Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Marinheiro de primeira viagem

Diário de cultivo problemático.
E ai galera,

Antes de tudo, me apresentar, me chamo Thiago sou de São José dos Campos, tive uma experiência com magic trufles numa viagem a Holanda certo tempo atrás e fiquei impressionado com o poder da psilocibina.

Naquela mesma época pedi uma strain GT e MDK e logo recebi, porém não tive a chance de tentar cultivar.

Só recentemente, durante uma mudança, percebi que havia ainda guardado as strains, fechadas, num envelope, dentro de uma caixa e resolvi tentar.

Segue abaixo algumas fotos do primeiro cultivo

?oh=30241acdcb40480562b1dc28496d1951&oe=53CFB65B&__gda__=1406132234_9c6567c4bb49cb22c21a2aea81c34a86

?oh=70cd86d67860ed893fb6812f887cf756&oe=53CFD659&__gda__=1406122413_ab5c741c0ff86cc08ae96f9026a83546


?oh=84bccba19a19cfbc8e973f3b2535019a&oe=53D00410&__gda__=1406151460_837656840e6a39fff2dfd568d78032f1

As strains! GT e MDK datados 12/2012

?oh=fca444938ca3817bacf2dc8fb6143c7d&oe=53D0354D&__gda__=1406151196_1e59ce651703eeedc3f641561186d484
 
Última edição por um moderador:
Uma pergunta,
Resolvi fazer 3 seringas de 10ml cada com esporos de GT. Hoje devo usar somente uma delas. Devo flambar a ponta da seringa antes de aplicar nos copos? Outra dúvida é quanto tempo eu posso deixar as demais seringas na geladeira?
vlw
 
@ThiagoBarreto
Estude mais na biblioteca cara.
https://teonanacatl.org/pages/cultivo/
Varias das suas perguntas já foram respondidas incansavel e incontáveis vezes pelo fórum.
Passeie pelos diarios de cultivo dos usuários! Tem muitas dicas importantes também! ;)
Uma pergunta,
Resolvi fazer 3 seringas de 10ml cada com esporos de GT. Hoje devo usar somente uma delas. Devo flambar a ponta da seringa antes de aplicar nos copos? Outra dúvida é quanto tempo eu posso deixar as demais seringas na geladeira?
vlw

Deves flambar sim a agulha antes de cada inoculação. E as seringas aguentam um tempo considerável na geladeira ;)
 
Pronto, mais 3 copos preparados, dessa vez com GT. Acho que encontrei o ponto do cozimento dos copos dessa vez. Coloquei eles numa caixa de papelão cobertos por umas roupas velhas. No tempo que eu estiver em casa vou mantê-la em cima de um abajour (igual foto) para ajudar na temperatura.
?oh=6f6bf63434e293742c8dac466083baa6&oe=53D91AA8&__gda__=1406757788_245c3b88b4726de670297c04a715ee17
 
No tempo que eu estiver em casa vou mantê-la em cima de um abajour (igual foto) para ajudar na temperatura.

Que loucura! :unhas: Esse esquema aí está perigoso, heim! Tome muito cuidado para não pegar fogo.
 
Até o momento tenho o seguinte:

de 6 copos inoculados
1 copo se contaminou (acredito que pelo fato do substrato ter ficado em contato com papel aluminio, precisei retirar um pouco do substrato pois transbordou devido ao inchaço durante o cozimento). Já era esperado que esse copo desse errado.
?oh=294cf6af6e767d94cafa695284514055&oe=53F1872B&__gda__=1408347962_379e2fd794e1a84358909ff1a141e384
PS: O verde é reflexo da minha camisa verde no copo.

2 copos ainda com alguma chance (talvez)
3 copos muito secos da primeira tentativa.

Dessa vez acho que exagerei na quantidade de substrato dentro dos copos, pois eles incharam demais, acabaram ficando muito compactados. As seringas ficaram hidratando durante uns 7 dias.

