Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento isso aqui é contaminação?

Diário de cultivo em andamento.
Raças
golden teacher
Inoculação
18/12/2024
Inoculação via
cultura líquida adquirida via e-commerce
Assepsia (Inoculação)
ar livre com três velas e em uma mesa que passei álcool 70
Terrário
vou frutificar no saco plástico
Técnicas
não sei
Substratos
farinha de arroz integral com vermiculita
salve meus bom
podem me ajudar?
primeira vez cultivando

pote nº 1:
IMG_3596.jpeg

pote nº 2:
IMG_3598.jpeg

esses amarelados são contaminações?
li em algum lugar que são secreções liberadas pelo micélio do p. cubensis quando ele combate microorganismos invasores.
está tudo bem ou perdi o pote?

Esse bolo está secando, só isso.

Tente colocar um pouco de vermiculita úmida em cima e embaixo dele. Quando a vermiculita secar pode acrescentar mais água diretamente nela. Mas cuidado com o excesso de água.

O Ecuador tem mais conhecimento que eu, então pode ser isso que ele comentou.

Mas algo me chamou atenção, esse método que vc está cultivando é o PFTek, né? Nunca cultivei, mas quando estudei por cima esse método... entendi que precisava passar o bolo em volta de vermiculita umida, assim como o Ecuador mencionou.

essa coloração estranha é só falta d’água?

Sim.

Exemplos:

e outros tópicos pelo fórum

Mas algo me chamou atenção, esse método que vc está cultivando é o PFTek, né? Nunca cultivei, mas quando estudei por cima esse método... entendi que precisava passar o bolo em volta de vermiculita umida, assim como o Ecuador mencionou.

sim sim
eu tentei seguir a risca as orientações do vendedor e ele não mencionou essa técnica da camada de vermiculita
agora aprendi!
você tinha razão quanto ao outro bolo, a melhor coisa que eu fiz foi ter jogado ele fora

Sim.

Exemplos:

e outros tópicos pelo fórum
muito obrigado!

Massa!!

Para os próximos cultivos, mesmo se for PFTek, diria pra você comprar uma caixa organizadora e usar de terrário. Eu fico triste de usar a bag como terrário, os cogumelos começam crescer e as vezes o cabeção começa empurrar a bag. Já aconteceu de deixar o chapéu de cogumelos deformados

Não há nenhum problema, mas eu acho incrível em manter a estética dos cogumelos bonitos

Massa!!

Para os próximos cultivos, mesmo se for PFTek, diria pra você comprar uma caixa organizadora e usar de terrário. Eu fico triste de usar a bag como terrário, os cogumelos começam crescer e as vezes o cabeção começa empurrar a bag. Já aconteceu de deixar o chapéu de cogumelos deformados

Não há nenhum problema, mas eu acho incrível em manter a estética dos cogumelos bonitos
já comprei!
esse aqui é albino malabar (shakti), uma pena que não consigo coletar os esporosimage.jpgimage.jpg

Opa, a camada de vermiculita não atrapalha não. Em alguns casos até possibilita o surgimento de pins. Olha, a foto tá com uma qualidade bem baixa, então não tô vendo direito, mas me parece alguns primórdios ali, que são "bolinhas" brancas. Se for isso, significa que pinara em breve, são o início. Envie uma foto novamente com foco, se possível.

Qual Strain você tá cultivando? Diferentes strains tem diferentes tempos de pinagem. Troca de ar e luz ambiente também ajudam na pinagem. Mas dito isso, duas semanas ainda tá no prazo, provavelmente logo menos pina (ou aparece uma contaminação :( )

Opa, a camada de vermiculita não atrapalha não. Em alguns casos até possibilita o surgimento de pins. Olha, a foto tá com uma qualidade bem baixa, então não tô vendo direito, mas me parece alguns primórdios ali, que são "bolinhas" brancas. Se for isso, significa que pinara em breve, são o início. Envie uma foto novamente com foco, se possível.

Qual Strain você tá cultivando? Diferentes strains tem diferentes tempos de pinagem. Troca de ar e luz ambiente também ajudam na pinagem. Mas dito isso, duas semanas ainda tá no prazo, provavelmente logo menos pina (ou aparece uma contaminação :( )
Além disso, entendi que você tá cultivando Shakti. Essa Strain é de pinagem demorada, esse pode ser o fator. Uma vez cultivei a Strain Ghost, e a pinagem demorou cerca de 20 dias.

