Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático MDK e Aracoara

Diário de cultivo problemático.
Depois de um tempo afastado organizando minha vida, venho declarar aberto este diário de cultivo.
Hoje (20/11) estou pasteurizando um substrato pra fazer um bulk com dois bolos que foram incoulados em abril e estavam parados na casa de um conhecido. Esses bolos PF foram inoculados com 2 carimbos de diferentes strains. Uma strain é o MDK que ganhei do @Anatman e prometi um diário. A outra é a domesticação que eu fiz e batizei de Aracoara. Os bolos se desenvolveram bem, mas devido a falta de água estavam bastante secos e estressados. Deixei eles num cold shock por 24 horas e pretendo fazer um bulk no balde com ele. Os bolos são de vermiculita, linhaça e níger.

Para o bulk eu usei os seguintes ingredientes.

3 copos de pó de côco
3 copos de esterco bovino natural
2 copos de vermiculita
2 cascas de ovo em pó

Deixei o balde cheio de água com meio copo de água sanitária pra desinfetar e estou esperando o processo de pasteurização ser terminado. Estou mantendo a temperatura do substrato a entre 75º e 80º numa fronha, farei isso por 2 horas e prepararei o bulk.

Ontem também comecei a esterilizar milho pra pipoca, com o qual incoularei essas mesmas strains, só que separadamente.
Também farei alguns bolos PF pra ver no que rende.

Aproveitando que agora posso cultivá-los livremente investi num terrário ao estilo recicle tudo.
Para o terrário eu usei.

1 caixa de isopor (não sei quantos liros) grande
3 coolers 12v de uma base pra notebook que quebrou os pés
1 fita de led com 3 leds azul 12 v
2 placas petri (para o suporte do led na tampa da caixa)

DSCF0161.JPGDSCF0170.JPG

Na tampa da caixa eu fiz um buraco em que coubesse as placa petri, fixei a fita de led em uma placa e com a outra fiz uma tampa isolando o led.
Fiz isso porque o led esquenta e eu fiquei com medo de derreter a tampa da caixa de isopor.
Peguei um cabo de rede e desfiei ele e fiz uma adaptação numa fonte universal pra notebook com regulagem de voltagem e assim o led funciona perfeitamente.
DSCF0172.JPG
Fiz 2 furos numa parede da caixa e encaixei os coolers como entrada de ar, e um furo na parede oposta pra servir de saída de ar, adaptei os fios dos coolers num carregador de celular para eles funcionarem. Ainda falta cobrir os buracos com filtro para café.

Também comprei um compressor para aquário, mas ainda falta a pedra porosa, assim pretendo controlar a humidade do terrário com o termoigrômetro que vai chegar pelos correios.

Acho que tenho tudo pra ter sucesso no cultivo, vou terminar a construção do terrário e depois esterilizar o milho e os bolos. Me desejem sorte.

Paz.
 
Última edição:
1 fita de led com 3 leds azul 12 v

Interessante, por aqui não é muito comum o pessoal usar LEDs. Quantos lúmens essas três produzem?

Bem vindo de volta. Boa sorte! :)

:!: @Erik_IH, por favor você poderia enviar a foto "DSCF0162.JPG" novamente? Está corrompida. E se possível em tamanho menor, 4 MB é desnecessário.
 
Interessante, por aqui não é muito comum o pessoal usar LEDs. Quantos lúmens essas três produzem?

Bem vindo de volta. Boa sorte! :)

:!: @Erik_IH, por favor você poderia enviar a foto "DSCF0162.JPG" novamente? Está corrompida. E se possível em tamanho menor, 4 MB é desnecessário.
Não faço idéia de quantos lumens ela produz, mas posso dizer que é bem forte @Cosmik.
Já até retirei a foto, estava me re-acostumando ao novo formato do fórum :fumar:.

Atualizando:

Permaneci pasteurizando o substrato do bulk por 1 hora e meia. Não sei se é problema no termômetro que eu tenho, mas, difícil foi fazer a temperatura passar de 72º. Ela se manteve estável o tempo todo em 70º-71º. Mas acho que ficou bom, sabendo que o ideal é manter entre 75º-80º.

Após a pasteurização, fiz uma camada de 3 cm de vermiculita seca no fundo do balde, e coloquei a mistura do spaw + substrato. Lembrando que o spaw foram dois bolos PF que no meu ponto de vista estavam "meio fraquinhos", mas vamos ver se o bulk alimenta os meninos. Não fiz camada de casing.

OBS: Também lembrei que esqueci de tirar TOTALMENTE as peles das cascas de ovo que foram pro substrato bulk. Será que vai dar algum problema?

