Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

"Incubário" Inteligente

User03

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/03/2011
2,985
56
Projeto de Incubadora e Terrário que atenda aos objetivos simultaneamente, rapidamente e economicamente. Melhor e mais estável que uma caixa de papelão.

Material:

:teo_seta_direita: 1 aquário de vidro de 60 litros (pode ser menos) com tampa de vidro incluída - Preço muito variável
:teo_seta_direita: 1 aquecedor de aquário com 20W - R$ 14,00
:teo_seta_direita: 1 rolo de papel alumínio - R$ 3,00
:teo_seta_direita: 1 toalha - :whistle:
:teo_seta_direita: 1 bomba de ar de aquário - R$ 15,00
:teo_seta_direita: Suportes plásticos opcionais - o_O
:teo_seta_direita: 1 termostato ou timer (opcional) R$ 100,00/R$ 30,00
:teo_seta_direita: 1 pote resistente ao calor - R$ 3,00

Passos da montagem inicial

:teo_seta_direita: Limpe bem o aquário
:teo_seta_direita: Circunde-o com papel alumínio, nas laterais, e prenda com durex muito bem
:teo_seta_direita: Coloque as bases plásticas no fundo (servem para evitar contato dos copos ou casings com a umidade que se acumula, pois resfria e abre as portas da contaminação :D - lembre sempre de secar quando)

DIFERENCIAÇÃO:

:idea: Para INCUBADORA:

:teo_seta_direita: Coloque o pote no centro do aquário, mergulhe totalmente o aquecedor e ligue na tomada. :cuidado:
:teo_seta_direita: Organize os copos ao redor do pote aquecido.
:teo_seta_direita: Coloque a bomba de ar, com a mangueira para dentro do aquário, e ligue na tomada. :cuidado:

PICT0020.JPG

:teo_seta_direita: Cubra com uma folha de alumínio, deixando um espaço para a saída de ar.
:teo_seta_direita: Termine de cubrir com a toalha.

PICT0017.JPG

Obs: Pode ser que a temperatura ultrapasse ou fique abaixo do recomendado para a espécie. De modo simples, você pode controlar ela com uma fresta para escapar um pouco do calor ou para deixar ele preso (lembre que o alumínio é um isolador) sem deixar que muita luz entre. Para um controle otimizado, utilizar um termostato.

:idea: Para TERRÁRIO:

:teo_seta_direita: Coloque os bolos em pratos, para não ficar com contato direto com o ambiente, devidamente prontos para pinar, ou as marmitas / recipientes do casing ao redor do aquecedor ligado :cuidado:, da mesma maneira que os copos.
:teo_seta_direita: Coloque a bomba de ar para funcionar, com a mangueira para dentro do aquário.
:teo_seta_direita: Deixe a parte superior descoberta, para que só entre luz de cima e oriente os cogumelos corretamente, evitando os Fat-asses, com a abertura para a troca de ar.

Obs: Em locais escuros, é possível colocar uma lâmpada ligada a um timer, com intervalos de 12 horas, na parte superior. O controle de temperatura pode ser manual, com o uso da fresta ou com o termostato, como já foi citado.

Custo aproximado: R$ 50,00 sem o aquário :cool:

Mantendo o micélio confortável, os cogumelos serão gratos. :)

Mais algumas fotos:

PICT0021.JPG PICT0025.JPG PICT0026.JPG
 
haha, sim, modulos são como são chamados as extensões "pre-prontas" para microcontroladores.
Tem modulo para medir temperatura, umidade, quantidade de CO2 etc...
Quero fazer um terrário o maximo autônomo possível até o ano que vem, o problema é o $$, haha.
 
haha, sim, modulos são como são chamados as extensões "pre-prontas" para microcontroladores.
Tem modulo para medir temperatura, umidade, quantidade de CO2 etc...
Quero fazer um terrário o maximo autônomo possível até o ano que vem, o problema é o $$, haha.

Até para captar uma mensagem "subliminar" tá difícil, heim... rsrs :roflmao:

Rezemos! :rolleyes:
 
HUDSAHUDSA, pqp, sou muito desatento, sempre fui tonto D:, e de onde que eu tirei esse "p", olha a distancia, o-o'
 
queria uma outra solucao para aquecer o AR

O aquecedor de água já aquece o ar. E já aumenta um pouco a umidade do ar, por causa da evaporação. Por isso é bom sempre repor a água do pote.

queria uma outra solucao para aquecer o AR ..

