Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu primeiro cultivo com GT

• Criador do tópico Jamil
  • Data de início
Diário de cultivo problemático.
Olá galera,

Depois de algum tempo de estudou vou começar meu cultivo com GT
To querendo fazer na técnica de casing pq eu tenho uma caixa de plastico de uns 50 litros como eu não tenho termometro (vou comprar) e medidor de humidade (acho q num vou ter $$) Fica mais facil frutificar, pois o metodo de casing eh de certa forma mais independente da temp e a umidade no terrario.Pois o case gera as condiçoes proprias pra cultivo caso seja seguida a tek corretamente..

Esterilização do milho
1,5kilos de milho
To usando a tek do mauricio:

Eu estou tratando o milho desse modo agora:

Para 2 kilos de milho de pipoca.

1 - Em panela comum, deixe o milho cozinhar por 30 minutos, deslige o fogo.

Sem abrir a panela o milho fica de molho até o dia seguinte.

2 - Retire o milho da panela coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de água sanitária por 24 horas.

O milho já amolecido absorve o hipoclorito e esteriliza o miolo do grão.

3 - Retire o milho do molho coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de calcáreo ou bicarbonato ou outro produto do tipo por 24 horas

4 - Retire o milho do molho, lave em água corrente e seque em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

5 - Distribua em potes, coloque tampão de papel alumínio, não passe fita ao redor, para promover maior circulação do vapor entre os grãos.

Distribua os potes na panela de pressão e esterilize por 60 minutos, só abra a panela quando estiver fria, então vede com fita durex.

Proceda a inoculação como foi descrito acima.

A água sanitária completa a esterilização e o calor durante a esterilização elimina qualquer traço de hipoclorito no milho.

O molho em calcáreo é para anular qualquer acidez, devido a utilização de água sanitária.

Quanto aos potes, coloco milho a menos da metade do volume do pote assim:

1 - Mais espaço e ar dentro do pote durante a colonização.
2 - Perco menos material se ocorrer contanimação.
3 - Colonização muito mais rápida.

Sempre resta um pouco de umidade dentro do pote quando esse sai da panela, mas os grãos voltam a absorver essa umidade de um dia para o outro.

:seta: Eu comprei uma seringa de 10 ml e jah estou com um print de Golden Teacher! E to querendo inocular uns 4/5 copos de 250ml ( vou completar até a metade do volume, pra colonizar mais rapido!
Só essa seringa de 10ml jah está bom ou eh melor comprar mais de menor capacidade?? to pensando em fazer uns 3/4 furos em cada copo, alguem ai me da uma dica de quanto coloca em cada furinho? Algum post pra indicar??

Um grande abraço a todos da comunidade!!!
Logo logo to surgindo la pelo "Te Apresenta"

Olá pessoal!!
Após a apresentação do diario. Jah vou colocar aqui meu primeiro obstaculo nessa jornada!!

Jah dei inicio a esterilização do milho,

Jah cozinhei por meia hora o milho
Descansei ateh a manha seguinte com a panela fechada
Escorri e enxaguei na agua do poço daqui de casa.
Deixei 24 hrs de molho com duas colheres e meia de agua sanitaria
Enxaguei novamente na agua
Amanha as 10am tera completado 24hrs com o bicarbonato de sódio (2 colheres e meia.)

MAS infelizmente vou sair de casa as 8am (Pra fazer provas na facul) e soh volto umas 8pm, ou seja, o milho ficará de molho no bicarbonato 32hrs tem algum problema?? Acho q pela carga de agua sanitaria da etapa anterior esse molho mais longo no bicarbonato não atrapalaharia, tanto pois estaria corrigindo o pH. E logo as 8 pm darei inicio pra inoculação!!

:seta: O q eu faço? Fico relax ateh as 8pm e resolvo tudo! Ou vou ter q reinicar o processo?
:seta: será q usar aquele termometro de suvaco dentro da caixa com os potes ainda colonizando com o tampão de aluminio fica mto precário? ou impreciso?

Na primeira oportunidade mando fotos... de cel com 2mp mas acho q o pessoal jah vai gostar!!

Última edição por um moderador:
-- na biblioteca vc acha as respostas, ti adianto que para esses copos ai eu usaria no máximo 1ml

Boas vibrações para vc e seu cultivo.