Tentei manter os copos incubados, sob nenhuma incidencia de luz. Além de tentar manter a temperatura em torno dos 25C na maior parte do tempo.

Em breve vou tentar fazer mais copos.
flw
 
Em breve vou tentar fazer mais copos.

Na próxima tenta moer o arroz integral. Assim dá para ir pelo método PF Tek, e creio também que os copos não ficarão tão compactados. A proporção é 2:1:1, não tem erro.
 
Dessa vez acho que exagerei na quantidade de substrato dentro dos copos, pois eles incharam demais, acabaram ficando muito compactados. As seringas ficaram hidratando durante uns 7 dias.
Deixe sempre um espaço dentro do copo para ter ar. Micélio sufocado nunca é bom...


Uma pergunta,
Resolvi fazer 3 seringas de 10ml cada com esporos de GT. Hoje devo usar somente uma delas. Devo flambar a ponta da seringa antes de aplicar nos copos? Outra dúvida é quanto tempo eu posso deixar as demais seringas na geladeira?
vlw
Sim, é bom flambar, mas depois não esqueça de resfriar a ponta da agulha usando alcool 70 numa Gaze. É bom usar gaze pois geralmente elas já vem esterilizadas.

E quanto ao tempo das seringas na geladeira... Bem, já usei esporos em suspensão com mais de 6 meses dentro da geladeira. E funcionou magnificamente. Nunca tive problemas com isto ;)
 
Sim, é bom flambar, mas depois não esqueça de resfriar a ponta da agulha usando alcool 70 numa Gaze. É bom usar gaze pois geralmente elas já vem esterilizadas.
Não precisa complicar, basta esperar alguns segundos. A seringa bem gelada corta o calor.
 
Sim, é bom flambar, mas depois não esqueça de resfriar a ponta da agulha usando alcool 70 numa Gaze. É bom usar gaze pois geralmente elas já vem esterilizadas.



Esse passo não é necessário. A agulha resfria rapidamente com a passagem da água e os esporos germinam normalmente.
 
Esse passo não é necessário. A agulha resfria rapidamente com a passagem da água e os esporos germinam normalmente.

Ok, mas a questão não é bem essa. É bom que a agulha entre fria no inóculo. É comum selar com papel aluminio e com a agulha quente ela acaba cortando facilmente o aluminio sem contar que acaba grutando vermiculita do selo na agulha. Já tive problemas com isso. É possivel esfriar realamente a seringa apenas jogando um jato de agua pra fora, mas eu já fiz isto e não gostei pois a ponta da agulha fica muito molhada e pode acabar levando algum contaminante do topo do aluminio para dentro.
Com alcool e gaze a ponta da agulha continua seca. Mas esta é a forma que eu uso, se ele quiser esfriar a agulha usando a tecnica do "Squirting" é com ele mesmo...

Já demonstrei como eu faço. Aqui tem como é usado o metodo do "Squirting"

Em seguida, você vai querer fazer jorrar algumas gotas da solução para esfriar a agulha, e para obter todos os esporos mortos para fora, que foram mortos durante a chamas. Essa foto mostra um monte de solução que se esguichou para fora, mas não se preocupe, foi apenas preenchido com água, então eu não tenho que perder solução de esporos.

http://mycotopia.net/archives/discus/messages/5/4501.html?1005853517
 
Ok, mas a questão não é bem essa. É bom que a agulha entre fria no inóculo. É comum selar com papel aluminio e com a agulha quente ela acaba cortando facilmente o aluminio sem contar que acaba grutando vermiculita do selo na agulha. Já tive problemas com isso. É possivel esfriar realamente a seringa apenas jogando um jato de agua pra fora, mas eu já fiz isto e não gostei pois a ponta da agulha fica muito molhada e pode acabar levando algum contaminante do topo do aluminio para dentro.



Nunca notei isso. Inoculo com a agulha quente, recém flambada, e furo normalmente o alumínio. Também não vejo vermiculita grudada depois.

