Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Líquido, no fundo do pote de milho, o que faço?!

Tana

Primórdia
Membro Ativo
02/05/2012
98
26
Bom, a imagem diz (quase) tudo:

DSC03806.jpgDSC03803.jpg DSC03804.jpg DSC03806.jpg DSC03816.jpg

Detalhes adicionais:
Fiz 4 potes, 2 com areia grossa de construção (a que fica na peneira) seca no fundo, e 2 sem. Os com areia no fundo colonizaram faz tempo, e estão na geladeira a umas 3 semanas já. Segue a foto deles:

DSC03802.jpg

O que recomendam eu fazer? Esperar colonizar o maximo possivel e aniversariar, mesmo com uns grãos sem colonizar? E depois, lavo o micélio com água mineral fervida? Pretendo fazer um bulk com húmus e vermiculita. Estou deixando os potes com água deitados, assim a água escorre pelo lado do pote, entrando em contato com o micélio já estabelecido, e o fundo vai aos poucos colonizando. Não contaminou desse jeito (ainda).
Os senhores tem alguma sugestão?
 
Fiz um out com os potes com líquido, realmente não tinha nenhum cheiro ruim/azedo, só cheirinho de micélio... Deu um cogumelo de cerca de 50 g, gigantesco, o chapéu era um pouco maior que a palma da minha mão (sem os dedos, né lol), e a estipe tinha mais que 1 cm de diâmetro, e azulou muito, ficando quase preto! Fiz 8 clones em papelão com ele, mas de um dia pro outro o papelão ficou seco, e só ficou um micélio beeeem ralinho em volta do pedaço da estipe. Será que rola de eu injetar água nos copos? Qual seria o procedimento, deixar a água ferver por uns 10 minutos, e com uma seringa e agulha estéreis injetar um pouquinho de água em cima do papelão? Ou é preciso esterilizar a água completamente em panela de pressão? E depois que colonizar, quando eu for passar o papelão para os potes de milho, não vai contaminar o milho, visto que o papelão provavelmente tem contaminantes, já que não foi esterilizado, só fervido? Vlw pelo apoio gente!
 
Upvote 0
Podem me dá uma ajuda com esse pote?
não sei se esse líquido no fundo é contaminação, umidade em excesso ,ou "mijo do micélio"
estou tentando fazer meu primeiro bulk, por isso optei por usar potes com silicone e tyvek na tampa, pra diminuir as chances de contaminação.
eu ia descartá-lo, mas pensei em perguntar a pessoas mais experientes antes.
WP_20150122_010.jpg WP_20150122_009.jpg
 
Upvote 0
Upvote 0
Back
Top