Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu retorno - South America

Diário de cultivo problemático.
Olá keridos colegas, senhoras e senhores!

Estamos devolta aos meus bizzarros cultivos, maaaas desta vez será tudo diferenteee :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: .

Voltando depois de mais de 3 meses s/ tentar cultivar, estou aqui pra relatar o diario do meu cultivo com a raça South America que chegou segundona, dia 10.

Já peço desculpa à linguagem chula q usarei, pois to lembrando de todos os processos e escrevendo rápidamente pq to no meu local de serviço.

Vamos lá:



• Seringas

Fervi a agua mineral no microondas, ai tirei a seringa e a agulha da embalagem esteril e rapidamente acoplei uma na outra.
Depois de um tempo joguei agua fria sobre as seringas (que estavam fechadas), pra ver se esfriava logo pra eu confecciona-las com esporos do print.
Entrei no ambiente que eu havia limpado, previamente, com sabão em pó, água sanitária, água e lysol, fechei a porta, tirei a roupa toda e joguei pra fora do ambiente (no caso era um banheiro). Tomei banho lá dentro mesmo com Protex, borrifei lyssol em todo o ambiente, inclusive no ar, com um borrifador de jato fino. Me enxuguei e, pelado, coloquei as luvas, toca e máscara e começei a confeccionar 3 seringas (uma delas era água + glicose da yoki), pra isso eu peguei um iskeiro e uma faca sem ponta, flambei a faca, abri levemente o print, coloquei a faca sobre uma das abas de papel aluminio esperando dar uma esfriada, mas mal precisei raspar: qdo abri o print jah se soltaram uma boa esporos (obs.: print gigante: uns 8cm de diametro). então, numa tacinha de vinho que fora limpa com água fervente, joguei os esporos, espirrei o conteúdo das seringas e puxei.

2 serignas ficaram com água + esporos, a 3ª ficou com água + melzinha da yoki + esporos.

Beleza? Reservei deixando hidratar.

• Preparação dos Substratos

Vix, agora é a zona total!

Esterilizados:

2 Potes de maionese de vidro com milho de pipoca hidratados por 24 horas na panela de pressão com tampas levemente frouxas por 1 hora. (obs.: hidratados com água mineral + H2O2)

Hidratando (48 horas):

5 Potes grandes (que nem cabem na panela de pressão por causa da altura) com umam situra de alpiste + painço + niger, sendo que 1 dos 5 eu misturei arroz integral inteiro. (obs.: hidratados com água mineral + H2O2);

Um potinho de prolipolipeno de uns 100ml com a mesma mistura de sementes de pássaros.(obs.: hidratados com água mineral + H2O2).


Hidratando (24 horas)

1 Potão com trigo em grãos que vou colocar em copinhos pra serem esterilizados nuam segunda panela de pressão. (Obs.: hidratado ocm água de torneira!!! É para teste..rs)


obs.:Os potes que num foram na panela de pressão serão esterilizados no microondas.


----------------------
E hj estarei preparando uma receita de cremoagar do psilo, modificada, com adição do melzinho da yoki pra inoculação em placas de petri, q jah separei 5 esterilizadas, porem preciso saber onde minha mãe guardou meu pozinho de ágar-agar!!!
 
Última edição por um moderador:
shroower disse:
Cara, o conteudo dessa tacinha e dessa seringa parece sujeira. Aquele monte de pedacos pretos sao esporos?

São esporos sim, foi oq soboru das seringas.

Bem, jah vou dizer o resultado de tudo:

-------------------------------------

1 seringa com karo num colonizou nada até agora;
os 2 potes de milho estão contaminados em 100% com um bolor levemente verde q dá aparencia ao milho de camurça :eek:
os outros potes parecem estar muito secoes mesmo. Algum fungo se espalho por todo o substrato, mas cresceu bem pouco, e parece ser o memso do milho, porem pouco evoluido (falta de água?);
Consegui ver, na superficie do liquido, que há uns pedaços de um bolor verde, porem no fundo, próximo aos espors há umas nuvenzinhas brancas.

Hj estarei ocmprando mais painço, arroz integral e vermiculita pra fazer 5 copos PF seguindo a risca a técnica, e jogar fora o conteudo dos dois copos dem ilho pra fazer em painço solto (talvez com cremogema).
 
Fala amigao, sei que se conselho fosse bom vendia, nao dava, mas vou te dar um conselho: Nao seria melhor voce cultivar pelo metodo pf, farinha de arroz integral e vermiculita primeiro? Depois que estivesse beleza nesse metodo, passaria para os outros. Um abraço.
 
Calango disse:
Fala amigao, sei que se conselho fosse bom vendia, nao dava, mas vou te dar um conselho: Nao seria melhor voce cultivar pelo metodo pf, farinha de arroz integral e vermiculita primeiro? Depois que estivesse beleza nesse metodo, passaria para os outros. Um abraço.

fala Calangão, blz?
então, se vc lesse direitinho vc ia ver q no meio de tantas técnicas eu fiz PF Clássica tbm ;) ...

Mas vamos as 9dades

Sobrou um copo q apresentou 2 sinais me micélio, porem 50% de ocntaminações, uma delas um fungo cor cinza-ocre.

de ontem pra hj o micélio dos odis focos cresceram 5 milimetros, pois meu quarto tá um forno :D

No meio dos focos parece q começo a desenvolver rizomas, pois vi umas "raizes" de coloração branca mais forte.

Eu keria sugestões sobre oq fazer com esse micéliozinho: kero aproveita-lo
 
Vc pode tentar isola-lo, voce pode tentar um cultivo ao ar livre guerreiro, você pode tentar um casing guerreiro, vai de quanto vocÊ quer arricar ;)
 
psilocibec disse:
Vc pode tentar isola-lo, voce pode tentar um cultivo ao ar livre guerreiro, você pode tentar um casing guerreiro, vai de quanto vocÊ quer arricar ;)

talvez eu façe 2 experiencias!

Uma fazer a mesma coisa q vc fez com sua latinha sem esterilização e a outra seria isolar em papelão pra depois poder inocular micélio vivo em potes ;) :D :D

eu to bem feliz com isso!
 
Bem, com esse posto ocloco q ainda não é o fim da minha strain SOUTH AMERICA:

Fiz clonagem em papelão usando o pedacinho do micélio e está dando certo :D


Hj vou ver se tiro fotos e posto aki como ficou o papelão!
Hj tem 4 dias de isolamento do papelão! Parabeins pra mamãe q hj é aniver dela :cool:


abraços
 
sonnekonig disse:
boa sorte E115! :D
depois pretende fazer o q???

vou jogar em potinhos de smeentes esterilizadas! :D
E tbm fazer um cultivo líquido...
 
sonnekonig disse:
hmmmmm
cultivo líquido?!?! comé q é isso ai? :)

Fazer o micélio colonizar um meio líquido nutritivo para apartir dai tirar seringas com tecidos vivo para inoculação :pos: A mais famoso técnica é chamado de Karo Tek ou técnica do "melzinho" da karo.
 
:pos: na verdade vc pode usar tanto karo, quanto glicose normal da yoki quanto mel mesmo.

todos funcionam
é interessante vc enriquecer o Karo Tek com levedo de cerveja pra ter proteína disponível para a criação do micélio. idéia do Shroower
 
ahhh, entendi
já tinha lido sobre mas tinha passado "batido"! :) parece ser uma boa saída mesmo... quais são os nutrientes da levedura de cerveja?
 
Back
Top