Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexicano - Inicio De Cultivo: A Experiência...

Diário de cultivo completo.
Galera é com grande satisfação que estou postando aqui o meu cultivo de mex.:D


Foram utilizados os materiais informados na biblioteca e adaptados conforme as experiências relatadas em discussões no fórum, são eles:
Vermiculita, álcool 96%, Arroz integral (farinha), giz de lousa e água. Não vamos colocar fotos destes materiais e procedimentos que foram utilizados para a realização do cultivo, uma vez que temos grande quantidade de fotos em outros diários de nossos parceiros da comunidade.

Desta forma damos inicio com imagens a partir da montagem da glove-box e inoculação, até a situação actual.

Realizamos a montagem do meio de cultura, com os ingredientes citados acima. Todos os materiais utilizados para a técnica Pf foram esterilizados, seja por fogão ou microondas. Álcool e sabonete protex( para banhos).
A técnica PF: foram utilizados copos de whisky (7 copos), vermiculita, álcool 96%, Arroz integral (farinha), giz de lousa e água.
Uma vez montado e celado todos os copos de acordo com os procedimentos da biblioteca e, feito os 4 furos equidistantes, os mesmos foram auto-clavados na panela de pressão.

Para a glove box: armaçãode arame e com durex colamos no arame o papel alumínio. Em seguida em um copo de alumínio com álcool colocamos fogo e fizemos o cone de esterilidade, fui tomar banho com sabonete protex. Desta forma esterilizando todo o meio de cultura.:p:
Após ferver por uma hora na panela de pressão, sem abrir, guardei a mesma na geladeira por cinco dias. Assim a inoculação foi uma semana após à esterilização completa dos bolos.:cool:

A inoculação: ocorreu no dia 27/11/2007 os esporos foram sedidos por um grande amigo!
indisp.png


Utilizamos arames para armação de glove box e papel alumínio, em seguida tomei banho com sabonete protex.(enquanto tomava banho deixei o copo de alumínio+ alcool+ fogo agindo no interior da GB.
indisp.png


em seguida ocorreu a inoculação, a qual, pode ser observada na ultima foto.
Todos os procedimentos foram realizados dentro do cone de esterilidade.(próximo ao fogo). é calor! muiiito:rolleyes:

incubação:
Utilizamos um isopor, aquecedor de 50W e uma garrafa d'agua.
indisp.png

a temperatura mantida de 30 graus no meio do isopor, sendo que nas extremidades eram constantes as temperaturas de 29 graus.Na ultima foto, eu fazendo um som pra eles se tornarem vigorantes!:p:

Colonização:no dia 26/11/2007 os bolos ainda estavam vazios.
indisp.png

Aqui era dia 27/11/2007 pela tarde, de manhã não estava assim. uhuuu foi maior emoção!:D
indisp.png

30/11/2007: Um dos bolos contaminou!!:( Nestas fotos haviam se passado três dias.
indisp.png

01/12/2007
indisp.png


03/02/2007 - Os resultado que tenho até o momento é colonização de 100%. menos em dois copos.
Dos sete copos que fiz, apenas um contaminou. Ou seja tenho apenas seis copos na jornada.

05/12/07 - hoje apenas um copo rebelde, não colonizado.
 
mínimo de 6 horas
pra parar a fase vegetativa e iniciar a formação de corpo de frutificação

ósculos a todos

Jhon Loclk:cool:
 
Pessoal estou aqui neste momento informando que aniversariei três bolos:)
:confused:porém estou com algumas dúvidas que pretendo esclarecer na biblioteca!

Temperatura do terrário: 22 a 23 graus.
Todos os utensilhos utilizados foram esterilizados com alcool, e o manuseio realizado após uso de sabonete protex. A água do terrário é mineral.

indisp.png


dia 12/12/07. Preparativos para o tam tam tam, tam,tam tammmmmm Cooold shook. Aqui após encharcar a porção dos fungos os mesmo foram para a geladeira e permanecarma lá por 12 horas. Eram aproximadamente 12:00.
Emquanto os copos estavam na geladeira faziamos os preparativos da pousada dos fungos (terrário).
Utilizamos para a esterilização do terrário agua sanitária: Colocamos argila expandida no aquário: permanecendo de molho por 6 horas. Em seguida enxaguamos a argila removendo-a e colocando em uma bacia. ( estavam de molho no aquário argila espandida+mangueira de plástico+pedra-porosa e os pires).
Após enxague da argila, fervemos água e jogamos novamente na bacia, permanecendo de molho por mais 6 horas, cobrimos com papel alúminio a bacia e esperamos esfriar.

indisp.png


Os pires foram retirados do aquário e, enxaguados, em seguida, colocamos vermiculita+H2O e levados ao microondas por 3 minutos. Ao retiramos do microondas cobrimos com papel alumínio e aguardamos esfriar.
O Aquário após enxaguado foi seco com alcool. Às 00:00 colocamos argila, abrimos os pires com vermiculita no interior do áquario, abrimos os bolos também e retiramos o excesso de água dos mesmo.
Nos pires: moldei como se fosse uma cama de vermiculita "redondinha", coloquei os bolos, e, com o auxilio de uma colher umidificamos mais vermiculita e colocamos na parte de cima dos bolos.
Para escurecer o terrário utilizamos cartolina marrom, o qual tá parecendo uma colméia de criadores de abelha.:D:D:D:D

indisp.png


mais uma etapa vencida. :) porém ainda sem frutificação!!! :p
 
Mto bom cara!... o meu tbm está pra fruticar!
Boa sorte..e vamo q vamo

Eh nois! heauhae

Abraçosss e as melhores vibes
 
Fala Basidioma

Beleza de trabalho, logo os frutos merecidos.
 
