Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

"Incubário" Inteligente

User03

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/03/2011
2,985
56
Projeto de Incubadora e Terrário que atenda aos objetivos simultaneamente, rapidamente e economicamente. Melhor e mais estável que uma caixa de papelão.

Material:

:teo_seta_direita: 1 aquário de vidro de 60 litros (pode ser menos) com tampa de vidro incluída - Preço muito variável
:teo_seta_direita: 1 aquecedor de aquário com 20W - R$ 14,00
:teo_seta_direita: 1 rolo de papel alumínio - R$ 3,00
:teo_seta_direita: 1 toalha - :whistle:
:teo_seta_direita: 1 bomba de ar de aquário - R$ 15,00
:teo_seta_direita: Suportes plásticos opcionais - o_O
:teo_seta_direita: 1 termostato ou timer (opcional) R$ 100,00/R$ 30,00
:teo_seta_direita: 1 pote resistente ao calor - R$ 3,00

Passos da montagem inicial

:teo_seta_direita: Limpe bem o aquário
:teo_seta_direita: Circunde-o com papel alumínio, nas laterais, e prenda com durex muito bem
:teo_seta_direita: Coloque as bases plásticas no fundo (servem para evitar contato dos copos ou casings com a umidade que se acumula, pois resfria e abre as portas da contaminação :D - lembre sempre de secar quando)

DIFERENCIAÇÃO:

:idea: Para INCUBADORA:

:teo_seta_direita: Coloque o pote no centro do aquário, mergulhe totalmente o aquecedor e ligue na tomada. :cuidado:
:teo_seta_direita: Organize os copos ao redor do pote aquecido.
:teo_seta_direita: Coloque a bomba de ar, com a mangueira para dentro do aquário, e ligue na tomada. :cuidado:

PICT0020.JPG

:teo_seta_direita: Cubra com uma folha de alumínio, deixando um espaço para a saída de ar.
:teo_seta_direita: Termine de cubrir com a toalha.

PICT0017.JPG

Obs: Pode ser que a temperatura ultrapasse ou fique abaixo do recomendado para a espécie. De modo simples, você pode controlar ela com uma fresta para escapar um pouco do calor ou para deixar ele preso (lembre que o alumínio é um isolador) sem deixar que muita luz entre. Para um controle otimizado, utilizar um termostato.

:idea: Para TERRÁRIO:

:teo_seta_direita: Coloque os bolos em pratos, para não ficar com contato direto com o ambiente, devidamente prontos para pinar, ou as marmitas / recipientes do casing ao redor do aquecedor ligado :cuidado:, da mesma maneira que os copos.
:teo_seta_direita: Coloque a bomba de ar para funcionar, com a mangueira para dentro do aquário.
:teo_seta_direita: Deixe a parte superior descoberta, para que só entre luz de cima e oriente os cogumelos corretamente, evitando os Fat-asses, com a abertura para a troca de ar.

Obs: Em locais escuros, é possível colocar uma lâmpada ligada a um timer, com intervalos de 12 horas, na parte superior. O controle de temperatura pode ser manual, com o uso da fresta ou com o termostato, como já foi citado.

Custo aproximado: R$ 50,00 sem o aquário :cool:

Mantendo o micélio confortável, os cogumelos serão gratos. :)

Mais algumas fotos:

PICT0021.JPG PICT0025.JPG PICT0026.JPG
 
rain, vc me disse que o melhor terrario é de isopor mas usa o de vidro? rs

Então shakti, esse meu projeto se deu quando eu iniciei com os cultivos.

Por causa disso, e das minhas experiências com esse terrário, eu lhe sugeri que não utilizasse de vidro.

Esse terrário eu abandonei, agora estou com um projeto muito maior, que quando ficar pronto vou postar aqui pro pessoal dar uma olhada.

Só tive decepções com ele... ;)
 
Muito agradecido pela iluminação Slade, Rain e Paraná. Espero que até setembro chegue meu carimbo da PF para eu poder começar meu diário também.
 
Curti bem essa ideia viu, acho que vou optar por ela com caixa organizadora..
Pra alguém que já utilizou esse esquema, vocês regulavam a temperatura do termostato pra 27 graus mesmo ou pra um ou dois graus a mais? Porque eu estava pensando aqui e não sei se a caixa ficaria exatamente na mesma temperatura que a água, imagino que seria uns 2 graus mais baixo, não?
Rola também substituir a bomba de aquário por vários furos pequenos ao longo da caixa?
 
nao rola substituir a bomba, ela q vai fazer o ar circular e ao passar pela agua ainda umidifica o ambiente...
 
Back
Top