Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo MDK

Diário de cultivo completo.
Recebi esse mês um carimbo de MDK do usuário @RShankar. O carimbo veio super denso, quando abri nem precisei raspar, o transporte já havia liberado uma quantidade enorme de esporos. Fiz duas seringas de 15ml. Depois vi que havia sobrado muitos esporos no copinho e fiz mais 10ml. Com esses 10ml reinoculei, no dia 24/10, uns copos onde havia tentado inocular um carimbo mais antigo que se provou, mais uma vez, inviável para seringas. Felizmente, em dois dias o MDK deu o ar de sua graça e estão assim após 4 dias:
IMG_5892.JPG IMG_5889.JPG
Um dos copos está bem lento. Tem só um micro-pontinho de micélio, talvez esteja lutando contra alguma invasão. Ainda não decidi qual será o destino dos copos. O terrário está meio cheio, talvez eu tenha que colocar alguns em garrafas.

O @RShankar fez mágica com essa strain, usando a casing tek. Com essa colonização rápida, então.
Quais as porções e materiais do seu substrato?
Talvez dê pra tentar um monotub, já que você tá sem espaço no terrário. Vai brotar smurfs até o ano que vem!
Boa sorte.

O @RShankar fez mágica com essa strain, usando a casing tek. Com essa colonização rápida, então.
Quais as porções e materiais do seu substrato?
Talvez dê pra tentar um monotub, já que você tá sem espaço no terrário. Vai brotar smurfs até o ano que vem!
Boa sorte.
PF clássico: 2 de vermiculita + 1 de arroz +1 de água. Não acho que bolos PF sejam o melhor material para um monotub e nem mesmo material suficiente. Estou considerando fazer PF casings em baldes, ou garrafas de 5l ou frutificar os bolos mesmo num desses recipientes. Ainda tenho um tempinho pra decidir.
Obrigada! :)

Não acho que bolos PF sejam o melhor material para um monotub e nem mesmo material suficiente
Dizem que spawn de grãos é melhor, nesse caso. Mas a quantidade de material (spawn) não precisa ser grande. Eu, por exemplo, com 1 copo de spawn, fiz um bulk com mais 3 copos de substrato. Mas foi com milho, apenas.
Acho que, no seu caso, um casing é o caminho mais seguro mesmo. Principalmente pelo histórico de sucesso. :)

MDK bastante agressivo. Passou de algodoado a bastante rizomórfico no decorrer dos últimos dias. O copo que estava atrasado está se desenvolvendo agora. Acho que o problema foi uma inoculação muito superficial, o que fez o desenvolvimento começar atrás da fita isolante.

IMG_5934.JPG IMG_5935.JPG IMG_5931.JPG IMG_5937.JPG IMG_5933.JPG IMG_5936.JPG

Última edição:
MDK bastante agressivo.
Bem rápido mesmo. Acho que não passam de duas semanas.
Ver esse micélio bonito me deu vontade de começar logo o meu cultivo MDK, também.
Muito promissor, jovem! Tô de olho, que aí vem coisa boa! :deolho: :)

Esses MDK's ai são originalmente provenientes de um carimbo que peguei com o @Amaral , creditos pra ele pelo isolamento dessa genetica kkk, que só aumente essa disseminação da strain!

Esses MDK's ai são originalmente provenientes de um carimbo que peguei com o @Amaral , creditos pra ele pelo isolamento dessa genetica kkk, que só aumente essa disseminação da strain!
Show de bola ver essa genética maravilhosa sendo compartilhada entre tantos de nós! Se tudo der certo também vou fazer minha parte e distribuir uns carimbos. :)
Para melhores resultados, tente manter a câmara de frutificação com temperaturas entre 20° a 24°C @Malahov .
Pré pinagem manter as paredes do terrário molhada com borrifador 2x ao dia, após pinagem parar com as borrifadas e aumentar oxigenação.
Boa sorte!!!
Obrigada pelas dicas valiosas, @Amaral. Vou tentar cuidar bem dos meninos. ;) Obrigada!

Interessante a forma de como eles cresceram rápidos, espero muitos frutos desse seu MDK, vou acompanhar para aprender mais. É proibido pedir carimbos fora do Compartilhando & Trocando - Ecuador

Última edição por um moderador:
Interessante a forma de como eles cresceram rápidos, espero muitos frutos desse seu MDK, vou acompanhar para aprender mais. É proibido pedir carimbos fora do Compartilhando & Trocando - Ecuador
Obrigada pelas boas energias, em breve vou aniversariá-los e atualizar o diário. Pretendo tirar uns carimbos pra doação, pra perpetuar essa bela strain. Abraços.

