Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Montando uma Caixa de Fluxo Laminar

Oi @veraneio desculpe não responder antes, eu iria no modelo 60.251 pq ele fica mais pra dentro da curva do que pra borda, ou seja, tem uma boa margem de segurança, melhor tu fazer um ajuste onde sobre potência no ventilador do que trabalhar com ele próximo do limite.

Sobre a profundidade, eu segui um tutorial que dizia que o plenum (nome desse espaço interno da caixa) de deveria ter pelo menos 3x a espessura do filtro, ou seja, seu filtro tem 75mm, o plenum tem que ter 225mm, então a cx teria uma profundidade total de 300mm (75+225). Mas assim, olhando outros modelos de flowhoods indústrias (chinesas) da pra ver que esse plenum é menor no projeto deles, então não posso afirmar com 100% de certeza qual relação do plenum e do funcionamento. Mas assim, como no nosso projeto, o ventilador fica dentro da caixa, esse espaço de 300mm fica ideal pra caber ele dentro da caixa e ficar um espaço sem que encoste no filtro.
 
Obrigada pelo retorno @SpiritualMind
Calhou de encontrar um cultivador que estava com as mesmas medidas de filtro que eu, ele comprou um 60.315 e eu acabei pegando esse tbm. O aparelho tem 160mm. Vou recalcular tudo e rezar pra dar certo!

Agora estou atrás também de um projeto de pasteurizadora pros blocos, um tabor de 200 litros, a gás idealmente, mas pode ser elétrico também. Se tiver algum tutorial pra me linkar agradeço muito.
 
Esse tópico é para discussão geral do(a) Guia Montando uma Caixa de Fluxo Laminar. Participe da discussão aqui.
Eu só tenho a agradecer todo o auxílio, que tutorial incrível, facilitou demais entrar no universos dos cálculos e proporções, consigo fazer uma cotação com mais segurança!

tenho duas dúvidas, a primeira é que eu queria saber qual o fornecedor do catálogo que postou, achei interessante como o folder deles tem tudo bem descrito, gostaria de fazer uma cotação futuramente.
A segunda é sobre o exaustor, no encaixa do tampo de fundo, percebi que tinha uma peça preta que parece complementar o exaustor, uma “tubulação”
 
Eu só tenho a agradecer todo o auxílio, que tutorial incrível, facilitou demais entrar no universos dos cálculos e proporções, consigo fazer uma cotação com mais segurança!

tenho duas dúvidas, a primeira é que eu queria saber qual o fornecedor do catálogo que postou, achei interessante como o folder deles tem tudo bem descrito, gostaria de fazer uma cotação futuramente.
A segunda é sobre o exaustor, no encaixa do tampo de fundo, percebi que tinha uma peça preta que parece complementar o exaustor, uma “tubulação”
A empresa que compro os filtros chama Linter Filtros, a qualidade do produto é excelente

Aquela peça essencial, ela direciona o fluxo de ar pra dentro do ventilador/exaustor, notei que eles não estão enviando em todos os pedidos. Na última vez um amigo meu que trabalha com calhas fez pra mim. Essa peca tem que ficar uns 3 a 5 milímetros menor que o diâmetro da boca do ventilador/exaustor, ela fica dentro mas sem encostar no equipamento
É uma peça parecida com essa:
images (15).jpeg
Você consegue mandar fazer um empresas que fazem calha ou coifa
 
A empresa que compro os filtros chama Linter Filtros, a qualidade do produto é excelente

Aquela peça essencial, ela direciona o fluxo de ar pra dentro do ventilador/exaustor, notei que eles não estão enviando em todos os pedidos. Na última vez um amigo meu que trabalha com calhas fez pra mim. Essa peca tem que ficar uns 3 a 5 milímetros menor que o diâmetro da boca do ventilador/exaustor, ela fica dentro mas sem encostar no equipamento
É uma peça parecida com essa:
View attachment 210539
Você consegue mandar fazer um empresas que fazem calha ou coifa
Eu esqueci de te pedir mais uma ajuda, olha só, o filtro que comprei tem 1.20m por 61cm.
Pelo que calculei, esse exaustor que vc usou no tutorial, supriria tranquilamente a área, estou certo?
A soma da perda de carga ficou 250pa de H14 e 80pa do pré filtro M5
330pa
O exaustor atinge até 1400m3/h
(Eu não calculei se ainda tem margem de 20%) mas crédito que sim
com um pré filtro M5 40x40(maior pensando em ter uma melhor vida útil, com 5cm de espessura)
 
Vc tinha que olhar a velocidade do ar que o ventilador precisa fornecer para que o filtro consega atingir o fluxo de ar laminar, circulo amarelo e circulo vermelho
IMG_20230623_171925.jpg

Esse ventilador não serve para seu filtro, é preciso que fique dentro da curva do gráfico (linha com setas azuis), e o seu está fora (circulo amarelo)
IMG_20230623_171527.jpg
 
