Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mto tempo..

deviant

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/05/2006
90
69
37
Os meus bolos em vermiculita e farinha de arroz demoram sempre mais de 1 mes a colonizar completamente :S sempre foi assim...mas no fim acabam sempre por dar cogus bonitos :) mas eu n tou a ver qual é o problema.....tenho a temperatura a 30ºC constantes na minha incubadora.....não tenho contaminantes...supostamente sao 15 dias....já vai em um mês e ainda n tá completamente...mas tá quase...mas demora mto :S alguma coisa que deva fazer ?

sinceramente acho q os bolos não estão a secar porque eu vejo umas gotinhas de agua dentro deles :) que outro problema pode ser? oxigénio ?
 
Cara eu sou só um novato e minha especulações são frutos da minha curiosidade e aprendizado!!!
Voce fez aberturas nos potes? qual tamanho? e quantas?
Abraço e boa sorte no cultivo!!!:pos:
 
Upvote 0
Bomm acho que Oxigenio (troca de gases) não é .. pq tem gente que fala que é melhor dexar os potes fechados mesmo ..
na hora de fazer o substrato vc humedifica ele bem ? coloca algum vitaminico (cremogema) ? corrige o pH ? ...
ahH! eu acho que pode ser a Strain também (Raça) ..
ou diminuí a temperatura bem pouquinho acho que também ajudaria (tipo 27 a 29ºC) ...

se fosse com meu cultivo .. veria esses pontos.. mais não sei .. algum cultivador experiente poderia dar alguma dica / sugestão ...

Abraço cara...
 
Upvote 0
Bomm acho que Oxigenio (troca de gases) não é .. pq tem gente que fala que é melhor dexar os potes fechados mesmo ..
na hora de fazer o substrato vc humedifica ele bem ? coloca algum vitaminico (cremogema) ? corrige o pH ? ...
ahH! eu acho que pode ser a Strain também (Raça) ..
ou diminuí a temperatura bem pouquinho acho que também ajudaria (tipo 27 a 29ºC) ...

se fosse com meu cultivo .. veria esses pontos.. mais não sei .. algum cultivador experiente poderia dar alguma dica / sugestão ...

Abraço cara...

Não meto nenhum vitaminico nem corrijo o php...as raças sao Cambodians e Ban...e pk q ajudaria baixar a temperatura ?
 
Upvote 0
- Quantos potes são?
- Qual a porcentagem de colonização?
- Tem foto?
- A temperatura está boa para colonização, não se preocupe com ela.

São 12 potes uns são copos de wisky...outro 3 sao copos nomais e 1 é um copo gigante (lol)

Não tenho fotos pk a makina ta sem bateria mas amanha trato disso
A porcentagem de colonização nos de 16/10(cambodians) são cerca de 80%-85% alguns 90%
e nos de 30/10(ban) são cerca de 30%-40%

Espero amanha ja ter algumas fotos
 
Upvote 0
Bem Deviant, pelo que vc falou a gente tem que considerar algumas coisas:

Mais de um mês para colonizar é muito tempo e você disse que é sempre assim. Há alguma coisa de errado aí, talvez a elaboração do substrato, a compactação do mesmo. Se vc verificou que a umidade está boa e a temperatura está ok, por eliminação (primária) focaríamos no oxigênio, o que poderia ser resolvido abrindo-se os furos de inoculação e tampando com algum tipo de filtro.

Me tire umas dúvidas por favor:

- Vc utilizou os mesmos carimbos em cultivos anteriores? Se sim, teve sucesso?
- Todos os copos pararam de crescer, mesmo os de 30%?
- Por quanto tempo mais ou menos o micélio cresceu antes de ficar estacionado?
 
Upvote 0
Me tire umas dúvidas por favor:

- Vc utilizou os mesmos carimbos em cultivos anteriores? Se sim, teve sucesso?
- Todos os copos pararam de crescer, mesmo os de 30%?
- Por quanto tempo mais ou menos o micélio cresceu antes de ficar estacionado?

não, são seringas completamente novas....
eles n pararam de crescer....crescem eh mto lento
você axa q eu deva usar filtros para café? será q o substracto ta mto denso ? seco penso q não está porque eu vejo umas gotinhas de agua...mas em alguns n vejo tantas gotinhas...e normalmente os q tao quase a aniversariar teem mtas gotinhas...injectar agua destilada seria uma opção ?

