Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Montando uma Caixa de Fluxo Laminar

Mano que honra ser seu amigo e ter acesso aos bastidores do seu trabalho,
Parabéns de coração por todo o zelo e empenho que você bota no que faz.

Muito obrigado pelo tutorial!
 
Mano que honra ser seu amigo e ter acesso aos bastidores do seu trabalho,
Parabéns de coração por todo o zelo e empenho que você bota no que faz.

Muito obrigado pelo tutorial!
Opa, eu me alegro muito em conhecer pessoas como vc neste fórum! Faço das suas palavras as minhas, muito grato pelo conhecimento e entusiasmo que vc compartilha conosco!
 
Muito obrigado @SpiritualMind , confesso que estava esperando esse tutorial faz um tempinho. Você executou com perfeição, vi o quanto eu preciso de aprender para um dia chegar a montar o meu. (Não manjo nada de elétrica kkkkk)

Só uma curiosidade, você comprou a tela do fluxo de fornecedor brasileiro ou gringo ?

um grande abraço!
 
Muito obrigado @SpiritualMind , confesso que estava esperando esse tutorial faz um tempinho. Você executou com perfeição, vi o quanto eu preciso de aprender para um dia chegar a montar o meu. (Não manjo nada de elétrica kkkkk)

Só uma curiosidade, você comprou a tela do fluxo de fornecedor brasileiro ou gringo ?

um grande abraço!
Salve Man, a parte mais chata do projeto é calcular pra achar o ventilador que case com o filtro, mas esse que eu usei atende a grande maioria de filtros.

A parte elétrica é muito simples, depois eu vou desenhar no Pc e posto aqui.

Não entendi muito bem a questão da tela, se for o filtro em si é nacional mesmo, de uma fábrica que fica na zona sul de sp. Fui retirar lá. Agora se for a tela que aparece na foto na frente do filtro, ela faz parte dele já vem montada.
 
A tela hepa @SpiritualMind , desculpa. Desejo sucesso aí nos seus cultivos. 🙏
 
@SpiritualMind cara, você consegue postar a parte elétrica? Não tenho noção nenhuma, comprei um ventilador e não sei nem por onde começar 🤣

O ventilador que eu comprei veio com um capacitor (imagino que seja isso) e tem quatro fios. Não sei nem por onde começar as ligações do ventilador/capacitor/tomada.
 

Anexos

  • 33EAF287-0281-4AF6-B9CC-977A3CABE1FF.jpeg
    33EAF287-0281-4AF6-B9CC-977A3CABE1FF.jpeg
    2.5 MB · Visualizações: 12
  • 082FD55F-6CA8-4091-8774-0D6CBD04034B.jpeg
    082FD55F-6CA8-4091-8774-0D6CBD04034B.jpeg
    2.2 MB · Visualizações: 12
Última edição:
@SpiritualMind cara, você consegue postar a parte elétrica? Não tenho noção nenhuma, comprei um ventilador e não sei nem por onde começar 🤣

O ventilador que eu comprei veio com um capacitor (imagino que seja isso) e tem quatro fios. Não sei nem por onde começar as ligações do ventilador/capacitor/tomada.
Salve mano,qual a voltagem?
 
Segue o esquema que usei. Tentei desenhar, acho que dá pra entender.
O fio verde não usei pq aqui não tem terra.
O fio marrom vai em uma perna do capacitor
O fio preto vai na ligar no outro fio do capacitor e no fio fase que vem do dimmer.
O fio azul é o fase/neutro
Os fios de fase entra e faz a ligação no interruptor bipolar, cuidado na hora de ligar para não confundir, os dois fios entram de um lado ou por baixo e sai no oposto.
Um fio vai direto pro ventilador
Outro vai pro dimmer e é esse que vai o capacitor e a sequência acima
IMG_20220831_231627.jpg
 
Cara, muito obrigado! Vou arriscar aqui, antes de colocar na tomada a primeira vez eu mando uma foto pra garantir 🤣
 
Galera, consegui um site que ele otimiza os corte na peça que você tiver. link do site aqui

@SpiritualMind Mano, fiquei com uma curiosidade, se o sujeito conseguir um ventilador mais potente afeta a eficiência do fluxo laminar como um todo ?
 
Última edição:
Galera, consegui um site que ele otimiza os corte na peça que você tiver. link do site aqui

@SpiritualMind Mano, fiquei com uma curiosidade, se o sujeito conseguir um ventilador mais potente afeta a eficiência do fluxo laminar como um todo ?
Bela dica do site!

E sim, a velocidade do vento afeta a eficiência; é nescessário estar dentro de uma margem específica para se obter o fluxo laminar. Caso o contrário, ou não será suficiente para manter os contaminantes de fora ou ser a forte ao ponto da turbulência trazer partículas para dentro da área de trabalho
 
Caracaaaaa, rapaziada vocês são os ninjas do cultivo mesmo hahahhaha é impressionante o nível de tecnologia e dedicação da turma aqui, seja no poorman ou richman a turma ta sempre se virando, e mais show de bola de tudo COMPARTILHANDO. que comunidade show. Só tenho a agradecer.

Poderiam me tirar uma dúvida quanto a espessura do filtro ?

Vi no Laudo da foto que a espessura é de 78mm, procurando filtros encontrei de 78mm, 28mm, 55mm todos HEPA H14, poderiam me dizer se é necessário a espessura de 75mm, ou um HEPA H14 de 28mm já faz o serviço ? as especificações de eficiência que encontrei só dizem sobre a eficiência do modelo H14 mas não quanto a espessura.

Valeu ninjas hehehe

tmj, Paz de Jah
 
Boa pergunta mano, a impressão que tenho é que o de 28mm pode não aguentar a pressão de ar nescessário para atingir o fluxo laminar. Porém digo isso no achismo, precisaria ver a especificação técnica do produto. Se vc tiver o link posta aqui!
 
Boa pergunta mano, a impressão que tenho é que o de 28mm pode não aguentar a pressão de ar nescessário para atingir o fluxo laminar. Porém digo isso no achismo, precisaria ver a especificação técnica do produto. Se vc tiver o link posta aqui!
Obrigado pela resposta irmão, mandei um email para a fabricante do filtro, assim que me derem especificações eu posto aqui. Na página onde vende só tem especificações genericas sobre o h14. Segue abaixo.
20230206_202622.jpg
Abraços
 
Tutorial bonito, @SpiritualMind! Valeu!

Estou comprando as peças para fazer o meu e me surgiram umas dúvidas porque vou usar um modelo de filtro maior:
Filtro H14 915X610X75MM
Pré-filtro FGP 330X330X50MM


Fluxo de ar = 1024,488m³/h
Fluxo de ar + 20% = 1229,38m³/h
Pressão de ar= 195pa

❓A primeira dúvida é sobre o modelo do ventilador:

O ventilador, pelo que entendi com essas mudanças, pode ser um Nework 60.250 Captura de Tela 2023-03-31 às 15.49.39.png

Fiquei na dúvida, porque se eu for seguir a sua exata curva de exemplo, talvez não seja, por mais que o vendedor da loja disse que sim.
Os outros modelos superiores são o 60.251 e 60.315

Captura de Tela 2023-03-31 às 15.55.22.png
Captura de Tela 2023-03-31 às 15.55.39.png


❓A segunda dúvida é sobre o tamanho das madeiras para a caixa.

Tenho que aumentar proporcionalmente a profundidade já que minha altura é maior?
A sua altura é de 421mm com profundidade de tampos de 350mm, a minha altura é 610mm.

Se puder me ajudar com essas dúvidas agradeço muito!

Abraço
 
Back
Top