Pode esperar di boa :pos:

Última edição por um moderador:
Vlw vitão!!!

Essas provas vão me matando aos poucos. Mas agora vou ficar mais tranq!! Amanha inoculo eles de noite e mando fotos e novidades!!!

Uma dica.... Não use o print todo pra esses pot's. Acho que é pouco copo. Já idratou a seringa?

eu acho q vou colocar meio print...
Talvez uns 4 furos e uso 1 ml em cada copo. alguma dica, dessas medidas??
Hj quando voltar pra casa durante a etapa da panela de pressaõ vou dar uma catada em infos aqui pelo fórum pra preparar minha seringa...

eu acho q vou colocar meio print...
Talvez uns 4 furos e uso 1 ml em cada copo. alguma dica, dessas medidas??
Hj quando voltar pra casa durante a etapa da panela de pressaõ vou dar uma catada em infos aqui pelo fórum pra preparar minha seringa...

O milho tem que ficar sem nada de umidade aparente, antes de colocar nos copos.

aperte o tampão de alumínio ( duplo ou triplo), e coloque os copos na panela. Faça a esterilização, e deixe esfriar até amanhã. Abra e lacre os copos. Se vc aguardar mais um dia, a umidade aparente nos copos/grãos é absorvida.

para inocular, com total assepssia, (siga a tecnica de inoculação), vc pode fazer os furos equidistantes, e injetar rente a parede do copo, ou fazer apenas um furo no centro, e girar a seringa. Não mais que 1 ml por aplicação, se conseguir menos, melhor.

Lacrar logo os furos. Quanto menos furos, menor a chance de entrada de contaminante. Utiliza a tecnica de inoculação que vc achar mais fácil de fazer. Uns 5/6 dias depois que o micélio se apresenta, pode agitar os potes.

Sucesso no seu cultivo, e gooood vibes!!!!!

acompanhando!
seguindo a risca nao tem o que dar errado.
cuidado com o excesso de agua na hora de inocular.
como o sir disse MENOS é MAIS.
se conseguir injetar rente ao vidro uma gota grande que escorra atéa parte de baixo do copo, já está bom demais.
nao costumo siquer MOVER o copo após a inoculaçao.
se feito certinho como você está fazendo é só ter paciencia que tudo dá certissimo.
mandando best vibes first miccelational pro TABAJARA.
OOHHHMM \/\/\/\/\/\/ (concentradas):eek:k:

Olá a todos q estão me acompanhando nessa loca viagem!

Acabei de ferver na PP os copos com milho até metade do seu volume (250/2=125ml) VGou deixar resfriando até amanha de manhã.
Seria bom depois de abrir a pp e vedar os copos deixar descansando por mais um dia? Entendi bem Muilok?

:seta: E tb jah preparei a seringa, enchi com 4ml de soro fisiológico fervido anteriormente!!
Realizei essa etapa dentro de Glove-box (Peguei meu terrario, mto lysol e alcool, fechei a boca com plastico filme) Lavei os antebraços com protex e da-lhe bucha!! Usando luvas círurgicas bem lavadas com alcool e protex atravessei elas pelo filme e fiz o processo todo ali dentro raspei meio print num pote de coleta pré-esterilizado e coloquei os 4ml de soro fisiologico q aguardavam na seringa desde o seu fervimento, depois misturei a solução (soro+esporos) me esforcei bastante pra economizar mas ficou lah alguns esporinhos hehehehe.. Envolvi a seringa pronta em papel aluminio dobrei BEM! tirei do glove-box e deixei aqui na geladeira até:

Ou eu inoculo amanha pela manha ou então no domingo. Alguma opinião??

Valeu pessoal pelas Super vibes mega-concentradas!!! Um dia eu chego lah!!!
Abxxxx!!!

Olá a todos q estão me acompanhando nessa loca viagem!

Acabei de ferver na PP os copos com milho até metade do seu volume (250/2=125ml) VGou deixar resfriando até amanha de manhã.
Seria bom depois de abrir a pp e vedar os copos deixar descansando por mais um dia? Entendi bem Muilok?