Última edição por um moderador:
Os copos foram completando a colonização aos poucos. Um dia 05/11, outro dia 06/11, outro dia 09/11 e outro 16/11. Os dois primeiros aniversariei no dia 14/11. O mais antigo tinha um micro-pin e algumas primórdias. Não dunkei, apenas umedeci na água mineral para fazer o roll em vermiculita esterilizada. Foram para o terrário junto com os casings do outro diário. Não tinha espaço para mais nenhum bolo. No dia 15/11 decidi coomprar mais uma caixa organizadora para ampliar o berçário :). Limpei a caixa, a perlita e passei os casings para essa nova caixa para deixar os bolos no "terrário mais chic" porque são mais exigentes.
Aproveitei o espaço extra e aniversariei mais um bolo.
IMG_6318.JPG

Salve Malahov, esta bonito o cultivo ai em, como você esta usando perlita no fundo, eu trocaria esse pote de sorvete por um pote de vidro fino, para a mangueira do compressor, vai ganhar mais um espaço extra ai. Abraços e boa sorte.

Os copos foram completando a colonização aos poucos. Um dia 05/11, outro dia 06/11, outro dia 09/11 e outro 16/11. Os dois primeiros aniversariei no dia 14/11. O mais antigo tinha um micro-pin e algumas primórdias. Não dunkei, apenas umedeci na água mineral para fazer o roll em vermiculita esterilizada. Foram para o terrário junto com os casings do outro diário. Não tinha espaço para mais nenhum bolo. No dia 15/11 decidi coomprar mais uma caixa organizadora para ampliar o berçário :). Limpei a caixa, a perlita e passei os casings para essa nova caixa para deixar os bolos no "terrário mais chic" porque são mais exigentes.
Aproveitei o espaço extra e aniversariei mais um bolo.
View attachment 85784
tudo lindo e perfeito, apenas aguarde! ta com cara de que logo logo mostram as caras

Salve Malahov, esta bonito o cultivo ai em, como você esta usando perlita no fundo, eu trocaria esse pote de sorvete por um pote de vidro fino, para a mangueira do compressor, vai ganhar mais um espaço extra ai. Abraços e boa sorte.
Se vir meu diário antigo, eu usava um potinho mais longo e esguio. Mas é que no momento está sobrando espaço e como acho que o pote aberto é melhor pra distribuir a umidade, só vou mudar quando chegarem "novos vizinhos". Obrigadão!
tudo lindo e perfeito, apenas aguarde! ta com cara de que logo logo mostram as caras
Obrigada, to torcendo aqui!

Atualizando: A saúde dos bolos tá mais ou menos, terça e quarta diminui um pouco a troca de ar (tapando os furos superiores) pra ficar com a umidade mais alta pra pinagem, mas foi um belo erro. Como estava chovendo, a umidade ficou tão alta e pingou tanto que ensopou os pratinhos da base e fez os bolos criarem micélio aéreo a algodoarem bastante. Lição aprendida. Coloquei luvas, removi bastante da vermiculita ensopada e coloquei mais vermiclita sequinha nos pratos. Melhorei a troca de ar e agora não tá mais rolando aquela condensação louca, e temos alguns pins!
IMG_6428.JPG IMG_6425.JPG IMG_6426.JPG IMG_6429.JPG

evite tomar 5 ou 6 medidas diferentes assim de uma só vez, o natural, seria que o micelio primeiramente encha ao redor do bolo, murche e ai sim forme as primordias, deixa esses bolinhos quetos, nas mesmas condiçoes em que eles iniciaram a pinagem.
sobre pingar, vi uma dica do @tupy em um outro topico, coloca 3 moedas embaixo de um canto do terrario que a preciṕitaçao da umidade vai escorrer pra um cantinho em vez de pingar.

evite tomar 5 ou 6 medidas diferentes assim de uma só vez
Eu não tomei 5 ou 6 medidas, eu só aumentei a umidade como sempre faço ao aniversariar os bolos, só que como a umidade do ambiente estava muito alta, foi demais. Não estou usando a técnica da moeda porque deixando o terrário normalmente a condensação não é excessiva.
Fotos de hoje: alguns pins, muitos nós hifais. O último bolo a ir pro terrário ainda sem reação.
IMG_6518.JPG IMG_6519.JPG IMG_6521.JPG IMG_6520.JPG

Primeiro flush de um dos bolos colhido hoje, 23g de peso. Vou dar uns 4 dias pra ele e se não surgir nenhum pin novo vai pro dunk. Outros bolos ainda desenvolvendo.
IMG_6545.JPG

Última edição:
eu estou meio por fora aqui do forum @Malahov desculpe se eu te der os mesmos toques que eu dou pra qualquer outra pessoa.
independente do nivel de cultivo da pessoa, eu gosto muito de firmar na tecla que tem que haver padroes para primeiros ou segundos cultivos de uma strain, para que mantenhamos a qualidade dos carimbos, pro nosso proprio beneficio e para o beneficio da propria strain.
eu estou achando tudo que eu vejo seu muito correto e muito bonito.
parabéns pelo capricho!
o micelio agracede dessa maneira ae, te dando exatamente o que voce precisava dele.

--edit, prefiro dunkar somente apos o terceiro flush, mas nao sei se isto tambem está ultrapassado por aqui.

Back