Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu Primeiro Cultivo.

Diário de cultivo problemático.
Estimad@s coleg@s explorador@s da Vida, estou criando este tópico porque sou um aprendiz de Micologista, fascinado pelo Reino Fungi, aplicando meus conhecimentos, vivências, experiências e energias no entendimento, preservação e cultivos destes Fungos tão especiais. Como sou iniciante, vou postar aqui o que está acontecendo e o que acontecerá com o meu primeiro cultivo de um cogumelo que colhi no pasto.

Trata-se de um Stropharia Cubensis, que classifiquei como SC Guararemensis (SCG), já que o exemplar alpha foi colhido no Pasto X de Guararema. Preciso dizer que os pastos de Guararema já não são mais o que foram no passado. Acho que foi tanto doido por lá catando cogus e endoidecendo na cidade, que @s car@s mandaram algum agente antifugo, talvez até por chemtrail (despejados de avião), que praticamente acabou com os micélios superiores e até fungos inferiores. Os pastos de lá hoje em dia estão praticamente desprovidos de vida fúngica.

Mas eu fiz uma oração ao Grande Cogumelo, e fui atendido. Numa viagem a Paraibuna, eu e meu amigo Prof. Wash decidimos passar no Pasto X onde tivemos a glória de coletar 4 exemplares de SCG. Um "de vez", pequenino mas perfeito. Os outros três estavam perto da decomposição. Usei um deles para iniciar o cultivo, e usamos os outros num chá que alegrou nossa noite no sítio.

Estas são as fotos dos exemplares que tivemos a graça de coletar. Devagar eu vou postando o desenrolar da História. Espero que seja útil para tod@s. Por gentileza: comentem à vontade!

NAMASTE2013-02-17 13.00.04.jpg2013-02-17 13.00.48.jpg
 
Última edição por um moderador:
Entendi: "baixar a umidade e/ou aumentar a circulação de ar" é o que me resta. Já fiz isso hoje, fiz mais duas fileiras de furos nos terrários... vamos ver se funfa!

Este é o meu principal Guia

Vou dar uma olhada no meu cultivo de CobWeb pra ver se está progredindo! Daqui a pouco eu volto.
2013-03-01 11.48.00.jpg
 
Entendi: "baixar a umidade e/ou aumentar a circulação de ar" é o que me resta. Já fiz isso hoje, fiz mais duas fileiras de furos nos terrários... vamos ver se funfa!
Inicie tudo novamente, utilizando esporos previamente limpos e selecionados, ou tente carimbar algum cogumelo, e a partir dai tentar um cultivo de cubensis mesmo.
 
Amigo, você tem carimbos que recebeu da profungos ae né!?!?!?
Inicia com eles que a probabilidade de estarem estereis é quase de 100% :)
 
Você ri né sunshine, tudo bem... mas saiba que quem ri por último ri melhor! Outro dia eu mastiguei um bocado do micélio CobWeb e fiquei bem alegrinho. Será que o tal em psilocibina? Deve ter!

Vou fazer os outros cultivos sim, Ianomâmi e Xapuri que recebi da PF. Vou fazer com todo carinho e cuidado desta vez. Mas ainda quero experimentar a Gelatina d@s Deus@s que botei pra crescer no PDA. Sei lá, questão de apego talvez... quem sabe. Eh nóis! :deolho:
 
Você ri né sunshine, tudo bem... mas saiba que quem ri por último ri melhor! Outro dia eu mastiguei um bocado do micélio CobWeb e fiquei bem alegrinho. Será que o tal em psilocibina? Deve ter!
Ja ouviu falar em efeito placebo?
cara nao to querendo te desanimar, nem ir contra o teu cultivo, eu vejo que voce tem força de vontade e acesso a materiais pra cultivo, é inteligente e bem expressivo.
So precisa de micelio de cubensis mesmo pra começar seus estudos.
Material coletado em campo requer um pouco mais de conhecimento da micro-biologia pra dar certo - ou como diria caetano, OU NAO.
tem bastante gente que chega aqui e cultiva direto do selvagem sem problemas.
ae vai muito da sorte(coisa em que nao @credito).
BOA SORTE, OU NAO.
so nao desista.
 
:confused: Pois é, Mortandello, vou ser obrigado a descartar tudo que tenho feito até agora, e recomeçar do zero com os carimbos da PF. Não desisti não, apenas fiquei decepcionado com estes primeiros resultados. Mas também fiquei mais humilde e perseverante. Se o Grande Cogumelo permitir, um dia eu chego lá! :!:
 
Caro Ashtar...estas pessoas que estão postando aí...são as mesmas que guiam meus cultivos. Continue humilde e persevarante. Só não desista!!! Já tem os carimbos da PF?
 
