Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu 1º cultivo. Uhuuuuuu!!! - Ecuador

Diário de cultivo problemático.
Não lembro muito bem quando ou onde, mas já se passaram anos. Sei de como.
Ela nos disse algo como: “Não adianta vocês procurarem os cogumelos! São eles que nos encontram quando querem. Se quiserem.” E sumiu.
...Aquele velho adolescente ficou mais calmo, é verdade, (graças às deusas!) E se passaram anos e viemos como nuvens brilhantes.

Mas o interessante mesmo é que, por incrível que pareça, até hoje, não me encontraram! Insinuaram-se sim, diversas vezes! ...Por meios midiáticos, livros, amigos, desconhecidos, por acaso, em meditações, protagonistas em sonhos, lá por detrás da cerca mais intransponível com sua pastagem teoricamente fluorescente, e por aí viemos, naquela coisa toda e etc... O mais sublime que consegui foi tocar sem medo algumas espécies venenosas que pude conhecer de perto. E só.
E assim, admito que, por um tempo, simplesmente continuei à procura. (Havia alguma esperança no ar, não sei ao certo, já não lembro muito bem... :rolleyes:) ...Porque desse período de ‘sofrimento’ o próprio caminho me obrigou a substituir a ação por uma observação não menos atenta, porém mais passiva, - se é que isso é possível. Parecia-me mais justo para todos... Até quando cansei de vez.
Primeiro castiguei os cabeçudos com um grande esquecimento e, em contrapartida, viciei-me em café por alguns meses. Passaram-se anos... Enrrolei-me em mim até agora a pouco, no ápice desse kaos, quando apenas olhei ao redor e já estava quase tudo pronto. Chegou a hora e a vez, meus amigos! Apenas os sinto em aproximação.
Por isso, peço que façam um pouco silêncio e andem com cuidado nas proximidades, só pra garantir!
:)


MEU PRIMEIRO CULTIVO:

(ajudem-me, por favor!)

Print: Ecuador
Substrato: Arroz integral; Alpiste; Colza; Níger e uma outra semente para pássaros que não lembro; Areia.

Considerações iniciais:
Primeiro quero dizer que todo esse perigo de contaminação de que vocês falam tanto me deixou verdadeiramente paranóico. Tive muita dificuldade de sair do papel só por causa disso.
Além disso, li que os Ecuatorianos são cogumelos grandes. Mas eu usei copos. Copos maiores que os comuns, mas copos... Fiquei imaginando vários cogumelos grandes nascendo dos bolos deles, e acho que são pequenos, se os cogumelos forem tão grandes quanto penso.

A preparação
Também usei daqueles coletores para preparar a seringa. Lambusei meu quarto inteiro com lysol e outros produtos do tipo. Tomei banho com protex, lambusei-me de lysol também e improvisei uma máscara de papel toalha.
Usei água mineral.
Eu tava um pouco nervoso galera... Coloquei quase 3/4 do print no coletor. Só depois que me toquei dessa burrada!... Minha meta que era de 5 copos no máximo... Bom, mas quando me dei conta já tava feito... Os esporos que sobraram no coletor eu deixei lá. E depois de ter sugado os esporos, fiquei na dúvida se tinham realmente passado pra seringa. Olhei com uma lupa e vi algo sim. Mas não tanto quanto eu pensava que teria. O dia tava nublado.
Depois enrolei a seringa num papel alumínio lambusado de lysol, e coloquei na geladeira. Deixei lá por 48 horas.

