Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo GT & Mexican - 1° Undercultivo

Diário de cultivo completo.
Strain : Golden Teacher , Mexican
Carimbos : Gentilmente cedido pelo Amigo AshtarSherry
Técnica : PF Tech

Preparação da Seringa :
As seringas foram preparadas no dia 11/08 as 02:15 , foram utilizadas 2 seringas (com agulha) de 5 ml , uma para os GT's e outra para os Mexican .
CAM00506.jpg CAM00511.jpg CAM00519.jpg CAM00522.jpg

Inoculação:
Preparei a receita PF Tech Padrão 2 - 1 - 1 (vermiculita , FAI , água)
sendo assim : 4 copos de vermiculita , 2 copos de arroz integral levemente triturado , e adcionei água até sentir que ficou bem humida , apertando ela e soltando apenas 2 ou 3 gotas .
100_5995.JPG 100_5990.JPG
Esta receita me rendeu 10 copos , depois foi adcionado a camada de vermiculita seca por cima
SAM_0886.JPG SAM_0889.JPG SAM_0893.JPG

Na panela de pressão só couberam 7 copos ,deixei 3 copos guardados para esterelizar com mais 4 copos posteriormente,

SAM_0900.JPG SAM_0885.JPG

A inoculçao foi feita no dia 11/08 as 21:30 ,em 4 pontos equidistantes , procurando ser o mais rápido o possivel , e foram colocados na incubadora , sendo 4 copos de GT e 3 copos de Mexican .
SAM_0904.JPG SAM_0911.JPG SAM_0916.JPG SAM_0915.JPG
Como a seringa dos GTs acabou ficando muito "rala" eu acabei usando todos os 5 mls para inocular os 4 copos , já a seringa de Mexican , ficou bem "densa" e acabei usando 1,5 ml para inocular 3 copos

A temperatura está sendo controlada para ficar entre 23°C a 28°C , como fez muito frio a temperatura na incubadora não passava dos 20°C , acabei enrrolando a incubadora em 2 panos limpos , hj saí de casa as 10:00 a temperatura estava emn 27°C , voltei as 19:15 e se encontrava na mesma temperatura.
 
Última edição:
boa sorte nos cultivos brow , quanto a contaminantes em culturas seria bom rever todo o procedimento feito , e seguir a risca o que o pessoal mais experiente fala aki , eles não tem sucesso em seus cultivos a toa :)

Eu segui a risca em tudo...
Ainda bem que dos 10 copos que fiz, apenas um contaminou...
os outros 9 segue crescendo o micélio saudavel.
 
Sempre tem uma perda, @kinney , muitas vezes isso é inevitável. O jeito é desapegar, descartar os contaminados e evitar outras contaminações a qualquer custo, sem dó nem piedade. E sobretudo dar continuidade aos cultivos com perseverança, conhecimento e cuidado pra evitar contaminações ao máximo. O caminho é esse mesmo. Uma hora os meninos mágicos eclodem nos cultivos e depois é só alegria e aprendizado. Parabéns, brow, vamos adiante a para o alto, como dizia o saudoso ex-Presidente Jânio Quadros.
 
Atualização 26/08:
Verificado sinal de micélio nos 7 copos do cultivo .
3 Mexican:
SAM_0987.JPG SAM_0988.JPG SAM_0989.JPG SAM_0990.JPG

Creio que até o final dessa semana eu já estarei aniverssariando alguns bolos de mexican se continuarem neste ritmo, vou virar os copos de ponta cabeça para o oxigenio poder chegar ao fundo dos copos e garantir uma colonização completa neste setor.
4 GT:
SAM_0991.JPG SAM_0992.JPG SAM_0993.JPG SAM_0994.JPG SAM_0995.JPG
Mesmo inoculados no mesmo dia , estando nas mesmas condições , os mexican estão se desenvolvendo bem mais rápido , se continuar neste ritmo até o final desta semana , vou fazer um furo no centro dos copos de gt e cobrir com micropore afim de aumentar a oxigenação dentro dos copos , o que me dizem , será que agirei certo fazendo assim ?
 
