Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Manobras em ar livre

Cultivo de cogumelos outdoor, muito estratégico, no solo, ultra simples e com pouca monitoria.
Diário de cultivo completo.
Muito bom, ótimoa resultados com uma tecnica simples :pos:

Qual a temperatura em media na época?
 
É, o unico ruim de cultivos ao ar livre eh esperar pela época certa de cultivo .... aqui tá maior frio e estiagem, vou ter que esperar mais pra enterrar meus bolinhos ....
 
Bolos não funcionam tão bem assim, só se forem bolos gastos. Se vc vai fazer um patch no solo pra valer acho importantíssimo usar um micélio/substrato forte (grãos colonizados), no ponto para frutificar (tipo 2 semanas no luz) e fazer um casing "orgânico" (fibra de coco e terra pelo menos).

A propósito, a fibra de coco e a vermiculita do casing (top e bottom) não foram esterilizadas, foram usadas como vieram.
 
Tive sucesso usando composto organico e fibra de coco sem esterilizar tbem, a partir de micélio forte, colonizou bem, e a unica contaminação presente foi a que já estava no pedaço que usei como spawn (o pedaço era 80% micélio e 20% contaminante).

Quais outras considerações importantes você pode fazer sobre essa experiencia ao ar livre?? Já joguei pedaços de micélio num vaso e eles foram comigos por insetos, você teve esse problema??

O ph da terra não sofreu nenhum tratamento?? Você acha algum tratamento necessário?


Quanto a enterrar os bolos eu me referia aos meus gastos já :)
 
Que beleza! Tava sentindo falta desses seus tópicos Cygnus. Um exemplo de outdoor para o fórum.

Certa vez observei um cultivo em que era adicionada levedura de cerveja em pó sobre a cama quando se regava ela (ficava sob uma árvore que impedia que a chuva caísse sobre o buraco). A cama era de terra vegetal, vermiculita e spawn de trigo (meio grudento). A produção foi muito alta, os cogumelos ficaram bem inchados, mas contaminou em quase duas semanas após o flush, creio ter sido por causa da levedura, mas mesmo assim a produção compensou.

P.S: Boa utilidade para a embalagem de frango assado.
 
Já venho tentando outdoors faz um tempo e devo dizer q a maior preocupação é escolher o lugar certo e o momento certo, se conseguir fazer isso bem já fez grande parte do trabalho q teria com condições pouco adequadas.

O lugar tem q ter os 70% de sombra, isso conserva muito a umidade, ao mesmo tempo tem q ter uma ótima aeração, não pode ser muito próximo à formigueiros ou mato muito alto, pois os insetos, de fato, adoram os cubensis, e qualquer cogumelo cultivado outdoor de fato, o cheiro, umidade e inofensibilidade são ótimos estímulos. Daí q, creio eu, tbm não devemos repetir o cultivo no mesmo local. Sou absolutamente contra o uso de inseticidas nessa situação, por razões de saúde pessoal, e mesmo com esses é praticamente impossível "controlar" os insetos, vc pode entupir o seu jardim e quintal de inseticida q depois de dois dias chegam mais insetos no seu terreno, e certamente irão em cima do q for mais apetitoso. Percebi q tinha uma boa quantidade de minhocas e insetos subterrâneos quando fiz a cova, achei isso bom, vi poucos sinais de formigas e cupins. A grama na área tbm estava um pouco mais esparsa como relatei, isso ajuda como medida anti-formigas. E por fim, meu amigo, a sorte faz uma pusta diferença no somatório final.

Plantar no solo é muito diferente de plantar em potes pois a terra dos potes é menos "processada" do q a terra do solo, maior conteúdo orgânico específico (leia como falta de equilíbrio) e isso atrai insetos. Além do mais, torna-se essencial monitorar a umidade continuamente pois potes "variam" a umidade mais rapidamente q o solo. Também tornam o solo menos resiliente à variações de temperatura (o q depende do pote). Outra coisa a se considerar é q a "biodiversidade" da terra do solo é mais "completa" do q a terra de potes, isso reduz contaminações à eventos tão prováveis quanto o crescimento adequado do micélio e frutificação do mesmo. Por fim, processa adequadamente o fluxo de água de acordo com a capacidade de retenção das diversas camadas do solo em questão, terra em potes raramente possuem tais propriedades.

Quanto o pH, não me lembro de ter usado cal, acho q talvez tenha jogado um pouco sobre a fibra de coco, mas certamente não houve nenhum processamento do solo q não tenha sido cavar e revirar. Eu só consideraria necessária a correção do pH do solo se houvesse um mecanismo de monitoração com precisão, como não tenho tais confortos prefiro me concentrar em outros fatores com maior dedicação. Mas se vc quer saber quais eram as condições de acidez daquele solo em questão, era ácido, chutaria uns 6.2. Considerei isto desde o começo, mas imaginei q se a cama de vermi/coco for eficiente em sua alcalinidade, ela daria tempo pro micélio crescer o suficiente pra conseguir frutificar pelo menos pelo centro.

