Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Líquido, no fundo do pote de milho, o que faço?!

Tana

Primórdia
Membro Ativo
02/05/2012
98
26
Bom, a imagem diz (quase) tudo:

DSC03806.jpgDSC03803.jpg DSC03804.jpg DSC03806.jpg DSC03816.jpg

Detalhes adicionais:
Fiz 4 potes, 2 com areia grossa de construção (a que fica na peneira) seca no fundo, e 2 sem. Os com areia no fundo colonizaram faz tempo, e estão na geladeira a umas 3 semanas já. Segue a foto deles:

DSC03802.jpg

O que recomendam eu fazer? Esperar colonizar o maximo possivel e aniversariar, mesmo com uns grãos sem colonizar? E depois, lavo o micélio com água mineral fervida? Pretendo fazer um bulk com húmus e vermiculita. Estou deixando os potes com água deitados, assim a água escorre pelo lado do pote, entrando em contato com o micélio já estabelecido, e o fundo vai aos poucos colonizando. Não contaminou desse jeito (ainda).
Os senhores tem alguma sugestão?
 
Isso já era...
Onde viu essa técnica com areia de construção?
 
Upvote 0
Isso já era...
Onde viu essa técnica com areia de construção?

É técnica que eu inventei. Se não inventei, pelo menos não vi em nenhum lugar. Mas funcionou hahahha onde não usei que bixou
tá cagado :(
o milho tinha muita agua ainda, devia ter deixado no frostfree mais tempo e mais esparramado....

eu tentaria abrir com cuidado, e MUITA assepsia.
e tirar o micélio saudável com uma colher....
e mandar um casing 50/50 vermiculita e po de coco

Hmm, estava pensando nisso mesmo, tirar somente a parte de cima né? Só a parte de baixo que não esta colonizando, e acho que nem vai terminar de colonizar... Eu deixei na frost free por um dia inteiro, sequei com toalha e secador de cabelo ainda! Aparentemente estavam secos!
 
Upvote 0
Duvido muito que o micélio colonize a área alagada. E aparentemente as bactérias já estão fazendo a festa.

Então eu não perderia tempo com esses potes.

Bola para frente, e sucesso na próxima tentativa.
 
Upvote 0
Duvido muito que o micélio colonize a área alagada. E aparentemente as bactérias já estão fazendo a festa.

Então eu não perderia tempo com esses potes.

Bola para frente, e sucesso na próxima tentativa.
Acho que não ta contaminado por bactéria não Cosmik, não entendo muito de bactérias, mas pelo menos quando eu deixei o pote deitado, o micélio chegou até o fundo, como dá pra ver na terceira foto. Só que não dá pra deixar um lugar seco em todo lugar né, sempre vai estar alagado em algum lugar...
 
Upvote 0
tá cagado :(
o milho tinha muita agua ainda, devia ter deixado no frostfree mais tempo e mais esparramado....

eu tentaria abrir com cuidado, e MUITA assepsia.
e tirar o micélio saudável com uma colher....
e mandar um casing 50/50 vermiculita e po de coco
pera pera... abrir bolos nao colonizados eh bem arriscado, eu tentaria fazer um furo na lateral da tampa, com muito cuidado e drenaria isso em cima de gazes esterelizadas, depois limparia a tampa e vedaria o furo com fita isolante ou algo parecido.
 
Upvote 0
pera pera... abrir bolos nao colonizados eh bem arriscado, eu tentaria fazer um furo na lateral da tampa, com muito cuidado e drenaria isso em cima de gazes esterelizadas, depois limparia a tampa e vedaria o furo com fita isolante ou algo parecido.
Boa idéia!
Será que se eu tirar o micélio inteiro (ele despedaça? Primeiro cultivo aqui :D) e cortar ele no meio, deixando uma margem de segurança, e só usando a parte saudável não rola?
 
Upvote 0
nessa água amarela e gosmenta sera q não tem mesmo bactéria mano ? Já prepara uns Pftek Arroz e vermiculita q em 10 dias estão colonizados... se não tiver vermiculita use pó de coco :D pelo q entendi é seu primeiro cultivo ? A pftek tem uma chance imensamente maior de dar certo.
 
