Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Marinheiro de primeira viagem

Diário de cultivo problemático.
E ai galera,

Antes de tudo, me apresentar, me chamo Thiago sou de São José dos Campos, tive uma experiência com magic trufles numa viagem a Holanda certo tempo atrás e fiquei impressionado com o poder da psilocibina.

Naquela mesma época pedi uma strain GT e MDK e logo recebi, porém não tive a chance de tentar cultivar.

Só recentemente, durante uma mudança, percebi que havia ainda guardado as strains, fechadas, num envelope, dentro de uma caixa e resolvi tentar.

Segue abaixo algumas fotos do primeiro cultivo

?oh=30241acdcb40480562b1dc28496d1951&oe=53CFB65B&__gda__=1406132234_9c6567c4bb49cb22c21a2aea81c34a86

?oh=70cd86d67860ed893fb6812f887cf756&oe=53CFD659&__gda__=1406122413_ab5c741c0ff86cc08ae96f9026a83546


?oh=84bccba19a19cfbc8e973f3b2535019a&oe=53D00410&__gda__=1406151460_837656840e6a39fff2dfd568d78032f1

As strains! GT e MDK datados 12/2012

?oh=fca444938ca3817bacf2dc8fb6143c7d&oe=53D0354D&__gda__=1406151196_1e59ce651703eeedc3f641561186d484
 
Última edição por um moderador:
Pela idade do carimbo seria interessante hidratar por pelo menos 3 dias antes de inocular. Sem descrever direito os procedimentos fica difícil de ajudar e apontar qualquer erro ou problema que possa surgir, no mais torcendo aqui pra que tenha sucesso! ;)
 
Garanto que isso não é um problema!Vai por mim.;)
A quantidade de esporos que pode conter em uma seringa dessa é absurda!
Boa sorte!
 
Oi Arcturus,
Valeu pela dica da hidratação. Abri agora pouco a strain de MDK e estava com uma cor meio preta, não sei se deveria ser dessa cor mesmo. Preparei as seringas, que por sinal achei um pouco finas, mas tomei o cuidado de pegar o máximo número de esporos do final do copo com água (fervida e esfriada). Vou deixar elas intocadas no banheiro fechado (sem uso) e somente amanhã nesse horário deverei inocular os copos. Talvez seja suficiente para pegar hidratação, o que acha?
Abaixo vou tentar descrever os passos que tomei:
-Preparei todo material, deixei separado na cozinha, depois de limpa (Limpei com uns lenços de limpeza que vieram junto com as luvas de procedimento e seringas :) );
-Fervi os 3 copos para uso, previamente, 10 min fervidos com intuito de esterilizar antes do uso, deixei esfriar;
-Limpei as mãos com lenços para limpeza e coloquei as luvas de procedimento;
-Iniciei a confecção dos 3 copos, 250gr Arroz Integral, 250gr Vermiculita para 250ml de água aproximadamente;
-Depois de feitos, limpei as beiradas com lenços para tirar o excesso e coloquei a tampa de papel alumínio, cortei os excessos também;
-Dai então, forrei a panela de pressão com um pano de pratos e devagar coloquei os copos dentro, deixando-os com uns 3 a 4 dedos de água forrando o fundo da panela;
-Fechei a panela e deixei em fogo alto por uns 50min, até começar a sentir um leve cheiro de queimado. Desliguei imediatamente, espero não ter zoado os copos, porém só verei o estado deles amanhã;

Desliguei a panela e fui para a parte de preparar as seringas.
-Anteriormente preparei o banheiro sem uso (tenho dois em casa) para o trabalho, joguei desinfetante no ar, nas paredes, nos poucos objetos que ali tinham, alias, cobri eles com papel higiênico também. Deixei a bancada (pia) bem limpa com álcool;
-Levei os materiais, copo com água e as seringas. Também tomei o cuidado de deixar minhas mãos bem limpas antes de colocar as luvas de procedimento.

O restante já escrevi no inicio.

Falow!

Valeu pelo toque danielfcooo! Abraço
 
Última edição por um moderador:
Vou deixar elas intocadas no banheiro fechado (sem uso) e somente amanhã nesse horário deverei inocular os copos. Talvez seja suficiente para pegar hidratação, o que acha?
Coloca a seringa dentro de um saco, amarra e manda pra geladeira pra evitar que contaminantes germinem dentro da seringa. Nessas horas a ansiedade toma de conta... deixe as seringas pelo menos 3 a 5 dias na geladeira. Paciência é uma coisa a ser trabalhada no cultivo de cogumelos.

Dai então, forrei a panela de pressão com um pano de pratos e devagar coloquei os copos dentro, deixando-os com uns 3 a 4 dedos de água forrando o fundo da panela;
-Fechei a panela e deixei em fogo alto por uns 50min, até começar a sentir um leve cheiro de queimado. Desliguei imediatamente, espero não ter zoado os copos, porém só verei o estado deles amanhã;

O segredo pra não secar nem queimar é assim que pegar pressão colocar em fogo baixo, ja deixei até por 2 horas no fogo baixo e não queimou. O recomendado é esterilizar por 60min em fogo baixo após pegar pressão.

Pode colocar água um pouco acima da metade dos copos evitando que o nivel da água toque nos tampões de aluminio para que quando ferver não entre agua nos copos.

-Anteriormente preparei o banheiro sem uso (tenho dois em casa) para o trabalho, joguei desinfetante no ar, nas paredes, nos poucos objetos que ali tinham, alias, cobri eles com papel higiênico também. Deixei a bancada (pia) bem limpa com álcool;
Cuidado ai com sua saude irmão! evite inalar estes produtos químicos. Pra isso também serve a glovebox pra evitar ao maximo contato com produtos quimicos.
 