Creio que até o final dessa semana eu já estarei aniverssariando alguns bolos de mexican se continuarem neste ritmo, vou virar os copos de ponta cabeça para o oxigenio poder chegar ao fundo dos copos e garantir uma colonização completa neste setor.
Os micélios estão lindo, bem saudáveis. Recomendo ter paciência e esperar uma colonização de 100%, dar mais alguns dias de prazo (+3/4 dias), e aí sim aniversariar. Paciência é a Mãe da Ciência, lembre-se disso.
Mesmo inoculados no mesmo dia , estando nas mesmas condições , os mexican estão se desenvolvendo bem mais rápido , se continuar neste ritmo até o final desta semana , vou fazer um furo no centro dos copos de gt e cobrir com micropore afim de aumentar a oxigenação dentro dos copos , o que me dizem , será que agirei certo fazendo assim ?
Não sei se agora é o momento de furar os potes. Como já foi dito pelo mega, qualquer intervenção agora é potencialmente perigosa. Deixe o micélio se desenvolver tranquilo, na fase de colonização o que importa é o CO2 e NÃO O2, este é absolutamente desnecessário no momento. SUCESSO VEM AÍ! Parabéns.
 
O que o Ashtar falou é verdade, assim que o copo estiver 100% visivelmente, ainda existe a parte interior que precisa ser colonizada, alguns dias a mais, até uma semana, é bacana.
 
Atualização
06/09

Copos de mexican quase 100% colonizado , tem 1 que está nos 99 % faz 1 semana , e não avançou mais , penso ser falta de O2 , já que o micélio avançou de tal forma e acabou "vedando" aquele setor , estou pensando sobre alguma forma de induzir a colonização nesse setor restante , lembrando que os potes de mexican já estão de ponta cabeça a 2 semanas.

100_6010.JPG 100_6012.JPG 100_6013.JPG 100_6016.JPG 100_6018.JPG 100_6019.JPG

os copos de GT deram um belo avanço em sua colonização , fiquei preocupado pois 2 copos apresentaram uma cor diferente no micélio , não consegui identificar , pois a cor ficava entre o azulado e esverdeado , deixei eles em observação , o micélio avançou e esta tudo branco , mas mesmo assim estou de olho nestes copos .

100_6020.JPG 100_6021.JPG 100_6022.JPG 100_6023.JPG 100_6024.JPG 100_6026.JPG 100_6027.JPG

este copo de mexican me chamou bastante a atenção , pois o micélio avançou meio que no ar , um setor bem rizomórfico que avançou pra fora do substrato em direção a parede do pote , peço desculpas por não compartilhar com voces , mas a máquina não conseguiu focalizar bem este setor , é um setor bem rizomórfico mesmo , parecem linhas bem rígidas , e na foto parece um setor algodoado :matreiro:.
100_6029.JPG

sem mais por enquanto , estou no aguardo do avanço 100 % e aguardar mais uns dias (seguindo conselhos do
Ashtar e do M3G4), para poder aniverssáriar , enquanto isso já vou fazer o preparo da camara de frutificação , e deixar em teste antes de aniverssariar os bolos .
Até mais pessoal :).
 
Última edição:
Belo trabalho, xad, até aqui esta sendo sucesso total, os micélios me parecem bem vigorosos e saudáveis. Não tenha pressa de aniversariar, deixa colonizar bem mesmo. Não se preocupe com falta de O2, pois neste momento da colonização, o que importa mesmo é o CO2. Minha experiência me diz que oxigenação só é boa durante a frutificação, e mesmo assim com parcimônia. Mas há controvérsias. Parabéns por enquanto.
 
Última edição:
Atualização 26/08:
vou virar os copos de ponta cabeça para o oxigenio poder chegar ao fundo dos copos e garantir uma colonização completa neste setor.

Virar os copos não é recomendável, porque pode ocorrer vazamento de líquido e consequente contaminação

vou fazer um furo no centro dos copos de gt e cobrir com micropore afim de aumentar a oxigenação dentro dos copos , o que me dizem , será que agirei certo fazendo assim ?

Esse procedimento era o correto

Atualização
06/09

Copos de mexican quase 100% colonizado , tem 1 que está nos 99 % faz 1 semana , e não avançou mais , penso ser falta de O2 , já que o micélio avançou de tal forma e acabou "vedando" aquele setor , estou pensando sobre alguma forma de induzir a colonização nesse setor restante , lembrando que os potes de mexican já estão de ponta cabeça a 2 semanas.