Comprei agora mesmo estes filtros para café (attachment)

Ainda não tirei fotos porque é de dia agora cá em Portugal mas mais tarde tiro :)
100_0115.jpg
 
Upvote 0
Se vc quiser oxigenação, basta abrir os furos de inoculação, cobrindo com esse filtro de café que vc comprou.

Vc pode também, com uma certa dose de risco e com muita assepsia, aniversariar os bolos que estão em mais de 90%. As chances de colonizar rapidamente o resto é grande. Ou você poder simplesmente cortar (com muito cuidado) essa parte não colonizada e aniversariar.

Pode ser compactação do substrato sim, já que pelo que vc disse não ser umidade, o que elimina a necessidade de se injetar água. Existe a chance do problema estar no carimbo também, tanto na strain quanto na geração e no tempo dele.

Sorte!
 
Upvote 0
È só aumentar os furos de inoculação e por o filtro por cima ?

Aki fikam algumas fotos....

1ª Foto - 1,2 2ªFoto 3,4 e por aí fora :)
Combodians(30/10/06) - Copo: 1,2,4,8,10,11
Ban Hua Tahon(16/10/06) - Copo: 3,5,6,7,9,12

A maior parte dos copos sao um azul transparente por isso n se assustem....
1-2.jpg3-4.jpg5-6.jpg7-8.jpg9-10.jpg11-12.jpg
 
Upvote 0
Não, apenas tirar o durex dos furos de inoculação. O filtro é só pra proteger o substrato. Vc pode susbstuir o durex por três camadas de micropore também, em vez de usar o filtro.

Em alguns copos o micélio tá com uma aparência fraca, pouco consistente. O substrato tb parece estar compactado.

A gente pode eliminar problemas com os carimbos, afinal são duas strains tendo o mesmo resultado, o problema está no substrato.

Parece que é caso de oxigenação (substrato compactado = menos espaço = menos oxigênio disponível). No início o micélio crescia mais rápido?

A meu ver, vc tem as seguintes opções:

- Abrir os furos para permitir troca de ar;
- Fazer um casing com os bolos com mais de 90%, retirando a parte não colonizada;
- Aniversariar os bolos com mais 90% do jeito que está;
- E como última opção utilizar um dos copos (o menos colonizado) como teste cego, abrindo os furos e injetando água. Tendo resultados positivos, fazer o mesmo nos outros.

Sorte!
 
Upvote 0
O substrato é composto de vermiculita e arroz.

O arroz é integral com casca ou arroz industrializado ?

O integral com casca é muito rico em nutrientes e só ele é suficiente para bolo PF.

Vou sugerir algo que já fiz e deu certo.

Num ambiente limpo, sem corrente de ar e usando máscara e luvas.

Retire o bolo mais colonizado do pote, sem quebrar.

Coloque num pote um pouco maior, deve ficar espaço entre a parede do pote e o bolo.

Complete com vermiculita esterelizada e úmida, cobrindo todo o bolo.

Faça tudo bem rápido e com muita assepsia.

Feche o pote e guarde do escuro.

Em 3 dias o micélio coloniza por completo o bolo.
 
Upvote 0
NeuroFX Quando você diz durex quer dizer papel aluminio certo ? tirar o papel aluminio e substituir pelo filtro para café... certo ?

Mauricio a farinha é farinha de arroz integral como pode ver na foto... :) axo q n tem casca n...

a sua ideia de colocar num pote maior é boa mas eu tenho medo q o bolo quebre :s

se eu vou cobrir com vermiculita o bolo...o micelio dps n passa pa vermiculita certo ? quando eu vou saber q o bolo esta completamente coberto ? ou o o micelio cobre a nova vermiculita?

se kebrar n tem problema ?....


e já agora alguem me pode dizer como posso resolver o problema da densidade quando tiver q fazer subtracto uma proxima x ?
100_0127.jpg
 
Upvote 0
NeuroFX Quando você diz durex quer dizer papel aluminio certo ? tirar o papel aluminio e substituir pelo filtro para café... certo ?

