Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu primeiro cultivo (Orissa India) - TESTE

Diário de cultivo problemático.
* 15/09 - Recebi o carimbo de esporos e confeccionei uma seringa de 20ml usando 1/4 do print. Pinguei algumas gotas de água bidestilada em cima do print, com uma argola de inoculação misturei delicadamente até soltar toda a área desejada do print. Derramei essa água do print dentro do copo de coleta estéril e misturei com o resto da água bidestilada totalizando 16ml. Utilizarei 2ml por copo num total então de 8 copos. Como o carimbo datava 2007, resolvi deixar hidratando por mais tempo antes de começar a preparar o substrato dos bolos.

* 17/09 - Preparei o substrato e preenchi os potes, neste momento que escrevo estão na panela de pressão esterelisando. Segui a receita clássica do bolo PF, mas adicionei 1 colherzinha de chá de cremogema por pote, já que essa strain (orissa india) é um monstro e precisa de muitos nutrientes. A técnica do bolo pf não é muito indicada para cultivar esta strain, o melhor seria usar esterco de cavalo e fazer um casing, mas azar, vou tentar assim mesmo, é só para fazer um teste mesmo pra ver se tudo dá certo. Num futuro próximo terei mais paciência para preparar um substrato de esterco. Amanhã farei a inoculação dos potes.

* 18/09 - Acabei de fazer a inoculação. Esterelisei a bancada de trabalho primeiro com álcool 96 e depois com água sanitária, o mesmo para a glovebox. Abri a panela de pressão e botei os potes na glovebox rapidamente sem abrir a tampa, pelos buracos das mãos mesmo. Antes eu já tinha me lavado bem com protex, usei máscara, touca e luvas. Utilizei uma lamparina e antes de inocular cada pote eu limpava a agulha com álcool e flambava até ficar brilhando vermelha. Pus 0,5ml por furos equidistantes nas tampas dos potes, 2ml por pote. Pus os 8 potes dentro de uma sacola de lixo preta dentro de uma caixa de sapato, então os coloquei dentro da incubadora calibrada em 28,5 graus celsius. (Incubadora feira com uma caixa de isopor 100L, um pote de 2L onde fiz um furo na tampa onde encaixou perfeitamente um aquecedor/termostato de aquário de 50w), fixei na parte de fora do isopor um termômetro digital para o controle da temperatura (ele tem um fiozinho q tem uma ponta plástica q vc põe onde quiser medir a temp.). Vamos esperar agora para ver se houve contaminaçao ou não. Assim q começar a crescer o micélio posto as fotos!!

* 19/09 - Nossa que ansiedade! Que vontade de ir lá abrir a incubadora pra dar uma olhadinha!! Mas tenho que me controlar kkkkkk! Acho que só segunda para o micélio mostrar alguns sinais de vida! Até lá! * 15:14 - Acabei de voltar das compras hehehe! Já que são 8 bolos, vou fazer uma experiência: 4 deles vou por no terrário direto dos potes e com os outros 4 vou fazer duas quentinhas de alumínio (técnica casing). Comprei pó de coco (coquim) para fazer o bulk, vou adicionar a borra do café e estava pensando em adicionar um pouco de cremogema também. Comprei turfa pra fazer a camada de casing com a vermiculita, carbonato e sulfato de cálcio (gesso). Vou seguir rigorosamente as técnicas do tiozinho barbudo daquele vídeo "Let's grow mushrooms". Até mais!

* 20/09 - Não me aguentei e fui lá olhar a incubadora hehehe Nada de micélio ainda! :( Acho q só segunda ou terça. Aproveitei e tirei umas fotos pra dar uma colorida no diário. Até!

* 24/09 - Hj como eu não tinha nada pra fazer e tô em casa de bobeira, tive que inventar algo pra não ficar doido de ansiedade e ir lá fuçar na incubadora kkkkkk!! Preparei uma cultura líquida com água e mel orgânico (150ml água / 7,5ml mel) e inoculei com 2ml de solução de esporos que tinha sobrado. Peguei um HD velho pra tirar o imã, um cooler velho e montei um misturador magnético. Até mais!

* 28/09 - Finalmente depois de 8 dias de agonia, pelo menos 1 dos potes está mostrando sinal de atividade biológica. Acho que é micélio, é branquinho!

Ah me esqueci de comentar que não vou postar fotos do início do cultivo e nem descrever detalhadamente os passos, acredito que todo mundo aqui está careca de saber como se faz uma seringa, como se faz um bolo pf etc...

Mas a partir da inoculação sim postarei as fotos do andamento do cultivo!

Abraços!
 
Última edição por um moderador:
Uma foto da "INCUBATOR MASTER 3000" hehehe e dos potes.
DSC07149.JPGDSC07150.JPGDSC07151.JPGDSC07152.JPG
 
espero q esse copos lhe tragam bons frutos
energia positiva pra vc,vai com féé..
 
espero q esse copos lhe tragam bons frutos
energia positiva pra vc,vai com féé..

Valeu Kleber! Obrigado! Boto fé que vão me trazer sim!



Galera fui lá dar uma conferida na incubadora e não há sinais de micélio em nenhum dos potes ainda... :( Hoje é o quarto dia após a inoculação e os potes estão mantidos a 28 graus celsius constantes, ainda é cedo demais? Eu é que estou afobado? To pensando se não foi pouco meio print (era do tamanho de uma moeda de um real) pra fazer a seringa, tava pensando em fazer mais outra seringa com a metade que sobrou e dar uma injetada. Será que tem problema??

Por favor me ajudem!!
 
Nao cara, fassa outra seringa nao... vc esta se afobando

o print do tamanho d uma moeda d 1 real ta perfeito, eu uso do tamanho d uma moeda d 10 centavos hehehe.