Do dia 28/08 até 06/09 ainda em processo de completar 100%, isso revela que o crescimento estagnou é necessário agir e furar o tampão, para liberar os gases. Houve uma saturação



sem mais por enquanto , estou no aguardo do avanço 100 %
Até mais pessoal :).

Uma colonização normal ocorre em 15 a 20 dias num copo de 300 ml.
Quando o substrato é colocado no copo recomenda-se deixar um espaço de 2 ou 3 dedos, nesse espaço tem ar que irá suprir a colonização. A colonização tem inicio na presença de ar (71%N2 e 29%O2). O micélio aparece e desenvolve-se consumindo esse ar e expelindo CO2 se houver muito substrato ou pouco espaço o ambiente fica saturado e o crescimento estagnado, dai a necessidade de fazer um furo.
Há uma superstição de que na fase colonização o que importa é o CO2, se isso fosse correto um pote 100% preenchido, sem espaço nenhum colonizaria mais rápido do que outro com espaço, o que não ocorre. O micélio precisa de pouco O2 e não se importa com a presença crescente de CO2 (devido a colonização) , porém se o CO2 passar de um % ou seja saturar a colonização declina, daí a necessidade de furar.
 
Última edição por um moderador:
Há uma superstição de que na fase colonização o que importa é o CO2, se isso fosse correto um pote 100% preenchido, sem espaço nenhum colonizaria mais rápido do que outro com espaço, o que não ocorre. O micélio precisa de pouco O2 e não se importa com a presença crescente de CO2 (devido a colonização) , porém se o CO2 passar de um % ou seja saturar a colonização declina, daí a necessidade de furar.


Aliás uma superstição comumente repetida por aqui.
 
Atualização 14/09

*Agradeço a todos os conselhos dados , informações prestadas , e positividades mandadas , isso aumenta muito a confiança neste meu primeiro cultivo , sou grato de coração a todos aqui do cm .

Efetuei furos em 2 copos de mexican apenas ( os que estavam bem próximos dos 100 %) , e a colonização avançou bem rapidamente , chegando a 100 % em 2 dias (entre os dias 9 e 10) , foram efetuados vários "furinhos" com agulha de seringa nova , tampei com micropore rapidamente , e fiz pequenas seções de "massagem respiratória" nestes copos , e vedei com plástico filme, fiz com que o bolo descesse um pouco afim de aumentar um pouco a oxigenação no fundo do copo .
Este foi um processo bem arriscado , e poderia ter evitado isso se tivesse feito os furos e tampado com micropore desde o momento da inoculação , mas foi um erro meu ... , os outros 5 copos não fiz os "furos" e a colonização continua lenta , resolvi fazer o furo em todos os copos .
(Não tenho foto deste processo , mas durante o aniverssário dos bolos , postarei fotos de todos os bolos)

Como já estou com 2 bolos 100% colonizados desde o dia 10 , comecei o preparativo da câmara de frutificação ,
minha única alternativa no momento é um áquario , sei que é imprópio e dificultará muito por ser meu primeiro cultivo , mas estou providenciando um terrário "melhor" para meus futuros cultivos , o terrário foi preparado da seguinte forma :

Coloquei uma camada de argila expandida no fundo , para que os bolos não fiquem em contato direto com o fundo do terrário afim de não ocorrer "enxarcamento" por conta da água condensada no fundo to terrário .
Coloquei no centro do terrário uma garrafa pet de 2,5 litros com o termostato dentro e argila expandida boiando, para que a água não evapore rapidamente.
Uma bomba de ar com mangueira e pedra porosa posicionada no fundo do terrário , afim de evitar o acumulo de co2 no fundo do terrário , e promover a troca gasosa.
Quanto a cobertura fiquei em dúvida como fazer , como a tampa do aquario era de madeira , e estava bem velhinha (diria que alguns fungos se encontrariam presentes ) , resolvi fazer a cobertura com plástico filme , e aproveitei onde a bomba de ar estava pendurada , para passar o fio do termostato e a mangeureira , cobrindo com uma esponja cortada servindo de filtro .
Consegui manter a temperatura entre 21ºC e 26ºC , a umidade hoje de manhã passava dos 99 % , estou usando como fonte de luz uma luminaria de bancada.
Seguem fotos do projeto:

