Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

"Incubário" Inteligente

User03

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/03/2011
2,985
56
Projeto de Incubadora e Terrário que atenda aos objetivos simultaneamente, rapidamente e economicamente. Melhor e mais estável que uma caixa de papelão.

Material:

:teo_seta_direita: 1 aquário de vidro de 60 litros (pode ser menos) com tampa de vidro incluída - Preço muito variável
:teo_seta_direita: 1 aquecedor de aquário com 20W - R$ 14,00
:teo_seta_direita: 1 rolo de papel alumínio - R$ 3,00
:teo_seta_direita: 1 toalha - :whistle:
:teo_seta_direita: 1 bomba de ar de aquário - R$ 15,00
:teo_seta_direita: Suportes plásticos opcionais - o_O
:teo_seta_direita: 1 termostato ou timer (opcional) R$ 100,00/R$ 30,00
:teo_seta_direita: 1 pote resistente ao calor - R$ 3,00

Passos da montagem inicial

:teo_seta_direita: Limpe bem o aquário
:teo_seta_direita: Circunde-o com papel alumínio, nas laterais, e prenda com durex muito bem
:teo_seta_direita: Coloque as bases plásticas no fundo (servem para evitar contato dos copos ou casings com a umidade que se acumula, pois resfria e abre as portas da contaminação :D - lembre sempre de secar quando)

DIFERENCIAÇÃO:

:idea: Para INCUBADORA:

:teo_seta_direita: Coloque o pote no centro do aquário, mergulhe totalmente o aquecedor e ligue na tomada. :cuidado:
:teo_seta_direita: Organize os copos ao redor do pote aquecido.
:teo_seta_direita: Coloque a bomba de ar, com a mangueira para dentro do aquário, e ligue na tomada. :cuidado:

PICT0020.JPG

:teo_seta_direita: Cubra com uma folha de alumínio, deixando um espaço para a saída de ar.
:teo_seta_direita: Termine de cubrir com a toalha.

PICT0017.JPG

Obs: Pode ser que a temperatura ultrapasse ou fique abaixo do recomendado para a espécie. De modo simples, você pode controlar ela com uma fresta para escapar um pouco do calor ou para deixar ele preso (lembre que o alumínio é um isolador) sem deixar que muita luz entre. Para um controle otimizado, utilizar um termostato.

:idea: Para TERRÁRIO:

:teo_seta_direita: Coloque os bolos em pratos, para não ficar com contato direto com o ambiente, devidamente prontos para pinar, ou as marmitas / recipientes do casing ao redor do aquecedor ligado :cuidado:, da mesma maneira que os copos.
:teo_seta_direita: Coloque a bomba de ar para funcionar, com a mangueira para dentro do aquário.
:teo_seta_direita: Deixe a parte superior descoberta, para que só entre luz de cima e oriente os cogumelos corretamente, evitando os Fat-asses, com a abertura para a troca de ar.

Obs: Em locais escuros, é possível colocar uma lâmpada ligada a um timer, com intervalos de 12 horas, na parte superior. O controle de temperatura pode ser manual, com o uso da fresta ou com o termostato, como já foi citado.

Custo aproximado: R$ 50,00 sem o aquário :cool:

Mantendo o micélio confortável, os cogumelos serão gratos. :)

Mais algumas fotos:

PICT0021.JPG PICT0025.JPG PICT0026.JPG
 
Pessoal, por uma obra do além* meu aquecedor queimou, então comprei um com 10W e coloquei em um volume de água maior. Os resultados estão mais satisfatórios, pois a temperatura não sobe demais. Daí, a fresta pode não ser necessária, mas lembrando de deixar a abertura para a saída de ar.

*fervendo dentro de 300ml de água. :D
 
Belo Trabalho @RainSpirit o aquario da um toque de magia encantador (queria poder comprar um:cr:), eu apenas mudaria estes papeis alumínio por placas de isopor (Folhas) usadas para fazer market facilmente encontrado em papelaria.

As placas de isopor são muito mais eficientes no isolamento térmico ao contrario do papel alumínio que troca calor facilmente.

Existe placas de variadas espessuras.

No momento da frutificação caso os papeis alumínio continue do terrário vai rolar um fat-asses nervoso.

Ta Massa:)
 
eu apenas mudaria estes papeis alumínio por placas de isopor

É uma boa ideia @SMarioNoia, quando acabar a colonização dos meus bolos atuais, selvagens e B+, vou tentar o isopor.
Seria mais para o inverno, porque no verão fica meio desnecessário, já que o ambiente já está aquecido naturalmente. Por falar nisso, no inverno eu tinha medo de cultivar, mas deu tudo certo.

No momento da frutificação caso os papeis alumínio continue do terrário vai rolar um fat-asses nervoso.

