Bem-vindo ao Teonanacatl

Olá, seja bem-vindo!

Nós somos uma comunidade de entusiastas da micologia. Aqui você encontrará diversos assuntos envolvendo a micologia amadora, incluindo cultivos de cogumelos comestíveis, medicinais e psicoativos, como os do gênero Psilocybe!

Convidamos você para participar da nossa comunidade! Leia o nosso termos de uso e cadastra-se clicando no botão abaixo ou clicando aqui!

1. Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dispensar Aviso

Importante Identificando seus cogumelos!

Discussão em 'Coletando cogumelos' iniciada por gldtn, 10 Mar 2011.

1. Fioretti.

Fioretti. Primórdia
    Membro Novo

:
    19 Out 2012
    :
    15
    :
    12
    :
    23
    :
    +14 / 6 / -0
    Obrigado

2. Kvasir

Kvasir Hifa
    Membro Novo

:
    21 Mar 2017
    :
    19
    :
    26
    :
    5
    :
    +35 / 1 / -0
    Raça Preferida:
    MDK
    Técnica Preferida:
    Bulk & Spawn

Estes cogumelos não me parecem ser Panaeolus Cyanescens, Principalmente o da segunda foto. De qualquer jeito, sem mudança de cor não arriscaria. Na minha experiência o carimbo do panaeolus é bem escuro, totalmente preto.

• Vencedor Vencedor x 1
    • Concordar Concordar x 1
  3. Speisepilz

Speisepilz Cogumelo maduro
    Membro

:
    23 Jun 2009
    :
    241
    :
    267
    :
    59
    :
    +369 / 117 / -1
    [​IMG] [​IMG] [​IMG] cogumellus Papa-Troncus Ibirapuerus
    Pq Ibirapuera SP

Xi deu zica , não lembro como põe a imagem
    Mas eram lindos cogumelos brancos decompondo um tronco :D

• Curtir Curtir x 1
    #283 Speisepilz, 18 Jan 2019
    Última edição: 18 Jan 2019
  4. CaçadorNatural

Membro Novo

:
    28 Jan 2019
    :
    2
    :
    0
    :
    1
    :
    +0 / 0 / -0
    Alguém poderia me dizer se é alucinógeno? Achei perto de um tronco de pinheiro

Arquivos Anexados:

5. Ankardo

Ankardo Hifa
    Membro

:
    16 Jan 2017
    :
    261
    :
    264
    :
    17
    :
    +489 / 47 / -0
    Raça Preferida:
    Albino Penis Envy
    Temos uma área no fórum para solicitações de identificação.

Mas posso te adiantar que nunca vi esse cogumelo aí.

6. CaçadorNatural

Membro Novo

:
    28 Jan 2019
    :
    2
    :
    0
    :
    1
    :
    +0 / 0 / -0
    Pode me enviar o link?

7. Salaam`aleik

Salaam`aleik Kal-hifa
    Administrador

:
    16 Jan 2014
    :
    1,198
    :
    1,501
    :
    43
    :
    +3,567 / 593 / -0
    Raça Preferida:
    B+
    Técnica Preferida:
    Grão para Grão
  8. BigBang

BigBang Esporo
    Membro Novo

:
    6 Fev 2019
    :
    1
    :
    0
    :
    1
    :
    +0 / 0 / -0
    Olá meus excelentíssimos.

Desde criança tenho um intenso interesse por cogumelos e toda a mitologia por trás dos pequenos principalmente quando deixa a imaginação tomar conta XD

Há não muito tempo (+/- 1 ano) comecei a se aventurar pela psicodelia, começando com sementes de argyréia e depois pelos tão queridos P. cubensis... Porém gostaria imensamente de ter conhecimento de outras espécies de cogumelos enteógenos.

