Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Identificações confirmadas de Panaeolus cyanescens

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Nossa, que massa! Quantos e de qual tamanho devo ingerir para ter uma viagem bem sossegada? Já comi antes, mas somente um a cada vez, e ficava levemente alucinado, as cores apenas ficavam mais brilhantes.
 
Já comi antes, mas somente um a cada vez

Então não aumente a dose de forma brusca. Sugiro que tente uns três e guarde o resto na geladeira (duram uns dias) ou seque-os.
 
Sugiro que tente uns três e guarde o resto na geladeira (duram uns dias) ou seque-os.
Ok. Mas em relação à secagem, posso envolvê-los em papel toalha e guardar em geladeira frost-free? Imagino que secarão em questão de pouco tempo.
 
Ok. Mas em relação à secagem, posso envolvê-los em papel toalha e guardar em geladeira frost-free? Imagino que secarão em questão de pouco tempo.

Não tenho certeza, mas pode ser que sim.
 
Habitat: Pasto de gado, crescendo diretamente no esterco.
Lâminas (Lamelas, Gills): Cinza-amarronzada. Densas e livres. Sem véu.
Estipe (Talo, Stem): 7-13 cm de altura, 3-5 mm de largura. Resistente, de cor marrom internamente(fescos?).
Píleo (Chapéu, Cap): Convexo.
Cor do carimbo de esporos: Quase preto.
Mudança de cor: Azulou até quase ficar quase preto.
Local: Marília -SP.

IMG1.jpg IMG2.jpg IMG3.jpg IMG4.jpg
=OOO
24/12/2014
 
São Panaeolus cyanescens, @PatoRambo.

Referente as diferenças que você citou no outro post, é natural que ocorram pequenas diferenças entre a mesma espécie. Principalmente por estarem na natureza e não serem clones.
 
Habitat: Encontrado no pasto, crescendo diretamente do esterco.
Lâminas (Lamelas, Gills): cinza escurecido
Estipe (Talo, Stem): 3 a 10 cm
Píleo (Chapeu, Cap): virado pro marrom 2 a 4cm
Cor do carimbo de esporos: nao sei oque é isso.
Mudança de cor: azul
Local: Pontes e Lacerda MT
 

Anexos

  • IMG_20141230_152517.jpg
    IMG_20141230_152517.jpg
    60.5 KB · Visualizações: 70
Gostaria de pedir uma identificação, fiquei devendo uma foto de cima (esta com pressa para nao expo-los muito pois estava querendo alguns carimbos de pans bem frescos e acabei esquecendo de tirar...), provavelmente está faltando um dado ou outro pois como sou meio leigo não entendi muito bem algumas coisas.

Habitat: Encontrado no pasto, crescendo diretamente do esterco bovino.
Lamelas: Cinza.
Estipe (Talo, Stem): 40-70mm de altura, 2-3mm de largura. Curvado na base, sólido, delicado e branco. Superfície lisa para rugosa no topo.
Píleo (Chapeu, Cap): 2-3,5 cm de diâmetro. Branco, amarelado no topo.
Cor do carimbo de esporos: A verificar.
Mudança de cor: Azulamento.
Local: Interior de São Paulo.

confirma1.jpg confirma2.jpg confirma3.jpg
se alguem puder me ajudar desde já fico grato =)
 
Habitat: Esterco Bovino
Lamelas: branco
Chapél: branco solta um tipo de casquinha encima dele, ele parece aqueles pães de mel com aquele açúcar branco ahahahah
Estipe: 6cm
Cor do carimbo de esporos: branco
Mudança de cor: Sim, ele fica meio amarelado
Santa catarina
 

Anexos

  • 20150221_130551.jpg
    20150221_130551.jpg
    83.5 KB · Visualizações: 75
  • 20150223_122655.jpg
    20150223_122655.jpg
    79.1 KB · Visualizações: 75
@Burn_Head, não sei qual é a espécie da primeira foto, mas se os cogumelos da segunda foto azularam, provavelmente são Panaeolus cyanescens.
 
@Burn_Head, não sei qual é a espécie da primeira foto, mas se os cogumelos da segunda foto azularam, provavelmente são Panaeolus cyanescens.
muito obrigado, o da primeira foto e bem estranho mesmo, ja vou fazer o cha do da segunda foto, sou novo nesse mundo mais amooo cogumelos, vou fazer o cha de uma grama e meia dessa cogumelo para ter minha primeira experiencia ;)
 
vou fazer o cha do da segunda foto, sou novo nesse mundo mais amooo cogumelos, vou fazer o cha de uma grama e meia dessa cogumelo para ter minha primeira experiencia ;)

1,5g é bom ponto de partida. Não esqueça de ter gratidão e respeito pelos enteógenos. Tenha uma boa viagem. :)
 
Boa noite galera, bom, final de semana passado fiz uma viagem a MG, aproveitei para caças uns mágicos, em um pasto achei uns cogumelos (aparentemente Pan Cyans). Como eu estava na casa dos outros tinha que arrumar um jeito de conserva-los, tive que seca-los (infelizmente não deu pra tirar foto deles frescos), todos tinha lamelas escuras e azularam, alguns chegaram a ficar pretos. Se conseguirem identificar eles secos... agradeço desde já!

Habitat: pasto, esterco de vaca.
Lâminas (Lamelas, Gills):escuras
Estipe (Talo, Stem): comprimento de 5 a 10cm (tinhas tamanhos diferentes), largura:uns 4mm
Píleo (Chapéu, Cap): Diametro: 3,5cm. Convexo, uns meio braco outros meio amarelados mais escuro pro meio.
Cor do carimbo de esporos: Não tirei.
Mudança de cor: Houve, para azulado a preto.
Local: Minas Gerais, Volta Grande.
 

Anexos

  • 20150410_173512.jpg
    20150410_173512.jpg
    72.2 KB · Visualizações: 100
  • 20150410_173522.jpg
    20150410_173522.jpg
    76.9 KB · Visualizações: 91
todos tinha lamelas escuras e azularam

São Pan cyans.

Obs.: esta mensagem deve ficar separada da anterior, que também foi minha, para facilitar o arquivamento depois.
 
Visualizar item de mídia 2220Boa noite.
Esses cogumelos foram encontrados em pasto aberto, no interior do estado do Rio de Janeiro, após 3 dias de muita umidade e tempo nublado.
Notei que nenhum deles possui vestígio do véu. Contudo, 10 minutos após colhidos, sua estipe e o contorno dos chapéus azularam.
Gostaria de uma confirmação sobre a real espécie dessa amostra.
 
Última edição:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top