100_6030.JPG 100_6031.JPG 100_6032.JPG 100_6034.JPG 100_6036.JPG 100_6039.JPG 100_6041.JPG
 
Acredito que por ser um aquário não tem problema nenhum servir de terrário, desde que você tenha feito uma boa limpeza nele tá ótimo, só a temperatura não sei se você vai conseguir manter constante se fizer muito frio, aqui onde moro faz muito frio alguns dias, aí mergulhei o termostato no fundo do terrário com bastante água, fica a dica caso tiver esse tipo de problema. Estou torcendo pelo sucesso no seu cultivo. Abraço!
 
opa , valeu marcos , eu pensei em fazer exatamente como você falou , mas o aquário esta com uma rachadura no canto inferior esquerdo , eu vedei este local com silicone por dentro e por fora , mas mesmo assim não fiquei muito confiante , aki tem feito um "meio calor"(muito calor pra mim , rsrsrs) , a lampada que estou usando gera calor tbm , por isso vou deixar ela ligada só a noite , quando a temperatura cai , de dia deixo o termostato dar conta do recado . :cool:

e fui bem cuidadoso na preparação do terrário , deixei água com cloro dentro dele , depois efeutei limpesa com lisoclm , e depois passei alcool , a argila deixei de molho em água + cloro depois foram fervidas em água .

Agradeço a torcida , vou precisar bastante já que to indo pra reta final , rsrsrs :)
 
Agradeço a torcida , vou precisar bastante já que to indo pra reta final , rsrsrs :)

Que venham os meninos!

Só uma curiosidade, essa lâmpada é incandescente? Caso for, sugiro trocar por uma lâmpada branca fluorescente.
 
Atualização 15/09
Dunk Cold Shock em 2 Bolos de Mexican as 9:00

100_6062.JPG

1 dos bolos tinha uma mancha meio esverdeada , pensei ser contaminação , mas como estava bem fraquinho e por baixo do micélio espero que seja azulado do micélio por falta de água.
O outro bolo quando tirei a tampa de papel aluminio notei um micélio que parecia teia de aranha , borrifei água oxigenada e ele se retraiu , imediatamente retirei todo o selo de vermiculita segue fotos mas ficou bem fora de foco , preciso arrumar outra máquina rsrsrs.

100_6070.JPG 100_6072.JPG

fotos dos 4 copos de GT , efetuei os furos na tampa e cobri com micropore , colonização segue avançando.

100_6090.JPG

O copo que sobrou de Mexican está colonizando com um micélio mais forte , nesta foto da pra ver a diferença da parte colonizada e a que está sendo "recolonizada" , não entendi muito bem o porque ...

100_6098.JPG

Posição dos bolos na incubadora. (mauricio sei que o conselho dado foi o de não virar os copos , mas já errei desde o começo , a unica forma que estou vendo deles colonizarem a parte debaixo é essa por enquanto , ainda outro erro que cometi , foi o de não ter colocado o selo de vermiculita na parte debaixo dos copos , isso teria ajudado muito também ... me desculpe ...)

100_6101.JPG

Agora vamos ao aniverssário dos bolos , chamei alguns amiguinhos luminosos para participarem da "festinha" , segue fotos do aniverssário e posicionamento no terrário ,
(deixei o bolo no dunk cold até as 22:00 dentro da geladeira , foram 13 horas , acredito que seja suficiente , para fazer o roll , utilizei vermiculita esterelizada por 10 minutos no microondas com um pouco de água .)

CAM00566.jpg


Paaaarabéns pra vc ....:LOL:
CAM00569.jpg CAM00571.jpg CAM00572.jpg CAM00573.jpg CAM00577.jpg CAM00580.jpg

RÁ-TIM-BUM , MEXICAN ! MEXICAN! MEXICAN!

CAM00585.jpg CAM00587.jpg

Bora pro terrário

CAM00588.jpg CAM00591.jpg

por enquanto é só pessoal , aguardo o surgimento de pins se me for cabível :). boa semana a todos :D.
 
Back
Top