Nesse tempo preparei o substrato.
:seta:primeiro quero deixar claro que, se eu tivesse ficado pensando demais, querendo fazer tudo certinho, ainda não teria feito nada ainda... Então, pra mim, foi necessário começar a agir, mesmo que insanamente.
Aqui no forum li sobre várias combinações para um substrato que teve sucesso. Resolvi experimentar todas as possibilades quanto possível, até pra ver qual funciona mais legal, mais rápido, mas produtivo e tal.
O primeiro foi com pó de arroz com casca. Usei o liquidificador pra fazê-lo. As sementes de pássaros eu deixei na água por, - :cool: já não lembro muito bem... - uns 30 minutos, se não me engano. Como eu tinha comprado cada semente separadamente, fiz uma mistura usando a intuição... (tá aí o meu medo, principalmente porque não sou mulher.) Coloquei mais níger, aliás. Mas eu achei que ficou uma mistura bonita! Deixei escorrer por meia hora...
Também deixei uma quantidade de arroz com casca inteiros de molho para, no dia seguinte, fervê-los por 40 minutos e fazer um outro tipo de bolo.
Resumidamente:
Alguns bolos fiz com a farinha de arroz, outros fiz com o arroz inteiros.
Desses com o arroz inteiro, em um eu coloquei areia e no outro não.
Essa areia é uma areia para pássaros que encontrei por acaso num supermercado. Parecia que serviria no lugar da vermiculita, porque além da areia propriamente dita, tem uns pedaços de coral e pequeninas conchas, mas não é salgada. (O que vocês acham?)
...Brinquei intuitivamente na preparação dos bolos, me ligando nas proporções que li aqui no forum.
Outra coisa importante é sobre o selo. O selo sobre o substrato, tudo bem, usei essa areia, beleza. Agora, em alguns bolos, inventei de colocar também uma camada dessa areia no fundo do copo, não sei porque. Acho que li alguma vez sobre essa possibilidade. Serve pra alguma coisa ou atrapalha?
Fiz também um bolinho que não seria inoculado, pra fazer o teste de contaminação, sei lá... (esse nem foi pra panela de pressão.) :D

Esterilização
No dia seguinte, os bolos foram pra panela de pressão. Deixei apitando por 45 minutos. Como alguns copos eram maiores, e eu, :eek: coloquei a água mais ou menos na metade dos maiores. Fiquei com medo de que a água entrasse nos copos maiores, mesmo com a tampa de 3 camadas de papel alumínio.

Inoculação
Deixei a panela de pressão fechada por 24 horas.
Novamente lambulei meu quarto inteiro com lysol. Coloquei lysol no ar. Fechei a janela. Limpei a mesa com alvejante, desinfetantes, e claro, LYSOL... Me lambusei também com ele (após o banho com protex...)... Cobri parte da mesa com papel alumínio e lasquei-lhe lysol... Era lysol demais, deus me livre!

Já com minha nova máscara de papel toalha, e com uma touca, tipo aquela das freiras, sacam? Cobrindo a cabeleira, pequei minha seringa mais nervoso que nunca.
Já tinha limpado também a panela de pressão, por fora. Abri-a, tirei um frasco e lacrei-os com durex. Fiquei na dúvida se deveria passar lysol também nos frascos antes da inoculação... Achei que não. Inoculei desembestadamente em 4 pontos, tampando imediatamente com o durex que eu tinha deixado já cortado.
Foi a maior dificuldade inocular a quantidade certa! Nunca tinha usado uma seringa antes! ...Alguns momentos coloquei demais, noutros de menos... O primeiro frasco eu praticamente não olhei o quanto saiu. Em um furo eu vi a água escorrendo até quase na base do copo... rsrs Só a partir do 4º que eu já tava com a manha. Desse em diante foi só alegria!
Em alguns copos não resisti. Lysol-lhe-ei antes da inoculação. Pra ver no que dava.
Depois, já com frascos inoculados e os furos vedados: lysol em todos. Coloquei todos os frasco numa caixa de papelão limpa com, você já sabem... Tampei-a e a coloquei numa estante - segunda-feira, dia 15 de outubro.

Ontem não resisti. Dei uma olhada e... Nada ainda.
Durmo com ventilador, então pensei que os bolos poderiam estar sentindo frio à noite, o que poderia atravalhar. Então guadei a caixa no guarda-roupa.
Continuo contando os segundos.


