se for só isso dá pra encarar eu acho rsrs
sim, a resposta a essa pergunta seria óbvia se estivéssemos falando de alimentos em geral, mas aqui o alimento é especialíssimo, é na verdade mais que um alimento, é um “remédio”
alimentos comuns, quando contaminados, ficam intragáveis, e ninguém comeria algo que está estragando
mas se os cogumelos estiverem “ok”, mesmo com a certeza de que o
micélio contaminou, eu vou tentar comer sim
mas se estiverem muito feios, fedidos ou com outros sinais de que a contaminação tomou conta, aí não vou comer
posto aqui o resultado rsrs
já estou pensando em comprar outra CL.
dessa vez vou fazer um
terrário com caixa de serviço.
pelo que acompanho, as contaminações, quando ocorrem, costumam aparecer mais frequentemente na fase da
incubação, porém a minha ocorreu na hora da
frutificação, fase essa que não exige tanto cuidado assim no quesito asséptico.
mais uma vez, atribuo a contaminação às borrifadas de água exageradas que eu dei.
hoje por exemplo eu não borrifei água, porque ainda tem gotícula nas laterais do saco plástico.
perguntei pra inteligência artificial Copilot sobre consumir cogus infectados, se causaria algo grave ou não, olha oq respondeu:
Consumir micotoxinas pode causar uma série de problemas de saúde, variando de efeitos agudos a crônicos. Aqui estão alguns dos principais riscos:
1. **Câncer**: Algumas micotoxinas, como as aflatoxinas, são conhecidas por serem carcinogênicas e podem aumentar o risco de câncer, especialmente câncer de fígado
2. **Imunossupressão**: Micotoxinas podem enfraquecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a infecções e doenças
3. **Problemas Gastrointestinais**: Podem causar problemas como náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal
4. **Danos ao DNA**: Algumas micotoxinas são mutagênicas, o que significa que podem causar danos ao DNA e levar a mutações
5. **Outros Efeitos**: Podem causar uma variedade de outros problemas, como cirrose hepática, nefropatias (doenças renais), edema pulmonar, hemorragias e necrose cerebral.
Devido a esses riscos, é muito importante evitar o consumo de alimentos contaminados por micotoxinas.
acabei de comprar um novo kit de cultivo, ainda não joguei fora aqueles dois
bolos, acho que o outro contaminou também :/
vou esperar os cogumelos saírem para pelo menos ver o resultado, mas não nutro expectativa nenhuma de que vai dar certo, já aceitei que perdi.
dessa vez comprei o kit que vem com um terrário junto, e ele já vem colonizado, assim não preciso esperar 3 semanas como eu esperei nesse que contaminou.
eu não como os sagrados desde 2020, estou com saudades já!