Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Marinheiro de primeira viagem

Diário de cultivo problemático.
E ai galera,

Antes de tudo, me apresentar, me chamo Thiago sou de São José dos Campos, tive uma experiência com magic trufles numa viagem a Holanda certo tempo atrás e fiquei impressionado com o poder da psilocibina.

Naquela mesma época pedi uma strain GT e MDK e logo recebi, porém não tive a chance de tentar cultivar.

Só recentemente, durante uma mudança, percebi que havia ainda guardado as strains, fechadas, num envelope, dentro de uma caixa e resolvi tentar.

Segue abaixo algumas fotos do primeiro cultivo

?oh=30241acdcb40480562b1dc28496d1951&oe=53CFB65B&__gda__=1406132234_9c6567c4bb49cb22c21a2aea81c34a86

?oh=70cd86d67860ed893fb6812f887cf756&oe=53CFD659&__gda__=1406122413_ab5c741c0ff86cc08ae96f9026a83546


?oh=84bccba19a19cfbc8e973f3b2535019a&oe=53D00410&__gda__=1406151460_837656840e6a39fff2dfd568d78032f1

As strains! GT e MDK datados 12/2012

?oh=fca444938ca3817bacf2dc8fb6143c7d&oe=53D0354D&__gda__=1406151196_1e59ce651703eeedc3f641561186d484
 
Última edição por um moderador:
Eu também não uso glovebox na inoculação, nem borrifo nada no ar... Só fecho as portas e janelas antes, aguardo um tempo "para a poeira assentar", e também limpo a tampa de alumínio com álcool.

Mas realmente é relativo, ao ambiente em que se está... Na minha casa (e na do @kleber) provavelmente há relativamente poucos contaminantes no ar.

Só uso glovebox para fazer as seringas.

Ou somos muito devagar ou o @kleber é muito ninja :teo_ninja:...:D
No meu caso deve ser o turbante :espiao:... :D
 
Ae galera do cogu
Fui fazer uma limpeza dos copos hj e antes de abrir um deles vi que tem micelios crescendo! da uma olhada
?oh=ac060ec0069e17e3fd48aa8708fd1810&oe=53F2E660&__gda__=1408438193_7daa02cd246b83529275d78cd68aa0f8

A parte da direita no copo é difração da luz (reflexo) o centro mostra uma parte esbranquiçada!!!
de 6 copos,
2 muito secos nao deram nada
1 seco chegou a crescer micelio mas contaminou
2 transbordaram substrato e contaminaram
1 transbordado parece estar dando certo!! acho q vale a pena manter ele! oq acham?

flw
 
Good news amigos
Fiz mais 3 seringas de MDK agora, fiz pelo metodo do forno (tecnica de seringa do psilocyber, "...Você então usará a tampa do forno como superfície de trabalho. A teoria é que o calor do forno faz com que contaminantes do ar sejam levados para longe, já que o ar quente sobe, assim prevenindo que caiam na sua superfície de trabalho.")
Além disso deixei mais 3 copos na panela de pressao para que durante a semana eu faça as inoculacoes.

Alias, esta ja será a 3a tentativa! rs
 
Última edição por um moderador:
Muito cedo para dizer se o copo da foto vingou, na foto não dá para ver nada realmente.

Não deixe os copos dentro da panela. Depois de esfriar pode tirar eles e lacrar, até quando for inocular.

Se preferir pode deixar em quarentena por uns 5 dias - 1 semana, para ter certeza que foram corretamente esterilizados e não contaminaram até serem lacrados (eu fiz isso no começo).
 
Mais tres copos foram inoculados hj, usei uma seringa de MDK. Estão incubados agora num case de plastico fechado, em volta de uma camisa velha (preta) úmida dentro. Deixei uma lampada acessa por cima por fora sem contato algum com o case (sem perigo de entrar luz nem de acidentes).
Aguardar agora, espero ter acertado nos copos, inoculação e incubação dessa vez.
Feeling otimista!
 
Porque a camisa úmida? Umidade dentro da incubação não é necessária e não é bom (não fora dos copos).

Camisa velha também tende a ter muitos microorganismos na fibra, a menos que tenha sido desinfetada, por exemplo lavada com água sanitária. E neste caso já não seria mais uma camisa preta ;)
 
Hm...imaginei que deveria estar menos seco (temos tido dias mto secos), li em algum lugar. De qualquer forma, o preto é para não deixar entrar luz. Os copos estão totalmente lacrados com fita isolante, é possivel que algum microorganismo atravesse o lacre?
 