Fiz 4 furos no balde um pouco acima da lina do substrato e tampei com filtro de café, cobri o balde com plástico filme e estou deixando no escuro, dentro da caixa de isopor. No momento não tenho termostato nem os medidores de temperatura e umidade, então a colonização será meio que "na sorte".
Faço 3 trocas de ar por dia, com o compressor de aquário colocando a mangueirinha dentro dele e deixando ligado por 15 minutos. Estarei borrifando água nas laterais do balde sempre que ele parecer seco, até que os aparatos cheguem.

Dúvida: Eu tenho o compressor de ar e a mangueirinha, falta alguma coisa pra eu poder aumentar a umidade com ele? Meu compressor não é submerso, estou com dúvida quanto a qual esquema eu faço com ele. Uma luz por favor? Pesquisei mas nada de satisfatório eu encontrei.


Hoje pela manhã (21/11/2013) inoculei o milho que esterilizei ontem. Deixei 1 hora na panela de pressão depois das 3 etapas de aquecimento. Ficou com bom aspecto.
Os esporos eram da mesma seringa que fiz os bolos que foram pro balde. 7 meses hidratando na geladeira e foram pro milho. Na mesma seringa tinham esporos do MDK e do Aracoara. Esterilizarei mais milho e prepararei mais bolos quando eu tiver um tempo a mais sobrando para inocular estas mesmas strains separadamente.

Mais tarde edito o post com fotos.
Um abraço a todos e muita luz.
 
Última edição por um moderador:
Hoje comprei a pedra porosa. Estou mantendo o balde coberto com plástico dentro do terrário, que ainda falta cobrir os coolers com filtros.
Como não tenho nada frutificando ainda, estou pensando se adapto dentro do balde uma garrafa de vidro, de forma que ela fique pendurada sem tocar no substrato, e colocar a pedra porosa ligada ao compressor de ar pra dar uma melhorada na umidade. Pensei nesse esquema pra substituir o abre e fecha do plástico pra borrifar água nas paredes do balde, mas acho que na hora de trocar a água, posso correr mais riscos de contaminação.

Por enquanto é isso. Fiquei devendo as fotos mas como hoje é sexta eu acho que consigo. : D

Até.
 
OBS: Também lembrei que esqueci de tirar TOTALMENTE as peles das cascas de ovo que foram pro substrato bulk. Será que vai dar algum problema?

É possível, mas agora só nos resta esperar.

Dúvida: Eu tenho o compressor de ar e a mangueirinha, falta alguma coisa pra eu poder aumentar a umidade com ele? Meu compressor não é submerso, estou com dúvida quanto a qual esquema eu faço com ele. Uma luz por favor? Pesquisei mas nada de satisfatório eu encontrei.

... estou pensando se adapto dentro do balde uma garrafa de vidro, de forma que ela fique pendurada sem tocar no substrato, e colocar a pedra porosa ligada ao compressor de ar pra dar uma melhorada na umidade. Pensei nesse esquema pra substituir o abre e fecha do plástico pra borrifar água nas paredes do balde, mas acho que na hora de trocar a água, posso correr mais riscos de contaminação.

Sobre a umidificação no balde com bulk, não precisa ter todo esse trabalho e preocupação. Em bulks/casing não é necessário 100% de umidade. Mantenha a sua casa limpa, use água fervida para borrifar, e dependendo, nem precisa borrifar água todos os dias. Acredito também que com a umidade excessiva, irá acumular água no fundo do balde, prejudicando o bulk.
 
É possível, mas agora só nos resta esperar.

Sobre a umidificação no balde com bulk, não precisa ter todo esse trabalho e preocupação. Em bulks/casing não é necessário 100% de umidade. Mantenha a sua casa limpa, use água fervida para borrifar, e dependendo, nem precisa borrifar água todos os dias.

Valeu Cosmik, pensei em fazer esse esquema no bulk mais pela troca de ar. Pra não ficar abandando toda a hora. Aí já matava dois coelhos com uma pedrada (umidade e troca de ar)

Seria melhor então pra troca de ar colocar só a mangueirinha sem pedra nem água umas 3 vezes por dia visto que to sem timer até então?

Obrigado pelas respostas irmãos. :ler:
 
Seguem duas fotos. Uma é de um copo de PP que me parece estranho. Tem um milho meio escuro puxando pro verde. Isso ocorreu em outros copos de PP também.
mas nos copos de vidro o micélio segue sem nada estranho competindo com ele. O copo de vidro está muito mais rápido, já está em 50%, já os ouros estão num ritmo mais lento. Acho que vou banir os copos de PP de requeijão do meu cultivo.