Pra finalizar, quero dizer que gostarei de todas as opiniões de vocês. Preciso delas. Estamos no meio do processo.

Simplesmente,
Paz e amor!
abraços a todos!
 
Tranqüilidade é o jeito ter. Não tem outra. :)
Mas vocês querem dizer que a possibilidade de nascer só um cogumelo existe???
Eu realmente tenho aberto demais meu terrário... Várias vezes por dias...
Mas ontem abri menos. Hoje já me controlei ainda mais. Nos próximos dias farei e o mesmo. Quero sorrir com outro pin!! :) Conto com vocês! abraços
 
Tranqüilidade é o jeito ter. Não tem outra. :)
Mas vocês querem dizer que a possibilidade de nascer só um cogumelo existe???
Eu realmente tenho aberto demais meu terrário... Várias vezes por dias...
Mas ontem abri menos. Hoje já me controlei ainda mais. Nos próximos dias farei e o mesmo. Quero sorrir com outro pin!! :) Conto com vocês! abraços

Quanto a possibilidade de nascer 1 cogu só... claro que existe! Nós cultivamos e nao mandamos neles! Nao se controla a natureza!
Dúvida: que temperatura está seu terrário?

Dicas do dia:
Nao abra o terrario!
Tenha paciência!
Baixe umas MP3 novas(aqui no CM tem muita) ai vc aproveita e dança pra eles de novo que eles pinam! hehehe

Gde abraço irmao!
Good vibes!
 
Fala Mofo

As condições ideais de pinagem, são essas:

temperatura entre 18-21ºC, umidade 95-100%, alto índice de oxigênio, claridade.

Se vc se complicou em algum destes, pode ser a causa para ter surgido apenas um cogumelo.

Seu pin apareceu da base do bolo, certo? então, é justamente na base e no topo que o micélio encontra maior aeração, pela existência de vermiculita.

Se vc conseguir manter a temperatura baixa dentro dos parâmetros de pinagem por alguns dias, mais cogumelos irão surgir.

sucesso!
 
Fala Mofo

As condições ideais de pinagem, são essas:

temperatura entre 18-21ºC, umidade 95-100%, alto índice de oxigênio, claridade.

Se vc se complicou em algum destes, pode ser a causa para ter surgido apenas um cogumelo.

Seu pin apareceu da base do bolo, certo? então, é justamente na base e no topo que o micélio encontra maior aeração, pela existência de vermiculita.

Se vc conseguir manter a temperatura baixa dentro dos parâmetros de pinagem por alguns dias, mais cogumelos irão surgir.

sucesso!



Jóia Muilok! Fundamental!
Eu tenho tentado manter a temperatura que aprendi aqui ser a ideal.
Com uma garrafa pet de 2l de gelo meu terrário fica lá pelos 18 graus por um tempinho bem legal. Quando ela começa a voltar aos 22 troco a garrafa.
Ficávamos nessa...
Depois vocês me disseram que pro Ecuador, pode ser uma boa 23, 24 graus, então eu dei uma relaxada ontem, e, se não me engano, anteontem também...
Por via das duvidas estou voltando ao velho esquema da garrafa de só gelo.

O único pin que nasceu, nasceu na base mesmo.
Posso dizer que a temperatura consigo manter ok.
Tenho deixado uma lâmpada fluorescente de 20w ligada por + ou - 12 h por dia na frente do terrário, então luminosidade não falta.
E a umidade é que não tenho idéia... Vocês sabem de alguma ALTERNATIVA de verificar a umidade dentro do terrário? Eu coloquei uma folha de papel lá por um tempo e quanto a tirei, notei uma certa umidade. Será que isso pode servir de sinal?
Se vocês tiverem mais algumas dícas pra esse momento, dançaremos sorridentes!

Valeu pessoal!
 
