Boa tarde! Sou membro novo no grupo, e fiz uma colheita no Domingo e acabei não retirando a impressão dos
esporos. E acabei pegando de diversos estrumes diferentes.
Porém tenho fotos e algumas informações sobre os cogumelos, gostaria de saber se são Panaeolus Cyanescens, pois acredito que são... Estou começando os meus estudos recentemente e tenho muito interesse sobre o tema, pretendo me aprofundar, portanto qualquer ajuda seria muito bem vinda. Desde já, muito obrigado! PS: O cogumelo maior em cima na foto foi descartado pois achei que poderia não ser o mesmo que os outros
Habitat: Estrume de vaca
Lâminas (Lamelas, Gills): Aparentam ser próximas (sou novato na identificação) e cinzas.
Estipe (Talo, Stem): Os menores aproximadamente 4cm, variando até 8. Brancas e finas.
Píleo (Chapéu, Cap): Infundibuliforme, branco com manchas (as vezes cinza as vezes meio marrom). Variando de 3 a 7 cm.
Cor do carimbo de esporos: Não realizaei o teste infelizmente. Pretendo fazer mais corretamente na minha próxima colheita.
Mudança de cor na fissura (
azulamento ou outra): Todos azularam.
Local: Campinas - SP
Gostaria dessas informações pois tenho medo de consumí-los, e me intoxicar ou coisa parecida. Nunca tive experiência com cogumelos, porém sou grande entusiasta do tema. Apenas não postei mais fotos (ou melhores) pq já comecei o processo de dissecação, e acredito que agora do jeito que estão (bem secos) ficaria mais difícil a identificação.
Muito obrigado pela atenção!