Essa solução já aquece o ar, pois o calor da água é transferido para o aquário todo, esquentando o ar também. Além disso, evapora um pouco de água, aumentando a umidade. Por isso, a água deve ser reposta continuamente.

Quero fazer um terrário o maximo autônomo possível até o ano que vem, o problema é o $$, haha.

Esse aí já é bem autônomo, além de barato. Não se gasta mais de 100 reais para fazê-lo.

Mas não adianta esquecer os fungos lá, pois não pense que eles não notam a dedicação de tempo e paciência que você tem com eles na hora H.
 
Última edição por um moderador:
Claro Rain, a questão do autonomismo(?) seria para um melhor controle, não para menos dedicação, JAMAIS!!
Os cogumelos são muito sentimentais, quanto mais energia, mais rapido eles crescem! haha
 
... Os cogumelos são muito sentimentais, quanto mais energia, mais rapido eles crescem! haha

Depende do tipo de energia, pequeno gafanhoto! :rolleyes:
 
Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo!
Estou na busca amigo! Estou na busca! Minha primeira experiencia, já me permitiu um avanço tão grande, espiritualmente, nunca imaginei que iria evoluir tanto! Sofre, claro, porém é aquele ditato, No Pain, No Gain!
Achei tão importante a 'parte reflexiva' da viagem, até mais que o resto. Enfim gostei de tudo. haha
 
Parabéns Rain! tenho um aquário aqui e sempre pensei que poderia fazer algo útil com ele, ainda bem que não joguei fora hahaha. Só vou precisar do aquecedor, de resto tenho tudo (ufa :eba:)

parabéns denovo, pela idéia, tuto e imagens :)
 
Tava dando uma olhada em um site de banco de esporos estrangeiro e vi uma incubadora pra vender com iluminação e opções de upgrade. :rolleyes:
Ela só com a iluminação e 3 copos acrílicos pra cultivar os bolos sai por $ 26,95 USD.
Achei interessante, dependendo de como for a taxa de entrega, que não faço ideia de preços...
Alguém ae tem uma dessas ou sabe dizer se vale a pena? :)
 
Tava dando uma olhada em um site de banco de esporos estrangeiro e vi uma incubadora pra vender com iluminação e opções de upgrade. :rolleyes:
Ela só com a iluminação e 3 copos acrílicos pra cultivar os bolos sai por $ 26,95 USD.
Achei interessante, dependendo de como for a taxa de entrega, que não faço ideia de preços...
Alguém ae tem uma dessas ou sabe dizer se vale a pena? :)

Não sei não. Mas deve funcionar sim.

Sobretudo, prefiro meu sistema.
 
Galera to com 1 problema no meu terrário, eu moro numa região onde o clima é relativamente frio (serra do RS). Montei um terrário em caixa de isopor com 1 bombinha de aquário + 1 furo do tamanho de uma moeda de 1 real (tapado com perlon), argila expandida no fundo + 1 aquecedor com termostato embutido de 50w (dentro de um vidro de nescafé).
Bom meu problema é que eu não consigo manter a temperatura ideal, regulei o aquecedor para 28,29,30 e até 35 graus e não obtive sucesso, tenho um termohigrometro pra fazer as medidas ele grava sempre a maxima e a minima e sempre a uma variação de 10 a 12 graus sendo quedificilmente consigo chegar aos 28 graus de temperatura dentro do terrário.
Se alguem já tiver passado por isso, me da um luz, VLW !!!
 
Você envolveu o terrário com papel alumínio? Pode ajudar. Mas o vidro em que está o aquecedor está impedindo a dissipação do calor, então você pode usar um de plástico.

E por favor, utilize somente um usuário para perguntar, @derekito e @José, vocês são o mesmo.
 
Vlw RainSpirit eu já tentei usar um de plástico e não mudou mto.
E eu não sou o derekito não. Alias nem conheço ele.
E acho ke envolver uma caixa de isopor em aluminio não vai faze diferença tb, visto ke a caixa de isopor ja é isolante térmico.
 
Back
Top