Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Modelos de terrário e eficiência

NeuroFX

Viajante
Membro da Staff
Cultivador confiável
23/01/2005
904
83
Em diversos tópicos vejo que os terrários do pessoal variam em vários aspectos, mas têm como base os modelos Poorman's (argila e bombas de aquário) e Richman's (umidificador). Muitos relatam grande sucesso com o Poorman's.

Eu já experimentei os dois e minhas conclusões foram as seguintes:

Poorman's

Gastei uma grana considerável com bomba de aquário e borbulhador (~R$60,00), sem contar o custo (pequeno) da argila expandida e das mangueiras. A umidade produzida pelo sistema não foi suficiente e eu borrifava duas vezes ao dia nas laterais do terrário.

Pra limpar era um sacrifício, pois punha a argila de molho na água sanitária, os bolos em ziplocks, desarmava tudo, lavava a caixa e depois tinha que rearrumar o sistema.

A produção não foi boa - cogumelos pequenos e finos, cerca de 20 cogumelos em 4 bolos.

Richman's

Fui juntando uma grana e consegui adquirir um umidificador ultrassônico (R$250,00). Bem, eu acho o cultivo um tanto trabalhoso (grande parte do trabalho devido a assepsia) e depois do umidificador achei que o trabalho diminuiu consideravelmente.

Ligado a um timer, o sistema fica quase que autônomo, é só deixar ele quieto e observar a evolução dos bolos.

A limpeza é realizada em períodos maiores, pois como não há necessiade de abrir o terrário todo dia, os contaminates têm mais dificuldade de entrar em contato com os bolos. No fundo no terrário tb não ponho nada, bastando na hora da limpeza retirar os bolos e lavar a caixa rapidamente.

A produção tem sido muito boa. É claro que não é só a umidade que influencia na produção, mas se alguma coisa der errado eu descarto o problema como sendo umidade.

Tô bolando um projeto pra tentar obter uma maior autonomia do terrário, principalmente no quesito limpeza.

É isso, gostaria de saber como avaliam a eficiência de seus terrários, quais mudanças fizeram durante o tempo e o que pretendem fazer mais adiante.

[]'s
 
comprei uma bombinha d'água e fiz um projetinho de um terrário pra mostrar pra vocês aqui e ver o que me aconselham a melhorar ou se aprovam! :)
espero que tenha ficado bom, ou caso não tenha ficado, que vocês me dêem boas dicas! hehe
vlw

*LEMBRANDO... ESTOU USANDO CAIXA DE ISOPOR
**o compartimento de água não vai ser fechado, ele vai ser vasado pra troca de água com o meio, mas mesmo assim de tempo em tempo (ainda desconhecido) eu vou colocar mais água neke, certo?
terrario.jpg
 
sonnekonig disse:
eu vou fazer o meu terrário hoje....
vou fazê-lo em caixa de isopor esterilizada inteira por dentro, argila espandida também esterilizada, e por enquanto só comprei o borbulhador de aquário.
com isso já é possível fazer algo funcional ou eu preciso mesmo comprar um aquecedor de aquário? aqui onde eu moro a temperatura é meio baixa, não é o recomendado, realmente... mas penso que talvez se eu não mecher muito no isopor, deixá-lo fechado (só deixar com um vidro em cima) e colocar luz ali por um tempo todos os dias, ele fique numa temperatura boa... não a ideal mas boa.
será q vai dar certo? :)
vlw.

Sonne, vamos preparar o terrário e testar com um termômetro p/ analisar a temperatura do ambiente...
 
bikemx disse:
Sonne, vamos preparar o terrário e testar com um termômetro p/ analisar a temperatura do ambiente...
o bikemx mora e trabalha comigo, estamos juntos nesse projeto psicodelico e na verdade quem comprou a bombinha e as coisas foi ele, nao eu! huhu
eu sou o very very poorman, ele é o patrocinador, embora tb seja um poorman, mas nem tanto qto eu! uashudhsaiudhsaidsa
good vibes espero que dê certo
 
invitro, is best if you post using your own language, the meaning is lost at automatic translation. if you do need any post translated you can Pm me and i can get it translated as fast as possible.
 
The bags are fanned 3 to 4 times a day
by opening the bag and shoving the open
top down towards the substrate 4 or 5 times
rapidly for air exchange .

Humidity stays pretty high most of the time
but if they start looking dry I mist the insides
of the bags lightly.
BagDown.jpgBagUp.jpg
 
Eu usei o sistema poorman' s com bastante sucesso. Foi oprimeiro cultivo ocorreu entre junho e setembro. Starin cambodian. Usei um borbulhador de aquario externo ao terrario ( para garantir oxigenação sem precisar abrir o terrario). Fundo de argila expandida com dois dedos de agua no fundo (com alguns ml de agua sanitaria). Como estava frio aqui no sul , para manter a temperatura entre os 24 e 27 graus e uma evaporação constante eu pus um pote de 1 litro com um aquecedor de aquario fraquinho (20 W) ligado somente a noite. De uns 8 bolos tive quatro a cinco flushes bons, sendo os primeiros 2 os mais numerosos. Fiz dunk com cold shock entre os flushes. achei muito bom o sistema poorman´s. custou 10 reais a bombinha, mais 2 reais as mangueiras, 7 pelo aquecedor. 5 rais o saco de argila.
A caixa plastica de 30l e o abajur eu ja tinha. Não sei como vai ser no verão
:D
View attachment 1547View attachment 1548View attachment 1549View attachment 1550
Muito legal o terrário, estou querendo iniciar o cultivo e quero fazer um terrário desta forma, simples, até porque não tenho grana para um Richman...
 
Sou Iniciante, a técnica de cultivo que pretendo usar e PF Tek. E o cogumelo a ser cultivado e o: Psilocybe cubensis. O verão ja chegou por aqui e a temperatura esta na media de 30-35ºC. Lendo o conteúdo do tópico decidi fazer um terrarario Richman's. Cortei o galão de água e pintei de preto a parte de fora. A minha intenção e deixar o galão dentro do balde e preencher o espaço entre eles com água. Para tentar manter a temperatura um pouco mais baixa. Ja escolhi o umidificador. A minha intenção e levar a nevoa de água ate galão por uma mangueira de silicone. Que colocarei na parte de cima do galão. Agora sobre a ventilação interna do galão (CO2), estou sem ideias. Tenho sensor de temperatura e umidade e um timer graduação em 15 minutos. Neuro FX por gentileza da para explicar como vc programou seu timer para funcionar com o umidificador?
 

Anexos

  • IMG_20150830_162154.jpg
    IMG_20150830_162154.jpg
    187.7 KB · Visualizações: 35
Última edição:
15 minutos de umidificação é excessivo, @nebuladex. Eu jogo ar umidificado nos meus terrários manualmente umas duas ou três vezes por dia e o resto da troca de ar é supostamente feito pelos furos que fiz nas garrafas. Não estou usando argila ou perlita no fundo. Outra solução para a ventilação é usar um compressor de ar de aquário.
 
Back
Top