Hum. Lá dentro está escuro como a mente de um pateta inteligente! :roflmao:

Mas tem razão, o alumínio vai refletir a luz e o fat-asse vai ser estrombólico.

Isopor, running to you!
 
Existem duas formas de troca de calor condução (1) e radiação (2)
Quando o valor de k é elevado o material é considerado condutor(1) térmico e, caso contrário, isolante térmico.
Alumínio k=0,49 kcal/(s.cm.°C)
Isopor k = 0,000024 kcal/(s.cm.°C)
vidro k= 0,0025 kcal/(s.cm.°C)

Apesar do alumínio ter um K elevado possui baixa radioatividade, então ele reduz a troca de calor por radiação.
Para otimizar o isolamento térmico a combinação dos dois matérias é uma boa , um ótimo exemplo disso são nossas garrafas térmicas de café
 
Existem duas formas de troca de calor condução (1) e radiação (2)
Quando o valor de k é elevado o material é considerado condutor(1) térmico e, caso contrário, isolante térmico.
Alumínio k=0,49 kcal/(s.cm.°C)
Isopor k = 0,000024 kcal/(s.cm.°C)
vidro k= 0,0025 kcal/(s.cm.°C)

Apesar do alumínio ter um K elevado possui baixa radioatividade, então ele reduz a troca de calor por radiação.
Para otimizar o isolamento térmico a combinação dos dois matérias é uma boa , um ótimo exemplo disso são nossas garrafas térmicas de café

Cara , qual o melhor jeito de esquentar o ambiente do terrario ? apenas aquecendo a agua? ou tem algum jeito de aquecer o ar tambem ? sei la alguma placa de metal fina porem larga ajudaria?
 
Cara , qual o melhor jeito de esquentar o ambiente do terrario ? apenas aquecendo a agua? ou tem algum jeito de aquecer o ar tambem ? sei la alguma placa de metal fina porem larga ajudaria?

Poxa vida. Tive todo o trabalho de escrever o tuturial, e você vem e coloca uma pergunta já respondida na primeira mensagem.
 
Geralmente se usa aquecendo a água por causa da facilidade, hoje a maioria dos aquecedores de aquario já vem com termostato incluso, intão eh só ligar e regular a temperatura que vc deseja que o sistema ja funciona (sbb simples bom e barato)

Mas nada te empede de:
Se vc quer colocar uma resistencia para aquecer diretamente o ar pode da certo tambem, vc só tem que bolar um jeito de quando a temperatura do ar no interior do incubário chegar a temperatura que vc deseja, a resistencia tem que desligar.
Eu fazia isso para assim quando era pequeno: meu avo me dava um ovo de galinha embrionado ai eu colocava em uma caixa de isopor e ligava uma lampada de filamento la dentro então ficava quentinho e era só esperar o pintinho nascer.

O esquema que o @RainSpirit detalho aqui esta perfeito, porem dependendo da região onde mora vc nem ira precisar disso uma vez que ja esta acabando o inverno
eu tinha montado um esquema desse mas ja abandonei pois aqui na minha cidade a temperatura chegou aos 33ºC as 14:00 horas
 
eu tinha montado um esquema desse mas ja abandonei pois aqui na minha cidade a temperatura chegou aos 33ºC as 14:00 horas

Isso mesmo. Depende da estação e da região em que foi empregado o terrário.

Se vc quer colocar uma resistencia para aquecer diretamente o ar pode da certo tambem, vc só tem que bolar um jeito de quando a temperatura do ar no interior do incubário chegar a temperatura que vc deseja, a resistencia tem que desligar.

Tem que estar em casa para usar essa técnica, eu acho. Já pensou chegar do trampo e encontrar micélio assado?:cool:
 
Poxa vida. Tive todo o trabalho de escrever o tuturial, e você vem e coloca uma pergunta já respondida na primeira mensagem.

Dislexia! Está afetando muitos novatos!! :rolleyes:
 
Não quiz ofender... seu tutorial está otimo , eu tenho quase o mesmo sistema, mas com algumas modificaçoes... soh perguntei por que nao tenho a bomba de ar ... queria uma outra solucao para aquecer o AR ... mas obrigado ao usuario que deu a dica da lampada... acho que vai ser ela mesmo ... abraço! e boas trips
 
Pode usar um modulo para medir a temperatura, ligado a um microcontrolador, acho que até final do ano estarei fazendo isso! :) Obrigado cosmik
 
Pode usar um modulo para pedir a temperatura, ligado a um microcontrolador, acho que até final do ano estarei fazendo isso! :)

Ahn? o_O Um modulo para pedir a temperatura? Tá tudo bem aí? :rolleyes:
 
Back
Top