Talvez porque eu não jogue um jato de água para fora para resfriar a agulha. Eu simplesmente furo a cobertura de alumínio e inoculo. E a quantidade normal de solução de esporos, ou seja 0,25ml por furo.

Penso que nem o @Arcturus. Não vale a pena complicar algo que funciona bem com menos passos.



 
Passar qualquer coisa na ponta da agulha esterilizada é que pode realmente levar contaminantes. Nunca aconteceu comigo da agulha quente cortar o papel alumínio mas já aconteceu com a agulha fria rasgar por causa de tremedeira ou por vacilo mesmo.
 
Penso que nem o @Arcturus. Não vale a pena complicar algo que funciona bem com menos passos.

Bem, não foi algo inventado por mim.. Há diversos topicos tratando disto no Shroomery mas por algum motivo não estou conseguindo acessar, problema no servidor deles acredito. Enfim, tmb acho que esta discussão pode ser irrelevante. Então temos 3 formas de se fazer que ele poderá escolher.
Já fiz as 3 formas e hoje eu me dou bem usando este metodo.
Abraço.
 
Hahahhaha
Não queria iniciar uma guerra de opiniões aqui rs hahah bom, eu somente flambei a ponta da seringa e inoculei em 2 pontos (opostos) de cada copo. A ponta da seringa ficou até meio vermelha rs e depois ficou meio escura....senti tbm entre uma aplicação e outra que a ponta "entupiu", talvez por ter ficado alguma vermiculita ou pelo fato da agulha ter dilatado na flambagem...tive que dar uma forçada na seringa pra sair heheh
outra coisa tambem é que como ficava um pouco de vermiculita, quando eu ia flambar acabava queimando a vermiculita na ponta da agulha, até dando uns estalos rs
flw
 
Hahahhaha
Não queria iniciar uma guerra de opiniões aqui rs hahah bom, eu somente flambei a ponta da seringa e inoculei em 2 pontos (opostos) de cada copo. A ponta da seringa ficou até meio vermelha rs e depois ficou meio escura....senti tbm entre uma aplicação e outra que a ponta "entupiu", talvez por ter ficado alguma vermiculita ou pelo fato da agulha ter dilatado na flambagem...tive que dar uma forçada na seringa pra sair heheh
outra coisa tambem é que como ficava um pouco de vermiculita, quando eu ia flambar acabava queimando a vermiculita na ponta da agulha, até dando uns estalos rs
flw

É por isso que eu gosto de esfriar a seringa antes... Mas como o @Ecuador lembrou pode ser apenas uma questão pessoal, subjetiva.
 
Nunca flambei uma agulha e já tive bons resultados, acontece que o cultivo de cogumelos é uma estrada com variações complexas, a possibilidade de acertos equivocados é muito grande, a lógica depende de uma precisão perfeita.
 
Eu faço como o PsychoEvie, limpo/esfrio a agulha em "gaze" (papel toalha) umedecido com álcool 70, após flambar.

Fiz isso às vezes uma vez só por copo, às vezes a cada furo. De 9 copos inoculados, com 3 ou 4 furos por copo (coisa de 30 inoculações), tive zero contaminações.

Se esfriar/limpar a agulha ajuda não sei, mas parece que mal não faz.
 
Se esfriar/limpar a agulha ajuda não sei, mas parece que mal não faz.
Isso é relativo. Atualmente nem flambar nem passar nada faço mais e não tenho contaminações, no entanto uso glovebox. A unica coisa que faço é trocar a agulha por uma nova antes de começar as inoculações.

E se eu disser a vocês que o @kleber não usa glovebox, nem borrifa nada no ambiente ... e praticamente não tem contaminações o_O, faz CL, clonagem, isolamentos, transferências... sem contaminações o_O...

Ou somos muito devagar ou o @kleber é muito ninja :teo_ninja:...:D
 
Última edição:
Back
Top