Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo GT - potes PP 500ml

Diário de cultivo completo.
Carimbo de Golden Teacher doado por nosso querido @Barcellonn!

Hidratação - 01/08/2014 seringa ME
Inoculação - 04/09/2014, Inicio da Germinação - 07/09/2014 (Potes azul)
Inoculação - 05/09/2014, Inicio da Germinação - 08/09/2014 (Potes preto)

Receita aproximada: > 2/4 vermiculita grossa, > 1/4 arroz integral inteiro, < 1/4 água e duas colheres de chá de pó de conchas. Esterilizado por 60min após pegar pressão.

Potes PP cada um contendo 500ml do composto + selo de vermiculita seca.
WP_20140910_023.jpg WP_20140910_008.jpg WP_20140910_018.jpg WP_20140910_014.jpg

Os furos de inoculação dos dois potes azuis estão vedados com fita isolante, já os pretos estão com micropore. Vou trocar e cobrir com micropore os furos dos dois azuis, pois parece que já estão estagnando.

Cultura liquida:
WP_20140910_031.jpg WP_20140910_035.jpg WP_20140910_048.jpg
 
Última edição:
A fita isolante como diz o próprio nome isola e dificulta muito a troca gasosa, a fita micropore é perfeita para esse processo.
Muito sucesso ai! seguirei acompanhando
 
Boa madruga a todos!

Os potes azuis estagnaram de vez, então resolvi trocar por micropore no dia 12/09, mas antes de trocar tirei uma foto pra comparar. Nesse momento os potes pretos estão quase 100% colonizados, já os azuis voltaram a avançar e começaram a formar rizomorfos a pouco tempo. A fita isolante veda muito bem os potes tornando-os hermeticamente fechados, realizei alguns testes antes e pude constatar que realmente não tem por onde entrar ou sair ar.

WP_20140912_062.jpg

O comentário do @kleber sumiu, só eu que notei ou vocês também perceberam? o_O
 
O comentário do @kleber sumiu, só eu que notei ou vocês também perceberam?


Foi excluído. Assim como muitas outras mensagens curtas estão sendo excluídas nos últimos tempos.

Vamos soltar uma nota a respeito hoje.
 
Boa madruga a todos!

Os potes azuis estagnaram de vez, então resolvi trocar por micropore no dia 12/09, mas antes de trocar tirei uma foto pra comparar. Nesse momento os potes pretos estão quase 100% colonizados, já os azuis voltaram a avançar e começaram a formar rizomorfos a pouco tempo. A fita isolante veda muito bem os potes tornando-os hermeticamente fechados, realizei alguns testes antes e pude constatar que realmente não tem por onde entrar ou sair ar.

View attachment 73716

O comentário do @kleber sumiu, só eu que notei ou vocês também perceberam? o_O
Boa madruga a todos!

Os potes azuis estagnaram de vez, então resolvi trocar por micropore no dia 12/09, mas antes de trocar tirei uma foto pra comparar. Nesse momento os potes pretos estão quase 100% colonizados, já os azuis voltaram a avançar e começaram a formar rizomorfos a pouco tempo. A fita isolante veda muito bem os potes tornando-os hermeticamente fechados, realizei alguns testes antes e pude constatar que realmente não tem por onde entrar ou sair ar.


O comentário do @kleber sumiu, só eu que notei ou vocês também perceberam? o_O
Esse arroz que você tá usando ai é de que tipo? @Arcturus . Eu penso em tentar com arroz comum e com farinha de milho também (De fazer cuzcuz) Ou de passar o milho de pipoca no liquidificador. O que você acha disso tudo?
Olha!; Eu noto que o micélio cresce diferente de mão para mão. sei que tem suas razões Só estou comentando.
 
Esse arroz que você tá usando ai é de que tipo? @Arcturus . Eu penso em tentar com arroz comum e com farinha de milho também (De fazer cuzcuz) Ou de passar o milho de pipoca no liquidificador. O que você acha disso tudo?
Olha!; Eu noto que o micélio cresce diferente de mão para mão. sei que tem suas razões Só estou comentando.

Esse micélio de GT esta habitando arroz integral comum. Acho que não seja legal usar arroz branco ou parboilizado! Em relação ao cuscuz acredito que você terá dificuldades em acertar a quantidade de água, dependendo da granulometria e matéria prima utilizada a quantidade de água poderá variar. De acordo com minhas observações o que faz "o micélio crescer diferente de mão para mão" na maioria das vezes é a proporção de água utilizada na receita consequentemente o teor de umidade do "Bolo".
Venho aprimorando as proporções da minha receita, não sigo ao pé da letra a receia PF ja que minha vermiculita é grossa e o arroz é inteiro. Não estou controlando a temperatura de colonização, muitas vezes ficando a merce de temperaturas em torno dos 22° outra coisa é que costumo injetar pouquíssimo esporos, por isso ainda não colonizaram 100%. Aparentemente meus bolos ficam mais pra secos do que úmidos.
 
Obrigado. Eu costumo injetar esporos em solução com uma coloração um pouco visível.
A minha temperatura no compartimento dos potes fica elevada dos 22 graus para os 28, 29 com uma lâmpada incandescente.
Quanto aos bolos; Eu vario de umidade dependendo de outros fatores quanto ao material dos potes.
 
Algo que vale sempre lembrar é que a melhor temperatura interna pra colonização é 28°C. A temperatura interna costuma ser uns ~2°C acima da externa. Boa sorte com os GTs. Se algum dos potes demorar um pouco ou não colonizar completamente, não estranhe. O tamanho dos potes pode influenciar em vários fatores aparentemente não-relacionados.
Vai utilizar como spawn ou tentar PF?