Última edição:
Vc tinha que olhar a velocidade do ar que o ventilador precisa fornecer para que o filtro consega atingir o fluxo de ar laminar, circulo amarelo e circulo vermelho
View attachment 210543

Esse ventilador não serve para seu filtro, é preciso que fique dentro da curva do gráfico (linha com setas azuis), e o seu está fora (circulo amarelo)
View attachment 210541
Ajudou muito, então, achei um que 60.250 (250 x98r)
Ele diz entregar de 1309 a 1445 m3/h esse supriria?
Estou com dúvidas por que ele é 110v
 
Ajudou muito, então, achei um que 60.250 (250 x98r)
Ele diz entregar de 1309 a 1445 m3/h esse supriria?
Estou com dúvidas por que ele é 110v
Precisa ver o gráfico dele mano. As vezes a alta vazão de ar confronta com a pressão.

O gráfico é a única maneira de saber se atende ou não!
 
Precisa ver o gráfico dele mano. As vezes a alta vazão de ar confronta com a pressão.

O gráfico é a única maneira de saber se atende ou não!
Quero te agradecer mais uma vez, espero não estar sendo incômodo, realmente estou preocupado em fechar essa compra até que me assegure de adquirir o melhor exaustor para que meu filtro consiga funcionar con excelência !

Vou deixar aqui a imagem da curva, pelo que entendi a minha curva não chega próximo do limite que mostra no seu catálogo do filtro, ela começa com 1.250m3/h mas não chega a perto do limite de alta vazão 2.100m3/h

segue a foto:

Precisa ver o gráfico dele mano. As vezes a alta vazão de ar confronta com a pressão.

O gráfico é a única maneira de saber se atende ou não!
Outro modelo que olhei foi esse NEWORK 315x152
Mas daí já saí do seu exaustor que custa 1.000 para um de 2.000 reais :(
 

Anexos

  • E8AD1A96-58A2-4DDC-AB5E-897B6DB4741F.png
    E8AD1A96-58A2-4DDC-AB5E-897B6DB4741F.png
    362.4 KB · Visualizações: 2
  • A6EC71A7-E24D-41C8-BEBB-1973B866BAE8.png
    A6EC71A7-E24D-41C8-BEBB-1973B866BAE8.png
    330 KB · Visualizações: 2
Quero te agradecer mais uma vez, espero não estar sendo incômodo, realmente estou preocupado em fechar essa compra até que me assegure de adquirir o melhor exaustor para que meu filtro consiga funcionar con excelência !
Salve mano, não incomoda não! Fique na paz.
Então mano, acho que vc tá confundindo. Vc precisa ver antes metros cúbicos por hora seu filtro precisa para ter o fluxo laminar, no caso esse filtro que vc escolheu é 1205 aconselho jogar 20% a mais e regular com o dimmer, igual no projeto. Só que nao é só a vazão de ar que olhamos no gráfico! Tem que olhar a perda de pressão PA que é representada na linha vertical, no seu caso é 330. Aí sim, traça uma reta na horizontal, partindo da linha vertical da PA, e uma linha vertical partindo da linha horizontal M³/H. , o ponto de encontro dessas linhas deve estar dentro, e sobrando um pouco, da linha diagonal onde tem a marcação 60hz

Vou deixar aqui a imagem da curva, pelo que entendi a minha curva não chega próximo do limite que mostra no seu catálogo do filtro, ela começa com 1.250m3/h mas não chega a perto do limite de alta vazão 2.100m3/h
Esse equipamento não serve, veja a marcação do ponto
IMG_20230624_123124.png

Outro modelo que olhei foi esse NEWORK 315x152
Mas daí já saí do seu exaustor que custa 1.000 para um de 2.000 reais :(
Esse tbm não se encaixa com o modelo do filtro.
IMG_20230624_123306.png

Meu conselho, diminuir o tamanho do filtro, vai ser bem difícil e caro vc arrumar um ventilador que supra a necessidade desse que vc escolheu.
 
Irmão, após estudar bastante aqui, analisar direitinho, fazer cotação com mais 4 empresas de HEPA, percebi uma coisa, o filtro que você escolheu tem 125pa e quase todas as empresas vendem com 250pa.
Percebi que o de 250 é H14 HF, que parece significar high flow, minha dúvida é a seguinte…

A vida útil deles são diferentes? Sendo a perda de carga final iguais

O poder filtrante do high flow é diferente? Me faz pensar que se ele tem o dobro de perda de carga inicial(250) ele filtre mais por ser mais fechado…
(Tô teorizando de forma leiga)

Mas é que cheguei a ideia de montar com exatamente os mesmo itens que tu usou aí, já que também é o exaustor mais em conta para a dimensão que eu desejo.
 
Cara não tenho ideia sobre esse termo hf, como ele tem o laudo de qualidade eu escolhi usar esse mesmo, até agora troquei o pré-filtro 1x e o filtro não apresentou nenhuma perda de eficiência. Tenho usado com muita frequência e dificilmente tenho contaminação aqui, geralmente qnd tem é fruto de domesticação ou contaminação cruzada, periodicamente eu faço testes de controle, deixo uma placa de ágar aberta na frente do fluxo, do início ao fim do trabalho, depois eu selo de deixo inocular para ver se há alguma contaminação. Até hj todos os teste deram negativo, placas sempre limpas.

