Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Minha técnica de casing

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Para essa técnica de casing você ira precisar de :

- Quentinhas
- Sacos Ziplock
- Vermiculita
- Fibra de coco
- Microondas
- Bolos colonizados (dããã)

Bom primeiro pegue as quentinhas e as coloque em um forno pré aquecido na temperatura máxima e as deixe lá por meia hora.

Pegue a vermiculita e misture com a fibra de coco, tudo dentro de um saquinho ziplock, adicione água mas não encharque, quando a fibra de coco e a vermiculita ficarem saturadas está bom. Faça dois saquinhos desse, as quantidades variam de acordo com o numero de cases que você ira preparar, a mistura desses saquinhos será colocada uma abaixo do bolo colonizado e outro em cima do mesmo, cuidado para não fazer muito pouco e nem muito a mais.

Pegue um dos saquinhos e feixe o feixo do ziplock deixando apenas um pequeno buraco sem fechar, isso é muito importante, pois sem o buraquinho o vapor de água que sairá na esterilização explodira seu saquinho. Coloque o saquinho no microondas e deixe ligado por 5 minutos. Faça o mesmo com o outro saquinho.

Esterilize bem o local de trabalho com lysol e tenha uma panela com água e um pouco de água sanitária pré fervidas e ainda quentes para ficarem soltando vapores e mudando o fluxo do ar para cima, não deixando que esporos competidores caiam em seu casing.

Após os saquinhos com as misturas e as quentinhas terem sido devidamente esterilizados com os métodos acima começará a montagem do case.

Pegue um dos saquinhos e faça uma pequena camada na parte de baixo das quentinhas, 1cm é mais do que suficiente, há muitas discussões sobre colocar ou não essa camada em baixo, eu gosto pois aumenta a quantidade de água que o micélio tem a sua disposição para frutificar bem , e como são quentinhas e a luz só vem de cima não há perigo deles quererem frutificar para baixo.. Pegue os bolos colonizados e os despedace (mas tenham cuidado com os bichinhos hein ) em cima dessa camada que você fez, uns 3cm de bolo colonizado é o mínimo a se acrescentar nessa camada, você pode por mais que essa medida, só não coloque muito pois seria um desperdício: você pode fazer 3 cases com camadas de 3cm e ter os três frutificando bem , enquanto você pode fazer 2 com 5cm e frutificar a mesma coisa por case mas agora apenas em 2 recipientes.

Após colocar os bolos colonizados e nivela-los nas quentinhas, é hora da camada superficial do case. Pegue a mistura de vermiculita e fibra de coco e faça outra camada de 1 a 2 cm, sem apertar muito. Seus cases estão prontos, agora é só coloca-los em um terrário com boa umidade e baixo teor de co2 (para não ter um overlay) e você terá lindos frutos.

Seguem algumas fotos!

Paz, amor e muita poesia!
milho 039.jpgmilho 041.jpgmilho 042.jpgmilho 046.jpgmilho 052.jpgmilho 045.jpg
 
Ae grande Psilocibec!

Como te disse ontem, vou usar essa técnica para fazer meus casings agora..

Sorte pra nós!

Abraços
 
Hehe sorte bixo, pensamento positivo que eles crescem sim hehe:D
 
fala psilo blz?
hermano achei bem interessante sua tecnica, vou fazer os mesmos procedimentos e espero que todos nós tenhamos sucesso...
:D
t+
 
allansnake disse:
fala psilo blz?
hermano achei bem interessante sua tecnica, vou fazer os mesmos procedimentos e espero que todos nós tenhamos sucesso...
:D
t+
Só cuidado ao usar o microondas cara, e já aviso aqui que a tecnica de esterilizaçao por meio dele ainda nao está totalmente testada, eu obtive frutificaçao e consegui esterilizar com sucesso uma mistura sem componentes nutritivos, apenas de vermiculita e fibra de casca de coco, quando adicionei arroz na mistura ela contaminou, hehe ainda nao é uma tecnica 100%testada e com 100% de chances de sucesso :D
 
uhum entendi psilo estava pensando aqui e até como nos falamos, acho que vou usar a panela mesmo para esterilizar a mistura, tive melhores noçoes de como fazer o casing esta me ajudando muito fico grato des de já e em todo momento :pos: :pos: :pos: , logo logo tiro as fotos e quem sabe arrisco um diario de cultivo ;) ;) ;) , muy bueno :cool:

psilo uma duvida que me surgiu, vou usar somente vermiculita e pó de casca de coco, vc usa algum tipo de regulador de ph nesse metodo?? se sim qual e em que proporção.... valeuuuuu

t+
[]´s
 
allansnake disse:
uhum entendi psilo estava pensando aqui e até como nos falamos, acho que vou usar a panela mesmo para esterilizar a mistura, tive melhores noçoes de como fazer o casing esta me ajudando muito fico grato des de já e em todo momento :pos: :pos: :pos: , logo logo tiro as fotos e quem sabe arrisco um diario de cultivo ;) ;) ;) , muy bueno :cool:

