Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mancha azul e sem pins

Supernaut

Cogumelo maduro
Cadastrado
23/03/2006
21
67
43
Fala pessoal:pos: Aniversáriei 4 bolos fazem 19 dias sendo:
1-Palenque depois de 10 dias de colonização total e geladeira(12hs)
2- Psilocybe Mexicana 95% colonizado(que já nasceu um afobadinho bem na base com vermiculita, tá com uns 3cm).
2 e 3- Palenque logo depois de 100%.
Nos 3 palenques não há sinal de nenhum pin e no mexicana apenas dois, só protuberâncias brancas mas que se formaram logo no primeiros dias, a umidade está sendo provida por uma bomba externa que mantém a umidade de 96 a 98% e temp. de 23 a 25°C e oxigenação acredito estar boa pois a bomba bombeia 1,5L/min de ar externo em um terrário de 25L.A luz é que eu não sei pois é branca de 9w mas parece que não atravessa direito o terrário pois o plastico da tampa é meio fosco e tem que passar por um saco plástico que protje os bolos contra pingos. O bolo n°1 parece estar bem seco será que poderia beneficiar nesta fase aquele esquema de fazer um furo em cima e colocar agua num canudo ou fazer um cold-dunk&roll? Seria o caso de baixar a umidade para 92%?E também no 2 e 3 há uma mancha azul meio interna em cima mas em nehum momento foram tocados será normal?Tô na duvida pois este é o meu primeiro cultivo que estou fazendo direito que parece que vai dar certo :pos:

Essa mancha azul pode ser contaminação (penicilina)?Pode fazer mal Tô pensando se não pode ser uma reação do micélio a quantidade exagerada de H2O2 que coloquei na agua do borbulhador e um pouco no fundo do terrário.
 
Se os bolos não estiverem em contato direto com o H2O2 não deve ser problema. A umidade é essa mesmo com certeza? Porque geralmente o micélio começa a azular quando está secando.

Outra coisa importante é a espécie, Psilocybe mexicana se dá muito melhor com grãos do que com bolos de vermiculita, mesmo porque essa espécie forma esclerótia e você não iria querer comer esclerótica com vermiculita :)

Eu particularmente nunca vi Psilocybe mexicana frutificando em bolo PF, sempre vejo casings e coisas parecidas ou então bolos de grãos que formam esclerótia e depois frutificam.

Em todo caso, cheque se os bolos não estão secando, isso pode estar causando a cor azul no micélio, 19 dias é realmente bastante tempo.
 
Na verdade são cubensis mexicana, até foi o unico bolo que deu dois frutos:eek: Queria saber se alguem sabe o que é indicado fazer nesta situação? Tipo cold-shock, dunk, casing ou sei lá o que?
 
Ah tá, então é P. cubensis.
Bom, nesse caso deveria funcionar se as condições fossem corretas, checa aquilo que eu falei e me fala.

Temperatura está correta?
Umidade está correta?

A luz pelo que você disse está boa, não precisa de luz forte, se você está vendo os bolos significa que estão recebendo luz suficiente.

O bolo pode estar ficando azul por estar secando, como eu já disse.
Depois que você tirou eles dos copos você não fez nada? É bom fazer um dunk em água fria + água oxigenada (1 por 10 partes). Ou então você pode fazer como o Marcelo e injetar água nos bolos. Destilada de preferência.
 
shroower disse:
Ou então você pode fazer como o Marcelo e injetar água nos bolos. Destilada de preferência.

É Mauricio, Shroow.. hehe

è, eu tbm axo q tá faltando um dunk, se mesmo assim num der certo, cemomendo kebrar os bolos e tentar casings. Num sei se falo besteira, me corijam, senhores, mas pode ser q tbm num tenha micélio dicariótico suficiente pra criar os nós de hifas pra ter pins.
 
Os guias de cultivo dizem que q temperatura para frutificação deve ser de 23-26°C, queria saber se o pessoal usa essa faixa ou pode-se obter melhores resultados(maior numero de cogus) com temperaturas maiores? E a queda de temperatura para formação de pins é tão decisiva?
 
Eu abaixo a temperatura para a formação de pins e ai quando eles começam a crescer eu aumento ela novamente.

A temperatura é importante sim, pois vai ser ela (junta a outras variaveis) que vai induzir o micélio a frutificar.
 
Levei até um susto quando voltei de uma viagem rápida de fim de semana,todos os pins se desenvolveram cobrindo quase que todo o casing:) Só que alguns cogus estão com uma mancha preta em cima do chapéu principalmente os mais maduros,parecem que foram queimados com uma vela(mas tenho certeza que não são esporos).Será que é da raça (Palenque)?Achei bem estranho pois nunca tinha visto?:confused:
 
PARABENSS! e nao esqueça de tirar prints pra se garantir pro futuro (lembra a formiga e a cigarra?) cigarra só colhe cogumelos a formiga CULTIVA eles pra seu beneficio proprio e quando chega o inverno ela está GARANTIDA!
acho q essa mancha eh dele mesmo, eh meio gosmenta a mancha? parece q alguns strains juntam uma " borra" preta mesmo.. sei lah o que pode ser.
 
Supernaut disse:
Levei até um susto quando voltei de uma viagem rápida de fim de semana,todos os pins se desenvolveram cobrindo quase que todo o casing:) Só que alguns cogus estão com uma mancha preta em cima do chapéu principalmente os mais maduros,parecem que foram queimados com uma vela(mas tenho certeza que não são esporos).Será que é da raça (Palenque)?Achei bem estranho pois nunca tinha visto?:confused:

A mancha preta acontece quando o chapeu comeca a esporular.
 
Back
Top