Pra mim, o filtro sendo H14, sendo bem construído e com laudo técnico. Já me convenceu a usar sem medo.

No tutorial, tem uma foto do laudo que eles enviam junto com o filtro
 
Cara não tenho ideia sobre esse termo hf, como ele tem o laudo de qualidade eu escolhi usar esse mesmo, até agora troquei o pré-filtro 1x e o filtro não apresentou nenhuma perda de eficiência. Tenho usado com muita frequência e dificilmente tenho contaminação aqui, geralmente qnd tem é fruto de domesticação ou contaminação cruzada, periodicamente eu faço testes de controle, deixo uma placa de ágar aberta na frente do fluxo, do início ao fim do trabalho, depois eu selo de deixo inocular para ver se há alguma contaminação. Até hj todos os teste deram negativo, placas sempre limpas.

Pra mim, o filtro sendo H14, sendo bem construído e com laudo técnico. Já me convenceu a usar sem medo.

No tutorial, tem uma foto do laudo que eles enviam junto com o filtro
Cara não tenho ideia sobre esse termo hf, como ele tem o laudo de qualidade eu escolhi usar esse mesmo, até agora troquei o pré-filtro 1x e o filtro não apresentou nenhuma perda de eficiência. Tenho usado com muita frequência e dificilmente tenho contaminação aqui, geralmente qnd tem é fruto de domesticação ou contaminação cruzada, periodicamente eu faço testes de controle, deixo uma placa de ágar aberta na frente do fluxo, do início ao fim do trabalho, depois eu selo de deixo inocular para ver se há alguma contaminação. Até hj todos os teste deram negativo, placas sempre limpas.

Pra mim, o filtro sendo H14, sendo bem construído e com laudo técnico. Já me convenceu a usar sem medo.

No tutorial, tem uma foto do laudo que eles enviam junto com o filtro
Então, eu compreendo que os filtros sendo que procedência, cumprem o que dizem, eu fiquei mais curioso para compreender se havia alguma diferença por que justamente no catálogo da Linter ao lado do modelo que escolheu, tem o CRS-H14 (125pa) e o CRS-H14-HF. (250pa)

Mais uma vez, só tenho a agradecer!
 

Anexos

  • 0F92486A-7CC6-46D7-8990-9E14FB93CF64.jpeg
    0F92486A-7CC6-46D7-8990-9E14FB93CF64.jpeg
    269.7 KB · Visualizações: 1
Então, eu compreendo que os filtros sendo que procedência, cumprem o que dizem, eu fiquei mais curioso para compreender se havia alguma diferença por que justamente no catálogo da Linter ao lado do modelo que escolheu, tem o CRS-H14 (125pa) e o CRS-H14-HF. (250pa)

Mais uma vez, só tenho a agradecer!
Eu tbm fiquei com essa dúvida, tentei encontrar algo no catálogo do filtro mas não achei, vou ver se acho essa informação e posto aqui!
Valeu pela observação mano!
 
Boa tarde, SpiritualMind, cara tô fechando a compra do filtro pela LINTER, mas fiquei co medo de ser alguém se passando pelo fabricante, eles só aceitam pix ou transferência, procede?
Ou na época que comprou eles forneciam boleto?
 
Pix ou transferência mesmo. Depois eles mandam nota fiscal, tudo certinho. Vc recebeu o e-mail com a cotação?
 
Fala querido! Tô quase finalizando a montagem da câmara de fluxo, comprei na mesma medida que seu projeto 91x45 e estou usando o mesmo exaustor, dimmer, mas surgiu uma dúvida, a CHAVE ALAVANCA tem 4 terminais embaixo. Como eu devo ligar? Os dois terminais para um fio e dois terminais para outro? Sendo apenas 2 fios que passaram pela chave! Agradeço desde já!
 
Fala querido! Tô quase finalizando a montagem da câmara de fluxo, comprei na mesma medida que seu projeto 91x45 e estou usando o mesmo exaustor, dimmer, mas surgiu uma dúvida, a CHAVE ALAVANCA tem 4 terminais embaixo. Como eu devo ligar? Os dois terminais para um fio e dois terminais para outro? Sendo apenas 2 fios que passaram pela chave! Agradeço desde já!
Ela é uma chave bipolar, de um lado entra os dois fios que vem da tomada e do outro lado saem dois fios, um vai para o dimmer e outro para o ventilador...
Na discussão desse tópico tem um esboço da ligação elétrica.

(As cores dos fios podem variar conforme o fabricante)

 
Fiz mais um fluxo pro meu uso, gravei um vídeo tutorial, se eu conseguir editar em breve peço pra fixar junto com a postagem principal desse tópico...
Por enquanto fiquem com as imagens:
IMG_20240321_170324.jpgIMG_20240321_170344.jpg
 
Back
Top