psilo uma duvida que me surgiu, vou usar somente vermiculita e pó de casca de coco, vc usa algum tipo de regulador de ph nesse metodo?? se sim qual e em que proporção.... valeuuuuu

t+
[]´s

Eu nao usei regulador de ph nao cara, mas creio que se voce regular o ph pode obter melhores resultados, na biblioteca tem alguma coisa sobre ph de casings, dá uma olhada :pos:
 
ja estou com todo o material
mas não encontrei fibra de coco aqui no sul é complicado de acha
não daria pra usar chaxim desfiado ?
ou me diz um outro materia mais facil de encontrar :)
pensei em usar casca de arroz em vez de fibra de coco

me de uma dica ai :D

abraço

paz amor
 
desculpa a demora nao tinha visto a respota :)

então cara casca de arroz eu não aconselho pois soh induziria o micleio a colonizar mais em vez de frutificar, e colocar nutrientes bons como arroz em cima do casing abre um campo otimo para a proliferação de contaminaçoes.

Já vi gente usar xaxim, já vi gente usar soh vermiculita, já vi gente usar palha e vermiculita, o que resta é ver as suas possibilidades e conseguir adapta-las a alguma(s) da(s) tecnicas, ou adptar as tecincas à suaspossibilidades ;)
 
Compre um coco, tome a água do coco.

Abra o coco retire toda a camada comestível.

Corte em pedaços usando um facão. Tome muito cuidado para não se acidentar.

Retire toda casca, verde ou amarela, externa como estivesse descascando uma batata.

Agora com um martelo soque os pedaços sobre uma táboa de cortar carne.

As fibras começam a soltar-se.

Com as mãos termine de soltá-las.

Lave com muita água soltando mais as fibras.

Dá trabalho mas o produto final é fibra de coco.

Não utilizando tudo que foi produzido, pode secar ao sol e guardar para quando for necessário.

Antes de utilizar esterilize em panela de pressão.
 
Gostei muito kara, só cultivei uma única vez, o tai ko samui, mas foi com a técnica do PF, infelismente ou os cogus nao geraram a psilocibina ou eu nao soube fazer pois, nao consegui nenhum efeito psicodelico. Só uma pergunta: é necessário o uso de luvas para manusear os bolos e tudo o mais?
 
psydream disse:
Gostei muito kara, só cultivei uma única vez, o tai ko samui, mas foi com a técnica do PF, infelismente ou os cogus nao geraram a psilocibina ou eu nao soube fazer pois, nao consegui nenhum efeito psicodelico. Só uma pergunta: é necessário o uso de luvas para manusear os bolos e tudo o mais?


Cogus não geraram psilocibina? Como assim? É da natureza do cubensis criar essa substância assim como folhas verdes criarem clorofila. Estranho! Tem certeza que foi THAI? Ou cubensis?

Uso de luvas?

É questão de ética. Você está manusenado bolos e itens que requer o máximo de assepcia possivel portanto use luvas, máscaras e toucas sempre que achar conveniente. Em caso de dúvidas sempre utilize :pos:
 
Ae psilo...
no caso, vc tah usando uma caixa de isopor pra fazer o terrario... vc disse no topico que precisa de boa ventilação mas estou vendo que vc vedou a caixa com PVC filme plastico, como vc faz pra entrar ar ai??
abre todo dia a caixa? e a umidade desse seu terrarrio?? eh boua?

vlw aew
 
Esse terrário é um modelo mendigão, eu não o uso mais. Ele é bem eficiente se você não quiser investir no seu cultivo. A umidade era feita pelo uso de argila expandida e agua no fundo e um aquecedor de aquario, o tempo estava frio então dava para usálo sem problemas.

A ventilação era manual mesmo, abrir e abanar.

Esse tipo de terrário não consegue suprir as necessidades dos cogumelos com total eficiencia mas quebra um galho sim :pos:
 
psilocibec disse:
A ventilação era manual mesmo, abrir e abanar.

Eu "AINDA" uso essa técnica mas não abano e só espero o ar quente sair de dentro do terrário.

Será que abanar não faria contaminar ainda mais fácil pois estaria empurrando contaminantes para o terrário:?:
 
Será que abanar não faria contaminar ainda mais fácil pois estaria empurrando contaminantes para o terrário

Sim. E ainda tinha que abanar varias vezes ao dia.

Se você teve sucesso sem abanar, apenas abrindo, creio que seja melhor faze-lo. Ficava com medo do ar nao trocar direito, e também ajudava a manter a temperatura.
 
Achei interessante!

Provavelmente irei seguir sua técnica.

Vou procurar vermiculita, se eu não achar eu tava pensando em comprar Terra Vegetal Composta (Já achei num super mercado) e fibra ou pó de côco que tb já vi em super mercado.

Espero que dê certo..... valeu por compartilhar essa informação

abraços
 
mano esse esquema é xuxa! TO FAZENDO ISSO tbm adoro abanar usei os mesmos materiais porem quando aniversario as quentinhas eu to arregassando as laterais pq é dae que saem s maiores filhoteeeeeeeeeesss!

vlw eu eu eu!
 
Back
Top