Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu primeiro cultivo (Orissa India) - TESTE

Diário de cultivo problemático.
* 15/09 - Recebi o carimbo de esporos e confeccionei uma seringa de 20ml usando 1/4 do print. Pinguei algumas gotas de água bidestilada em cima do print, com uma argola de inoculação misturei delicadamente até soltar toda a área desejada do print. Derramei essa água do print dentro do copo de coleta estéril e misturei com o resto da água bidestilada totalizando 16ml. Utilizarei 2ml por copo num total então de 8 copos. Como o carimbo datava 2007, resolvi deixar hidratando por mais tempo antes de começar a preparar o substrato dos bolos.

* 17/09 - Preparei o substrato e preenchi os potes, neste momento que escrevo estão na panela de pressão esterelisando. Segui a receita clássica do bolo PF, mas adicionei 1 colherzinha de chá de cremogema por pote, já que essa strain (orissa india) é um monstro e precisa de muitos nutrientes. A técnica do bolo pf não é muito indicada para cultivar esta strain, o melhor seria usar esterco de cavalo e fazer um casing, mas azar, vou tentar assim mesmo, é só para fazer um teste mesmo pra ver se tudo dá certo. Num futuro próximo terei mais paciência para preparar um substrato de esterco. Amanhã farei a inoculação dos potes.

* 18/09 - Acabei de fazer a inoculação. Esterelisei a bancada de trabalho primeiro com álcool 96 e depois com água sanitária, o mesmo para a glovebox. Abri a panela de pressão e botei os potes na glovebox rapidamente sem abrir a tampa, pelos buracos das mãos mesmo. Antes eu já tinha me lavado bem com protex, usei máscara, touca e luvas. Utilizei uma lamparina e antes de inocular cada pote eu limpava a agulha com álcool e flambava até ficar brilhando vermelha. Pus 0,5ml por furos equidistantes nas tampas dos potes, 2ml por pote. Pus os 8 potes dentro de uma sacola de lixo preta dentro de uma caixa de sapato, então os coloquei dentro da incubadora calibrada em 28,5 graus celsius. (Incubadora feira com uma caixa de isopor 100L, um pote de 2L onde fiz um furo na tampa onde encaixou perfeitamente um aquecedor/termostato de aquário de 50w), fixei na parte de fora do isopor um termômetro digital para o controle da temperatura (ele tem um fiozinho q tem uma ponta plástica q vc põe onde quiser medir a temp.). Vamos esperar agora para ver se houve contaminaçao ou não. Assim q começar a crescer o micélio posto as fotos!!

* 19/09 - Nossa que ansiedade! Que vontade de ir lá abrir a incubadora pra dar uma olhadinha!! Mas tenho que me controlar kkkkkk! Acho que só segunda para o micélio mostrar alguns sinais de vida! Até lá! * 15:14 - Acabei de voltar das compras hehehe! Já que são 8 bolos, vou fazer uma experiência: 4 deles vou por no terrário direto dos potes e com os outros 4 vou fazer duas quentinhas de alumínio (técnica casing). Comprei pó de coco (coquim) para fazer o bulk, vou adicionar a borra do café e estava pensando em adicionar um pouco de cremogema também. Comprei turfa pra fazer a camada de casing com a vermiculita, carbonato e sulfato de cálcio (gesso). Vou seguir rigorosamente as técnicas do tiozinho barbudo daquele vídeo "Let's grow mushrooms". Até mais!

* 20/09 - Não me aguentei e fui lá olhar a incubadora hehehe Nada de micélio ainda! :( Acho q só segunda ou terça. Aproveitei e tirei umas fotos pra dar uma colorida no diário. Até!

* 24/09 - Hj como eu não tinha nada pra fazer e tô em casa de bobeira, tive que inventar algo pra não ficar doido de ansiedade e ir lá fuçar na incubadora kkkkkk!! Preparei uma cultura líquida com água e mel orgânico (150ml água / 7,5ml mel) e inoculei com 2ml de solução de esporos que tinha sobrado. Peguei um HD velho pra tirar o imã, um cooler velho e montei um misturador magnético. Até mais!

* 28/09 - Finalmente depois de 8 dias de agonia, pelo menos 1 dos potes está mostrando sinal de atividade biológica. Acho que é micélio, é branquinho!

Ah me esqueci de comentar que não vou postar fotos do início do cultivo e nem descrever detalhadamente os passos, acredito que todo mundo aqui está careca de saber como se faz uma seringa, como se faz um bolo pf etc...

Mas a partir da inoculação sim postarei as fotos do andamento do cultivo!

Abraços!
 
