Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático GT - Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
olá . faz muito tempo que estava pretendendo fazer um cultivo chegou a hora .

PF TEK E com graos de pipoca
Esporos meu amigo me deu
Strain GT

Bom fiz 4 copos com PF tek e 2 copos com pipoca . segue as fotos abaixo da incubadoura com termostado e garrafa dágua e uma lampada de 20w tipo a de geladeira , usei tb glove box . passadas 1 semana todos os copos contaminados
sem sinal de micelio , com exceçao de 1 copo com milho que nasceu micelio com contaminante verde. como nasceu micelio nesse usei a tecnica da clonagem com papelao tirando um grao e colokando no papelao molhado usei o resto do carimbo em outra seringa e fiz um teste com akeles vidros de coleta se sangue que sao a vaco colokei Karo e agua e os esporos tudo com devido cuidado na glove box . e com placas de petri fiz um agar com malto dextrina pra teste tb . e o resto de milho colonizado com contaminante junto peguei com saco de terra vegetal com pó de coco e taquei ele lah dentro sem esterelizar mesmo so pra ver o que qui da .em 5 dias o micelo que estava no milho começou a passar pro papelao e está crescendo nas placas de petri com agar nada nasceu e nos vidros de exame de sangue como foram esporos nada nasceu ainda . peguei tb milho com micelio e esterelizei 2 potes com milhos e colokei direto o milho la . segue fotos a baixo.
PICT0002.JPGPICT0003.JPGPICT0004.JPGPICT0005.JPG
 
Primeiro cultivo GT

boa sorte no seu cultivo cara ....

mais eu se fosse vc ja tinha jogado fora essa parte contaminada a tempos ehem cara ...

num fica segurando esse B.O. naum mano0

flw
 
Primeiro cultivo GT

Como foram as condições de esterilização e inoculação?

Temos que rever alguns possíveis erros, corrigí-los e então partir para um novo cultivo.

Percebe-se que vc estudou, talvez tenha se perdido no meio de tanta informação. Mas no início é tudo assim mesmo, e os erros vêm pra gente aprender. Não desanima não!

Tente fazer novos bolos, e esterilize bem os substratos a serem inoculados.

Se surgirem dúvidas, poste aqui, que vc terá uma comunidade inteira torçendo pelo seu cultivo.

sucesso!:pos:
 
Primeiro cultivo GT

muito obrigado pela força de vcs, descobri uma coisa hoje , nos potes com milhos de pipoca em que colokei os graos colonizados com micelio , onde estao os graos o micelio começa a crescer normal , mais no resto do copo vejo que bem na ponta dos milhos começa com contaminaçao em todas as pontas de milho o duende verde na pontinha , será que foi na esterelizaçao ou na hora de colokar o grao colonizado , ou coisa se fosse na hora de colokar o grao nao iria contaminar apenas na pontinhas de todos os graos , [menus nos que estao com o milho colonizado ao lado].
 
Primeiro cultivo GT

É da esterilização mesmo. O endoesporo fica latente no centro do milho caso a esterilização não seja completa.

Como foi a esterilização do milho?
 
Primeiro cultivo GT

peguei o milho e fervi ele por 30 min e deixei 10 horas na agua e depois de 10 horas colokei 2 colheres de hipoclorito [agua sanitaria] por mais 10 horas e depois lavei com agua corrente e enxuguei com toalha e colokei na PP por 1 hora com 3 folhas de papel aluminio. foi isso ai . fala ai o que deu de errado
 
Primeiro cultivo GT

peguei o milho e fervi ele por 30 min e deixei 10 horas na agua e depois de 10 horas colokei 2 colheres de hipoclorito [agua sanitaria] por mais 10 horas e depois lavei com agua corrente e enxuguei com toalha e colokei na PP por 1 hora com 3 folhas de papel aluminio. foi isso ai . fala ai o que deu de errado

Refaça o processo, seguindo à risca todos os passos:

Coloque o milho de molho em água fervida, por 24 horas.
Escorra, lave em água corrente.
Deixe dentro de uma bacia, com uma colher de hipoclorito, por 24 horas.
Escorra novamente, lave.
Deixe de molho, por 24 horas, com pó de concha, ou outro corretor de ph
Lave e escorra bem, seque com toalha e esterilize.