@Barcelonn qualquer arroz integral, de mercado mesmo funciona. Já fiz com diversos tipos de arroz integral, gostei do tipo "cateto" que tem o grão menor, mas pra ser sincero usei dois tipos no meu primeiro cultivo e não vi muita diferença. O importante é ser integral, pois tem nutrientes essenciais pro micélio, aliás, pros humanos também. O arroz integral é bem melhor que o branco e acredito que o micélio não ligue muito pro sabor hahahaha.
 
Algo que vale sempre lembrar é que a melhor temperatura interna pra colonização é 28°C. A temperatura interna costuma ser uns ~2°C acima da externa. Boa sorte com os GTs. Se algum dos potes demorar um pouco ou não colonizar completamente, não estranhe. O tamanho dos potes pode influenciar em vários fatores aparentemente não-relacionados.
Vai utilizar como spawn ou tentar PF?

@Barcelonn qualquer arroz integral, de mercado mesmo funciona. Já fiz com diversos tipos de arroz integral, gostei do tipo "cateto" que tem o grão menor, mas pra ser sincero usei dois tipos no meu primeiro cultivo e não vi muita diferença. O importante é ser integral, pois tem nutrientes essenciais pro micélio, aliás, pros humanos também. O arroz integral é bem melhor que o branco e acredito que o micélio não ligue muito pro sabor hahahaha.
@Anão Eu só usava o cateto vermelho porque ele é bem nutritivo além dos outros Agora eu tou com 03 tipos; O cateto vermelho o branco e o compalha prá dá uma areada Assim penso....Valeu!:)
 
Se algum dos potes demorar um pouco ou não colonizar completamente, não estranhe. O tamanho dos potes pode influenciar em vários fatores aparentemente não-relacionados.
Vai utilizar como spawn ou tentar PF?
Recentemente venho utilizando potes PP de 1L com arroz integral puro e tem demorado em media de 10 a 14 dias para colonizar. Oxigênio é essencial para o avanço da colonia.

Após 100% colonizado deixei por mais 7 dias para amadurecer o micélio. Quando fui montar o bulk ja estavam pinando dentro dos potes.

Bulk

1L po de coco, 250ml vermiculita, duas colheres de po de conchas e agua na intuição.

Como o proposito foi obter carimbos não fiz o dunk antes do primeiro flush. Em 5 dias após montagem do bulk já estava 100% colonizado e cheio de nós hifais.

Colheita - Dia 09/10: WP_20141009_003.jpg WP_20141009_005.jpg WP_20141009_013.jpg WP_20141009_019.jpg WP_20141009_020.jpg
Foram pouco cogumelos porem alguns grandes. Apesar de todo calor, ai estão os frutos.

O guardião do ouro: WP_20141012_001.jpg (Interessante como eles ficaram dourados)

Após 1° flush fiz o dunk por 24hs, não houve intervalo e nesse momento já encontra-se carregado de pins do 2° flush.

Até o próximo :coffee:
 
Última edição:
Recentemente venho utilizando potes PP de 1L com arroz integral puro e tem demorado em media de 10 a 14 dias para colonizar. Oxigênio é essencial para o avanço da colonia.

Após 100% colonizado deixei por mais 7 dias para amadurecer o micélio. Quando fui montar o bulk ja estavam pinando dentro dos potes.

Bulk

1L po de coco, 250ml vermiculita, duas colheres de po de conchas e agua na intuição.

Como o proposito foi obter carimbos não fiz o dunk antes do primeiro flush. Em 5 dias após montagem do bulk já estava 100% colonizado e cheio de nós hifais.

Colheita - Dia 09/10: View attachment 74512 View attachment 74513 View attachment 74514 View attachment 74515 View attachment 74516
Foram pouco cogumelos porem alguns grandes. Apesar de todo calor, ai estão os frutos.

O guardião do ouro: View attachment 74517 (Interessante como eles ficaram dourados)

Após 1° flush fiz o dunk por 24hs, não houve intervalo e nesse momento já encontra-se carregado de pins do 2° flush.

Até o próximo :coffee:
Intressante. Estes potes de PP são aqueles "ziploc"? Tentei utilizar com milho com sucesso relativo. Fiz um furo no centro da tampa e inoculei por lá. Você utiliza o arroz integral puro, sem vermiculita nem fibra de côco?
Um dos problemas que eu tive foi o tamanho dos potes na esterilização. Couberam os 3 na panela de pressão mas fiquei incerto se todos seriam esterilizados apropriadamente estando um em cima do outro. Você esteriliza um por vez e depois utiliza o substrato como spawn?
 
Última edição:
continuação do post anterior... WP_20141016_038.jpg WP_20141016_039.jpg WP_20141016_040.jpg WP_20141016_041.jpg
2° coleta - 2° Flush
WP_20141016_044.jpg WP_20141016_047.jpg WP_20141016_048.jpg
3° coleta - 2° Flush
WP_20141016_057.jpgWP_20141016_058.jpg WP_20141016_059.jpg


Estes potes de PP são aqueles "ziploc"?
Pote PP 1L com 11 dias
WP_20141017_002.jpg WP_20141017_006.jpg
Estou pensando em não usar mais fita isolante pois os potes vedam bem, vou efetuar alguns testes confiando na tampa + selo de vermiculita.

Você utiliza o arroz integral puro, sem vermiculita nem fibra de côco?
Sem vermiculita ou po de coco, apenas arroz + selo de vermiculita. O segredo esta na hidratação do arroz.

Você esteriliza um por vez e depois utiliza o substrato como spawn?
A minha panela é pequena e so cabe 1L por vez. Sim como spawn.

Nesse cultivo de GT utilizei a PF Tek com algumas mudanças.
 
Última edição:
Back
Top