Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexican Dutch King in, out, in/out

Diário de cultivo completo.
Bom, estive meio afastado do cogumelosmagicos por motivos pessoais, mas nunca deixei de ter pelo menos 1 cultivo de cogu.
Estou morando em outro lugar, em outra cidade, e agora com um quintal relativamente grande posso cultivar várias coisas (inclusive tem 2 pés de argyreia com 2 anos aqui, colhi 105 seeds só ontem)

Bom, uma breve introdução do que fiz:

Em janeiro enterrei 2 bolos velhos de cultivos passados que estavam no freezer desde alguns dias antes do natal (queria me mudar pra depois resolver uq fazer com eles). Depois que me mudei deixei-os 24h em um pode com agua destilada dentro da geladeira.
Antes de enterrá-los, preparei o solo:

Cavei um buraco quadrado de 1 palmo, no fundo coloquei casca de pinus, por cima 2 dedos de fibra de coco, depois uma camada de 1 dedo de vermiculita. Peguei uma caixa de papelão com o tamanho do buraco, cortei os lados da caixa pra ficar na mesma altura que o resto do terreno e coloquei em cima da vermiculita. Dentro da caixa de papelao, coloquei mais uma camadinha de vermiculita, despedacei os bolos e cobri com palha de papiro picada em pedaços de uns 4cm. Por cima de tudo vermiculita.

Enterrei em baixo de uma jaboticabeira e de um limoeiro, bate sol umas 3 horas por dia, depois bastante claridade.

Acontece que a Kaya (minha cachorra negona) curtiu comer o bolo... e dixavou quase tudo, cavou, comeu, e deixou so o buraco la pra eu ver.
Instalei uma cerca na minha horta, agora ela nao entra mais. OK, essa parte era pra dizer o que eu fiz com os bolos velhos, lembrando que isso foi em janeiro.

Hoje, dia 16 de agosto (7 meses depois):

Quando fui preparar outro buraco pra enterrar a caixa e tals (aquele esquema de cima), na primeira cavada que dei com a pá, subiu um cheiro de fungo delicioso.
Peguei um torrão branco e cheirei, vi uns graos de arroz e alpiste no meio E UM PIN.
É psilocibe com toda certeza.
O intrigante é que eu enterrei em janeiro, um bolo velho que foi congelado, e ele sobreviveu a temperaturas q variaram de 40 a -2 graus, sobreviveu a meses sem chuva.

Concluí que se eu fizesse a coisa certa, dessa vez iria dar certo.

Resolvi aprimorar esse modo de fazer um cultivo out e vou descrevendo passo a passo aqui no fórum.
Vou também fazer um cultivo indoor, usando varios galões de 20L de água velhos, bombas de aquario (bomba potente que distribui os tubos de ar para varios aquarios), filtros, etc... mas esse vai ser um cultivo grande, irei deixar pro começo da primavera.

Finalmente, vamos ao cultivo:

Para SUBSTRATO usei: 1 parte de arroz integral com casca
1 parte de alpiste
1 parte de pó de fibra de coco


Dei uma leve triturada de alguns segundos no arroz usando um liquidificador.
Adicionei água mineral (o ponto certo nao me lembro, so lembro que coloquei agua até ficar um fio de agua no fundo da bacia que usei pra misturar os grãos, quando a agua ficou empoçada no fundo eu escorri em uma peneira por uns 10 minutos)

PREPARO DOS POTES:

Coloquei uma fina camada de pó de coco em baixo do pote, depois o substrato por cima.
Usei potes de polipropileno (imagem no final do post) resistente (pode ir no microondas, freezer, panela de pressão, alem de ocupar menos espaço na panela de pressão, cabe mais).

ESTERILIZAÇÃO: p.p. por 40 minutos
.
Obs: coloquei um lenço de pano no fundo da panela, pra nao exigir muito do polipropileno (nao sei o limite de temperatura que esse plástico aguenta, é bom não abusar)

INOCULAÇÃO: Seringas hidratadas em geladeira por 24h.
4 furos equidistantes nos potes, furos cobertos com durex.

