Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu retorno - South America

Diário de cultivo problemático.
Olá keridos colegas, senhoras e senhores!

Estamos devolta aos meus bizzarros cultivos, maaaas desta vez será tudo diferenteee :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: .

Voltando depois de mais de 3 meses s/ tentar cultivar, estou aqui pra relatar o diario do meu cultivo com a raça South America que chegou segundona, dia 10.

Já peço desculpa à linguagem chula q usarei, pois to lembrando de todos os processos e escrevendo rápidamente pq to no meu local de serviço.

Vamos lá:



• Seringas

Fervi a agua mineral no microondas, ai tirei a seringa e a agulha da embalagem esteril e rapidamente acoplei uma na outra.
Depois de um tempo joguei agua fria sobre as seringas (que estavam fechadas), pra ver se esfriava logo pra eu confecciona-las com esporos do print.
Entrei no ambiente que eu havia limpado, previamente, com sabão em pó, água sanitária, água e lysol, fechei a porta, tirei a roupa toda e joguei pra fora do ambiente (no caso era um banheiro). Tomei banho lá dentro mesmo com Protex, borrifei lyssol em todo o ambiente, inclusive no ar, com um borrifador de jato fino. Me enxuguei e, pelado, coloquei as luvas, toca e máscara e começei a confeccionar 3 seringas (uma delas era água + glicose da yoki), pra isso eu peguei um iskeiro e uma faca sem ponta, flambei a faca, abri levemente o print, coloquei a faca sobre uma das abas de papel aluminio esperando dar uma esfriada, mas mal precisei raspar: qdo abri o print jah se soltaram uma boa esporos (obs.: print gigante: uns 8cm de diametro). então, numa tacinha de vinho que fora limpa com água fervente, joguei os esporos, espirrei o conteúdo das seringas e puxei.

2 serignas ficaram com água + esporos, a 3ª ficou com água + melzinha da yoki + esporos.

Beleza? Reservei deixando hidratar.

• Preparação dos Substratos

Vix, agora é a zona total!

Esterilizados:

2 Potes de maionese de vidro com milho de pipoca hidratados por 24 horas na panela de pressão com tampas levemente frouxas por 1 hora. (obs.: hidratados com água mineral + H2O2)

Hidratando (48 horas):

5 Potes grandes (que nem cabem na panela de pressão por causa da altura) com umam situra de alpiste + painço + niger, sendo que 1 dos 5 eu misturei arroz integral inteiro. (obs.: hidratados com água mineral + H2O2);

Um potinho de prolipolipeno de uns 100ml com a mesma mistura de sementes de pássaros.(obs.: hidratados com água mineral + H2O2).


Hidratando (24 horas)

1 Potão com trigo em grãos que vou colocar em copinhos pra serem esterilizados nuam segunda panela de pressão. (Obs.: hidratado ocm água de torneira!!! É para teste..rs)


obs.:Os potes que num foram na panela de pressão serão esterilizados no microondas.


----------------------
E hj estarei preparando uma receita de cremoagar do psilo, modificada, com adição do melzinho da yoki pra inoculação em placas de petri, q jah separei 5 esterilizadas, porem preciso saber onde minha mãe guardou meu pozinho de ágar-agar!!!
 
Última edição por um moderador:
Boa sorte, tomara que de tudo certo com esse milho e essas sementes em microondas.

Nao esquece de deixar espaco no pote pra poder agitar as sementes depois que comecar a colonizar e tente manter o maximo de tempo possivel o pote quente depois que sair do microondas. Deixe la ate a agua nas sementes comecar a evaporar mas nao tempo suficiente pra explodir a casca.

Abracos.
 
shroower disse:
tente manter o maximo de tempo possivel o pote quente depois que sair do microondas. Deixe la ate a agua nas sementes comecar a evaporar mas nao tempo suficiente pra explodir a casca.

Tm idéia de como tampar os potes no microwave?
Como sei o tempo certo pra num arrebentar a casca?

(Devia ter pesquisado isso antes)
 
Bem, houveram alguns emprevistos como, por exemplo, a mamãe sumir com o frasquinho de agar agar que me custou 4 reais e tbm o trigo ter passado 1 mes do prazo de vencimento e depois de hidratado ter cescido uns bichinhos nele.

Então, as técnicas em ágar e com o uso do trigo foram suspensas.



De resto, axo q ocorreu tudo bem!
Axo q sou melhor pra inocular do que pra confeccionar seringas.

os pots de sementes foram esterilizadas no microondas por 15 minutos, depois esfriaram lá memso até ficarem mornas. Utilizei, para cobrir os potes temporarioamente no microondas, 2 folhas de papel manteiga para cada pote, assim num cai nenhum contaminante dentro do pote.

Depois levei-os rapidamente para o ambiente limpo, deixei-os lá até esfriarem compeltamente e inoculei levantando levemente as tampas de papel e jogando uma pekena quantidade da seringa para cada pote. A cada pote inoculado, trokei o papel por plastico PVC e lacrei com fita crepe.

Os dois potes de milho foiram mais simples, e acredito q possam tem tido menos chances de contaminarem, por terem ido à panela de pressão e tbm num terem ficado À mercê de outro ambiente, que num seja o banheiro limpinho. Esses de mihlo tinahm rosca, então au levantei ás tamaps só o suficiente pra águlha da seringa passar e inocular. Entre a tampa e a rosca coloquei uma máscara cirurgica.

