Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo MDK

Diário de cultivo completo.
Recebi esse mês um carimbo de MDK do usuário @RShankar. O carimbo veio super denso, quando abri nem precisei raspar, o transporte já havia liberado uma quantidade enorme de esporos. Fiz duas seringas de 15ml. Depois vi que havia sobrado muitos esporos no copinho e fiz mais 10ml. Com esses 10ml reinoculei, no dia 24/10, uns copos onde havia tentado inocular um carimbo mais antigo que se provou, mais uma vez, inviável para seringas. Felizmente, em dois dias o MDK deu o ar de sua graça e estão assim após 4 dias:
IMG_5892.JPG IMG_5889.JPG
Um dos copos está bem lento. Tem só um micro-pontinho de micélio, talvez esteja lutando contra alguma invasão. Ainda não decidi qual será o destino dos copos. O terrário está meio cheio, talvez eu tenha que colocar alguns em garrafas.

Dia 22 aniversariei um bolo que já começou a pinar discretamente. Durante a semana colhi alguns pequenos cogumelos que apareceram nas fotos anteriores. Hoje me deparei com uma quantidade louca de pins, nunca tinha tido o prazer de ver tantos pins juntinhos. :D
IMG_6609.JPG IMG_6584.JPG IMG_6586.JPG IMG_6587.JPG IMG_6589.JPG IMG_6614.JPG

Ontem fez um calor excepcional durante o dia, acho que sofreram um pouco, mas eu não estava em casa pra fazer alguma coisa. De qualquer forma, todos os bolinhos vão bem, carimbando o mocinho da esquerda.
IMG_6617.JPG

Parabéns malahov, excelente cultivo, calor é complicado mesmo, não da pra ficar o tempo todo controlando, porém MDK são bem resistentes as variações de temperatura. Os meninos são fortes mesmo. Abraço.

Atualizando: durante o primeiro flush passei os bolos pra outro terrário para limpar o deles, que já estava há um bom tempo sem limpar, porque antes deles haviam casings lá. Na limpeza coloquei o perlita de molho em água com um pouco de água sanitária, enxaguei como de praxe e voltei todo mundo. Umas horas depois fui checar o terrário e saia um cheiro forte de cloro de lá e os bolos tinham até azulado por causa do ambiente tóxico a que foram expostos. Tive que remover todos eles e enxaguar muito bem a perlita, então fica aqui a nota: cuidado com a água sanitária (cloro), ou você vai matar seus bolos! Enfim, tive que colher os frutos e depois, no dia que deveria dunkar esse bolo eu estava com preguiça e no outro dia muito ocupada e no outro ele estava com vários pins na base e por isso deixei rolar mais um flush sem dunk. Depois dele dunkei por 48h (devido a correria, não a necessidade) e voltei as crianças para o terrário. Até o momento 16g de cogus secos, que venha o terceiro flush (se eles aguentarem).
IMG_6784.JPG IMG_6781.JPG

Colhi hoje o terceiro flush de dois bolos. Um dos chapéus machucou pois pingou uma gota de água nele.
IMG_6806.JPG IMG_6808.JPG IMG_6810.JPG
Deram pouco mais de 30g (os da foto mais um que foi colhido algumas horas antes).
Um dos bolos apresentou um crescimento e coloquei ele isolado, pois pode ser alguma contaminação (embora pareça só um crescimento micelial fofo, estou me precavendo. Ele está dando um cogu bem gordinho, maciço e feio :D.
IMG_6809.JPG

Essa loucura de fim de ano me impediu de manter o diário bem atualizado. Pois bem, o bolo isolado não esporulou nenhum contaminante, porém em um dos bolos no terrário, em uma das minhas supervisões do dia, avistei esporos de duende verde. Ainda era bem pequeno e discreto e usei todas as minhas habilidades ninjas para removê-lo de lá. Coloquei um saquinho na mão e lentamente envolvi e retirei ele de lá. Isso faz cerca de uma semana, e felizmente informo que o duende verde ainda não deu as caras nos outros bolos. No dia 31 decidi que já não fazia mais sentido deixar o outro bolo isolado, a falta de troca de ar estava prejudicando a produção dele, criando mini cogumelos de estipes longas, como se pode observar na foto. Interessante observar a diferença da falta de troca de ar causa no fenótipo dos frutos. Enfim, colhi o quarto flush da foto logo após, pois ia viajar. Foram 15g frescos, mais ou menos (não lembro com exatidão). Estou enrolando pra dar um dunk...

IMG_6811.JPG IMG_6812.JPG IMG_6813.JPG

Hoje mais um bolo apresentou duende verde. Tinha uns três cogumelinhos que eu colhi e mandei todo mundo pra lixeira. Diário encerrado, mas fico feliz, rendeu muito bem. Partindo pra próxima...:X3:
Edit: no fim deu 22g de cogus secos.

Última edição:
Back