:seta: E tb jah preparei a seringa, enchi com 4ml de soro fisiológico fervido anteriormente!!
Realizei essa etapa dentro de Glove-box (Peguei meu terrario, mto lysol e alcool, fechei a boca com plastico filme) Lavei os antebraços com protex e da-lhe bucha!! Usando luvas círurgicas bem lavadas com alcool e protex atravessei elas pelo filme e fiz o processo todo ali dentro raspei meio print num pote de coleta pré-esterilizado e coloquei os 4ml de soro fisiologico q aguardavam na seringa desde o seu fervimento, depois misturei a solução (soro+esporos) me esforcei bastante pra economizar mas ficou lah alguns esporinhos hehehehe.. Envolvi a seringa pronta em papel aluminio dobrei BEM! tirei do glove-box e deixei aqui na geladeira até:

Ou eu inoculo amanha pela manha ou então no domingo. Alguma opinião??

Valeu pessoal pelas Super vibes mega-concentradas!!! Um dia eu chego lah!!!
Abxxxx!!!

Isso amigo, entendeu tudo certinho.

Quanto a seringa, pode deixar ela aguardando sem problemas. O tempo mínimo de hidratação dos esporos seriam umas 12h. Sempre deixo mais, e o resultado (em minhas experiências) é que o micélio se apresenta antes, se estiver bem hidratado. Manter ela deitada, e virar de vez em quando, evita que esporos depositem na agulha e na lateral interna da seringa. Vale dar uma agitada, com calma, quando vc vai virar ela.

Para inoculação, proceda conforme a técnica, e seja NINJA!!!!! yaaaaaa!
Lacre o quanto antes os furos.

Vc pode deixar uma fita já presa na lateral do copo, metade presa - metade sobrando. Quando vc inocula, ao retirar a agulha, essa parte sobrando pode ser imediatamente abaixada, tampando o furo.

Muito sucesso e minhas good vibes no seu cultivo!!!!!:pos:

Olá, Psydrope!

Está mandando bem, acho que está passando muito bem pela fase mais crítica do processo. Não tenha pressa, contenha a ansiedade e siga a técnicas preconizadas aqui no fórum.

Um abraxxx master e muitas good vibes!

Fala Galera!!!

Nooossa q susto ter visto o CM fora do ar... Ainda tenho muito o q aprender!!!

Então, atualizando meu diario de cultivo:

Desde o dia da da inoculação q ocorreu no dia: 20/05/07
Eu tenho acompanhado um crescimento, inclusive rizomorfico, interessante... Hj apos 16 dias jah está em uns 50% em media dos potes... Alguns ateh mais!!

Desde a inoculação ateh os primeiros 5 dias eu deixei os copos dentro do meu terrario (caixa plastica de uns 50l) que está sobre uma manta isolante (pq aqui em casa tem chão de ardósia) e enrolei eles numa toalha, deixei assim os primeiros dias. Ateh construir meu aquecedor:

Tive q usar minha criatividade!! Pois aqui em casa eu jah tinha um aquecedor de, pasmem, 300W :eek: peguei uma garrafa de coca 2l cortei a boca enchi de agua e coloquei dentro o aquecedor.

Esse mecanismo eu coloquei dentro da caixa e espalhei os copos em volta d garrafa e os enrolei numa toalha de modo a fazer um tipo de "chocadeira, ninho" deixei a boca da garrafa pra fora pra da toalha pra evitar de trazer umidade para perto dos copos.

Meus novos desafios:
Desde q eu coloquei o aquecedor percebi q surgiu umidade aparente na parede dos copos... Logo por volta dos 10/12 dias, mas ateh agora não surgiu nenhum tipo de contaminação q eu pudesse perceber =) Observando aqui os copos parece q há umidade e umas bolhinhas entre o micelio e o copo nos quatro copos. Mas não dá pra dizer ao certo se são bolhas de agua ou ar...

Solução q eu acredito q irá funcionar... Foi envolver melhor os copos na toalha. Pq eu acho q essas bolinhas sejam resultado de variação de temp. entre o copo e o ambiente ( aqui tem feito em media uns 17 graus...) a temp dos copos eu não consegui medir pq num tenho termometro, motivo pelo qual eu escolhi o case, mas no aquecedor eu coloquei em 27celsius.