Obs.: PAra cada pote, a agulha da seringa foi flambada.

Não senti confiança no microondas, mesmo eu tendo limpado ele antes de colocar os potes para esterilizarem.

Vasmo ver os resultados.
 
Cara, porque nao furou a tampa / papel manteiga???

Levantar a tampa / papel manteiga pra inocular em ambiente nao esteril nao eh nada bom :rolleyes:

Mas ja que esta feito, boa sorte.
 
Eu tenho tanto medo de matar os esporos que não flambo a agulha não ...

Boa sorte na nova empreitada!
 
psilocibec disse:
Eu tenho tanto medo de matar os esporos que não flambo a agulha não ...

Eu fiz um teste com outra agulha:

eu enxi de água a seringa, aí flambei a agulha até incandecer, depois espirrei um poquinho só de água, depois coloquei o dedo na agulha e ela tava fria, como se nem tivesse sido flambada nakele instante.
 
Utilizo uma taça alta com álcool.

Deixo todas as seringas dentro da taça.

As agulhas devem ficar totalmente imersas no álcool.

Faço os furos de inoculação e descanso a agulha dentro da taça.

Nunca ocorreu problemas.
 
Mauricio disse:
Utilizo uma taça alta com álccol.

Deixo todas as seringas dentro da taça.

As agulhas devem ficar totalmente imersas no álcool.

Faço os furos de inoculação e descanso a agulha dentro da taça.

Nunca ocorreu problemas.
E inocula ela molhada de alcool mesmo ou espera ele evaporar?
 
O álcool na agulha é aborvido pelo selo de vermiculita.

O selo tem 1 cm de espessura.

Quando a agulha atravessa o selo o álcool é retido.

O que passar não causa problema.
 
Eu acho que o melhor mesmo eh flambar a agulha, nao tem nada demais nisso, quantos ml cabem numa agulha? No maximo os esporos que caibam na agulha vao morrer com o calor se voce nao esperar esfriar. Alcool, candida, etc, etc, etc, nada disso mata endoesporos. Ja o calor que faz o metal encandescer mata tudo, no geral.

Se mesmo assim nao quiser flambar a agulha use formol 40% ao invez de alcool, este mata endoesporos (depois de um tempo, nao na hora).

:)
 
Creio que a maioria deles. Os produzidos pelo Bacillus cereus (wet spot) e outros do genero Bacillus, por exemplo. Formol eh muito usado em esterilizacao de coisas que nao suportam calor.
 
Continuando...

Ontem tirei umas fotos com uma máquina meia boca mesmo pq num tinha outra :D .

Os cultivos parecem estar indo bem.

os milhos parecem estar contaminados porq tem umas manchas verdes esbranquiçadas.

O pote de sementes + arroz num apareceu nada até agora.

E115 disse:
então, numa tacinha de vinho que fora limpa com água fervente, joguei os esporos, espirrei o conteúdo das seringas e puxei.
A ultima seringa q fiz foi a com Yoki, mas havia sobrado um pouco de liquido, então eu tampei a tacinha com uma luva...

Vejam as fotos em anexo.
Obs.: A tacinha tah colonizando!!!

Foto1: Tacinha com nuvenzinhas de micélio :eek: :rolleyes: :D
Foto2: Milho com possivel contaminação :confused:
Foto3: Substrato de sementes colonizando (micélio ou contamn.?) :eek:
Foto4: Sobstrato de sementes aparentemente com micélio s/ contaminações.
IMG_0046.jpgIMG_0048.jpgIMG_0049.jpgIMG_0050.jpg
 
Foto5: Outro pote de milho possivelmente contaminado;
Foto6: Arroz + Sementes sem colonização de nada até agora;
Foto7: Seringa com Yoki e seus esporos;
Foto8: Seringa com Yoki e esporos.

Obs.: Num dá pra ver na seringa se jah há a nuvenzinha de micélio, mas há uma aglutinação de esporos como se fosse uma massa junta, como vcs podem ver nas duas fotos. Mesmo se axarem q usei muitos epsoros, saibam q eu nem precisei raspar o print pra sair tudo isso de esporos. To com o print cheio ainda.
IMG_0051.jpgIMG_0052.jpgIMG_0053.jpgIMG_0054.jpg
 
Hmm acho que ainda não dá pra afirmar nada, espera crescer mais um pouco.

Cuidado com o micélio crescendo na taça, uma vez achei q tinha micélio em uma seringa e na verdade era contaminação, eu aconselho a testar em agar (hehe indico o cremoagar) antes de inocular e perder substrato.

Boas vibrações ai !! :pos:
 
psilocibec disse:
Cuidado com o micélio crescendo na taça, uma vez achei q tinha micélio em uma seringa e na verdade era contaminação, eu aconselho a testar em agar (hehe indico o cremoagar) antes de inocular e perder substrato.

É isso q pretendo fazer, psilo.
mas com akele tanto de esporos axo dificil ser ocntaminação, mas naum impossível.

Só to criando coragem pra desembolsar 4 reais pra ocmprar mais 5g de ágar. minha mãe sumiu com meu outro potinho d agar q eu nem tinha usado!

Abraços!!!
 
Cara, o conteudo dessa tacinha e dessa seringa parece sujeira. Aquele monte de pedacos pretos sao esporos?
 
são sim shroower. Falando nisso, hj a tarde qdo fui almoçar, vi os milhos. Os dois copos estão ocm qse todos os grãos de milho contaminados :mad:
 
Back
Top