Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Minha primeira tentativa de Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Bom, eu havia sumido daqui do forum por está sem internet...
Mas sempre que puder eu postarei informações sobre o meu primeiro cultivo :)


Vai fazer quase um ano que experimentei os cogus. Havia comprado um kit pronto da web.
Com os flushes, retirei os espóros.... Depois de quase um ano resolvi tentar meu cultivo.

Tomei todo os cuidados na hora de esterelização. E bá.
Usei no substrato sementes de passaro + vermiculita. Não umideci antes, joguei um pouco de água nos potes antes de irem para a PP.

Após quase três semanas, o micélio começa a aparecer em um dos potes... (são dois)
No outro pote não havia nada, até eu add mais água destilada com sporos dentro e dá uma chaqualhada. Depois disso, começou a aparecer o micélio....
Estou na espectativa.. super ansioso... Torcendo que dê tudo certo...

Acho que a umidade dentro do pote não está ajudando, pois a água evaporou durante a esterelização.
Gostaria de dicas de como proceder...

Em breve postarei fotos.
 
Boa sorte. Aguardando as fotos. :)
 
Vejam algumas fotos do pote.

O Pote sem estampa será apelidado de pote 1 e o outro de pote 2.
Analisem e me digam o que acham...


Creio que já tenho quase 30 dias que comecei...

Creio tmb que o pote dois está com pouca umidade, até pq ele foi o que demorou mais tempo para o micélio aparecer... Tive que furar um buraco no papel aluminium e jogar agua destilada... Estou pensando em fazer isso de novo... O que acham???
27.11.11.jpg27.11.11 (2).jpg27.11.11 (3).jpg27.11.11 (4).jpg27.11.11 (6).jpg27.11.11 (7).jpg27.11.11 (9).jpg
 
Creio tmb que o pote dois está com pouca umidade, até pq ele foi o que demorou mais tempo para o micélio aparecer... Tive que furar um buraco no papel aluminium e jogar agua destilada... Estou pensando em fazer isso de novo... O que acham???

Não faça isso! Vai contaminar seus potes.
As fotos estão muito borradas, sem foco, fica difícil de analisar alguma coisa.
 
Gente, apareceu um pontinho dourado em um dos potes, uma especie de liquido cristalizado. Estou com medo de que seja contaminação D:

E agora?
 
Se estiver bem em cima do micélio deve ser dele. Mas tá estranho esse cultivo, não faz muito sentido usar sementes secas e ficar jogando água. Você ainda tem esporos? Porque não começa fazendo de novo seguindo alguma técnica que funcione enquanto deixa estes potes aí de lado e vai vendo o que acontece?
 
não faz muito sentido usar sementes secas e ficar jogando água.

Eu não usei as sementes seca, meu caro. Eu não as molhei antes de por no pote, coloquei água dentro do pote, um pouquinho... Entendeu?

E eu num fico jogando água, joguei somente uma vez pq um dos potes parecia está muito seco... Dei uma chacoalhadela e depois disso, o micélio começou a aparecer :D

Ainda tenho carimbos de esporos, sim... A raça é B+
 
Eu não usei as sementes seca, meu caro. Eu não as molhei antes de por no pote, coloquei água dentro do pote, um pouquinho... Entendeu?

E eu num fico jogando água, joguei somente uma vez pq um dos potes parecia está muito seco... Dei uma chacoalhadela e depois disso, o micélio começou a aparecer :D

Ainda tenho carimbos de esporos, sim... A raça é B+
Foi o que eu quis dizer por sementes secas Luiz, você não hidratou as sementes antes de esterilizar e a água que colocou depois foi numa quantidade meio que aleatória. Fica complicado, parte das sementes devem estar secas, parte não.

De qualquer modo, se tem micélio vivo dentro e não tem contaminação vale a pena continuar.
 
Foi o que eu quis dizer por sementes secas Luiz, você não hidratou as sementes antes de esterilizar e a água que colocou depois foi numa quantidade meio que aleatória. Fica complicado, parte das sementes devem estar secas, parte não.

De qualquer modo, se tem micélio vivo dentro e não tem contaminação vale a pena continuar.


E esse lance dourado meio cristalizado, o que acha que é???
 
As vezes coloco o pote de cabeça pra baixo e
e dou umas batidas no fundo do pote de leve,
isso da uma encentivada no micelio cotininuar a
colonização entendeu, eu oq eu faço.

Paz e luz.
 
Sem desanimo e comece de novo. Aprenda com os erros anteriores, tente eliminá-los, e siga corretamente os tutoriais básicos. Boa sorte! :)

Apenas parou de crescer (na verdade desacelerou o crescimento) ... Não tá contaminado nem nada. Hoje eu notei que cresceu mais um pouco e apareceram gotículas de água, isso significa que o fungo tá respirando *-* (eu acho rs)
 
Gente, tem algo "estranho" acontecendo com o Pote 2. Tem um "micélio" mais branco e grosso, parecido com uma massa, crescendo rapidamente. Temo ser contaminação D: E agora???
 
Back
Top