte: vc quando inoculou tampou os buracos do papel alumínio com alguma fita, certo? O que eu estava dizendo era pra vc retirar essas fitas, deixando os buracos abertos e então cobrir a tampa de alumínio com o filtro de café ou tapar de novo os furos com uma fita com poros, dessas usadas para curativos.

Trocando o papel alumínio pelo filtro, provavelmente o substrato ficou exposto à contaminação por alguns instantes. Tomara que não haja problema.

Na realidade tanto o filtro de café quanto essas fitas porosas não impedem que contaminantes entrem, mas partimos do pressuposto que o selo de vermiculita e a probabilidade da parte superior do bolo colonizar antes ajudam a proteger o resto do substrato de contaminação.

Sorte!
 
Upvote 0
Quando você diz durex quer dizer papel aluminio certo ? tirar o papel aluminio e substituir pelo filtro para café... certo ?



Fala Deviant


Fita durex é um adesivo que vem em pequenos rolos.
É usada para emendar papéis, tapar furos, unir coisas pequenas, etc.

Quando você inoculou os bolos que estavam nos copos, para introduzir os esporos, a agulha da seringa fez furos na folha de alumínio que cobria os copos.

Esses furos você fechou com um adesivo, não foi ?

Os furos devem ficar cobertos durante a colonização.

Os copos devem ficar no escuro até que a colonização termine.


Como a colonização está demorando mais tempo do que o normal, sugerimos que:

Você tirasse o adesivo que cobria os furos, para entrar um pouco de ar.

Entretanto, podem entrar contaminantes também.

Então deve ser colocado um filtro de café sobre o copo para evitar que fique exposto totalmente ao ar ambiente.

Você pode substituir o filtro de café por um adesivo que deixe o ar passar.

Esse adesivo é usado em feridas, ele tem pequenos furinhos e assim a pele pode respirar.

Aqui no Brasil o nome do adesivo é Micropore, é vendido em farmácias ou drogarias.


A outra sugestão foi :


Tirar o bolo mais colonizado do pote e colocar em outro pote maior.

Encher esse pote com vermiculita esterelizada.

Fechar o pote e guardar no escuro até colonizar totalmente.

Depois de 3 dias você observe o pote.

Se o micélio estiver aparecendo sobre a vermiculita é porque começou a colonizar novamente.

Se não tiver micélio na vermiculita espere mais 3 dias.

Quando o micélio surgir retire o bolo do pote e leve para o terrário.
 
Upvote 0
entendi tudo :) eke eu n uso essa fita....eu dps de inocular tapo os furos com outro pedaço de papel aluminio...mas sendo assim só preciso mesmo de tirar a segunda folha de papel aluminio e por o filtro de café :)


alguem reze por mim para isto funcionar :p
 
Upvote 0
Mauricio a farinha é farinha de arroz integral como pode ver na foto... :) axo q n tem casca n...

No seu próximo cultivo compre arroz integral com casca.

Eu utilizo uma máquina de moagem manual.

Os grãos são moídos, a casca também.

Eu também misturo milho de pipoca moído e sementes para pássaros.

Depois que os grãos foram moídos junto pouca água.

A quantidade de água que coloco deixa a mistura de grãos e sementes apenas úmida.

Por fim eu coloco a vermiculita e misturo bastante.

Não adiciono mais água. Parece estar seco, mais assim está ótimo.

Então encho os potes, sem apertar, ficam espaços.

Não encha os potes até a boca, deve restar espaço para por vermiculita seca, mais ou menos 1 cm de vermiculita cobrindo o substrato.

Cubra a boca dos potes com 3 pedaços de folha de alumínio, só aperte as folhas na boca do pote.

Coloque os potes na panela de pressão para esterelizar por 1 hora.

Quando a panela esfriar, abra a tampa da panela em local limpo, sem corrente de ar.

Retire os potes da panela e prenda com fita adesiva a folha sobre o pote.

Para prender, enrole a fita adesiva 2 ou 3 vezes, e aperte para que não entre mais ar.