E uma curiosidade sobre um comentário seu, acredito que você possa coletar esporos sim, mas com um swab. É como se fosse um cotonete, você esfrega no chapéu. Essa técnica serve para coletar esporos desses cogumelos que não soltam seus esporos.

Eu não sei dizer se existem strains que de fato não produzem, mas acredito que essa possa ser coletada com swab. Porém, requer um controle de limpeza no ambiente, sugiro que tenha no mínimo uma still Air box, para garantir que a coleta seja de um material limpo (e evite contaminantes)

com precisão, não sei dizer GlubGlub…
mas a casing que está dentro dele é de 1L e ficou folgada lá nas três dimensões (comprimento, largura e altura)
não é um terrário grande, mas por ser compacto e discreto eu gosto
Esqueci de responder... Apenas por curiosidade, vamos aplicar um pouco de matemática? Se não for incomodar, meça o comprimento, largura e altura da parte preta do terrário. Multiplique os valores e você terá o resultado em centímetros cúbicos, aí acho que é só dividir por 1000 e terá o resultado em litros (se não estiver enganado).

Última edição:
(ou aparece uma contaminação :( )
😱😱😱😱😱😱
essa strain é a “Shakti” (albino malabar)
uma coisa que eu nao tenho feito é cuidar da ventilação
nesse terrário inflável tem vários furos com uma esponja, acreditei realmente que isso daria conta de promover a troca gasosa
vale a pena adicionar mais uma camada de vermiculita úmida? eu adicionaria por cima dessa que está seca?
ao chegar em casa eu mando uma foto melhor blz?!

Esqueci de responder... Apenas por curiosidade, vamos aplicar um pouco de matemática? Se não for incomodar, meça o comprimento, largura e altura da parte preta do terrário. Multiplique os valores e você terá o resultado em centímetros cúbicos, aí acho que é só multiplicar por 1000 e terá o resultado em litros (se não estiver enganado).
eu pensei nisso mas eu nao tenho trena em casa kkkkkkkkkkkkkkk
vou arrumar um jeito aqui, talvez tenha um app que faça a medição

😱😱😱😱😱😱
essa strain é a “Shakti” (albino malabar)
uma coisa que eu nao tenho feito é cuidar da ventilação
nesse terrário inflável tem vários furos com uma esponja, acreditei realmente que isso daria conta de promover a troca gasosa
vale a pena adicionar mais uma camada de vermiculita úmida? eu adicionaria por cima dessa que está seca?
ao chegar em casa eu mando uma foto melhor blz?!
Acredito que não precise, o terrário deve tá dando conta da ventilação. E olha, pelo o que me parece, é um kit de um famoso site. Dificilmente esses kits contaminam, já tive sucesso em alguns cultivos iniciais. Se te deixa mais calmo, provavelmente é só ansiedade! Fiquei tranquilo. Quando cultivei o Ghost foi a mesma coisa, fiquei ansioso com a demora. E acredito que não seja necessário adicionar mais uma camada. Apenas siga a orientação de borrifar água quando necessário

ideal é eu esperar todos os pins crescerem pra coletar ou posso coletar um de cada vez?
Eles devem estar prontos para colheita quando os chapéus abrirem.
Por experiência própria, normalmente quando os primeiros cogus abrem o chapéu, o restante deve abrir em um período muito curto de tempo também. E quanto mais tempo demorar pra colher, mais esporo vai soltar e sujar a caixa toda por dentro.
Então por uma questão estética, eu colho a caixa toda quando os primeiros cogus maduros abrem o chapéu.

Mas isso pode variar demais, em um cultivo com seringa multiesporos pode-se ter micélio que pina super rápido, cresce rápido, e amadurece rápido.
Enquanto isso, um outro micélio no mesmo tub pode crescer devagar, desenvolver devagar, e demorar para amadurecer.
Então talvez você queira colher os primeiros cogus que abrirem o chapéu, e esperar o resto terminar de desenvolver pra colher.

É uma questão de analisar o que você busca mesmo.
Eu como não tenho muito tempo, e por cultivar mais com cultura líquida, quando os primeiros amadurecem eu já passo a faca.

obrigado pela partilha, amigo!
estou achando estranho pq até agora só apareceu um cogumelo pequeno
pode ser que eu não esteja fazendo algo que seja necessário fazer…
talvez abanar o terrário?

Back