Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo MDK - 1° Cultivo Integral

Diário de cultivo completo.
Olá, pessoal.
Estava participando de um diário coletivo.
Agora, como será meu primeiro cultivo iniciando desde o carimbo, decidi abrir um diário próprio.
Neste momento, os copos estão na incubadora.
Contudo, descreverei de forma sucinta os passos até aqui.
Para esterilização, utilizo álcool 70% e Lysoform (merchandising?).
Preparei o substrato com vermiculita, arroz integral quebrado no liquidificador, mistura para calopsitas (sem sementes de girassol) e cremogema (de novo merchandising?).
Utilizei copos de whiskey.
Forrei o fundo dos copos com vermiculita, coloquei substrato quase até a borda e fiz uma camada superior com vermiculita.
Cobri com papel alumínio (solto) e esterilizei em panela de pressão por 45 min após pegar pressão.
Esperei esfriar.
Lacrei com fita adesiva larga (aquelas de fechar caixa).
Inoculei com uma seringa nova descartável que estava na geladeira desde o dia anterior para hidratar os esporos (estes tinham cerca de uma semana).
Embalei os copos individualmente em saquinhos do tipo daqueles de rolo disponobilizados no setor de hortifrutigranjeiros dos supermercados.
Desde o dia 21 estão na incubadora (uma tigela com água até o meio dos copos com um termostato de aquário regulado para 28 graus Celsius; no escuro).
No total são oito copos.
Hoje verifiquei e um dos copos está com aproximadamente 90% de colonização. Entretanto, um deles está com aproximadamente 15%.
Conforme forem colonizando, pretendo dar continuidade.
Até o próximo post.
Abraço.
 
Legal Edsam
esse esporo cultivado é proveniente do kit né ?
Boa sorte e que venham belos frutos..... :D:D:D:D:D
unica dica que te daria acho q é a respeito do aquecedor , tente cobrir com um papel aluminio a superficie do recipiente que esta o aquecedor , se ficar aberta tera muita troca gasosa , começara a ter humidade na incubadora e isso nessa etapa não é bom , pode ocorrer o q aconteceu comigo no kit , os bolos encharcaram e apodreceram. GOOOOODDD VIBESSSSSSSSSSSS
 
Não entendi uma parte, na incubadora teus copos estão na agua?

Porque não seguiu a PF Tek já q é o primeiro cultivo? Aditivos como cremogema no substrato podem se provar mais dificeis de lidar do que parece.
 
Não entendi uma parte, na incubadora teus copos estão na agua?

Porque não seguiu a PF Tek já q é o primeiro cultivo? Aditivos como cremogema no substrato podem se provar mais dificeis de lidar do que parece.

Sim, estão na água morna, até a metade; lembrando que estão lacrados.
Estou experimentando. Apenas o fato de incluir cremogema descaracteriza como PK Tek?
Grato pelo interesse.
Abraço.
 
Sim, estão na água morna, até a metade; lembrando que estão lacrados.
Estou experimentando. Apenas o fato de incluir cremogema descaracteriza como PK Tek?
Grato pelo interesse.
Abraço.
vira PF-CREMO-TEK
:)
na verdade a adicao de no maximo 5% de cremogema ao cultivo apenas aumenta a velocidade e a resistencia a contaminantes, nao chega a descaracterizar o cultivo, bem como o uso de chapeuzinho de vermiculita nao torna o cultivo um casing (apesar do termo casing querer dizer BOLO EMBRULHADO.)
o ideal eh voce ler o topico do mauricio RE-COMECANDO DO COMECO
eu mesmo aprendi DEMAIS lendo ele ontem/antiontem.
 
valeu Edsam :pos:
se der pra disponibilizar fotos fica melhor!
boa sorte!
 
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-71293

Da uma lida aqui nesse post que é mais ou menos o que eu quero te dizer. Aditivos nesse substrato não descaracteriza a tek, mas não é segui-la a risca. Para um primeiro cultivo, eu sempre indico seguir a PF tek a risca. Não apenas pela facilidade óbvia da tek, mas também pra tu aprender mais sobre o cultivo sabe. Além disso existem coisas que já foram testadas aqui no fórum. Têm informação pra cacete aqui, é só ter paciência e ler que já da pra aprender um montão. Mas pegar o jeito, só cultivando mesmo. E para aprender, tem que ser um passo de cada vez.