Jóia Muilok! Fundamental!
Eu tenho tentado manter a temperatura que aprendi aqui ser a ideal.
Com uma garrafa pet de 2l de gelo meu terrário fica lá pelos 18 graus por um tempinho bem legal. Quando ela começa a voltar aos 22 troco a garrafa.
Ficávamos nessa...
Depois vocês me disseram que pro Ecuador, pode ser uma boa 23, 24 graus, então eu dei uma relaxada ontem, e, se não me engano, anteontem também...
Por via das duvidas estou voltando ao velho esquema da garrafa de só gelo.

O único pin que nasceu, nasceu na base mesmo.
Posso dizer que a temperatura consigo manter ok.
Tenho deixado uma lâmpada fluorescente de 20w ligada por + ou - 12 h por dia na frente do terrário, então luminosidade não falta.
E a umidade é que não tenho idéia... Vocês sabem de alguma ALTERNATIVA de verificar a umidade dentro do terrário? Eu coloquei uma folha de papel lá por um tempo e quanto a tirei, notei uma certa umidade. Será que isso pode servir de sinal?
Se vocês tiverem mais algumas dícas pra esse momento, dançaremos sorridentes!

Valeu pessoal!
Dae mofo...
Existem higrômetros analógicos(para terrário de répteis) com preço bem acessível e que funcionam legal! Eu mesmo abandonei 2 digitais para usar ele.
http://www.exo-terra.com/es/products/analog_hygrometer.php

Good vibes!
 
Esse higrômetro aí é ótimo, recomendo!!!!


Então Mofo, vc deve manter esta temperatura baixa, por uma semana, talvez mais. Aí vão surgir pins em maior quantidade.

Se o bolo não azulou , ja é um indicador de umidade disponível no ar, dentro do terrário. Porém, ela deve ser alta, entre 95-100%.

No próximo flush, injete água nos bolos (estude dunk tek), e mantenha a temperatura baixa, até surgirem diversos pins.

Força, tudo é questão de tempo e estudo.

sucesso!
 
Dae Psys...
Existem higrômetros analógicos(para terrário de répteis) com preço bem acessível e que funcionam legal! Eu mesmo abandonei 2 digitais para usar ele.
http://www.exo-terra.com/es/products/analog_hygrometer.php

Good vibes!

Você sabe onde posso conseguir um desses?

Se o bolo não azulou , ja é um indicador de umidade disponível no ar, dentro do terrário. Porém, ela deve ser alta, entre 95-100%.


Azulou uma parte, como eu disse antes. Mas depois que deixei o bolo mergulhado em água por mais um tempo, 'sumiu'. Agora até que dá pra perceber o local desse azulamento, mas não está aumentando nem tão forte. :pos:

Mas você acha que nesse momento seria uma boacomeçar a pensar em injetar mais água nos bolos?
Tenho dois bolos no terrário. Em um nasceu pin, no outro ainda nada. Mas também não azulou nem nada. Aliás, esse segundo bolo entrou no terrário depois. Dois dias depois do outro.
Acho que vou aguardar mais alguns dias pra ver o que acontece.
 
Última edição por um moderador:
Fala Mofo.

Vc deve aguardar mais uns dias, mantendo a temperatura de pinagem, oxigenação total.

É diferente vc injetar água nos bolos, e ter umidade no ar. Os dois parâmetros são necessários, porém distindos.

Bolos com injeção de água apresentam frutos de maior tamanho, pois o micélio bebeu.(na natureza = chuva)

Alto índice de umidade no ar e alto índice de oxigênio é uma condição que faz o micélio apresentar primórdias, e depois os pequenos pins. É indispensável para iniciar uma fase de frutificação.