Grande duvida: Se essas bolinhas forem de ar, é provavel q esteja um nivel alto de umidade dentro dos copos entre o vidro e o micélio, e não sei como cuidar... Pois utilizei entre as 3 camadas de aluminio duas camadas de filtro de café, o q me dificulta bastante em relação a abrir um furo e cobrir com a microporos para q haja uma perda dessa umidade. Alguem tem alguma luz :luz: pra mim???

Fala Galera!!!

Nooossa q susto ter visto o CM fora do ar... Ainda tenho muito o q aprender!!!

Então, atualizando meu diario de cultivo:

Desde o dia da da inoculação q ocorreu no dia: 20/05/07
Eu tenho acompanhado um crescimento, inclusive rizomorfico, interessante... Hj apos 16 dias jah está em uns 50% em media dos potes... Alguns ateh mais!!

Desde a inoculação ateh os primeiros 5 dias eu deixei os copos dentro do meu terrario (caixa plastica de uns 50l) que está sobre uma manta isolante (pq aqui em casa tem chão de ardósia) e enrolei eles numa toalha, deixei assim os primeiros dias. Ateh construir meu aquecedor:

Tive q usar minha criatividade!! Pois aqui em casa eu jah tinha um aquecedor de, pasmem, 300W :eek: peguei uma garrafa de coca 2l cortei a boca enchi de agua e coloquei dentro o aquecedor.

Esse mecanismo eu coloquei dentro da caixa e espalhei os copos em volta d garrafa e os enrolei numa toalha de modo a fazer um tipo de "chocadeira, ninho" deixei a boca da garrafa pra fora pra da toalha pra evitar de trazer umidade para perto dos copos.

Meus novos desafios:
Desde q eu coloquei o aquecedor percebi q surgiu umidade aparente na parede dos copos... Logo por volta dos 10/12 dias, mas ateh agora não surgiu nenhum tipo de contaminação q eu pudesse perceber =) Observando aqui os copos parece q há umidade e umas bolhinhas entre o micelio e o copo nos quatro copos. Mas não dá pra dizer ao certo se são bolhas de agua ou ar...

Solução q eu acredito q irá funcionar... Foi envolver melhor os copos na toalha. Pq eu acho q essas bolinhas sejam resultado de variação de temp. entre o copo e o ambiente ( aqui tem feito em media uns 17 graus...) a temp dos copos eu não consegui medir pq num tenho termometro, motivo pelo qual eu escolhi o case, mas no aquecedor eu coloquei em 27celsius.

Grande duvida: Se essas bolinhas forem de ar, é provavel q esteja um nivel alto de umidade dentro dos copos entre o vidro e o micélio, e não sei como cuidar... Pois utilizei entre as 3 camadas de aluminio duas camadas de filtro de café, o q me dificulta bastante em relação a abrir um furo e cobrir com a microporos para q haja uma perda dessa umidade. Alguem tem alguma luz :luz: pra mim???

Pode relaxar que é NORMALISSIMO essa humidade amigo.
é sinal que o micleio está VIVO e respirando :)
tá tudo OTIMO, o errado é OLHAR todo dia.
mantenha isso tudo semrpe vedado e paradinho!
deixa qeu logo logo tá tudo 100% :)
continuo de olho hein fera!:eek:

Valeu Boca!!!

Tava ligeiramente com essa impressão!!
Por isso num fiz nada alem de ajeitar a toalha!!!
Desde o inicio hj foi a terceira olhadinha. To evitando ao máximo!!
Tah parecendo q tah rolando uma conexão entre o micélio e eu, saca?
Esse meu primeiro cultivo tah sendo MTO instrutivo!! Experiencia inesquecivel!
Espero q os cultivados possam me ensinar tanto quanto os meus primeiros mestres os silvestres!!
Um abraço!

Valeu Boca!!!

Tava ligeiramente com essa impressão!!
Por isso num fiz nada alem de ajeitar a toalha!!!
Desde o inicio hj foi a terceira olhadinha. To evitando ao máximo!!
Tah parecendo q tah rolando uma conexão entre o micélio e eu, saca?
Esse meu primeiro cultivo tah sendo MTO instrutivo!! Experiencia inesquecivel!
Espero q os cultivados possam me ensinar tanto quanto os meus primeiros mestres os silvestres!!
Um abraço!