Upvote 0
Isso aí ta com uma cara feia mesmo. Se tiver cheiro ruim, pode descartar. Use os que colonizaram corretamente, aproveite e libere os copos dos outros para tentar fazer um G2G. Essa é a minha singela opinião.
 
Última edição:
Upvote 0
Para mim essa água espessa aí no fundo é bactéria.

Eu não trabalharia com um tecido desses indoor. Se eu fosse, tentaria algo como fazer um out em uma cama de esterco.

Areia de construção? De onde você tirou isso? Pode ter funcionado para dois copos, mas você pode colocar todo o cultivo a perder novamente. Por favor, utilize vermiculita no fundo dos potes.
 
Upvote 0
Bom, a única coisa que tenho certeza que evou fazer é um out. Enquanto uns falam de abrir e pegar só a parte colonizada, outros, como o morta, falam de tirar o líquido e esperar colonizar primeiro, e NUNCA ABRIR POTES QUE NÃO ESTEJAM 100% COLONIZADOS". Acho que nesse caso não se aplica essa regra, talvez eu teste de um jeito em um copo e do outro no outro copo. E RainSpirit, sobre usar a vermiculita, eu não tinha acesso a ela na hora, duas semanas antes de fazer eu procurei por ela, mas não achei. Então fiz com areia grossa estéril mesmo e deu certo, então acho que isso é um preconceito bobo, afinal, o papel da camada inferior é somente separar o milho do fundo do pote, onde se depositaria eventuais excessos de líquido. No meu caso, mesmo com MUITO líquido acumulado, a areia funcionou, então ela é eficiente. O método de esterilização da areia foi o de secar na panela, após a lavagem com detergente. A areia consegue chegar a temperaturas altas, ao contrário da água. Eu estimo em uns 300º C (estimativa sem nenhuma base, só intuitiva mesmo). Então acho que ela é um bom substituto nessse caso sim! Já pra misturar com o substrato, acredito que ela não serviria não.
 
Upvote 0
A insistência no uso da vermiculita ao invés da areia é um preconceito bobo?
Onde leu que a camada de vermiculita serve somente para separar os grãos do fundo do pote?

Você realmente entendeu o motivo de se usar a vermiculita na colonização de grãos?
 
Upvote 0
A insistência no uso da vermiculita ao invés da areia é um preconceito bobo?
Onde leu que a camada de vermiculita serve somente para separar os grãos do fundo do pote?

Você realmente entendeu o motivo de se usar a vermiculita na colonização de grãos?
Pelo que entendi a vermiculita serve para absorver o excesso de umidade. A areia separaria o milho do fundo, onde se concentra a umidade. Não sei se a areia chega a absorver, pelo menos adsorver ela adsorve.
Acho sim que é um preconceito bobo pq pela experiencia que fiz, com areia deu certo, mesmo mediante o mar de líquido que se formou nos potes controle, sem camada de fundo aqui, usando os mesmíssimos procedimentos, tanto para a esterilização, quanto pra inoculação e incubação. Portanto, a areia cumpriu seu propósito. E vc, que abomina a areia, que experiência fez ou viu alguem fazer pra falar que areia não serve?
 
Upvote 0
Absorver e separar são coisas muito diferentes.
Obviamente você leu a teoria, mas não absorveu o seu conteúdo.

E vc, que abomina a areia, que experiência fez ou viu alguem fazer pra falar que areia não serve?

Todos os meus cultivos que deram certo, além de todos os outros documentados no fórum.
 
Upvote 0
Absorver e separar são coisas muito diferentes.
Obviamente você leu a teoria, mas não absorveu o seu conteúdo.



Todos os meus cultivos que deram certo, além de todos os outros documentados no fórum.
Isso só prova que com a vermiculita dá certo, e não que com a areia dá errado :cautious:
E se a areia absorve ou não, os dois potes que eu fiz com a areia deu certo. Na próxima vou fazer com vermiculita mas por praticidade, pq ficar peneirando areia, lavando e secando é um saco, mas se eu não tivesse vermiculita eu faria com areia denovo sem pensar duas vezes. Além disso, criei esse tópico por causa dos problemas, não por causa dos potes que deram certo. Aliás, o que vc acha que deve ser feito? Acho que vou fazer o que o maurício disse, deixar os copos de pé, e usar somente a parte de cima. Vou fazer um indoor mesmo, mas separado daqueles outros potes. Ou um outdoor, não sei ainda kkkkkkk Que substrato vcs recomendam, que não seja húmus? Só casing mesmo, sem ser bulk, acho que é melhor né?

