Já venho tentando outdoors faz um tempo e devo dizer q a maior preocupação é escolher o lugar certo e o momento certo, se conseguir fazer isso bem já fez grande parte do trabalho q teria com condições pouco adequadas.
O lugar tem q ter os 70% de sombra, isso conserva muito a
umidade, ao mesmo tempo tem q ter uma ótima aeração, não pode ser muito próximo à formigueiros ou mato muito alto, pois os insetos, de fato, adoram os cubensis, e qualquer cogumelo cultivado outdoor de fato, o cheiro, umidade e inofensibilidade são ótimos estímulos. Daí q, creio eu, tbm não devemos repetir o cultivo no mesmo local. Sou absolutamente contra o uso de inseticidas nessa situação, por razões de saúde pessoal, e mesmo com esses é praticamente impossível "controlar" os insetos, vc pode entupir o seu jardim e quintal de inseticida q depois de dois dias chegam mais insetos no seu terreno, e certamente irão em cima do q for mais apetitoso. Percebi q tinha uma boa quantidade de minhocas e insetos subterrâneos quando fiz a cova, achei isso bom, vi poucos sinais de formigas e cupins. A grama na área tbm estava um pouco mais esparsa como relatei, isso ajuda como medida anti-formigas. E por fim, meu amigo, a sorte faz uma pusta diferença no somatório final.
Plantar no solo é muito diferente de plantar em potes pois a terra dos potes é menos "processada" do q a terra do solo, maior conteúdo orgânico específico (leia como falta de equilíbrio) e isso atrai insetos. Além do mais, torna-se essencial monitorar a umidade continuamente pois potes "variam" a umidade mais rapidamente q o solo. Também tornam o solo menos resiliente à variações de temperatura (o q depende do pote). Outra coisa a se considerar é q a "biodiversidade" da terra do solo é mais "completa" do q a terra de potes, isso reduz contaminações à eventos tão prováveis quanto o crescimento adequado do
micélio e
frutificação do mesmo. Por fim, processa adequadamente o fluxo de água de acordo com a capacidade de retenção das diversas camadas do solo em questão, terra em potes raramente possuem tais propriedades.
Quanto o pH, não me lembro de ter usado cal, acho q talvez tenha jogado um pouco sobre a fibra de coco, mas certamente não houve nenhum processamento do solo q não tenha sido cavar e revirar. Eu só consideraria necessária a correção do pH do solo se houvesse um mecanismo de monitoração com precisão, como não tenho tais confortos prefiro me concentrar em outros fatores com maior dedicação. Mas se vc quer saber quais eram as condições de acidez daquele solo em questão, era
ácido, chutaria uns 6.2. Considerei isto desde o começo, mas imaginei q se a cama de vermi/coco for eficiente em sua alcalinidade, ela daria tempo pro micélio crescer o suficiente pra conseguir frutificar pelo menos pelo centro.
Claro q um solo muito ácido precisa ser tratado.