Claro q um solo muito ácido precisa ser tratado.
 
Obrigado pelas dicas, sonho com um cultivo ar livre há algum tempo, e o meu terá que ser guerrilha, então tenho mesmo que esperar a época certa e escolher um local propício, pois imagino que a quantidade de variaveis em um cultivo guerrilha seja muito grande.

PS: Fiquei admirado com as fotos do seu ar livre, hehe babei mesmo!!

O cara é mestre :pos:
 
Heh, valeu pelos elogios. Também me amarro nos seus posts e originalidade, são realmente muito instrutivos.

Bem, creio eu q o fórum seja um cultivo guerrilha maneiro, em virtual doors, e é legal vê-lo avançar e tentar contribuir pra isso. Um barco pirata viajando por um oceano de palavras.

Estou aberto à discussão sobre o tema outdoor, especialmente a guerrilha (não nesse thread). Existiria terrorismo poético mais profundo do q fazer crescer cogumelos alucinógenos no jardim do DENARC? heh Engraçado q esse tipo de conversa pode ser interpretado como ato terrorista pelos mesmos, como se os cogumelos fossem explodir a qualquer momento.

Também acho importantíssimo q tais experiências em outdoor fossem incorporadas à práticas ainda mais "guerrilha" (tecnicamente) como a permacultura e o uso de agroflorestas. Deveria existir algum tipo de design permacultural ou agroflorestal q incorporasse cogumelos no sistema. Fica aí aberto mais um tópico de discussão, para os mais eco-engajados.
 
Hehe vou postar minha idéia num outro tópico agora mesmo, tava guardando pra testar e postar depois se desse certo, mas vamos colocar em discussão pra poder melhorar e aumentar o projeto.

Quando ficar pronto eu posto aqui a ponte.

Existiria terrorismo poético mais profundo do q fazer crescer cogumelos alucinógenos no jardim do DENARC?

:cool:
 
Paraben cygnus. a melhor parte de um cultivo externo é saber que a natureza fica feliz com a vossa iniciativa e presenteia-lhe com TAO maravilhosos frutos. me tiraram do sério.:eek:
 
Muito BOM esse cultivo ao ar livre Cygnus!:pos:
Foi a primeira vez que vc tentou?
Agora ta bom pra fazer um de P. azurescens! ;)
As fotos poderiam ir pra o topico das fotos de agosto!
Ficaram muito boas!
Belo cultivo, bela experiencia e belos frutos!:pos:
Parabens!
 
dá a sugestão da que você achar melhor lá no fórum HOTF phyllo :pos:
 
noossa kra..

parabéns...

foi um ótimo cultivooo =)


abraço
 
meus parabéns Cygnus X 1, apesar de não serem muito grandes, são muitos e estão lindos! :D
e obrigado pelas dicas!
depois nos relate a experiência! :)

paz e luz :luz:
 
Fala Cygnus X 1

Admirável !!!!

Sua iniciativa levá-nos de volta onde tudo começou: A Natureza.

Tirá-nos do ambiente asséptico e contolado e transportá-nos ao mundo da aventura.

Uma pergunta:

A strain (Ecuador) utilizada foi escolhida para o propósito (outdoor) ?
 
Aconteceu de ser a equador por disponibilidade de micélio, nenhuma outra razão. Diria q tal raça de esporos é muito boa para outdoors por ser bem resiliente e rápida em todos os sentidos. Normalmente tbm é extremamente prolífico, como deu para ver nas fotos.
 
Excelente projeto!

Acho que vou adotá-lo como meu primeiro cultivo!

Mesmo sem eu ter experiência, a sua técnica é extremamente simples e não requer cuidados diários... bom para pessoas como eu que viajam muito.

Queria saber em relação á chuva... como proteger o bulk das chuvas fortes ou moderadas que podem cair e inundar tudo?

Eu poderia fazer um telhado com acrílico?
 
ué, eu não falei da cobertura 70%? no caso a cobertura 70% foi feita por uma trepadeira de parede q caiu e virou tipo um túnel, beirando a parede. Se cair uma chuva super super forte, isso protege de danos físicos, o escoamento adequado da água do solo protege-os contra acúmulo de água.

Se vc pode fazer um telhado de acrílico, claro, mas talvez algo mais natural e menos chamativo atende melhor a expectativa.
 
Uma piscina de criança virada pra cima ....

Desculpas se estou respondendo posts muito velhos mais estou de olho em os post que mais gosto e não posso evita-los rsssss.
 

Anexos

  • piscina-infantil.jpg
    piscina-infantil.jpg
    38.5 KB · Visualizações: 8
Última edição por um moderador:
Back
Top