Mauricio a farinha é farinha de arroz integrar como pode ver na foto... :)

a sua ideia de colocar num pote maior é boa mas eu tenho medo q o bolo quebre :s

se eu vou cobrir com vermiculita o bolo...o micelio dps n passa pa vermiculita certo ? quando eu vou saber q o bolo esta completamente coberto ?

se kebrar n tem problema ?....

Existe algum outro metodo para oxigenar os bolos? por exemplo já que o subtracto está mto denso...e n deixa passar oxigenio...talvez eu possa por dentro de um recipiente e tapo o recipiente com o filtro de café....

e já agora alguem me pode dizer como posso resolver o problema da densidade quando tiver q fazer subtracto uma proxima x ?


Fala Deviant

Eu compro arroz integral com casca e eu mesmo faço a moagem.

Assim eu faço uma farinha mais grossa, ficam pedaços de grãos e casca.

Ajuda muito o bolo não ficar compacto.

Misture a vermiculita depois que adicionou a água.

Assim a vermiculita não absorve tanta água.

O bolo fica mais leve, com mais espaços, mais ar entre os espaços e menos compacto.

A colonização é rápida e ocorre menos contaminação.

Meu cultivo em andamento utilizei juntar a vermiculita seca ao substrato (arroz, milho, linhaça, níger e água), está colonizando bem rápido.
 
Upvote 0
vou agora esterelizar a vermiculita para meter os bolos em copos maiores para ter mais oxigenio....e tambem vou tapa-los com Filtros de café

EDIT: já 3 bolos estão em copos maiores com vermiculita esterelizada e humida ! vamos ver o q acontece.....


Eu tou a pensar aniversariar um dos bolos(não os q foram pos copos grandes) para ver no q dá....um q já ta mesmo quase a fikar coberto com micélio....se o aniversariar convem tirar o subtracto q ainda n foi coberto certo ?

EDIT2:

já foi aniversariado um bolo....mas eu axo q o micelio n tava la mto bem estabelecido....enfim vamos la ver....

EDIT3: Vejam as fotos por favor :)
100_0130.jpg100_0129.jpg100_0128.jpg
 
Upvote 0
Eu havia falado sobre a fita que vc usou para cobrir os furos de inoculação (durex). Não me toquei eu vc era português, aí deve ter um nome diferente.

Vc substituiu a tampa de alumínio pelo filtro??

Como vc montou o seu terrário?


Troquei sim....vc acha q o bolo vai dar frutos ? o q ja ta no terrario ?

O meu terrario é assim:

1 Caixote dakeles grandes de plastico para arrumar coisas...
2 Um termoestato q me vai dar a temperatura ideal + humidade
3 Agua a cobrir o termoestato para ter humidade e temperatura
4 Uma bomba de ar com 1 pedra de oxigénio (dakelas para os aquarios)

Já usei este tipo de sistema mtas x's e sempre deu certo....n tenho perlita para fazer de outra maneira
 
Upvote 0
Creio que sim, o micélio vai colonizar logo a parte que falta e daí, juntamente com os outros estímulos, a frutificação virá.

Substituir o tampo de alumínio foi uma manobra perigosa. Provavelmente com essa troca vc já renovou o ar do substrato. Tente cobrir os filtros com papel alumínio pra evitar a grande perda de umidade que vai ocorrer.
 
Upvote 0
Creio que sim, o micélio vai colonizar logo a parte que falta e daí, juntamente com os outros estímulos, a frutificação virá.

Substituir o tampo de alumínio foi uma manobra perigosa. Provavelmente com essa troca vc já renovou o ar do substrato. Tente cobrir os filtros com papel alumínio pra evitar a grande perda de umidade que vai ocorrer.

Já cobri com papel aluminio :) se isto dos filtros funcionar...vou fazer com os restantes potes....pk axo q eles tao a estagnar....mas é mais seguro...fazer furos no papel aluminio e meter o filtro certo ?
 
Upvote 0
Back
Top