Enfim, boa sorte no cultivo. To acompanhando aqui
 
Valeu pelas dicas, pessoal.
Vou ler os tópicos indicados e farei o casing neste fim de semana.
Vou aproveitar e fazer a assepsia de todo o equipamento, incluindo a incubadora, seguindo a dica do Mortandello de fazê-lo a cada 15 dias.
Confesso que estou com uma má impressão do cold casing. Fico com dó pensando no micélio na geladeira durante 24 horas. Mas vou fazer.
Na verdade tinha preparado 11 copos.
Dois deles não apresentaram micélio algum enquanto os outros já estavam bem colonizados.
Só por desencargo (e também como experiência), preparei um recipiente e simplesmente coloquei os bolos e cobri com vermiculita. A única coisa que consegui foi um cheiro esquisito e uns micélios escuros. Obviamente descartei.
Um outro copo, que já tinha micélio desenvolvido, eu preparei o casing mas não fiz o cold shocking. Resultado: hoje faz 13 dias e a cobertura apresenta muitos pontos cobertos por micélio, mas nada de pin (por enquanto).
O que me preocupa é que alguns tufinhos de algodão estão um pouco acinzentados; a consistência é normal: os algodões com umas "mãozinhas" saindo.
Não sei se seria possível visualizar nas fotos, mas vou tentar registrar.
Se até o dia de aniversariar os outros bolos não começar o pin, tanto desse bolo quanto do antigo, vou descartar os dois e realizar a assepsia total com lysoform e álcool 70%.
Abraço aos companheiros.
 
Pessoal, a mistureba - na qual adicionei cremogema depois de esfarelar pela segunda vez - ontem apresentou um pin que está se desenvolvendo.

Um casing que tinha feito ao mesmo tempo que a esfarelação ainda não apresenta pins e a camada de vermiculita está ficando muito colonizada - tem casas, sobrados e até prédios de três andares.
Sendo assim, coloquei-a na geladeira, bem embaixo, e a deixarei até amanhã, na tentativa de forçar a pinagem. Será?

Quanto aos oito copos, um deles, na parte de cima, tinha um tipo de micélio muito sutil; era grande, tampando quase todo o copo, mas era muito transparente, como se fosse uma nuvem.
Se alguém já viu, não sei.
Resultado: lixo.
Dos outros sete, com três fiz casings, cobrindo com pó de ovo, quer dizer, de coco, conforme sugestão dos companheiros.
Com os outros quatro, fiz bolos, fazendo caminhas fofinhas com o mesmo pó.
Os bolos pareciam bem secos. Pergunta: existe uma técnica mais simples de hidratação sem ser aquela de afogamento? É que fico com dó do micélio...
Abraço.
 
Como ta indo o cultivo?

A melhor técnica para hidratar o bolo é o dunk, n tem galho e ele vai ficar bem mais forte depois de hidratado.

Paz
 
Como ta indo o cultivo?

A melhor técnica para hidratar o bolo é o dunk, n tem galho e ele vai ficar bem mais forte depois de hidratado.

Paz

Nos posts anteriores, reportei um casing de vermiculita feito sozinho e um outro conjunto de oito copos, dos quais fiz quatro bolos e dois casings de pó de coco.
Estes últimos, todos contaminaram.
Restou o casing de vermiculita que não estava pinando. Como tinha feito com o outro, virei de ponta-cabeça. Depois de dois dias, desvirei e tinha um monte de pins (cerca de 20), alguns com 2 cm.
Conclusão, apesar de ter conseguido montar um terrário com temperatura controlada, estava deficiente em umidade.
Ontem consegui encontrar argila expandida. No momento, está imersa em solução de lysoform. Hoje à noite colocá-la-ei no terrário e espero que resolva o problema.
Como diz o ditado: entre mortos e feridos, todos se salvaram.
Ainda bem que tirei vários carimbos do primeiro cultivo.
Abraço.
 
Foto do meu primeiro flush de cultivo feito desde o início, inclusive com carimbo próprio.

23-06-10_2317.jpg
 
Belos cogus EdSAM
boa sorte pela frente:pos:.
 
Agradecimentos.
Acompanhem o 2° cultivo integral de MDK no novo diário.
Abraços.
 
Back
Top