- 22/12/2007
- 9,125
- 5
- 98
Habitat: Encontrado no pasto, crescendo diretamente do esterco.
São pan cyans, ativos.
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Habitat: Encontrado no pasto, crescendo diretamente do esterco.
quebrei o talo e eles ficaram azuisss , quase pretos de tao azuis hahaha , menos o menorzinho que irei postar a foto , ele n mudou de cor
Tem um sub-tópico só pra isso no fórum, chamado Secagem e Conservação.E qual seria o melhor metodo para secar eles ? Ou concerva-los?
metodo
São psicoativos, sim.Habitat: Em fezes bovinas, surgindo da parte inferior, na beirada de uma vegetação espessa.
Acho que encontrei 3
Boa noite, amigos.
Primeiramente, parabéns pelo fórum, encontrei muita informação relevante e tirei muitas dúvidas por aqui antes da minha primeira empreitada.
Acho que encontrei 3(?) espécies diferentes de cogumelos - na verdade várias, mas coletei apenas as que achei serem potencialmente psicoativas - durante uma caçada hoje pela manhã. Estou compartilhando as imagens para confirmação por membros mais experientes, e a título de informação para os interessados nos dados da coleta.
Espécie 1#
Habitat: encontrado no pasto, crescendo no esterco e em volta deste.
Lâminas (Lamelas, Gills): de marrom claro para marrom mais escuro, quase preto.
Estipe (Talo, Stem): de 3 a 7 cm de altura
Píleo (Chapéu, Cap): 2 a 5 cm de diâmetro
Cor do carimbo de esporos: preto
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): azulamento
Local: Maricá, RJ
Espécie 2#
Habitat: encontrado no pasto, crescendo no esterco e em volta deste.
Lâminas (Lamelas, Gills): de bege para marrom claro.
Estipe (Talo, Stem): de 3 a 7 cm de altura
Píleo (Chapéu, Cap): 2 a 5 cm de diâmetro
Cor do carimbo de esporos: cinza azulado
Espécie 3#
Habitat: encontrado no pasto, crescendo no esterco e em meio à grama
Lâminas (Lamelas, Gills): de bege para dourado
Estipe (Talo, Stem): de 3 a 5 cm de altura
Píleo (Chapéu, Cap): 3 a 6 cm de diâmetro
Cor do carimbo de esporos: cinza acobreado
Então, duas considerações:Os dois primeiros são Panaeolus cyanescens.
Tem certeza que o carimbo do 2 é cinza azulado e não preto?
O terceiro que me deixou em dúvida. Realmente azulou?
Acho que me confundi, amigo. A foto que postei foi tirada no carro, antes das demais. Minha intenção era postar a foto de um dos dois supostos cubenses encontrados, que podem ser vistos no topo da foto abaixo.Parabéns pela caçada bem sucedida. O terceiro cogumelo não parece psicoativo. Tem certeza que ele azulou?
Uma dúvida, Ecuador: se ambos são pan cyan, pq essa diferença de cores entre eles, sendo um tipo mais claro e outro mais escuro?Os dois primeiros são Panaeolus cyanescens.
Tem certeza que o carimbo do 2 é cinza azulado e não preto?
O terceiro que me deixou em dúvida. Realmente azulou?
Quanto ao 3, acho que acabei postando a foto de um cogumelo que foi descartado em vez de 2 possíveis cubensis que encontrei (foto 3, à esquerda).
Uma dúvida, Ecuador: se ambos são pan can, pq essa diferença de cores entre eles, sendo um tipo mais claro e outro mais escuro?
2 possíveis cubensis que encontrei (foto 3, à esquerda)
Vlw, Ecuador, obrigado pelas informações!
Há certa variação de cor e outros aspectos entre os cogumelos da mesma espécie, mesmo quando coletados em locais próximos.
Mas nesse caso específico me parece que os mais escuros estão dessa cor porque azularam. Tenho a impressão que os pan cans sofrem dano nos tecidos (seja por idade, vento, chuva ou outros fatores), e consequente azulamento, de forma mais fácil que os cubensis.
Veja aqui fotos e outros dados de pan cans coletados e identificados: https://teonanacatl.org/threads/identificações-confirmadas-de-panaeolus-canescens.9610/
Esse seu post, à medida que tivermos tempo para separar e arquivar, também vai para esse tópico acima.
O da frente, o menor, é cubensis. O maior, atrás, se azulou, também é.
Se os dois azularam, são sim!Galera esses são os Panaeolus Cyanescens?
N sei como coloca foto,so coloquei esse porque é a do avatar.logo mais posto foto com eles azulandoSe os dois azularam, são sim!![]()
Realmente são pans. Mas da próxima vez aproveite a estipe!Fala galera Paz e luz . Acho q sao todos P.cyan.
Obrigado pela dica vou aproveitar sim,acha melhor fazer o chá ou consumir os panaeolous in natura?Realmente são pans. Mas da próxima vez aproveite a estipe!![]()
Quando pegar na natureza, é sempre melhor fazer um chá. Boa viagem!Obrigado pela dica vou aproveitar sim,acha melhor fazer o chá ou consumir os panaeolous in natura?
Paz e luz