Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Inoculação em AGAR by SUSU

Amigo, vai depender da quantidade esporos que sua seringa possui e se eles estão viáveis. Normalmente o inicio do micélio em ágar batata dextrose começa aparecer uns 5 dias após a incubação, isso se vc deixar a uma temperatura acima de 25 e abaixo de 30 ºC. Se vc tem a seringa muito diluída o ideal é vc centrifugar a amostra, ou caso vc não tenha acesso a uma, deixar em repouso em um tubo, ou na própria seringa mantida verticalmente e inocular somente algumas gostas do material, para não deixar o ágar encharcado. Lembre-se que o esporo precisa "perceber" que o ambiente está propício para seu crescimento, caso contrário ele não sairá da dormência. Mando em anexo uma foto do ágar que inoculei essa semana, com pouquíssimos esporos, de uma cultura recente.

Abraços
DSCN4278.JPG
 
Era a mesma coisa q eu ia falar.

E da próxima vez, tenta batata dextro-se ágar. A dextrose é a própria glicose e pode ser encontrada facilmente em lojas de academias de fisiculturismo e produtos naturais! Sendo um carboidrato na sua mais simples forma, é bem mais rápida a absorção e consequentemente o crescimento do micélio.

Ah, detalhe para a glovebox R0X do shanti, mto massa!

Você esterilizou as placas de petri?

Me diga, swelen, vc tem o livro The Mushroom Cultivator, do Paul Stamets? É muito massa! Tem boas informações sobre inoculação em ágar!

gente, o BDA é bem eficiente, mas eu prefiro meios com extrato de malte.o extrato além de varias dextrinas contem vitaminas e sais minerais.o micelio pode se desenvovler até mais rapido no BDA, mas fica mais robusto num meio com extrato de malte.
quando o grao é maltado ele converte parte de seus amidos em açucares para o crescimento imediato(as dextroses) e ainda no processo de fabricação os amidos sao convertidos todos em açucares, sei disso pq além de cogumeleiro sou cervejeiro =)
ambos os meios sao bons mas eu prefiro o malte.
Sobre usar levedura para "enriquecer" o meio de cultura eu n apoio muito n.elas tem nutrientes, mas se vivas podem (e vao) competir com o nosso micelio. se quiserem usar levedura comprem aqueles complexos para ingerir, lá tem levedura morta, pois levedo vivo e ativo tem efeito laxativo

espero ter ajudado =)
 
Sempre inoculo os esporos direto no ágar sem problemas..Todas as vezes deram certo!!! É muito relativo...Depende do cultivador e sua preferencia..

Há varias maneiras de se inocular e fazendo certo sempre dão certo..
 
Back
Top