Agora com as seringas prontas....na vdd achei elas muito fininhas



Normalmente usamos seringas de 5 ml para cima.

Essas de 1 ml devem dar para inocular um copo cada uma. Isso se a agulha não atrapalhar, pois essas seringas pequenas costumam ter agulhas mais curtas.

 
Fala galera,
Seguinte, abri a panela de pressão para inicar a inoculação dos copos e vi que o fundo se queimou um pouco, a parte do pano voltada para a panela ficou preto! rs A parte voltada aos copos ficou meio marrom. Os copos em si estavam OK, só com um "caramelado" na parte inferior. Dentro dos copos não sei dizer se acabou ficando ressecado, se isso pode ser um problema.
Mesmo assim segui com a inoculação dos copos e deixei-os incubados. Lá para sábado vou dar uma olhada para ver se há sinal de micélios.
Imagino que pode ser que não saia nada. Ou seja mais lento pela falta de agua no copo. Ou até mesmo alguma contaminação por vestigio do queimado. Mais tarde vou postar fotos dos copos.
Flw
 
vi que o fundo se queimou um pouco, a parte do pano voltada para a panela ficou preto!
Acredito que o fato de ter queimado seja como consequência da falta de água no fundo da panela.Você deve ter colocado uma pouca quantidade.
 
Acredito que o fato de ter queimado seja como consequência da falta de água no fundo da panela.Você deve ter colocado uma pouca quantidade.
Talvez, mas como ele mesmo disse estava em fogo alto o qual realmente faz secar toda agua, mesmo quando o nivel esta correto.
 
Última edição:
Aham, acredito que seja o fato do fogo ter ficado mto alto mesmo, pois coloquei uma quantidade razoável de água. Segue abaixo umas fotos dos 3 copos
?oh=f10b2e8b3a95429670bf0c0813ccd828&oe=53D21F62&__gda__=1406266070_7a635fcc6f7e91594c848585e8d9d340

?oh=cd5ebc5f7ec9cf49d01b4a9fbf115566&oe=53D21BFF&__gda__=1406280843_780a3a06d16d238105bdb137d5c5b264

?oh=4ee07877968df6aa1ccc247694ab659c&oe=53D20534&__gda__=1406247897_1dca474e2725e8588ee5c08f62b8bbd9

?oh=c25e9d788c4ed7a18dea4fa4251261c8&oe=53D2159E&__gda__=1406286442_1f31b03aae037d208f7a32bdfe0ddae2
?oh=6b7a681fdd88dd3df6b7595799dc74e2&oe=53D1CF08&__gda__=1406258277_c23e0136f71aef8b92853eef68c2edf4
 
O arroz aparenta estar seco como se estivesse cru, mas pode ser impressão minha, pois quando faço grão de arroz inteiro o grão se abre devido a expansão causada pela absorção de agua mostrando assim um pouco do miolo.
 
Mas e ai, será que vai dar certo? rs
Eu não arriscaria pelo fato da esterilização não ter sido confiável.
Por que você não tenta a Tek do PF ao pé da letra com arroz integral triturado (granulado mas não pó)?

Outra coisa as medidas da PF Tek são feitas em volume tipo ml e não em gramas como você fez talvez isso tenha contribuído para o bolo ficar seco.

Pelo que me lembro a receita é 2/4 de vermiculita fina, 1/4 de arroz integral e 1/4 de água (tudo medido em ml).
 
Pessoal,
Fui dar uma olhada nos copos hj, ainda continuam do mesmo jeito, ja passados 4 dias de incubação. Uma pergunta, é bom manter que temperatura nessa fase? Estava deixando perto do armario, porem, nesses dias frios por aqui (em torno de 20°C). Coloquei agora a caixa incubadora em cima, atrás da geladeira. Acredito que a temperatura por ali deve ser mais em torno dos 26°C.
 
O normal na incubação é entre 7 e 10 dias, se conseguir os 26 graus com a ajuda da geladeira também dá para colonizar, tem cara que usa até cobertor de frio para enrolar a encubadora afim de aumentar a temperatura.
 
Última edição:
Pessoal,
Fui dar uma olhada nos copos hj, ainda continuam do mesmo jeito, ja passados 4 dias de incubação. Uma pergunta, é bom manter que temperatura nessa fase? Estava deixando perto do armario, porem, nesses dias frios por aqui (em torno de 20°C). Coloquei agora a caixa incubadora em cima, atrás da geladeira. Acredito que a temperatura por ali deve ser mais em torno dos 26°C.
A 20° é capaz de nem germinar ou demorar demais, o fato de não ter hidratado os esporos atrasara mais ainda. Se o bolo estiver seco ai é que não nasce mesmo.
Nessa fase é aconselhável manter a 28° ou o mais próximo disso possível. Seria interessante você conseguir um termômetro ou termostato pra saber o que esta fazendo e acontecendo.

Vai na fé!
 
Valiosas informações!
Arcturus, ando com a verba meio limitada p/ esse cultivo, por isso vou ter que ir no feeling rs
Ainda existe alguma chance então SiriusII! Atras da geladeira é mais "quentinho".
Daqui a pouco irei preparar uma seringa (agora de 10ml) com esporos de GT e deixar hidratando até fazer novos copos (hoje a noite provavelmente vou deixar na panela pressão).
Falow
 
Ontem fiz o preparo de mais 3 copos e dessa vez tomei o cuidado com questão de fogo. Felizmente só senti cheiro de arroz sendo cozinhado rs
Hoje pela noite devo inocular os esporos de GT neles! :)
Abraços
 
Back
Top