Muita dedicação mesmo..
Aguardamos a pinagem..
Good vibes:)
 
:!:Quem diria hein Basidio:D:)

Louco louco louco melo mostromelos azuis.

Paz e luz
Só esse seu terrário aí que ficou meio esquisito kkkkkkkkkkkkkk

Jhon Lock:cool:
 
basidioma, parabéns...puta dedicação!
Merece resultado positivo...como o que vai ter daqui poucos dias!
Estou tbm com um cultivo de Mex no mesmo estágio que vc!
Boa sorte pra nós! :D
Grande abraço
MadHatter
 
orra minha amiga :Dsuelen mudou de nome de novo! rsrsrsrs.

eu naum sabia que era você...
valeu pela presença. aqui:)

Boa sorte pra nós mad hatter.

Será um otimo presente de natal!
indisp.png


entaum estAs FOTOs foram no dia seguinte ao da montagem do aquario!

notem que nas fotos ao meu diagnóstico tem uns nós micelares, pelo menos eu acho:confused: é isso mesmo!?

outra pergunta: não sei se dar pra percerber, mas a umidade do aquário está boa!? e a temperatura??? está em 21 a 24 graus. Isto é bom ou ruin??

abraço!!!:p:
 
basidioma, Pelo jeito a umidade está ótima! As paredes do terrário transpirando como regra...porém vale lembrar que já foi dito pelo fórum que não necessariamente as paredes precisam estar transpirando para que a umidade esteja por volta dos 98% desejados.
Recomendo vc baixar essa temperatura na casa dos 18º.
Os meus ainda não pinaram...que belo presente de natal...Vou colocar vários prints embaixo da árvore. :D
Grande abraço
MadHatter
 
Sim, eu mesma..
Vivo em mutação..:D:cool:

Ow, eu nunca borrifo agua nas paredes do meu terrario.
Só o que eu faço é colocar agua mineral mesmo dentro do terrário, mais nada...
Agora percebi que as paredes do terrário ficam bem humidas quando os coguss estão crescendo.
Porque será?

Boa sorte Basi..Aguenta a ansiedade que ta quase ...:p:
 
basidioma, recomendo vc baixar essa temperatura na casa dos 18º.
MadHatter

a alternativa que tomei é colocar gelo em cima da vermiculita(boné de vermiculita em cima do bolo). e nas laterais do terrário... porem reduzi a 21 graus!!! vou colocar mais gelo então! valeu pela dica!!!:)

a ansiedade esta me matando mesmo morgana le fay, tó quase entrando no terrario e pinando junto com eles!

Oitavo dia e nada de pins!!!! o que fazer..

podemos dizer que eu cometi algumas irregularidades...

1- coloquei gelo no terrario... sabe o que aconteceu??? o gelo retirou a umidade, desta forma, perdi alguns dias até a umidade voltar a tona1!!!
2- o gelo derrete e gera água, a qual aumentava o volume do terrário, ai eu drenava a mesma com uma mangueira...
3- tirei as tampas laterais do terrário só deixando em cima e attraz, para o mesmo manter o processo de receber luz inreta!!!
colocando gelo consegui deixar a temperatura aos 18 graus mas... não vou tomar estas medidas novamente.... muito trabalho e além do mais meu terrário a temperatura oscila em torno dos 21 a 24 graus.

gente estou desesperado:( da um sinal divino... abraços!
 
Rapaz.. aqui há temperatura ambiente eles pinam bem..
eu não diminuo a temperatura no interior do terrário :)
 
é com grande alegria que informo a pinagem dos meus bolos!!!:D

até agora muitos me ajudaram, a estes, muito obrigado e ffeliz natal a todos os irmãos da comunidade!!!!!!!!!

em brave divulgo as fotos dos pins!!!!

nem acredito que cheguei até aqui!!!:eek:
 
Agora é só alegria, assepcia, e Colheita..


Parabéns :p:
 
ae galera!! frutificou e frutificou lindo!!!:D
galera estou muito feliz!!
não podia ter um presente melhor do papai noel!!!:cool:

pinagem dia 23/12/07 abertura do véu dia 26/12/07.

abraços....

depois eu conto a trip! no ano novo vou estar em cajaiba! pirando! abraços e Feliz ano novo a todos.

pow!! minhas fotos não estão abrindo!! a da primeira etapa!!!
alguen sabe o que esta acontecendo!?

por favor me ajudem, vou ter que anexar de novo!???

IMAG0047.JPGIMAG0066.JPGIMAG0093.JPGIMAG0098.JPGIMAG0105.JPGIMAG0118.JPG
 
uallllllll

q presente de natal ehem rapaz ....

o papai noel foi generoso com vc ehemmm

dps conta como foi a trip ok !!

flw
 
Parabens..e um otimo ano novo..
pra mim soh um pedaço de carvão e uma contaminação...mas eu chego lah!
eahuaehae

aBRaçooos
 
:!:parabéns querido pulpilo

e ve swe divida os seus frutos com quem estiver no role de fim de ano com vc ok

abraços

Paz e Luz a todos em 2008

são so voltos de Jhon Lock:cool:
 
LINDOS! tem uma foto que se perceber bem (e viajar um pouco) dá pra ver a psilocina dentro do cogu.
prestençao na ultima
 
Back
Top