Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexican Dutch King in, out, in/out

Diário de cultivo completo.
Bom, estive meio afastado do cogumelosmagicos por motivos pessoais, mas nunca deixei de ter pelo menos 1 cultivo de cogu.
Estou morando em outro lugar, em outra cidade, e agora com um quintal relativamente grande posso cultivar várias coisas (inclusive tem 2 pés de argyreia com 2 anos aqui, colhi 105 seeds só ontem)

Bom, uma breve introdução do que fiz:

Em janeiro enterrei 2 bolos velhos de cultivos passados que estavam no freezer desde alguns dias antes do natal (queria me mudar pra depois resolver uq fazer com eles). Depois que me mudei deixei-os 24h em um pode com agua destilada dentro da geladeira.
Antes de enterrá-los, preparei o solo:

Cavei um buraco quadrado de 1 palmo, no fundo coloquei casca de pinus, por cima 2 dedos de fibra de coco, depois uma camada de 1 dedo de vermiculita. Peguei uma caixa de papelão com o tamanho do buraco, cortei os lados da caixa pra ficar na mesma altura que o resto do terreno e coloquei em cima da vermiculita. Dentro da caixa de papelao, coloquei mais uma camadinha de vermiculita, despedacei os bolos e cobri com palha de papiro picada em pedaços de uns 4cm. Por cima de tudo vermiculita.

Enterrei em baixo de uma jaboticabeira e de um limoeiro, bate sol umas 3 horas por dia, depois bastante claridade.

Acontece que a Kaya (minha cachorra negona) curtiu comer o bolo... e dixavou quase tudo, cavou, comeu, e deixou so o buraco la pra eu ver.
Instalei uma cerca na minha horta, agora ela nao entra mais. OK, essa parte era pra dizer o que eu fiz com os bolos velhos, lembrando que isso foi em janeiro.

Hoje, dia 16 de agosto (7 meses depois):

Quando fui preparar outro buraco pra enterrar a caixa e tals (aquele esquema de cima), na primeira cavada que dei com a pá, subiu um cheiro de fungo delicioso.
Peguei um torrão branco e cheirei, vi uns graos de arroz e alpiste no meio E UM PIN.
É psilocibe com toda certeza.
O intrigante é que eu enterrei em janeiro, um bolo velho que foi congelado, e ele sobreviveu a temperaturas q variaram de 40 a -2 graus, sobreviveu a meses sem chuva.

Concluí que se eu fizesse a coisa certa, dessa vez iria dar certo.

Resolvi aprimorar esse modo de fazer um cultivo out e vou descrevendo passo a passo aqui no fórum.
Vou também fazer um cultivo indoor, usando varios galões de 20L de água velhos, bombas de aquario (bomba potente que distribui os tubos de ar para varios aquarios), filtros, etc... mas esse vai ser um cultivo grande, irei deixar pro começo da primavera.

Finalmente, vamos ao cultivo:

Para SUBSTRATO usei: 1 parte de arroz integral com casca
1 parte de alpiste
1 parte de pó de fibra de coco


Dei uma leve triturada de alguns segundos no arroz usando um liquidificador.
Adicionei água mineral (o ponto certo nao me lembro, so lembro que coloquei agua até ficar um fio de agua no fundo da bacia que usei pra misturar os grãos, quando a agua ficou empoçada no fundo eu escorri em uma peneira por uns 10 minutos)

PREPARO DOS POTES:

Coloquei uma fina camada de pó de coco em baixo do pote, depois o substrato por cima.
Usei potes de polipropileno (imagem no final do post) resistente (pode ir no microondas, freezer, panela de pressão, alem de ocupar menos espaço na panela de pressão, cabe mais).

ESTERILIZAÇÃO: p.p. por 40 minutos
.
Obs: coloquei um lenço de pano no fundo da panela, pra nao exigir muito do polipropileno (nao sei o limite de temperatura que esse plástico aguenta, é bom não abusar)

INOCULAÇÃO: Seringas hidratadas em geladeira por 24h.
4 furos equidistantes nos potes, furos cobertos com durex.

COLONIZAÇÃO: A temperatura aqui nao ajudou muito, variando de 32 a 4 graus nesse mês. Demorou 1 mes e meio pra colonizar o pote todo (+ - 400 gr.)

FRUTIFICAÇÃO (in): Usei marmitas de aluminio, sacos de polipropileno, feltro, flanela, grampeador.
Passei os bolos para as marmitas (vermiculita esterilizada em baixo, e por cima do bolo).
Um copo de agua mineral + 1 colher de café de agua oxigenada dentro do saco, apos isso coloquei as marmitas dentro dos sacos/estufa ontem, hoje ja tem micélio por cima da vermiculita.

FRUTIFICAÇÃO (out): Fiz o mesmo esquema descrito no começo do tópico, no mesmo lugar que o cultivo anterior. Fiz um esquema com uma garrafa de 2L para ajudar a manter úmido.
Aqui onde moro, a umidade relativa do ar eh sempre muito baixa, e ta a uns 2 meses sem chover. Meu solo eh argiloso, seca bem rapido. Peguei umas garrafas de 2L, fiz 1 ou 2 pequenos furos na base, e coloquei perto dos cultivos. Todo dia eu enxo as garrafas, e elas vao pingando de pouco em pouco próximo ao cultivo, mantendo ali sempre umido.

Estou no aguardo, assim que algo novo surgir eu posto.

cimg0867x.jpg cimg0869u.jpg cimg0871pb.jpg

Abraço a todos, Paz
 
Esse título do tópico ficou bem estranho... :roflmao:

Só cuidado com o overlay, garoto!
 
