Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fungo "assassino"

User03

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/03/2011
2,985
56
O Cordyceps é um fungo que parasita insetos e seres vivos pequenos. Ele “coloniza” o interior do organismo e então, paralisa o inseto, dando origem ao corpo de frutificação. É um tanto assustador, mas não deixa de ser um controle que os fungos exercem no meio.

Veja o vídeo:

 
Entre os fungos mais especializados, estão os predadores, que desenvloveram vários mecanismos para capturar pequenos organismos, especialmente nematódeas, utilizando-os como alimento. Esses fungos ocorrem comumente nos solos, em raízes apodrecidas e em ambientes aquáticos, pertencendo principalmente aos zigomicetos e aos deuteromicetos.

Um mecanismo relativamente simples de captura de nematódeas é encontrado no deuteromiceto Arthrobotrys oligospora, que vive no solo. Esse fungo produz hifas dispostas como uma rede de pequenos anéis, que secretam uma substância viscosa. Ao tentarem passar por esses anéis, os nematódas ficam presos neles e na secreção viscosa. Estimulado pela presença do verme, o fungo secreta mis muco e produz rapidamente hifas adicionais que envolvem o animal. A seguir, o fungo emite hifas que penetram no corpo do verme e absorvem seus tecidos. A morte do nematódea ocorre em cerca de duas horas após a captura.

ScreenShot001.jpg
 
Muito interessante RainSpirit! esses fungos são uma doidera, os fungos predadores! tenho um livro que tem essa foto aí e diz que é um Arthrobotrys dactiloides!
fico aqui imaginando, as hifas penetrando no corpo do animal e digerindo tudo! isso é muito louco! :eek:
fungosss.jpg
 
Esses fungos tem grande importância no controle de pragas em culturas de tomateiros, Inhame... possuem valor comercial ja que os nematóides arruinam a produção de certas culturas.

É possivel encontrar a venda tais fungos.

No inhame esses vermes causam uma doença chamada casca preta tornando o tuberculo impróprio para o consumo.

O maior problema é que esses vermes são uma epidemia que se alastrou pelo nordeste através da disseminação de tubérculos contaminados para o plantio que foram levados de uma região para outra.
 
Poxa, SMario, interessante a alternativa. Realmente eles equilibram o meio ambiente.
 
kkk
Arquivo X total...
Me lembrou um episódio, assim que o John Dogged entrou na série, e tinha um bicho, fungo, ET, sei lá procurando outro hospedeiro e queria a Scully para isso. Depois que o bicho entrava em alguém, controlava a pessoa. E tinha uma seita que acreditava que ele era uma espécie de salvador e seguiam ele...

Tem um outro episódio que o Mulder e a Scully saem para investigar e acabam numas cavernas, e descobrem que estavam dentro de um fungo e tinham que sair e que aquilo era alucinação. Aí "eles voltam" a si. Até que o Mulder percebe e pergunta para a Scully: - "Me diga algo que não sei sobre vc! Aí ela responde qualquer coisa...
E ele fala... Realmente, isso eu não sabia. Mas isso é o que eu acho! Continuamos alucinando." kkk
Na visão do Mulder, em uma alucinação não apareceria nada que ele não esteja na mente dele. E ele ainda teve o senso crítico de discernir o que ele achava do que ele sabia. Muito loco...
 

Um fungo parasita é capaz de manipular uma formiga, enchendo sua cabeça com células fúngicas e comandando seus músculos de modo que a formiga morra apenas quando e onde o fungo quiser.

Segundo uma nova pesquisa realizada em uma floresta tropical tailandesa, os fungos de uma espécie chamada Ophiocordyceps unilateralis podem realmente infectar uma formiga, de forma que ela vaga que nem um bêbado pelo chão da floresta, comandada por ele, antes de morrer no local que ele deseja.

As formigas, de uma espécie chamada Camponotus leonardi, vivem nas copas das árvores, mas vão ao chão ocasionalmente, quando podem contrair o fungo. Formigas saudáveis andam em trilhas totalmente diferentes das infectadas, que ziguezagueiam sobre a vegetação baixa, às vezes caindo e convulsionando antes de dar sua mordida final.

Nesse estudo mais recente, os pesquisadores examinaram formigas saudáveis e infectadas para comparar seus movimentos e revelar os efeitos fisiológicos do fungo. Em um estudo anterior, publicado em 2009, eles descobriram que o fungo manipula as formigas infectadas para levá-lo ao lugar ideal para se reproduzir.

Os cientistas observaram um total de 42 formigas infectadas, sendo que algumas das quais foram dissecadas. A cabeça das formigas estava preenchida com células fúngicas, e os músculos que operavam sua mandíbula, ou maxilar, estavam atrofiados.

No contexto de morder, eles permitem que as mandíbulas trabalhem em um sentido e direção únicos. Normalmente, elas abrem e fecham, mas, neste caso, só podiam fechar.

O fungo também parece sugar todo o cálcio das formigas, provocando uma condição semelhante ao rigor mortis (sinal reconhecível de morte causado por uma mudança química nos músculos, que endurece os membros, fazendo com que eles não possam se mexer ou serem manipulados).

Olhando para 16 formigas infectadas, os pesquisadores descobriram que suas últimas mordidas ocorreram perto do meio-dia, indicando que elas são sincronizadas pelo sol ou outra sugestão relacionada, como temperatura ou umidade.

Apesar das formigas morderem a folha ao meio-dia, elas não morrem de fato até anoitecer. Provavelmente essa estratégia garante que o fungo tenha uma longa noite pela frente, durante a qual ele pode, literalmente, explodir a cabeça da formiga para se libertar e começar a crescer.

O caminho estranho que leva à morte da formiga é completamente fora de sintonia com o seu comportamento normal, e parece ser uma forma do fungo obter um local perfeito para crescer e espalhar seus esporos.

Não é a primeira vez que um fungo é observado manipulando o comportamento de artrópodes, como grilos, abelhas, vespas e talvez até aranhas. Além disso, mais amplamente, muitos parasitas, sejam eles vegetais, animais ou vírus, podem alterar o comportamento de seus hospedeiros.

Os pesquisadores acreditam que existam fenômenos semelhantes em uma ampla gama de organismos. Para os fungos, é um truque evolutivo muito eficiente usar os músculos de um animal para transportá-lo para outro ambiente, já que muitos fungos dependem do vento ou de outros meios passivos para dispersar seus esporos.


CM.jpgCM.jpg
 
Última edição:
Essa materia eh muito interessante. Nao sei se eh verdadeira, mas ela nos faz pensar sobre a simbiose em nós humanos. Sabemos q existe uma infinidade de microorganismos em nosso corpo. Ate que ponto eles controlam nossos pensamentos e atitudes para propagar a propria especie?
 
Back
Top