Pode ter certeza que vão lhe ensinar muito. Vc é o criador, vc é o facilitador para eles. Trate-os com muito carinho, como toda mãe natureza. A conexão entre vc e o cultivo, rola, com toda certeza. Tanto que é muito importante, na experiência, a maneira com que vc prepara tudo. Parte da energia do cultivador, estará na poção.

Tenha muito respeito e carinho com eles, que eles lhe trarão novos horizontes. Ou melhor, continua, pois vc está tratando eles como deve ser!

Envio minhas good vibes a vc e seu cultivo!! oowwwwnnnnmmmmmmm!!!:eek:

e ae veio..
vc esterelizou o seu terrario para deixar os potinhos lá?

se esterelizou.. como foi.? :D

Boa sorte no cultivo!

Eu não cheguei a esterilizar completamente ainda..
Pq os potinhos ainda estão lacrados desde a inoculação!
Mas lysol spray e bastante agua sanitário acho q deve dar cabo a principio!! Depois na fase de frutificar eh quando jah vai estar no case, o meu caso, ou em Bolo PF, tem q ter MEGA-CUIDADO pra não entrar contaminates, na hora de trocar o gases... eu vou tentar fazer via cooler de pc com filtros tipo perlom, o meu sistema de troca gasosa.. vamos ver no q dá!!!
Logo logo coloco aqui o andamento dos meus GT como ainda não fizeram 30 dias.. não tenho nem olhado mais..

Eu não cheguei a esterilizar completamente ainda..
Pq os potinhos ainda estão lacrados desde a inoculação!
Mas lysol spray e bastante agua sanitário acho q deve dar cabo a principio!! Depois na fase de frutificar eh quando jah vai estar no case, o meu caso, ou em Bolo PF, tem q ter MEGA-CUIDADO pra não entrar contaminates, na hora de trocar o gases... eu vou tentar fazer via cooler de pc com filtros tipo perlom, o meu sistema de troca gasosa.. vamos ver no q dá!!!
Logo logo coloco aqui o andamento dos meus GT como ainda não fizeram 30 dias.. não tenho nem olhado mais..

Eai Psy

so tome cuidado com o cooler, esse sistema pode retirar a umidade do terrário rapidamente, estude para que ligue por pouco tempo, dependendo do tamanho do cooler X Tamanho terrário, pode ser até segundos

Sucesso aí com o cultivo.
fica na Paz.

Eai Psy

so tome cuidado com o cooler, esse sistema pode retirar a umidade do terrário rapidamente, estude para que ligue por pouco tempo, dependendo do tamanho do cooler X Tamanho terrário, pode ser até segundos

Sucesso aí com o cultivo.
fica na Paz.

Fala Vitão!!
Vlws pela infos.... Eu to pensando nesse sitema, mas agora vou tentar adaptar... Afinal eh soh pra substituir as abanadinhas... né?

Fala Vitão!!
Vlws pela infos.... Eu to pensando nesse sitema, mas agora vou tentar adaptar... Afinal eh soh pra substituir as abanadinhas... né?

A melhor maneira de promover troca gasosa no interior do terrário, ao meu ver, é o uso de um oxigenador de aquário, com mangueira e pedra porosa na ponta. Essa pedra porosa pode ficar dentro de algum recepiente com água, ou se no caso, o fundo do terrário for de argila expandida ou perlita, essa pedra pode ficar no fundo, submersa pela solução água + cloro.(cloro 3gotas / litro água).

Então, o ar externo, ainda rico em oxigênio, é injetado para dentro do terrário, e quando ele é liberado, pelos poros da pedra submersa, promove aeração e a umidade. Só muito cuidado no caso de uso de controle de temperatura, a solução e a argila ao fundo, não podem ser resfriadas, pois nessas condições, o rendimento do fator umidade pela argila não é tão satisfatório. Use furos com lã acrílica, para o ar sair do terrário.

Pode deixar o sistema ligado em tempo integral, que vc só tem a ganhar: promove troca de ar, promove umidade e evita cobweb, auxilia e muito na etapa da pinagem, que exige alto nível de oxigênio no ar.

sucesso, espero ter ajudado.:cool:

Back