Renovo o ar 2x por dia apertando o saco plastico (o ar sai) e suspendendo o saco plastico (que graças a gravidade, enxe de ar novamente)

Eu cultivo assim a um tempo e nunca tive problemas, proximo cultivo será profissional.
Esse estou focando no out mesmo

Abraçao galera
 
boa sorte!
Qual a temperatura ambienete ai na sua região? A temperatura em que aqueles casings dentro do saco permanecem?
Percebe-se que umidade é bem baixa.
 
Então tupynambá, a temperatura fora de casa ta variando de uns 34 ate uns 10, mas onde eles estao tem uma fonte de calor bem de leve e é dentro de casa, fica em torno de uns 27 graus de dia, variando de 23 a 27.
E a umidade parece baixa por que tirei eles do lugar onde eu deixo, mas com 27 graus fica impossivel visualisar a marmita por causa das goticulas de agua aderidas ao plástico.

Agora o cultivo out... ele sofre todas essas variantes

Peguei uma garrafa de 2L e fiz um microfuro, regulo a passagem de agua abrindo um pouco ou fechando a tampa da garrafa. Coloquei ao lado do cultivo out, ela fica gotejando e dura muito tempo, mantendo o substrato umido
 
Bom, ontem eu ja tinha visto uns "nozinhos" nas bandeijas, hoje confirmei. Pins!
pouquissimos dias depois de eu fazer a camada casing e passar pra bandeija
como sempre, meus cultivos pinam em 4 ou 5 dias

vou fazer CL em agar eu acho
 
Então, eu uso a mesma raça a um bom tempo, a mesma genetica por assim dizer.
E em todos os meus cultivos os pins vieram muito rapido, tem alguns que fiz e estao aqui detalhados no forum.
Eu passei pra bandeija 2 dias antes de eu postar o topico, ontem vi uns nozinhos brancos, hoje viraram pins
4 ou 5 dias, pois fiz d madruga

Outra coisa, a kaya deu uma comidinha no meu out, mas de leve.

tao ai ons pins

cimg0877.jpg

desculpem pela qualidade da foto, a camera é boa, mas o polipropileno tava com bastante umidade e ficou ruim, mas da pra ver os pins

Nao é normal pinar tao rapido né?
Se alguém (experiente) quiser um carimbo e testar pra ver se é um fator genetico...

So pra experiencia pessoal, estou marcando as minimas e máximas temperaturas do dia, medindo a qtd de luz (em lumens), medi o ph antes e medirei depois qnd o bolo ficar velho, e outros dados que quase ninguém anota (anoto tudo em detalhes de quase tudo q eu faço ligado a plantas/fungos).

Faço Bio na UNESP, pretendo fazer algum trabalho relacionado a fungos
 
Tao pinos gordos ja xD
acredito q mais uns 5 dias eu faço a primeira colheita
 
tenho carimbos para a vida toda, em torno de uns 50. Ja doei metade pra profungos, mas sempre q eu peço nunca chega ;/
Queria cultivar uns dificeis, pois me considero apto a isso. Alguem gostaria de fazer umas trocas? (desculpe se isso nao é permitido no forum, se nao for algum modera apague por favor)
So tenho MDK a oferecer (dessa mesma genetica)
 
tenho carimbos para a vida toda, em torno de uns 50. Ja doei metade pra profungos, mas sempre q eu peço nunca chega ;/
Queria cultivar uns dificeis, pois me considero apto a isso. Alguem gostaria de fazer umas trocas? (desculpe se isso nao é permitido no forum, se nao for algum modera apague por favor)
So tenho MDK a oferecer (dessa mesma genetica)

Para assegurar que cheguem, registre a carta e embale o valor em um jornal. Lembre de colocar outra carta dentro com 5 selos de primeiro porte, preenchida com seu endereço.

Para as trocas, existe um fórum exclusivo para os colaboradores, AQUI. Trocas fora dele não são permitidas.
 
talvez a suas cartas nao tenham chegado ate a profungos...
colocou carta registrada?
e tem um topico especifico para trocas de carimbos...
e carimbos dependendo de como forem armazenados podem se perder com o tempo.
tambem adoro os mdk!!
 
Enviei por registrada sim, porem na epoca que eu pedi os esporos muita gente tinha problema em receber, faz uns 2 anos isso.
Nao sei se hoje as chances aumentam. Mas como eu tenho varios, gostaria de trocar (mais facil que enviar a profungos, e eles re-enviarem pra alguem que queira)
Vou la no forum de trocas, obrigado Rainspirit

Precisa se cadastrar ou algo assim?

aparece isso (You have insufficient privileges to post here.)

Se alguém puder faver o favorsinho de me ajudar, eu ficaria agradecido.
 
Como não tenho dinheiro, to morando longe da minha cidade e tals, nao posso contribuir infelizmente.
Melhor deixar pra lá

Bom, só atualizando...
Acho que amanhã ja vou colher alguns, no máximo depois de amanha.
cimg0884g.jpg cimg0886.jpg

os 3 cultivos.

Agora o out ainda nao deu sinal de vida, mas tmb a cachorra fuçou a uns dias atras (acho que comentei)

Choveu hoje, estou sempre umidecendo, provavelmente vai nascer muito cogu
 
Ou estão vindo que é uma beleza, maravilha!
 
Bom, faz meses q eu nao como cogu, então colhi antes da hora
tavam pequenos (procurando pelo veu, vi que o mesmo ainda nem havia se desenvolvido, o chapeu ta redondo, grudado a haste)
acho que mais um ou 2 dias ia estar no ponto
Mas colhi alguns hoje, os q estavam mais desenvolvidos.

cimg0889b.jpg

São densos, nao sao ocos, e tao uma delicia
 
Back
Top