Quanto mais microorganismos tiver do lado de fora, mais provável será de algum deles tentar entrar. Principalmente se/quando você fizer furos nos lacres, para troca gasosa.

Isso não significa que você precise executar procedimentos de assepsia na incubadora, mas também é melhor não facilitar.

Até porque, você vai precisar tirar os bolos dos copos quando for aniversariar, e nesta ocasião é melhor que o exterior dos copos esteja "limpo".

A lâmpada para aquecer também não é necessária, a menos que esteja muito frio aí (uns 17° ou abaixo). Pelo contrário, cuidado para não sobreaquecer os copos - muito quente favorece contaminantes, e pode matar os esporos / micélio de cubensis.

Como incubadora você pode usar uma caixa de isopor, ou de papelão. Opaca, quentinha e razoavelmente limpa. Em cima de uma estante, prateleira, ou dentro do armário. A não ser em condições extremas, não tem por quê ser mais complicado que isto.
 
Até porque, você vai precisar tirar os bolos dos copos quando for aniversariar, e nesta ocasião é melhor que o exterior dos copos esteja "limpo".



Nada contra manter a área de incubação limpa. Eu mesmo mantenho meus copos e potes em um lugar limpo.

Mas quando vou aniversariar é claro que antes limpo todo o exterior do copo ou pote com um desinfetante. No mínimo álcool 70%. De preferência algo mais eficaz.

 
Legal, informações valiosas!

Principalmente se/quando você fizer furos nos lacres, para troca gasosa.
Os copos estão totalmente lacrados no momento. Não passa nada de ar. É bom em um determinado momento fazer a troca gasosa realizando algum furo? em que momento isso é necessário?

A lâmpada para aquecer também não é necessária, a menos que esteja muito frio aí (uns 17° ou abaixo)
Pois é, justamente por isso. Minha casa é bem gelada, todos os cômodos. Além de que temos tido dias frios (min noite <10°C, de dia <25°C). Reparei que os micelios de um copo estão se desenvolvendo melhor depois que adotei a luz.
 
Fala minha gente, atualizar o diario hj! Em breve postarei fotos.
1 copo antigo (2o preparo) esta avançando com micelios. Uma face do copo esta levemente esbranquiçando, parece não ter muita força por falha minha na hora de fazer o substrato. Eu compactei demais heheh, vejo que está havendo uma luta por espaço la dentro uahsdauhda
3 copos novinhos (inoculados dia 20), onde 1 deles ja apontou micelio na parte que apliquei seringa! Bazinga! Branquinho! Estes 3 copos alias, deixei um espaço de sobra heheh
Em breve umas fotos.

flw
 
Atualizando o diário!
Peço desculpas aos que estão acompanhando pois estou com problema de tempo, mas segue as fotos dos copos sobreviventes (2 copos)
Copo 1
?oh=9c3ff396ea180944272a170e69e33583&oe=541C2578&__gda__=1411163689_f1781f1db6ae9c547b716d1d15d0f079

Copo 2
?oh=03cd27383458473b86e624d9d31e1de6&oe=541C9268&__gda__=1411131548_f3993fdced49c12ec4327f50f64d8d08


Criticas:
Copo1: Realmente esta meio úmido por dentro. Não como agir nesse caso, melhor deixar como está? Outra coisa é a coloração meio acinzentada.
Copo2: Está dificil de tirar uma foto que mostre o micelio pois acho que ele esta vindo de dentro para fora e esse copo foi aquele do substrato muito compactado.

O que os senhores tem para dizer?
 
É comum as paredes dos recipientes ficarem úmidas, devido a atividade metabólica do micélio colonizando o substrato. A não ser que esteja acumulada no fundo, não ha com o que se preocupar.
Uma mistura que gosto de utilizar é 1:10 de água sanitária com água. A água sanitária é extremamente eficiente na esterilização e é util para fazer a inoculação, já que não é inflamável, além de ser mais fácil de encontrar (eu particularmente sempre tenho dificuldade em encontrar álcool 70° líquido).
A glovebox é muito útil. Mesmo fazendo na boca do fogão, você estará "em cima" dos objetos e você mesmo pode acabar contaminando. A glovebox é a melhor alternativa e é util para todos os procedimentos, desde a confecção da seringa, inoculação e g2g, etc.

Já morei em SJC, morava no Aquarius e estudava no Jardim das Indústrias. Tenho saudades.
 
Back
Top