Portanto, vc deve manter estes parâmetros, pois o processo de surgimento das primórdias e pins demoram alguns dias, em casos extremos até 15 dias. Normalmente com 7-10 dias os frutos aparecem.

sucesso, capricha aí:pos:
 
...Bom, tava lá eu, perdido nalgum dos meus momentos espera, e resolvi colocar um cooler dentro do terrário, "pra ventilar a argila expandida e, teoricamente, acelerar o processo de evaporação." :) O mais divertido foi ver logo depois o vidro todo embaçado. Vocês não podem compeender a emoção de um negócio desses! Deixei lá! Tô me divertido.
 
...Já acho que esse cooler não serve de nada...
Mas é o següinte, olhando bem de perto o pin, dá pra ver que tá acontecendo alguma coisa com ele. É como se em um lado ele estivesse se abrindo, como se fosse formar o chapéu. É uma aba com tracinhos. Não parece normal e nem positivo. Mas não sei. A boa notícia viria na seqüência, tem outro pin nascendo - ainda bem pequeno - junto ao outro.

Fiz dunk com outro copo. Tô meio na dúvida se coloco esse novo bolo no meu terrário. Acho que o problema é ele. Não deve tá segurando a humidade.
Tô pensando em improvisar um outro terrário. :(
 
...Já acho que esse cooler não serve de nada...
Mas é o següinte, olhando bem de perto o pin, dá pra ver que tá acontecendo alguma coisa com ele. É como se em um lado ele estivesse se abrindo, como se fosse formar o chapéu. É uma aba com tracinhos. Não parece normal e nem positivo. Mas não sei. A boa notícia viria na seqüência, tem outro pin nascendo - ainda bem pequeno - junto ao outro.

Fiz dunk com outro copo. Tô meio na dúvida se coloco esse novo bolo no meu terrário. Acho que o problema é ele. Não deve tá segurando a humidade.
Tô pensando em improvisar um outro terrário. :(

Seria interessante improvisar um terrario para observar o comportamento do bolo, por aqui temos um terrario de quarentena que está sempre pronto para receber algo suspeito !!!

Boa sorte e muita Paz e Luz...
 
Não criemos cânico!, é só uma "coméia de abelha"!
Valeu Alien!
 
Acho que meu primeiro pin tá ficando verde... :confused:
 
Era um pin. Não me controlei, então agora está no meu estômago. Só ele mesmo. :)

Vejam só como meu cultivo vai: Nasceram três pins em um bolo - que com o passar dos dias não cresceram o quanto eu esperava e esperava e escureceram, acho que demais. Também não abriram o véu, achei estranho. Depois que os pins surgem, em horas tornam-se cogumelos? Meus pins estão ficando troncudinhos e não crescem.
Noutro bolo vários pins estão brotanto, também só na base.
...Eu achei que esse primeiro pin azulando fosse aborto, mas era comida.
Só tô sem entender muito bem essa questão do tempo... No mais, tá uma beleza! Acho que terei bons frutos. Nenhum dos meus pins já cresceu como os das fotos que vi por aqui. Será o momento de injetar água? Ou isso é sinal de que a humidade geral é que não está legal mesmo?
Tenho mantido a temperatura a 20º.
abraços

Alguém me indica alguma foto de algum aborto pr´eu ver como são? A da biblioteca não funciona mais.
 
Última edição por um moderador:
...Acho que já descobri o problema do meu cultivo. A substituição da vermiculita por areia (mesmo grossa e com pequena conchas) deixou o substrato muito seco. Imagino que os cogumelos não estão encontando água para crescer.
 
Fala mofo!
qdo eles começam a ficar barrigudinhos em vez d crescer pra cima, parece q eh por causa da luz tbm.. acho q li por aqui algo q aconteceu assim tb, aí o cultivador rearranjou a luminosidade pra q ficasse soh por cima deles.. se n me engano o problema la era q as laterais do terrario refletiam luz tb, fazendo eles encorparem em vez d esticarem..
pode ter a ver. n sei qual a situação aí.
bom cultivo! to aqui na torcida por vc tbm.
 
Back
Top