Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Golden Teacher -> BDA -> Casing

Diário de cultivo completo.
Boa noite galera! Abrindo aqui meu segundo diário com a strain Golden Teacher trabalhada em BDA.

Substrato: FAI + Vermiculita Grossa
Não me recordo a data de inoculação, porém os 2 primeiros copos foram semana passada e último a 3 semanas atrás.
Irei inocular mais copos em breve..


SAM_0212.JPG

SAM_0211.JPG

SAM_0210.JPG
 
Tá lindo o micélio.
Trabalhou com o micélio em BDA antes de inocular nesses copos, e isso?
Passa a sua receita pra nós, medidas, tempos, etc. O pessoal sempre gosta de ter os detalhes e ajuda muito pra quem está querendo começar a se aventurar nas placas petri.
 
Tá lindo o micélio.
Trabalhou com o micélio em BDA antes de inocular nesses copos, e isso?
Passa a sua receita pra nós, medidas, tempos, etc. O pessoal sempre gosta de ter os detalhes e ajuda muito pra quem está querendo começar a se aventurar nas placas petri.
Sim tupy, trabalhei com micélio em BDA antes. Segue a foto:
SAM_0220.JPG
O engraçado é que no bda ele aparenta estar com aspecto algodoado porém ao inocular todos assumiram aspecto rizomórfico. Mesmo assim fiz um novo repique.
Sobre a receita usei a padrão encontrada aqui na comunidade, mas acrescentei durante o preparo do BDA 1ml de aguá oxigenada e 1g de levedura.
 
Atualizando...
Novas inoculações feitas utilizando painço:
Utilizei o processo de esterilização sugerido pelo amigo @PsychoEvie
SAM_0223.JPG

Copos com FAI quase finalizando:
SAM_0226.JPG
 
1ml de aguá oxigenada e 1g de levedura.

Vi agora que você usou levedura... Há um tempo atras pesquisei sobre o agar com levedura que é muito usado mas vi que a levedura utilizada é chamada de Levedura nutricional, que é meio dificil de achar no Brasil. É mais comum por aqui a levedura de cerveja, o que é bem diferente uma da outra e a de cerveja não seria tão recomendada para este fim.

Que tipo de levedura você utilizou??
 
Vi agora que você usou levedura... Há um tempo atras pesquisei sobre o agar com levedura que é muito usado mas vi que a levedura utilizada é chamada de Levedura nutricional, que é meio dificil de achar no Brasil. É mais comum por aqui a levedura de cerveja, o que é bem diferente uma da outra e a de cerveja não seria tão recomendada para este fim.

Que tipo de levedura você utilizou??
Não sabia dessa diferença PsychoEvie (n) no meu caso utilizei levedura de cerveja mesmo. Apesar disso deu certo :whistle:
 
Não sabia dessa diferença PsychoEvie (n) no meu caso utilizei levedura de cerveja mesmo. Apesar disso deu certo :whistle:

As diferenças da levedura para a levedura nutricional que eu levantei são:
- a levedura nutricional é inativa, ou seja, não cresce mais, provavelmente por não estar mais viva.
- o gosto e o sabor são diferentes.
- algumas das marcas de leveduras nutricionais são suplementadas, com vitamina B12, por exemplo, que não ocorre naturalmente em leveduras.

Para cultura em agar de cubensis e outros cogumelos não creio que qualquer uma dessas características faça diferença significativa.
 
Atualizando pessoal:
Após alguns copos contaminarem me sobraram apenas 2, com esses 2 já 100% colonizados aproveitei para fazer g2g para novos copos. 3 dias atrás aniversariei os mesmos. Segue as fotos:
SAM_0230.JPG SAM_0229.JPG
 
Tá bonito! Só fica uma observação: se a argila estiver submersa, ela não promove evaporação, então é melhor colocar mais uma camada de argila. ;)
 
Tá bonito! Só fica uma observação: se a argila estiver submersa, ela não promove evaporação, então é melhor colocar mais uma camada de argila. ;)
Compreendo Malahov mas na verdade o excesso de água foi proposital mesmo, se observar ao fundo da imagem vera que existe um gerador de névoa submerso na água. Estou fazendo testes ligando o mesmo em intervalos de algumas horas e tem mantido a umidade próxima dos 90%. Vamos ver como se comportam durante os próximos dias ;);)
 
Bom dia pessoal, segue a atualização 1º flush:
SAM_0246.JPG

SAM_0250.JPG

SAM_0249.JPG

SAM_0248.JPG

Aproveitando que tinha mais copos que terminaram a colonização resolvi fazer meu primeiro bulk. Composto de 40% vermiculita + 40% pó de fibra de coco + 20% esterco. Método de Pasteurização usei o ensinado pela Malahov em seu diário. Vamos observar se acertei tudo e torcer para que dê tudo certo ;)
SAM_0251.JPG
 
Última edição por um moderador:
Aproveitando que tinha mais copos que terminaram a colonização resolvi fazer meu primeiro bulk. Composto de 40% vermiculita + 40% pó de fibra de coco + 20% esterco. Método de Pasteurização usei o ensinado pela Malahov em seu diário. Vamos observar se acertei tudo e torcer para que dê tudo certo ;)
Que bom que meu diário lhe foi útil. Só que parece que não levou os bulks pra incubar, ou to vendo errado?
 
Isso poderá prejudicar o cultivo?(n)
Eu colocaria pra incubar agora. O que acontece é o seguinte: igual um bolo PF, o bulk deve frutificar só quando tiver terminado o crescimento vegetativo, ou seja, quando o micélio tiver tomado todo o substrato, que é nutritivo. Exposto a grandes quantidades de oxigênio e de luz ele pode acabar pinando e essa parte nutritiva não colonizada sendo contaminada. Durante a incubação você deve fornecer uma troca de ar mínima, como alguns furinhos com micropore, de forma que não se desenvolva nenhuma bactéria anaeróbica.
 
Andamento dos Bulks:
SAM_0256.JPG
Hoje resolvi juntar o que eu já tinha de GT para fazer a pesagem :brincalhao:
IMG_20160310_153727.jpg
 
Sim deixo dentro do pote com Silica Gel Azul.

Pra fazer chá estar em pó é muito bom, mas eu costumo moer pouco antes de fazer.

Você notou alguma perda de potência guardando já moído no pote com sílica gel? Imagino que o saco fique fechado, certo? :coffee:
 
Back
Top