O tampão de alumínio deve ser duplo ou triplo, apertado manualmente e lacrado logo após a esterilização.
 
Primeiro cultivo GT

foi lacrado apos a abertura da PP

Segue o tutorial que o mestrepirr falou que não tem erro chong. Se tiver usando copos de wisk faz do mesmo jeito porém usa durex, ou fita isolante. Lacrando ANTES seus copos não vão ter contato com o ar externo hora nenhuma (Ou perto disso). Aí não tem erro! Morreu Maria Preá.
 
Primeiro cultivo GT

olá , depois de algum tempo , voltei com o milho que colonizou uma parte com micelio e outra com contaminante , peguei a parte sadia e clonei ele com papelao , depois do micelio nascer no papelao aparentemente sem contaminacao
resolvi fazer um bulk com ele e vejam so agora nao sei se é micelio ou coweb alguein ai pode me dar uma luz . grato
PICT0644.JPGPICT0643.JPG
 
Primeiro cultivo GT

Cobweb das brabas.


"A mensagem que você escreveu é muito pequena. Por favor aumente sua mensagem para no mínimo 25 caracteres."
 
Primeiro cultivo GT

O segredo é manter tudo esterilizado, o local, os materiais tudo o que puder. E ter muito carinho com tudo! :pos: vai que que você consegue! boa sorte!



paz e harmonia!
 
Primeiro cultivo GT

Dica com relação ao milho: quebre os grãos num pilão + 10 minutos de microondas(ou 45 de pp, contando depois que a válvula começa a girar) + 24h de molho na água que sobrou da cocção. Escorra bem num escorredor de arroz. Monte os potes com 1/3 de vermiculita (+ corretor de ph. eu usei calcário dolomítico) para cada parte de milho. + 10 minutos de microondas(ou 45 de pp), com os potes tapados devidamente com alumínio e a tampa(furada) solta por cima(fica mais fácil de fechar com rapidez). Fechar rápido, esperar esfriar e inocular!
Atualmente estou utilizando centeio, mas obtive sucesso com milho, utilizando os passos descritos acima!

Boa sorte aí!

Paz e Luz!
 
Primeiro cultivo GT

Faça uma solução de 2 partes de água oxigenada para 9 de água destilada, e borrife dentro do bulk.

Aumente também a oxigenação.

Cobweb é um dos contaminantes mais fracos, porém de rápida colonização.
 
Primeiro cultivo GT

olá venho aqui mais uma vez esclarecer duvidas, me ajudem nao sei o que é isso
se é coweb micelio vih que o copo está todo branco mais tipo um algodao ai abri o copo pra ver e vejam na foto , o cheio é meio doce um cheio bom agradavel so que tb abri o pote e joguei na sacola sem saber se é coweb ou micelio me ajudeeeeeem.
PICT0656.JPGPICT0657.JPGPICT0660.JPG
 
Primeiro cultivo GT

a outra coisa tenho mais 3 copos assim e aquele coisa meio escuro ali do lado foi um clonagem de papelao entao é um papelao ali .
 
Primeiro cultivo GT

isso ai é micélio, mas pelo q deu pra perceber eles não colonizaram 100%
 
Primeiro cultivo GT

com toda certesa vc me diz que isso é micelio?

Na minha opinião, com certeza nenhuma.
Pela velocidade com que o seu balde foi colonizado, e pelas fotos (que não dá pra ter 100% certeza), você está com trichoderma, o famoso duende verde. Com o tempo, esse micélio do duende vai apresentar manchas verdes.

Pode ter surgido ainda na inoculação, ou na clonagem com o papelão.

Recomeçe um novo cultivo, reveja as condições de assepssia, e estude muito.
Depois de que conseguir a primeira vez, tudo muda, você vai perceber e aprender as vontades do micélio. Para adquirir experiência, só percorrendo o caminho.

good vibes!
 
Back
Top