Essa conversa ta ficando chata e desvirtuando o tópico, mas vamos lá. Se vc acha que deviam usar mais o esterco por ele ser um material bom pra bulk e não usarem por preconceito, bom, pode ser preconceito sim.
E não sei se eu deixei claro, fiz 4 potes, 2 com areia e 2 sem. Os com areia colonizaram perfeitamente, como pode se ver nas fotos. Os sem areia que ficaram alagados. Então a areia funcionou sim, vc que não interpretou corretamente o texto/fotos.
E as duas últimas vezes que fiz o seu método, Maurício, apesar de eu achar ele ótimo, o milho continuou úmido. Mesmo depois de 24h na geladeira frost free, secagem com secador de cabelos e toalha. Por isso acho que uma camada de alguma coisa embaixo que permita que a umidade escorra sem ficar em contato com o milho é um ótimo aditivo pra técnica. Portanto, como a areia funcionou perfeitamente, acredito que para fazer essa camada do fundo do pote ela é uma boa substituta sim, mas não posso falar a mesma coisa sobre misturar ela no bulk. Po, acho que qualquer coisa poderia substituir a vermiculita do fundo do pote, desde pedrinhas, até sei lá, bolinhas de gude lol qualquer coisa inorgânica que aguente altas temperaturas deve funcionar, desde que deixe o excesso de líquido escorrer sem entrar em contato com o milho. Mas POR FAVOR, ESTA SEÇÃO É DE PROBLEMAS, A AREIA NÃO CAUSOU NENHUM PROBLEMA, O QUE EU ESTOU PEDINDO AJUDA É SOBRE O LÍQUIDO FORMADO NOS POTES SEM AREIA. Se ninguém tem mais nada a acrescentar, que fechem o tópico, e se quiserem discutir isso, que abram um outro tópico na sessão de técnicas experimentais. Po, eu vim aqui pedindo ajuda sobre uma coisa, e metem o pau em outra que não tem nada a ver, aff...
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Na minha humilde opinião seu problema esta na preparação do milho.. Vermiculita nem areia é necessário se você prepara o milho da maneira correta.

Então não a muito o que fazer nessa situação.. tente fazer o que o @Mortandello sugeriu
pera pera... abrir bolos nao colonizados eh bem arriscado, eu tentaria fazer um furo na lateral da tampa, com muito cuidado e drenaria isso em cima de gazes esterelizadas, depois limparia a tampa e vedaria o furo com fita isolante ou algo parecido.

A galera não esta com preconceito da sua técnica com areia, sei que as vezes pegamos no pé dos novatos, mais não leve a mal, não é nada pessoal.. relaxa, se você quer se aventurar e experimentar, vai fundo.. mais não espera muito a ajuda da galera aqui, porque experimentos, são experimentos rsrs.. somente experimentando para ver se vai da certo! Mais se esse é seu primeiro cultivo, experimentar não é recomendado.

[]s e boa sorte!

PS: Por favor se você tem algo para sugerir o que fazer com o excesso de liquido no fundo do pote, sugere para @Tana, mais não vamos extender a conversa sobre areia X vermiculita..
 
Última edição:
Upvote 0
Use fibra de coco se não tiver vermiculita, vai funcionar bem melhor, não uso vermiculita a anos e nenhum tipo de selo nem em cima nem em baixo e aqui funciona que é uma beleza, tente outro tipo de grãos como exemplo trigo, aqui funciona bem, se fossem meus estes potes eu teria descartado, mas toda tentativa é válida no aprendizado.
 
Upvote 0
Vlw a todos. Por enquanto fiz o bulk daqueles potes bons, e os com liquido foram pra geladeira. Assim que o cultivo do bulk terminar, começo outro com os molhados...
 
Upvote 0
Back
Top