Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu Primeiro Cultivo.

Diário de cultivo problemático.
Estimad@s coleg@s explorador@s da Vida, estou criando este tópico porque sou um aprendiz de Micologista, fascinado pelo Reino Fungi, aplicando meus conhecimentos, vivências, experiências e energias no entendimento, preservação e cultivos destes Fungos tão especiais. Como sou iniciante, vou postar aqui o que está acontecendo e o que acontecerá com o meu primeiro cultivo de um cogumelo que colhi no pasto.

Trata-se de um Stropharia Cubensis, que classifiquei como SC Guararemensis (SCG), já que o exemplar alpha foi colhido no Pasto X de Guararema. Preciso dizer que os pastos de Guararema já não são mais o que foram no passado. Acho que foi tanto doido por lá catando cogus e endoidecendo na cidade, que @s car@s mandaram algum agente antifugo, talvez até por chemtrail (despejados de avião), que praticamente acabou com os micélios superiores e até fungos inferiores. Os pastos de lá hoje em dia estão praticamente desprovidos de vida fúngica.

Mas eu fiz uma oração ao Grande Cogumelo, e fui atendido. Numa viagem a Paraibuna, eu e meu amigo Prof. Wash decidimos passar no Pasto X onde tivemos a glória de coletar 4 exemplares de SCG. Um "de vez", pequenino mas perfeito. Os outros três estavam perto da decomposição. Usei um deles para iniciar o cultivo, e usamos os outros num chá que alegrou nossa noite no sítio.

Estas são as fotos dos exemplares que tivemos a graça de coletar. Devagar eu vou postando o desenrolar da História. Espero que seja útil para tod@s. Por gentileza: comentem à vontade!

NAMASTE2013-02-17 13.00.04.jpg2013-02-17 13.00.48.jpg
 
Última edição por um moderador:
beraldo, eu comecei o cultivo inoculando dois potes de 500ml cada, esterilizados com substrato de arroz integral. Um deles com pequenos pedaços de uma chapeleta, e o outro com uns pedacinhos de micélio que colhi aos pés da santa cruz... oops, aos pés dos cogus acima. Passada uma semana, nenhum dos dois potes mostrava sinais de desenvolvimento do micélio, então, num ato de desespero, preparei um substrato de 5l de terra de jardim, pedra mármore mini e vermiculita. No dia seguinte, o micélio se fez notar, e a partir de então desenvolveu-se explosivamente. Veja as fotos:

2013-02-25 22.53.17.jpg2013-02-26 08.24.43.jpg2013-02-26 19.01.15.jpg
 
Última edição por um moderador:
Quando vi que o micélio estava poderoso, eu decidi cortar um string dicariótico promissor, e inoculá-lo em substrato de milho de pipoca+centeio, em potes de vidro de 500ml. Veja as fotos.[

2013-02-27 12.09.50.jpg2013-02-27 12.13.34.jpg2013-02-27 12.14.54.jpg
 
Última edição por um moderador:
Eu fiz 3 potes para produção de micélo facilmente quebrável em pedacinhos, para inseminar futuros meios de cultura. O quarto pote, que está coberto com papel alumínio, fiz para formar um bolo de frutificação mesmo, pra ir direto ao terrário quando estiver totalmente colonizado. Veja a foto:2013-02-27 12.26.24.jpg .

Veja o micélio que está se formando no pote do bolo: 2013-03-01 19.04.31.jpg

Depois disso rolou a tragédia: CONTAMINAÇÃO no case principal. Surgiu de repente, não mais que de repente, uma gosma amarronzada, detonando o Micélio. Dá uma olhada, sabe definir o que e porque seria isso?
2013-02-28 09.42.44.jpg

Ao perceber a contaminação, eu colhi pedaços do micélio que ainda estava sadio, e coloquei-os em potes com substrato de farinha de arroz integral e Vermiculita. Nestes potes, a coisa está ficando assim:

E mergulhei o case principal em água+água sanitária (5%). Deixei imerso por um dia, drenei a água e cobri tudo com Vermiculita. Deixei dentro do terrário pra ver se funfa ainda... Salve-me oh Grande Cogumelo, salve o nosso precioso micélio!
2013-03-01 14.06.01.jpg2013-03-01 19.17.54.jpg2013-03-01 19.18.55.jpg
 
Última edição por um moderador:
acho que eh o mais lindo cultiv@ de c@bweb que eu j@ vi aqui pelo forum.
por curi@sidade, em que vai utiliza-l@?
 