Última edição por um moderador:
Tenta deixar eles quietos e não mexer nem expor a luz por uma semana e ve o que dá.
 
hey gargamel, mal lhe pergunte e o off topic... mas como você fez pra ligar esse cooler do seu misturador? qual tipo de fonte usou? estou querendo usar uns fan coolers aqui e estou com medo de queimá-los usando uma fonte errada hahaha se puder dar uma luz aí, valeu!
 
ae Gargamel! Quanto de água que vc usou para esterelizar os potes na panela de pressão? e quanto de água usou para a preparação dos substratos??
Estou te perguntando pois no meu cultivo que vc esta acompanhando aqueles copos que não colonizaram eu errei a receita! coloquei pouca água, na verdade eu estava fazendo 8 copos e como estava acostumado a fazer sempre 4 copos, coloquei a quantidade de água para 4 copos só, mas ai no finalzinho eu vi que tava faltando água, corrigi a receita e terminei de fazer os 3 ou 4 copos que faltavam, que são justamente os copos que colonizaram.
E os outros copos não colonizaram, ou não colonizou mais copos (depois que corrigi a receita no meio da confecção dos copos) pois coloquei muita água na panela de pressão, e acabou entrando água em alguns copos!
Esses foram os meus motivos da não colonização dos copos! Sugiro que tente se lembrar se a receita estava correta e se não entrou água no substrato na panela de pressão!

do resto tudo em ordem..
obrigado por tambem acompanhar meu cultivo.
:pos:
 
hey gargamel, mal lhe pergunte e o off topic... mas como você fez pra ligar esse cooler do seu misturador? qual tipo de fonte usou? estou querendo usar uns fan coolers aqui e estou com medo de queimá-los usando uma fonte errada hahaha se puder dar uma luz aí, valeu!

Bro vc precisa de uma fonte de 12v para um cooler. Tenho certeza q vc deve ter na sua casa várias fontes de aparelhos antigos ou estragados.

Boa sorte!

ae Gargamel! Quanto de água que vc usou para esterelizar os potes na panela de pressão? e quanto de água usou para a preparação dos substratos??
Estou te perguntando pois no meu cultivo que vc esta acompanhando aqueles copos que não colonizaram eu errei a receita! coloquei pouca água, na verdade eu estava fazendo 8 copos e como estava acostumado a fazer sempre 4 copos, coloquei a quantidade de água para 4 copos só, mas ai no finalzinho eu vi que tava faltando água, corrigi a receita e terminei de fazer os 3 ou 4 copos que faltavam, que são justamente os copos que colonizaram.
E os outros copos não colonizaram, ou não colonizou mais copos (depois que corrigi a receita no meio da confecção dos copos) pois coloquei muita água na panela de pressão, e acabou entrando água em alguns copos!
Esses foram os meus motivos da não colonização dos copos! Sugiro que tente se lembrar se a receita estava correta e se não entrou água no substrato na panela de pressão!

do resto tudo em ordem..
obrigado por tambem acompanhar meu cultivo.
:pos:


Então irmão, segui a risca a receita usando potes medidores e tudo, não errei na receita, e na panela de pressão foi tranquilo, eu tenho um suporte q eu ponho no fundo da panela, os copos vão em cima deste suporte e então encho de água até bater no fundo dos copos, e eles estavam bem protegidos com papel alumínio. Dá uma olhada como são os meus copos, eles protegem bem o conteúdo, tinha a fita micropore ainda por cima dos furos, mais o papel alumínio.

Eu faço parte de outros fóruns de cultivo, e segundo dicas de pessoas mais experientes parece q esse orissa india demora mesmo, teve um que me disse q inoculou uma placa de petri e demorou 2 semanas pra aparecer o micélio, e mais umas 2 semanas pra ele crescer do tamanho de 1/4 de uma moeda. Ele disse q tem q ter paciência com essa strain, mas que o resultado compensa! Vamos ver né! Abraço
2.JPG
 
Última edição por um moderador:
Saudações!

Tá muito massa. Gostei muito da engenhoca do misturador(adoro inverntar essas coisasa também).

Tomara que de tudo certo.

Abraços irradiantes!
 
parece q esse orissa india demora mesmo, teve um que me disse q inoculou uma placa de petri e demorou 2 semanas pra aparecer o micélio, e mais umas 2 semanas pra ele crescer do tamanho de 1/4 de uma moeda. Ele disse q tem q ter paciência com essa strain, mas que o resultado compensa! Vamos ver né! Abraço

Notei essa demora quando cultivei Orissa também :pos:
 
Aquele mesmo pote está apresentando crescimento e micélio ficando cada vez mais branquinho!! ;)

Porém, o resto continua na estaca zero...:(
DSC07214.JPG
 
um... espero q esse micélio fique cada vez mas forte

e os outros, deem as caras tbm

boa sorte!!
 
Bro vc precisa de uma fonte de 12v para um cooler. Tenho certeza q vc deve ter na sua casa várias fontes de aparelhos antigos ou estragados.

Boa sorte!

valeu pela dica cara! tenho uma fonte 12v aqui sim e vou tentar ligá-los com ela.

abraço e sorte no seu cultivo!
 
Cultivo abandonado, nenhum pote apresentou progresso.

Descanse em paz

hehe
 
=/

Que pena cara, novos copinhos agora?
 
Back
Top