Será que é algum contaminante? No momento de colocar na panela de pressão dois copos de pp viraram e entrou um pouco de água no copo. Tirei o resto e deixei ser o que deus quisesse. Valeu comunidade. ^^
 

Anexos

  • DSCF1460.jpg
    DSCF1460.jpg
    73.7 KB · Visualizações: 15
  • DSCF1461.jpg
    DSCF1461.jpg
    71 KB · Visualizações: 13
Cada vez que um iniciante abre um diário, as mesma perguntas são feitas e as mesma respostas são oferecidas.
Por que ninguém se propõe a pesquisar mesmo, ler diários ?
Por que os iniciantes sempre tem adaptações ?
Adaptam substrato, terrário, tantas coisas e no fim questionam por que erraram.
 
Última edição por um moderador:
Cada vez que um iniciante abre um diário, as mesma perguntas são feitas e as mesma respostas são oferecidas.
Por que ninguém se propõe a pesquisar mesmo, ler diários ?
Por que os iniciantes sempre tem adaptações ?
Adaptam substrato, terrário, tantas coisas e no fim questionam por que erraram.
Amigo, eu sim já pesquisei sobre contaminantes no tópico "quais os contaminantes mais comuns", leio diários e mesmo assim não encontrei uma foto ou descrição parecida que fosse coerente com o meu caso.

@Mauricio Se o problema é fazer perguntas para assim poder aumentar o conhecimento eu me abstenho de perguntas e posso tranquilamente me virar.
Não adaptei substrato nem terrário, o modelo que eu fiz foi baseado em modelos de usuarios experientes aqui. Me perdoe ser ainda um "iniciante" ignorante nos cultivos, mas se é tão difícil debater questões com "iniciantes" sem querer dar uma "lição" de superioridade eu me abstenho de perguntas. Só achei que podia manter um tom descontraído com membros mais "experientes" em cultivos.

Faz um ano que estudo o material, e é meu segundo cultivo, mas mesmo tendo tudo na cabeça o que fazer, na hora não é a mesma coisa.
Enfim, vou esperar como sugeriu o @Cosmik , que aliás, no momento, é a melhor opção, não me precipitarei.

Grato pelas respostas amigos.
 
@Erik_IH não foi minha preocupação atacar você, menos ainda me colocar em posição de superioridade, mas é que eu preciso ressaltar o que todos iniciantes fazem e calhou de eu abrir seu tópico e ver uma oportunidade, mas não é ataque a você, nem aos seus procedimentos, porém algumas coisas estão fora do padrão (?)
Quanto a pesquisa é enorme a quantidade de informação no site, é quase impossível ler tudo mas está aqui o que você procura. A maneira mais fácil de acessar informação de cultivo e ler diários de cultivo, mas não 1 ou outro, ler o máximo possível pois os problemas surguem e são discutidos.
 
Exatamente, as vezes me perco em tantos tópicos que existem no fórum.
Desculpa-me pela, "indelicadeza" nas palavras, tentarei fazer diferente nas próximas.
 
Contaminacao acontece até nos mais altos padroes de higiene.
Nao acho que a culpa estaja nos copos de PP, mas sim da quantidade de água restante nos copos. Se tudo foi esterelizado corretamente nao tem muito oque errar com plástico.
 
Seguem duas fotos.

Ambos estão contaminados.
Comece com outros copos, esperar o contaminantes vencer nessa fase é perder tempo para recomeçar.
Para trabalhar com esse copos de fundo muito pequeno, você deve colocar a quantidade de copos na panela tal que um sustente o outro, soltos eles desequilibram e caem. Outro cuidado é colocar os copos acima no nível de água, pois quando ferve causa agitação, para isso é necessário por um anteparo no fundo da panela.
 
Última edição por um moderador:
Pode ter sido a forma de preparação da pipoca, a forma de preparação da seringa (muito provavelmente), ou, na pior das hipóteses, o carimbo.

Ao refazer a seringa, siga estas dicas (mantenha todos os objetos lacrados até a utilização):
  • Água de copinho
  • Seringa 20ml (pode ser 10)
  • Potinho de coleta universal (eles costumam vir com pazinha dentro, já esterilizados, pergunte na farmácia, a maioria tem)

Abra todos somente dentro da glovebox, ou em local previamente esterilizado e sem corrente de ar e faça os procedimentos normais. Utilize a pazinha do pote para raspar uma pequena quantidade de esporos para o mesmo, abra a seringa e o copo d'agua, puxe água e jogue contra os esporos algumas vezes. Depois sugue o conteúdo de volta à seringa. Desde que comecei a fazer isso, reduzi muito as contaminações.
 
Back
Top