A inoculação fará furos na folha que cobre o pote.

Esses furos são cobertos com fita adesiva, para não entrar ar.

Os potes são guardados no escuro até colonizar totalmente.
 
Upvote 0
entendi tudo :) eke eu n uso essa fita....eu dps de inocular tapo os furos com outro pedaço de papel aluminio...mas sendo assim só preciso mesmo de tirar a segunda folha de papel aluminio e por o filtro de café :)


alguem reze por mim para isto funcionar :p



Se você não prender as folhas de alumínio sobre a boca do pote, depois que os potes saem da panela de pressão.

Se você não tapar os furos, feitos pela agulha, depois da inoculacão.

Os potes estão expostos ao ar ambiente.

1º - A colonização será muito lenta, pode até não ocorrer.

2º - O risco de contaminação é imenso, pois os potes estão abertos.

A fase de colonização é o crescimento do micélio no substrato.

O micélio só cresce em ambiente sem oxigênio e no escuro total.


Por essa razão a colonização está lenta.

A fita adesiva é muito importante para vedar o pote e os furos da agulha.

Se o pote ficar apenas coberto, haverá muito oxigênio, e o micélio não cresce.
 
Upvote 0
não tenho visto grandes diferenças neste ultimos dias....

mas porem o bolo q ta no terrario parece-me q o seu micélio ta a fikar mais forte...mas ainda n vejo pins

EDIT2: já vejo pins no bolo do terrário :D YAY :D
 
Upvote 0
Como não vi qualquer tipo de mudança nos bolos em q "oxigenei" decidi aniversarialos....


Deixo aki algumas fotos....Eu só queria pelo menos 1 Cogu para tirar print e continuar com as minhas experiencias :) com os erros se aprende :)
100_0136.jpg100_0137.jpg100_0138.jpg
 
Upvote 0
Opa .. .caso continue fazendo tudo certo nasceram mais cogumelos para que continue com seu cultivo ,,, !
Como anda a umidade no terrario ??

Good Vibes
[]'s SoBoRo

:D :D :D
 
Upvote 0
Fala Deviant


Os bolos estão com aspecto saudável.

Espere muitos mais cogumelos.

Parabéns !!!!!!!!!
 
Upvote 0
O micélio quando em condições ideais reage muito bem. Até então nunca observei contaminação ao aniversariar antes dos 100%. Claro que assepsia e bom senso são ideais, mas acho sinceramente que o "colonizar 100%" não é regra, é bem relativo pra falar a verdade.

Mesmo sob estímulos de frutificação (oxigênio, luz, umidade), o micélio parece que corre contra o tempo e termina de colonizar o resto, porque esse é um dos parâmetros de frutificação principais que praticamente não é citado: o limite geográfico de crescimento micelial. Quando o micélio não tem para onde se expandir, algum mecanismo dispara o sinal para sair da fase vegetativa e começar a frutificar.

Enfim, sorte nos outros, espero que não contaminem.
 
Upvote 0
Tou com um ligeiro problema....não consigo perceber se este bolo q zooou é Cambodian ou Ban Hua Tahon....talvez vcs consigam identificar...deixo aki uma foto.....

axo q é tudo Ban Hua Tahon
Picture.jpg
 
Upvote 0
Tou com um ligeiro problema....não consigo perceber se este bolo q zooou é Cambodian ou Ban Hua Tahon....talvez vcs consigam identificar...deixo aki uma foto.....

axo q é tudo Ban Hua Tahon


Fala Deviant


Você estava cultivando as duas strains ao mesmo tempo ?

Ou você não tinha identificação da strain no carimbo ?
 
Upvote 0
tava a cultivar as 2 ao mesmo tempo mas as q quase colonizaram axo q foram os Ban pk os cambodian só inoculei passado um tempo....logo pela logica seriam Ban
 
Upvote 0
Será que isto é uma contaminação ? akela parte roxa com pintinhas brancas?


EDIT: já vi mais ou menos o q era e mandei fora...
100_0148.jpg
 
Upvote 0
Back
Top