4 dias é pouco pra aparecer micelio,o meu geralmente aparecem com 4 ou 5 dias,ja vi relato de um cara aí q os dels apareceram com 28 dias.

espera pelomenos uns 20 dias pra faser outra seringa

boa sorte aíi.
 
Iiiii relaxa ai, espera duas semanas pra dar o bolo por perdido, esteriliza denovo e manda esporo pra dentro.
 
Estou com o mesmo problema!
fiz 8 copos e somente 3 colonizaram! Estão com 8 dias na incubadora...
Mas to começando a desconfiar que errei na receita, faltou água... e ainda alguns copos abriram na panela de pressão.
Vou aguardar mais alguns dias e se nada acontecer vou tirar os bolos dos copos e coloca-los em outdoor para usar os copos em um novo substrato com o restante que sobrou da seringa...

flow e boa sorte no seu cultivo!
 
Valeu pessoal! O negócio é esperar pra ver então... O problema é q sou muito ansioso hehehe, tenho q me controlar!! To evoluindo, hj nem fui lá abrir a incubadora hahaha, vou esperar até amanhã!

Mais infos na sequência!!!
 
uiAHEUIheui Tenho que me controlar pra não ficar olhando meus bolos todos os dias também kkkkkkkkk

Não olhei ontem e nem vou olhar hoje, já é um progresso.
 
Nossa Lysergic e Gargamel realmente vcs tem que se controlar melhor haha.. Talvez essa idéia pode te ajudar: Cada uma das vezes que vc abre a incubadora para olhar os potes há um risco muito grande de entrar contaminantes;) . É o que eu penso antes de abrir, e alem disso, não é legal ficar pegando nos potes e balançando eles todos os dias., expondo ao ambiente externo e a luminosidade...
Meus copos já estão a 10 dias na incubadora, olhei apenas ontem, no 8º dia, e agora pretendo olhar somente daqui 7 dias, quando eles já estiverem 100%.

Ah e obrigado Lysergic por seu o UNICO a comentar no meu cultivo, acho que o pessoal daqui não gosta mto dos meus cultivos :confused: ........

flow e mais paciencia pra vcs..
 
Ô cara que isso? Acho que o pessoal não tem nada contra você não, é o fórum que está parado ultimamente mesmo... Sinto falta dos tempos mais movimentados.

Ando meio afobado mesmo, ansioso demais, é meu primeiro cultivo também ai já viu né =D
 
Olá pessoal!! Pra amenizar minha ansiedade, acabei de preparar uma cultura líquida huahauhauhau!! Peguei um potinho de vidro com tampa de metal com capacidade de 200 ml e fiz um furo na tampa, cobri o furo com duas camadas de micropore. Preenchi com 150ml de água mineral e 7,5ml de mel orgânico, tb botei aquela cápsula de metal para usar com o misturador magnético tabajara que eu fiz com um cooler de computador e imã de HD. Misturei e pus na panela de pressão por 20min. Na glovebox inoculei o meio com 2ml de solução de esporos q tinha sobrado. Agora vamos ver no que dá, se os esporos dos bolos não germinarem antes dos da cultura líquida, vou injetar a CL nos bolos hehehe. Ooooo cientista maluco!! KKKKKK

Até mais!!!
 
Ei gargamel você lacrou os copos com fita quando pos na incubadora?

E ae meu velho blz??? Não lacrei não, meus potes são daqueles mason sabe? Que tem a tampa e o anel de rosquear separados, eles tem 4 furinhos equidistantes que fiz com um prego. Não rosqueei eles com força deixei meio frouxo. O que estava protegendo os furos era fita micropore q foi furada na inoculação, e o papel alumínio.
 
Passa uma fitinha pra garantir lá vai Garga.
 
Pra dar mais uma colorida, tirei umas fotos do misturador magnético que eu "enjambrei" aqui hehehe! Olhem o vortex! Vou comprar um potenciômetro para regular a velocidade.
DSC07164.JPGDSC07173.JPGDSC07162.JPGDSC07167.JPGDSC07172.JPG

Passa uma fitinha pra garantir lá vai Garga.

Lysergic, não precisa mesmo irmão, estão bem protegidos os potes e o papel alumínio tah bem firme! Acho que se passar a fita a troca gasosa vai ficar prejudicada ;)!
 
Última edição por um moderador:
iiiiii... sei nao Garga

se eu fosse vc nao preucuparia com troca gasosa nesse período

so deixava eles bem fexadinhos.. hehehe

boa sorte.
 
Finalmente depois de 8 dias, pelo menos 1 dos potes está mostrando sinais de atividade biológica! Acho que é micélio, é branquinho! Mas é meio cedo pra comemorar. Os outros potes ainda estão iguais como quando entraram.
DSC07181.JPG
 
Aewwwwwwwwwwwwwww, agora dexa eles quietinhos ai pelo menos uma semana.

Sorte nesse cultivo.
 
Aewwwwwwwwwwwwwww, agora dexa eles quietinhos ai pelo menos uma semana.

Sorte nesse cultivo.

Pois é vou dar mais uma semana pra eles, se não mostrarem nenhum sinal vou jogar fora infelizmente, não sei se o print tava velho ou algo assim, isso q eu deixei reidratando por 48h os esporos. Segui muito a risca a receita e a assepsia, tanto q não tem sinal nenhum de contaminação, estão iguaizinhos como quando eu botei eles na incub. Só esse pote ae demonstrou sinal de vida, mas bem fraca, e muito estranho germinou só nesse ponto ae. Em dois dias cresceu pouco, e não tá muito branco, parece mais branco do q dois dias atrás pelo menos. Espero que o meu cultivo paralelo de Thai seja diferente!!
DSC07206.JPGDSC07207.JPG
 
Back
Top