COLONIZAÇÃO: A temperatura aqui nao ajudou muito, variando de 32 a 4 graus nesse mês. Demorou 1 mes e meio pra colonizar o pote todo (+ - 400 gr.)

FRUTIFICAÇÃO (in): Usei marmitas de aluminio, sacos de polipropileno, feltro, flanela, grampeador.
Passei os bolos para as marmitas (vermiculita esterilizada em baixo, e por cima do bolo).
Um copo de agua mineral + 1 colher de café de agua oxigenada dentro do saco, apos isso coloquei as marmitas dentro dos sacos/estufa ontem, hoje ja tem micélio por cima da vermiculita.

FRUTIFICAÇÃO (out): Fiz o mesmo esquema descrito no começo do tópico, no mesmo lugar que o cultivo anterior. Fiz um esquema com uma garrafa de 2L para ajudar a manter úmido.
Aqui onde moro, a umidade relativa do ar eh sempre muito baixa, e ta a uns 2 meses sem chover. Meu solo eh argiloso, seca bem rapido. Peguei umas garrafas de 2L, fiz 1 ou 2 pequenos furos na base, e coloquei perto dos cultivos. Todo dia eu enxo as garrafas, e elas vao pingando de pouco em pouco próximo ao cultivo, mantendo ali sempre umido.

Estou no aguardo, assim que algo novo surgir eu posto.

cimg0867x.jpg cimg0869u.jpg cimg0871pb.jpg

Abraço a todos, Paz
 
colhi 70 gramas de cogu fresco nas 3 bandeijas, abaixo do esperado.
Apesar de ter colhido poucos, os mesmos eram densos e fortissimos, mais do q eu esperava.
comi 6 pequenos gordinhos e considero a experiencia bem fote
 
haha obrigado... o resto das bandeijas ta a mesma coisa.

Então, como eu tive que viajar na quinta e voltei domingo, os cogus abriram e nao deu tempo de colher.
No out ta cheio de pins, mas nao sei se vao pra frente pois nao foi regado e aqui ta muito seco
 
Esse bolo da foto ficou tão seco e leve, que resolvi enterrar ao lado do meu cultivo out (farei isso sempre, desde que o bolo nao esteja contaminado, caso isso acontecer, enterro em uma das composteiras que tenho).
Acho que se eu hidratasse o bolo, certamente voltaria a dar uns cogus, porem tenho cogus suficientes pra aguardar próximos cultivos e resolvi enterrá-lo.
Fiz o esquema da caixa de papelão, casca de pinus, po de coco, vermiculita, etc (descrito no primeiro post)

O que eu havia enterrado antes está pinando, vejam =>
cimg0901q.jpg cimg0900s.jpg cimg0899b.jpg

Acredito que se eu tivesse ficado na minha cidade, e regado direitinho o out, com ctz teria varios cogus.
Reparem na garrafa pendurada na jaboticabeira, ela tem um furinho bem pequeno, encho ela de agua e libero a rosca da tampa bem de leve, assim de 10 em 10 segundos cai algumas gotinhas. Esse processo dura a madrugada toda, de manha resta uns 3 dedos de agua, eu volto a encher e assim vai.
Me restam agora 2 bandeijas dentro do saco/estufa e meu out, composto por varios bolos velhos (nao contaminados) e um bolo novo (por enquanto).
 
Caraca... parabéns!
A muito tempo atras eu estudei bastante aki no forum pra plantar meus cogus... nunca tive lugar... agora que moro em uma kit com um amigo... tentarei fazer os mágicos crescerem!

Já tenho todo o material... espero começar hoje ainda... (colocar os esporos pra hidratar)... acho que devo conseguir uma colheita feliz assim! ^^

Muita paz e luz pra vc e seus cultivos!
 
de certo não gostava da professora de biologia!
 
Back
Top