Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Método de secagem mais simples de todos os tempos...

huno999

Cogumelo maduro
Cadastrado
04/02/2008
20
68
Desenvolvi o método mais simples de todos, Eu acho.
Simplesmente coloquei um ventilador quadrado virado para cima, com uma caixa de papelão em volta e grampeada nas abas,para diminuir ao máximo a entrada de luz.A caixa serviu como uma luva.

Coloquei os cogus diretamente na grade do ventilador.Secaram muito bem.
Tudo a temperatura ambiente.

Mas na verdade na primeira vez que sequei, por dois dias, mesmo ficando bem secos, ficaram muito fracos.Acredito que foi por que eles pegaram uma certa quantidade de luz no processo.Na última vez deixei num ambiente escuro.Mas ainda não experimentei desta remessa. Vamos ver o que vai rolar.....
 
orra muito boa esta ideia amigo, mas receio que a minha seja mais simples ainda, e tem dado certo.

eu apenas coloco os cogus em cima do papel toalha e deixo na janela o dia inteiro, no prazo de dois dias eles estão crack-dry.
DSC00418.JPG
 
eu apenas coloco os cogus em cima do papel toalha e deixo na janela o dia inteiro, no prazo de dois dias eles estão crack-dry.

depende muito da umidade do ambiente, se for um lugar umido como aqui, embolora em 1 dia
 
Aqui a umidade é alta também, eu deixo eles 1 dia em cima do jornal, pra dar essa Murchada, e depois vai pro pote de sorvete com dois Secar* (anti-mofo) que tira a umidade do ambiente.

Coloco um papel sobre os secar, e os cogus em cima do papel, fecho bem o pote.

Depois tá realmente cracker dry:)
 
iniciei a secagem no dia 07/04/2008, deixei os frutos na frente do ventilador por dois dias a umidade aqui tava um pouco alta e no terceiro dia deixei no sol para dar o acabamento e finalmente
no dia 10/04/2008 esta:Dvam assim, agora estao embalados no zip-loc.:D
DSC00498.JPG
 
Amigo, 3 dias para secar é muito tempo, com certeza ele vai perder potencia.

Na minha opinião o melhor método é com 2 etapas:
1. 12/24 horas de ventilador (vai perder grande parte da humidade).
2. Indefinidamente em um pote com tampa com 1 ou 2 dissecantes de supermercado.

Depois de 12/24 horas de ventilador eu deixo os cogus guardados em um pote com os dissecantes até a hora do consumo, mesmo depois de seco, eles ainda podem absorver humidade da atmosfera e vir a estragar, por isso prefiro conservar no dissecante.

Escolha potes escuros, e mantenha todo o processo a temperatura ambiente, que a potencia está garantida.

Abraços, paz e luz.
 
valeu por estas dicas com certeza vou tentar adapta-la aqui no meu cultivo.
 
Eu acho que minha secagem demora mais de tres dias, mas é 1 dia para murcharem, depois deixo no pote com o dissecante até o consumo, acho que passa mais de dois dias até ficar cracker.

Mas acho que não ocorre muita perda de potência:D
 
Quanto mais simples melhor.

Esta técnica do papel toalha e exposição é bem simples, mas a luz e o calor podem interferir, prefiro não correr o risco.

O ventilador que uso é quandrado e por coincidência a caixa que uso é do tamanho exato,foi realmentemuito simples fazer tudo funcionar.Mas a partir de agora irei deixar apenas um dia secando e no escuro e à temperatura ambiente.
 
alguem ja pensou em usar um microondas pra secar os cogumelos?
pq o microondas funciona agitando as particulas de agua e dessa forma aquecendo.
sera q da pra usar isso a favor da secagem dos cogumelos ou eu estou falando doidices? =P
 
Secagem no microondas?

Quem sabe? Mas o problema é que mesmo que apenas as moléculas de águas sejam aquecidas, estas irão aquecer tudo que estiver ao seu redor, como acontece com os alimentos.

Só testando.

Se der certo, seria uma revolução, pois daria para fazer o processo de secagem em alguns minutos.
 
Vocês não acham, que mesmo antes de testar, valeria a pena descobrir qual é a temperatura máxima na qual a psilocibina se degrada.
E saber a que temperatura chegaria X gramas de cogumelos cuja massa possua 70% de agua exposta a radiação do microondas???

Não vão estragar cogus a toa eim!!

Abraços.
 
:!:Colho os mágicos pego uma meio branca grossa e limpa claro :D.

Pego o bolo do terrário lavo em água corrente pra tirar a vermiculita que fica na base deles e coloco eles dentro da meia limpa que tirei do guarda roupa ponho naquela grade que tem atraz das geladeiras e já era.

Deixo lá até querer come-los ou fazer qualquer tipo de preparo com eles.

ósculos
jhon lock:cool:
 
O Melhor método testado pormim com um mínimo de perda de potência é:

Enrolo cadacogu em um pedaço de jornal e coloco numa caixa escura com desumidificador de supermercado. cogus cultivados em dois dias então crocantes, cogus coletados de pastos(mesmo os gigantes) em três dias estão crocantes e até esfarelando. Até hoje não conheço melhor método, pois não gasta energia e a potência fica dez!
 
honestamente, amigos,
nao precisa de mais nada alem do SECAR:p: (dissecante do supermercado)...
hermeticamente fechado...
s/ ciencia, sem bagunça...
mais nada...
 
honestamente, amigos,
nao precisa de mais nada alem do SECAR:p: (dissecante do supermercado)...
hermeticamente fechado...
s/ ciencia, sem bagunça...
mais nada...

Falou e disse!, mas tem que rolar um ventiladorzinho antes, porque se não se vc botar muitos cogus frescos os SECAR enxem de água e pode mofar os fungos!

Primeiro ventilinha, depois secar hermeticamente..
aí simmm:pos:
 
Cara, esse não é o método mais simples, NUNCA! Com ventilador e caixa do mesmo tamanho ainda por cima! rsssss secar cogus é tão simples, pq a galera gera tanta confusão?? eu sempre enrolei na meia ou cachecol e deixei atras da geladeira... 2 a 3 dias está cracky cracky... tem coisa mais simples que isso?? oO
 
não sei... pode até ser bizarro rsrsrsrsrs:p: mas isso pode oferecer riscos de incêndio, um tecido atráz da geladeira....
 
cara, nunca ouvi falar disso, e olha que o pessoal antigo sempre secava coisa assim, em geladeiras mt mais xuxa e desprepadaras... hj em dia ainda são trocentas vezes mais seguras... e olha... se existe esse risco, deve ser o mesmo de cair um raio na sua cabeça ( ou seja, eu pago pra ver ;-] )..

mas a ingenhoca eh legal, hehe, não deixa de ser válida, claro, principalmente pra uma quantidade grandede cogus... mas não eh tão simples quanto dito!

Mas dá pra entender pq a galera fica inventando mil e uma formas de se fazer as coisas (pode ver nas seções quantos tipos de bolos, casings, terrários, metodos de secagem... sempre vários métodos para vários processos... pq eh um monte de cogumelado maluko dado a cientista de garagem! heheheh e viva noixx e nossa criatividade
 
Back
Top