Mortandello, pode ir tirando sarro, mano, mas quando eu uso @ nas palavras, é só pra indicar comum de dois gêneros, nem masculino nem feminina. Se é que me entende... :cautious:

Vou utilizá-lo pra fazer doações ao Criança Esperança. :devil: Fala sério, viu...

Evite a utilização de produtos quimicos no cultivo. Água sanitária ira deformar os frutos.

Boa sorte por ae :)
Beleza, AmaralGpuava, vou tentar... Mas antes um cogu deformado que nenhum cogu, pelo menos é o que eu acho. Estou pra fazer a inoculação do Ianomâmi e o Xapuri, mas com estes vou ser extremamente rigoroso com a esterilização geral e irrestrita! Valeu o toque. :cool:

Ontem preparei algumas placas (plástico descartável) com a famosa PDA - Potatow Dextrose Agar. Só que não vou usá-las para inoculação dos Ianomâmi e Xapuri. Para isso eu vou comprar placas de petri pré-esterilizadas, cozinhar o PDA até ficar totalmente translúcido, e esterilizar antes da inoculação, em glove box. E tomar todas as precauções necessárias com relação aos possíveis contaminantes.

Para inocular estas placas de PDA, vou usar só as strings dicarióticas mais poderosas que tenho do SCG, para fazer a Gelatina do Deus Cogumelo mais deliciosa que já se experimentou. Me aguardem! :devil:2013-03-01 11.36.57.jpg2013-03-01 11.28.30.jpg
 
mas voce esta ligado que o micelio que tens demonstrado nao eh de cubensis ne?
isso tudo ae eh cobweb.
 
É micélio de Stropharia Cubensis Guararemensis, sem dúvida alguma, Mortandello. Eu sei os efeitos que os cogus dos quais estes esporos e micélio foram fruto! Está um pouco agoldoado por certo, mas tem aflorações rizomórficas dicarióticas muito evidentes. Mas estou de olho pra ver o que rola. Espero ser bem sucedido!

Aliás eu nem sei o que é cobweb!

:greyalien:
 
eu discordo. em algum ponto (se eh que este existiu) voce perdeu o cultivo para o Cobweb.
e agora a nomenclatura correta eh Psilocibe Cubensis.
nao se faça de oldschool cultivando micelio de cobweb, nao combina.
 
lol ... Cobweb então, que seja... Psilocibe cubensis é tudo que eu quero aqui e agora! Certeza que é!


Inoculei em placas (de plástico) com PDA. Vamos ver se rola a Gelatina do Deus Cogu! Torçam pro mim! :geek:
2013-03-01 19.02.52.jpg2013-03-02 19.54.11.jpg2013-03-02 19.54.44.jpg
 
Material muito bom amigo, cuida mais com assepsia que você consegue combate esse cultivo de cobweb por ae!
Da uma pesquisada no forum sobre "CobWeb" , tem um vasto material sobre esse contaminante aqui na comunidade, da uma pesquisada ae :)
 
Falou, mano, vou pesquisar e tentar não dar chance aos contaminantes, sejam os que forem. O CobWeb é musgo, bactéria, vírus? Bem, não precisa responder. Na pesquisa eu encontro a resposta. Grato pelo retorno! Cogumelando... quero é que as minhas placas com gelatina de PDA prosperem... aí vai ser só alegria! :cool:

GELATINA D@S DEUS@S :blackalien:

eu discordo. em algum ponto (se eh que este existiu) voce perdeu o cultivo para o Cobweb.
e agora a nomenclatura correta eh Psilocibe Cubensis.
nao se faça de oldschool cultivando micelio de cobweb, nao combina.
Mano Mortandello, estou pesquisando sobre essa tal Colweb e não estou conseguindo nada substancial. Pode nos iluminar sobre esse contaminante fatal? Agradecemos antecipadamente! :olhoroxo:
 
Back
Top