Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento isso aqui é contaminação?

Diário de cultivo em andamento.
Raças
golden teacher
Inoculação
18/12/2024
Inoculação via
cultura líquida adquirida via e-commerce
Assepsia (Inoculação)
ar livre com três velas e em uma mesa que passei álcool 70
Terrário
vou frutificar no saco plástico
Técnicas
não sei
Substratos
farinha de arroz integral com vermiculita
salve meus bom
podem me ajudar?
primeira vez cultivando

pote nº 1:
IMG_3596.jpeg

pote nº 2:
IMG_3598.jpeg

esses amarelados são contaminações?
li em algum lugar que são secreções liberadas pelo micélio do p. cubensis quando ele combate microorganismos invasores.
está tudo bem ou perdi o pote?
 
obrigado pela partilha, amigo!
estou achando estranho pq até agora só apareceu um cogumelo pequeno
pode ser que eu não esteja fazendo algo que seja necessário fazer…
talvez abanar o terrário?
Um terrário bem calibrado, não necessita abanar ou borrifar nada por dentro. Eu uso caixas de 20L, proporção de 1:2 (spawn e substrato), uma camada de 5-7cm no fundo. Caixa com 6 furos de 3-4cm de diâmetro tapados com micropore. E desenvolve super bem, depois que eu monto a caixa, não abro pra mais nada.

Pouca pinagem pode estar relacionada com níveis baixos de umidade na superfície do seu casing. No próximo cultivo, tenta fazer uma casing layer um pouco mais grossa e veja se tem melhores resultados.
Os tub são bem resistentes e resilientes, não subestime o micélio, ele muitas vezes se resolve e dá conta do resultado =)

View attachment 216594
esse bolor branco é o micélio ou contaminou?
Me parece micélio, esse aspecto algodoado pode significar falta de oxigênio! Ou aumenta o furo, ou dá uma abanada pra ajudar.
 
Olá, sou eu dnv. Saíram três cogumelos na parte lateral da marmita. Já recolhi eles pq eles não aparentavam querer progredir, ficaram no mesmo tamanho durante três dias. Hoje esterilizei vermiculita no microondas e adicionei uma camada em cima da marmita. Borrifei água diretamente na vermiculita. Eles estão há 20 dias sob frutificação. Espero que até essa semana saia.
 
opa! deu certo!
após “polvilhar” vermiculita e borrifar água em ambos, aquele bolo antigo frutificou dnv (havia feito um cold dunk) e o da marmita está com alguns pequenos cogumelos.🍄 🙌
retirei três filtros do terrário para aumentar a ventilação nessa fase de frutificação. é uma boa ideia?
esses dias realizei duas novas inoculações da strain B+, em algumas semanas terei mais dois bolos para aniversariar.
IMG_3743.jpegIMG_3742.jpeg
 
Opa, parabéns aí pelo cultivo. Mas bota esses filtros de volta! Kkkkkk. Ao menos que você tenha um ambiente extremamente controlado, não é bom deixar sem filtro, como o nome mesmo diz, ele serve para filtrar. Se a sua intenção era aumentar o oxigênio, bastante abanar algumas vezes. Deixar sem filtro só vai aumentar as chances de contaminação

E retirar os filtros acho que não influencia muito na passagem de ar, visto que o filtro é para filtrar as partículas que vão passar ali, mas o ar passa de qualquer maneira
 
image.jpgOpa, parabéns aí pelo cultivo. Mas bota esses filtros de volta! Kkkkkk. Ao menos que você tenha um ambiente extremamente controlado, não é bom deixar sem filtro, como o nome mesmo diz, ele serve para filtrar. Se a sua intenção era aumentar o oxigênio, bastante abanar algumas vezes. Deixar sem filtro só vai aumentar as chances de contaminação

E retirar os filtros acho que não influencia muito na passagem de ar, visto que o filtro é para filtrar as partículas que vão passar ali, mas o ar passa de qualquer maneira
coloquei de volta rs
e eles continuam crescendo:
 
olá, alguém poderia me ajudar?
estou preocupado com a cor dos frutos.
alguns estã azul, outros chegam até uma cor mais escura, conforme as fotos a seguir:IMG_3821.jpeg
IMG_3820.jpeg
 

Anexos

  • IMG_3821.jpeg
    IMG_3821.jpeg
    2.8 MB · Visualizações: 3
  • IMG_3821.jpeg
    IMG_3821.jpeg
    2.8 MB · Visualizações: 3
Olá. Olha, não tenho certeza, mas vamos lá. Seu terrário parece estar extremamente umido, além do necessário. Quando os cogumelos começam a crescer, não precisam de uma umidade tão absurda assim. Desse modo, pode ser que gotas de agua caíram em cima dos cogumelos, causando a cor azul ou até preta. Já me aconteceu de água cair em cima de cogumelos meus e escurecerem. Se for isso mesmo, pode ser que seus cogumelos estejam encharcados, pois estão bem escuros.

Foto de um cogumelo que caiu água
 

Anexos

  • IMG-20241112-WA0012.jpg
    IMG-20241112-WA0012.jpg
    172 KB · Visualizações: 3
Olá. Olha, não tenho certeza, mas vamos lá. Seu terrário parece estar extremamente umido, além do necessário. Quando os cogumelos começam a crescer, não precisam de uma umidade tão absurda assim. Desse modo, pode ser que gotas de agua caíram em cima dos cogumelos, causando a cor azul ou até preta. Já me aconteceu de água cair em cima de cogumelos meus e escurecerem. Se for isso mesmo, pode ser que seus cogumelos estejam encharcados, pois estão bem escuros.

Foto de um cogumelo que caiu água
eai glub glub’sssss
tudo certo, amigo??
muito obrigado! 💛
os cogumelos ainda estão próprios pra consumo? ou devo descartá-los?
 
eai glub glub’sssss
tudo certo, amigo??
muito obrigado! 💛
os cogumelos ainda estão próprios pra consumo? ou devo descartá-los?
Cara, não sei dizer com exatidão. Mas pode ser que eles fiquem podres, eles parecem bem encharcados mesmo. No meu caso, foi apenas umas gotinhas, o que deu tudo certo no fim. Nesse caso, não sei se a desidratação da conta. Enfim, de fato não sei dizer se tem problema ou não
 
Back
Top