No retreat, no surrender! Tenho 2 carimbos da PF, Ianomâmi e Xapuri, que estão bem guardadinhos por enquanto. Nesta semana, eu vou providenciar os ítens de equipamentos e produtos para começar o cultivo "no stile". Valeu a força Sand, vamos que vamos! :blackalien:

Só pra confirmar com vocês.

É mesmo 2013-03-03 08.40.20.jpg2013-03-03 08.40.52.jpg CobWeb?
 
Só pra confirmar com vocês.
É mesmo CobWeb?

Ashtar, guarde bem o CHEIRO, COR CINZENTA, micélio FELPUDO DEMAIS e a ALTA VELOCIDADE de crescimento disso aí!
Essas são características que te permitirão reconhecer o cobweb, se aparecer novamente. São características bem diferentes do micelio de Cubensis; cheiro agradável, branco intenso, micelio rizomorfico e crescemento mais demorado.

Descarte isso rapidamente, limpe tudo que esteve próximo ao contaminante com água sanitária pois o cob já espalhou seus esporos por ai. Tenha os cuidados com assepsia e vai dar tudo certo dessa vez. Boa sorte!

Micélio - Cubensis:

Multiesporos - 11 dias.JPG
 
Última edição:
Valeu Anatman, vou fazer exatamente como você orientou, descartar isso aí, promover uma faxina geral e irrestrita e tomar muuuito cuidado com assepsia. De qualquer maneira esta experiência serviu de aprendizado em todos os níveis. Agora já aprendi a distinguir bem o que é micélio e o que parece mas não é!

Grato pelos votos de boa sorte! :geek:

Sendo assim, dou por encerrado este tópico. Quando tiver tudo bem higienizado e preparado, vou inocular o Ianomâmi, e depois o Xapuri. Para vocês acompanharem o processo e poderem orientar melhor, a seu tempo criarei outro tópico. Muito grato a tod@s! :!:
 
Última edição por um moderador:
PFtek do zero, fazendo a risca, resultado vem e o conhecimento também. Ai sim da pra criar novas receitas e técnicas.

Espero que tenha sucesso no próximo cultivo.

Abraco!
 
M3g4d3th, muito grato pelos toques, alertas e a paciência ao lidar com um "cabaço" em Micologia como eu. Mas ainda estou lúcido, eu aprendo. Ainda quero ter a graça, o prazer e a honra de compartilhar consigo um cultivo bem sucedido. Falando em bem sucedido, grato também pelos votos de SUCESSO, está valendo! :cool:
 
Fato histórico, caro dello, no próximo cultivo farei o que estiver ao me alcance para acabar com a Mortand(ade) da micélia, e promover um ambiente incontaminado para sua ampla expansão e gloriosa frutificação. Eu amo muito tudo isto! :cool: Antes que eu me esqueça, agradecido pelos toques, dicas e orientações. Juntos somos mais! :pirata:

no futuro, depois que seu primeiro cultivo der certinho, posso te zoar, dizendo porra voce comeu cobweb cara!
Falando nisso, acabo de descartar três potes cobwebizados. Estou começando a descontaminar meu lab dessa praga! Mas que eu comi, comi! Ainda bem que não estava cinza ainda! :)
 
Fala mano AshtarSherry tudo a pampa?

então cara esse meu diario aqui foi uma domesticação de Cubensis de guararema feita com uma seringa-multi esporos retirado do pasto do timbira( pode ser que tu conheça rip malucão da cabeça, muito conhecido na city,faz artesanato e se veste todo colorido)ganhei um cubensis feito de cera de abelha e um pipe de cogumelo dele... https://teonanacatl.org/threads/selvagem-na-adaptação-del-mago.6948/
 
Vergonha... é o que eu não tenho na cara, dá uma olhada n@ avatar. Mas no íntimo tenho uma vergonha danada de ter mastigado cobweb, achado gostoso e ainda por cima tido uma leve trip que associo ao PCG. Vai saber...

Mas sim: EEEEECCCAAA!
COBWEB NUNCA MAIS!!!

:eek:

Fala mano AshtarSherry tudo a pampa?

então cara esse meu diario aqui foi uma domesticação de Cubensis de guararema feita com uma seringa-multi esporos retirado do pasto do timbira( pode ser que tu conheça rip malucão da cabeça, muito conhecido na city,faz artesanato e se veste todo colorido)ganhei um cubensis feito de cera de abelha e um pipe de cogumelo dele... https://teonanacatl.org/threads/selvagem-na-adaptação-del-mago.6948/
blz, brow, não conheço o cara, vou procurá-lo da próxima vez que for lá. Que legais os presentes do timbira, heim?! Há tempos conclui que o Cogu gosta da Arte. Vou ver sua postagem e curtir. Fica na PAZ :cool:
 
Back
Top