Em um sitio no paraná encontrei esses doidinhos aqui, e após uma pesquisa rápida descobri que têm a aparência de um psilocybe merdaria.
    IMG_20180601_122831374.jpg IMG_20180516_152610_196.jpg

Esse outro lobo solitário aqui estava crescendo no alto do Corvo Branco (SC).
    IMG_20181012_131917_720.jpg

:idea:Quero saber se conhecem ele e se já tiveram alguma trip com o mesmo.:idea:

Se puderem tbm dizer nome de outros cogumelos halucinógenos ;);)

9. lordurbn

lordurbn Esporo
    Membro Novo

:
    12 Fev 2019
    :
    2
    :
    0
    :
    1
    :
    +0 / 0 / -0
    Boa noite galera,

Pelo caminho, topei com alguns cogumelos bem parecidos com os que já tomei, mas confesso que ainda estou na dúvida. O clima estava perfeito e a maior da foto, a cor é parecida e bate algumas semelhanças com a Cubensis.

Me ajudem?? Muito obrigado!!

Arquivos Anexados:

#289 lordurbn, 17 Fev 2019 às 20:47
    Última edição: 18 Fev 2019 às 08:53
  10. Salaam`aleik

Salaam`aleik Kal-hifa
    Administrador

:
    16 Jan 2014
    :
    1,198
    :
    1,501
    :
    43
    :
    +3,567 / 593 / -0
    Raça Preferida:
    B+
    Técnica Preferida:
    Grão para Grão
    As fotos estão bem ruins, e você ainda cortou metade dos cogumelos fora (a estipe)...

Se não apresentaram azulamento onde você cortou, não são psicoativos.

A maior vítima da sua pequena chacina ambiental parece ter sido C. rhacodes. Os menores apenas estavam no lugar errado na hora errada, talvez no cocô de cavalo.

Veja alguns posts desse tópico com os cogumelos certos, ou com os cubensis provenientes de um dos tantos diários de cultivo.

• Curtir Curtir x 1
  11. lordurbn

lordurbn Esporo
    Membro Novo

:
    12 Fev 2019
    :
    2
    :
    0
    :
    1
    :
    +0 / 0 / -0
    Interessante seu ponto de vista e muito obrigado por tentar auxiliar - contribuindo com seu conhecimento -. Infelizmente não tenho como tirar uma melhor foto (meu celular é básico e sua câmera mais ainda, não tenho grana para comprar celular quando lançam com pixel a mais ou a menos - kkk -, vendo artes nas Ruas e vivo nela).
    Houve um péssimo processo de carregar, acabei jogando na mochila e as compras agrediu mais ainda. rsrs
    Mas não é um C. Rhacodes, pois no guia que tenho descreve essa espécie (citará e ilustrará aspectos) diferente do que encontrei.
    "O guarda-sol desgrenhado é um grande e visível agaric , com escamas grossas e protuberâncias castanhas na sua touca branca e carnuda.As brânquias e a impressão de esporos são brancas. Seu estipe é delgado, mas bulboso na base, é colorido uniformemente e não tem padrões. É carnudo, e ocorre uma descoloração avermelhada ou marrom e um odor pungente é desenvolvido quando é cortado. As tampas em forma de ovo tornam-se mais largas e planas à medida que amadurecem. O estipe de C. rhacodes cresce de 10 a 20 cm (4 a 8 pol) de altura e tem um diâmetro de 1 a 2 centímetros. A tampa aumenta para 7,5 a 20 cm (3,0 a 7,9 pol.)."
    Não está tão boa a fotografia (e iria ajudar muito, pois me interessa esses estudos), mas essa maior tem o píleo central amarronzada, com bordas brancas e na parte inferior as laminas tem seus tons são escuros; a estipe estava sem anel ou marcas e não havia características cubensis. No entanto é a que mais brota nos matos próximo da favela que moro aqui no Rio. Muita paz a todos e obrigado pela visão Salaaam'aleik.

12. Salaam`aleik

Salaam`aleik Kal-hifa
    Administrador

:
    16 Jan 2014
    :
    1,198
    :
    1,501
    :
    43
    :
    +3,567 / 593 / -0
    Raça Preferida:
    B+
    Técnica Preferida:
    Grão para Grão
    Está certo, Chlorophyllum / Macrolepiota tem os esporos claros. Com esporos marrons, pode ser um Agaricus.

Aquelas bordas "pretas" dos menores na primeira e última foto são de sujeira, sombra, ou azul de machucado? Podem ser Panaeolus.

Tem outros detalhes também que ajudam na identificação, quanto à forma, substrato onde foi encontrado etc. Vide: Tutorial - Modelo de pedido de identificação